8 dicas para deixar seu blog ainda melhor!

Você tem um blog? Então, provavelmente já deve ter parado pra analisa-lo e ver o que pode melhorar, certo? Acredito que todos os blogueiros que amam blogar fazem isso com uma certa frequência. Então, fiz esse post pra te ajudar a melhorar algumas coisas no seu blog, desde a usabilidade e experiência do seu leitor até o layout. Espero que seja útil!

Dicas para blogs: aqui estão os tópicos que vou falar:

  • 1. Usabilidade e experiência do visitante.
  • 2. Organização dos elementos no layout;
  • 3. Padrão de cores, fontes e imagens;
  • 4. Mostre quem está por trás do blog;
  • 5. Elementos dispensáveis no contexto geral;
  • 6. Usando categorias e tags;
  • 7. Busca, categorias, menu e links importantes;
  • 8. Resposta, notificação de comentários e interação;
  • dicas para blogsCréditos da foto: Pexels

    1. Usabilidade e experiência do visitante

    Você já está acostumado com a disposição do seu blog, com a forma como ele funciona e como os seus posts são organizados. Portanto, é fácil se achar. Porém, a minha super dica é: veja seu blog como alguém que está acessando pela primeira vez ou procurando algum conteúdo específico. Só assim você vai descobrir se tem algo incomodando seus leitores e como melhorar. Facilite a navegação, pense no que ele gostaria de fazer quando entra no blog. Faça com que a experiência do seu leitor seja boa.


    2. Organização dos elementos no layout

    Você já deve ter entrado em um blog ou site todo bagunçado. Não dá uma angústia? Quando acontece comigo, geralmente fecho a aba do navegador. É o que acontece com a maioria das pessoas. Por isso, é importante que todo o layout siga uma ordem que faça sentido e que ajude o usuário a encontrar o que procura. Aprendi em um vídeo maravilhoso da Sernaiotto que a sidebar mostra o que nós queremos que o leitor veja antes. Por exemplo, a minha sidebar mostra essa ordem: quem escreve, redes sociais, categorias e busca, newsletter e, por fim, sorteios, editoras parceiras e publicidade. Perceberam que tem uma ordem de importância? O mesmo acontece para os posts e todo o resto do layout. É bacana querer fugir do padrão e mudar um pouco a ordem dos elementos, mas às vezes isso fica tão estranho que pode confundir o leitor. O ideal é diferenciar, mas sem perder o foco.


    3. Padrão de cores, fontes e imagens

    A composição visual de um site ou blog é tudo: imagens, textos, layout, cores. Tudo o que está naquele endereço tem que seguir um padrão visual. Não dá pra sair escrevendo cada post de uma cor ou colocando cada imagem de um tamanho diferente.

    Cores: faça uma tabelinha de cores que você vai usar para toda a linguagem visual. O Fluffy, por exemplo, tem três cores principais: marrom, rosa e verde. Dentro dessas, tenho outras três tonalidades, do mais fraco ao mais forte. Não recomendo usar mais do que três cores, e é importante que elas combinem entre si. O site Color Scheme Designer é ótimo pra encontrar combinações de acordo com alguns quesitos que harmonizam, e o ColourLovers pode ser uma boa fonte de inspiração. Além disso, você já tentou ler um texto escrito em branco sobre fundo preto? Confunde muito! A essência de um blog é o conteúdo. Por isso, preze pela legibilidade, tanto em tipo de fonte quanto em cores. Pense que há vários monitores diferentes, e alguns podem não ter tanto contraste entre claro e escuro. Leve tudo isso em consideração.

    Fontes: eu recomendo escolher duas, no máximo três fontes. Também prefiro as de estilos diferentes, por exemplo, uma script e uma serif, ou sans-serif (não entendeu nada? O DesignBlog explica). É claro que isso não é regra. Mas o que precisa cuidar é usar sempre essas mesmas fontes para todo o material do blog. Eu acho que fica lindão quando tudo segue a mesma identidade, concorda? Ah, e por favor: escolha fontes legíveis, principalmente para o texto corrido!

    Imagens: defina um tamanho para as imagens. Evite colocar cada uma de um tamanho ou tipos diferentes. Se você tem uma câmera e tempo de tirar as suas próprias fotos, faça isso. E não precisa ser uma câmera incrível não! Conheço blogueiras que fazem com o celular e fica ótimo. Use um fundo ou elementos parecidos, que combinem com você ou o estilo do blog.


    4. Mostre quem está por trás do blog

    Não esqueça nunca de mostrar ao seu leitor quem está escrevendo! Alguns blogs não têm o nome do blogueiro na sidebar, e é a coisa mais desagradável, pois não sabemos com quem estamos falando. Então não esqueça de se apresentar com uma foto e nome (ou somente seu nome, se não quiser aparecer). Mas deixe o seu visitante saber como gosta de ser chamado. Além disso, faça uma página “sobre” com suas informações. Ah, e deixe um e-mail ou formulário para que as pessoas possam entrar em contato você. Mantenha-se mais próximo ao seu leitor.


