5 de novembro: Dia do Designer!

Eu sei que já estamos no fim do dia mas, bem, resolvi não perder a oportunidade – afinal, ainda temos algumas horas do dia de hoje. Então, tal qual o meu primeiro ano sendo, oficialmente, uma designer gráfica, com diploma e tudo, resolvi não deixar a data passar em branco. No dia 5 de novembro comemora-se o Dia do Designer!

Pausa para a comemoração! Soltem balões, pulem, vibrem!

Não tive tempo de fazer uma homenagem original e própria do blog, pois lembrei só hoje que dia era – sim, uma designer que esqueceu do seu dia! (Não vou fazer pausa pra vocês ficarem pasmos, não. HAHA!) Então, queria só deixar uma pequena lembrança a todos os designers talentosos que conheço, e também aos que (ainda) não conheço, e que venham a ler este post.

Mas peraí… Por que hoje é Dia do Designer?

Achei essa imagem incrível no blog doisDi (não foi feito pelos criadores do blog, e sim pela empresa Impresul, mas não achei mais a imagem no site deles). Achei divertida e resolvi compartilhar:

É fácil se dizer “designer gráfico“, uma vez que, hoje em dia, não é difícil conseguir uma licença de software grátis e um notebook. Muitos por aí se dizem designers pois fazem peças gráficas e trabalham com criação diariamente, mas estes não imaginam o quanto estão prejudicando os designers aí fora. Por fazer peças gráficas a preço de banana, o designer que realmente estuda/estudou acaba sendo mal visto por cobrar um preço um pouco mais caro. E todas as noites em claro em prol do TCC? E o preço que se paga por um curso? E o tempo valioso que esteve dentro de salas de aula, aprendendo teoria para depois colocar em prática? E todos os conceitos aprendidos para se fazer a melhor marca e identidade visual? Isso não conta? Tem que contar!

É difícil? É, muito difícil, mas tudo tem um lado bom! Me afastei de muita gente no período de faculdade, pensei em pular fora, mas, no fim, é o que eu sempre amei fazer, por mais que eu ache que não ou bata o pé dizendo que eu deveria ter feito Letras. Design é algo que nasce da gente e nunca mais conseguimos largar.

Por isso, parabenizo hoje os verdadeiros designers, sejam gráficos, de produto, de web ou qualquer outro meio, que estão cursando design, ralando pra caramba dia e noite. Nós, sim, merecemos ser reconhecidos! Reconhecidos pelo que nos esforçamos, pelo que vivemos e, na verdade, respiramos diariamente: design. Mesmo inconscientemente, estamos sempre respirando arte, criatividade, pois isso está em nosso sangue, e é por isso que nós merecemos tudo isso!

Felizmente, parece que a profissão, ainda não reconhecida como deveria, está sendo melhor vista e melhor entendida por todos. (Até hoje meus pais acham que eu “mexo no computador”, mas hein? Design?!) Desejo que, a cada ano que comemoramos o dia do designer, ou dia do design, estejamos mais perto do dia em que seremos reconhecidos pela profissão que escolhemos ser: DESIGNERS!

Shopping Rio Design, no Rio de Janeiro. Não entrei pois era domingo e estava fechado, mas não perderia por nada a oportunidade de bater essa foto!

Em especial ao meu designer gráfico favorito que, a propósito, tirou a foto acima, Doug. Você é meu tudo, e o designer mais talentoso e dedicado que conheço. E que tem o maior ombro amigo que eu poderia querer! Obrigada por tantas dicas e puxões de orelha.

E parabéns a todos os designers que estão lendo esse post. De alguma forma, vocês estão mudando o visual desse mundo, seja ele real ou virtual! Parabéns!

POSTS RELACIONADOS

17 comentários

  1. Responder

    André

    05/11/2013

    Tá aí uma profissão legal, que merecia mais reconhecimento… Feliz dia do designer! [smile]

  2. Responder

    Luna Grilli

    05/11/2013

    Parabéns, Gabi!
    Viu, estou aqui de novo comentando como disse que faria… Caiu um novo e-mail na minha caixa de entrada e vi que hora de comentar o mais rápido porque afinal, é o seu dia! Dessa vez eu não deveria deixar passar ou deixar pra comentar depois né?
    Parabéns para a verdadeira designer que se dedica total com seus leitores! Sempre estaremos aqui.
    Beijinho!

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      06/11/2013

      Own, que bom que você realmente veio comentar ♥
      Obrigada pelo comentário e pelos parabéns.
      Beijo!

  3. Responder

    Helloise

    05/11/2013

    Muito interessante. Quem sabe um dia não me torno uma!? =)

  4. Responder

    Carol Mascarenhas

    05/11/2013

    Realmente, o pessoal acha que os designers não fazem nada da vida. Atualmente eu terminei meu curso de Web Designer e agora estou cursando o curso de Comunicação Visual na ETEC daqui da minha cidade e o meu professor de MIPG falou a mesma coisa que você falou no post, que tem muitas pessoas que baixam o Corel, ou o Ilustrator, dá uma olhada em video-aulas no Youtube e falam que é designers. Não é bem assim! Tem que ter todo aquele estudo de cores, saber o que cada cor significa, tem que ter um contraste, saber usar as fontes e tudo mais… Esse pessoal aí, prejudica e muito os designers. Apesar de ser formada em Web Designer (aqueles cursos que você faz em escola profissionalizante) e estar cursando a área não me considero Designer ainda. Talvez, quando eu terminar o curso ou quando eu terminar a minha tão sonhada faculdade de design gráfico. Isso é realmente complicado! Mas viva a vocês, designers! ♥

  5. Responder

    Thalita Melo

    06/11/2013

    Só não entendi duas coias: Por que tanto ódio do Comic Sans e como alguém pode ter queimado iPhones? HSADUHSDAUHUHDSUHDSUHSA
    Parabéns pelo dia do desginer *–*

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      06/11/2013

      Essas respostas tipo “queimar iPhones” são brincadeiras. O único e verdadeiro motivo da data é o aniversário de Aloísio Magalhães mesmo. heheh.
      Ah, Comic Sans é horrível. Será que é coisa de designer? Porque não conheço nenhum que não odeie essa fonte, haha!
      Obrigada! *-*

      • Responder

        Thalita Melo

        06/11/2013

        Aaah tá, bem que eu achei estranho @_@ hehe
        Poxa eu amava comic sans, mas, realmente ela é zoadinha HUSADUHUHASUHDSA
        bjss

  6. Responder

    Catarina

    06/11/2013

    Que legal, Gabi! Eu não sabia que dia 5 era dia do Design, mas muito bom saber 😀
    Achei muito legal a foto que explica o porque do dia do Design, é bem engraçado.
    Parabéns, atrasado, a todos os designers.
    Beijos

  7. Responder

    Malu Oliveira

    06/11/2013

    Que legal! Parabéns.
    Nossa, o mais legal enquanto eu estava lendo as explicações de porq 5 de novembro é o dia do Designer, é que eu fui lendo e fui pensando “Como isso?” haha [happy]

  8. Responder

    Déborah Alexandrias

    06/11/2013

    Feliz dia do Designer Gabi!!! nós nos sentimos muito honrados por você vir compartilhar essa profissão tão “estilosa” com a gente shaushaushau … sério mesmo, acho tão gratificante isso, estou muito feliz por você ^-^

  9. Responder

    maíra

    08/11/2013

    Ahh, feliz dia do designer super atrasada ahahuahau
    e para mim também, uma designer em formação ainda ahuahuah

    adorei o gráfico, é bem isso mesmo viu gabi!
    nossa gabi, concordo plenamente com o que você citou, a gente estuda tanto, rala tanto pra vir uma pessoa que fala que sabe mexer no photoshop já é considerado designer, realmente isso me machuca, infelizmente temos que passar por isso né!

    vamos ser reconhecidos sim gabi! :))
    onww *-* amei a foto!

    beijos :*

  10. Responder

    Shadai

    08/11/2013

    estou atrasado, mas: parabéns a todos designers!
    tenho vários amigos designers (formados).

  11. Responder

    Bianca Remohi

    09/11/2013

    Eu admiro demais essa profissão, acho tão bacana o trabalho deles, e realmente, eles merecem mil parabéns pelas realizações!! Eu sempre me interessei, mas apesar de não ser a área que eu vou seguir, eu continuarei babando e babando *_* PARABÉNS AOS DESIGNERS *_*

  12. Responder

    Carolina scopel

    11/11/2013

    Sou apaixonada por design! Vou fazer o curso na faculdade daqui a 2 anos, não vejo a hora de chegar o dia! ♥

  13. Responder

    Raíra Mercês (Kyra)

    14/11/2013

    HAHAHAHA! É verdade. As pessoas me perguntam o que eu quero cursar na faculdade e quando digo “Design Gráfico”, todos ficam com cara de “Hã?” kkkkkkk
    Mas não to nem aí, é algo que gosto e desde sempre quis fazer. <3

  14. Responder

    Carolina Scopel

    17/11/2013

    Vou seguir a carreira de designer, não vejo a hora *-*-*-*

ESCREVA UM COMENTÁRIO