    5. Elementos dispensáveis no contexto geral

    Sabe quando você tá com o volume no máximo e começa a tocar uma música do nada? Gente, música no blog é uma coisa chata, mas players que tocam automaticamente quando o blog abre é uma coisa imperdoável. Há um tempo atrás era normal, mas hoje em dia isso não se usa mais. Sério, não façam isso. Sério! Além da música, analisem se a sidebar não tem coisas que podem ser tiradas, e se demais detalhes desnecessários não estão enchendo demais o seu blog. Além de poluir visualmente, pode impactar na demora pra carregar.


    6. Usando categorias e tags

    Categorias e tags estão disponíveis tanto para sistema WordPress quanto pra Blogger, e são a maravilha dos blogs. Com elas, você pode organizar seus posts em assuntos gerais e, dentro desses, em assuntos mais detalhados. Como faz isso? Simples! A categoria é seu assunto geral (por exemplo: resenhas) e as tags são assuntos específicos (por exemplo: romance, Nicholas Sparks, favorito, etc). Aqui no blog eu uso também as tags para separar determinados posts e filtrar em listas automáticas, mas isso é assunto para outro post.


    7. Busca, categorias e menu

    Se eu tivesse que listar UMA coisa que não pode faltar em um blog é a BUSCA. E, por incrível que pareça, já abri vários que não têm aquela caixinha querida e fofa me esperando. Abra seu blog e tente procurar um post. Como você faz? Pela busca, é claro! Se você não tem no seu blog, tá na hora de colocar. Além disso, coloque uma lista de categorias ou assuntos que seu blog aborda e um menu de páginas internas (sobre, links, contato, etc) para que o leitor encontre facilmente o que procura. Facilite a vida dele!


    8. Resposta, notificação de comentários e interação

    Eu sei que às vezes é bem difícil entrar em todos os blogs que comentam para retribuir – eu mesma não tenho tido tempo de fazer isso, por mais que eu queira. Porém, eu acho essencial responder a todos, ou quase todos os comentários no blog mesmo. Se você usa WordPress, recomendo o plugin WordPress Thread Comment, que gera o link de resposta em cada comentário e ainda envia um e-mail à pessoa que comentou, alertando que tem uma resposta nova ao seu comentário. Acho esse e-mail essencial! Tudo isso gera uma interação com o seu leitor, e essa conversa é muito importante, pois mostra que você preza pelo contato e dá atenção a todos os seus visitantes. O leitor percebe essa dedicação, por isso, reserve um tempo e faça isso com carinho.


    Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas para blogs, e que pelo menos uma delas tenha sido útil pra você! Me diz aí: qual é a coisa que não pode faltar em um blog?

    POSTS RELACIONADOS

    37 comentários

    1. Responder

      Beatriz Cavalcante

      15/07/2015

      Amei o post e já deu para pegar algumas dicas de coisas que eu posso melhorar no meu blog. Eu amo encontrar blogs com layouts lindos e arrumadinhos para servir de inspiração na hora de encomendar o meu e já estou querendo trocar o layout atual para uma coisa mais moderna. Cada troca é um up a mais e dessa vez quero que o layout seja responsivo. Você falou de usabilidade e acho que está faltando um pouco disso no meu. Hoje em dia o pessol está conectado 24 horas no celular e meu blog no celular fica horrível, haha. Fico pensando que já deve ter tido alguém que entrou pelo celular e nunca mais voltando achando que era daquele jeito. E outra coisa que eu quero melhorar é conseguir um jeito de fazer esse email de resposta também. As vezes a pessoa comenta perguntando alguma coisa mas acho que é difícil voltar lá no blog para ver se tem resposta e o email seria muito útil para isso.

      Enfim, suas dicas foram importantes e acho que vai ajudar bastante gente. Espero que venha mais posts do tipo pela frente. 😀

      Beijos!

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Oi, Bia!
        Layout responsivo é algo que tem sido cada vez mais importante. Às vezes eu olho o tempo real no Analytics do blog, e sempre tem alguém acessando pelo mobile. Sempre! Pra mim isso é inacreditável, até agora! Mas só porque eu não tenho o hábito de acessar pelo celular, não quer dizer que outras pessoas sejam iguais, né? Então é preciso adaptar o blog a esse público.
        Sobre a notificação, ouvi dizer que não tem nenhuma opção pelo blogger, e uma leitora comentou aqui que instalou o Disqus como alternativa.
        Beijos.

    2. Responder

      Katrine

      15/07/2015

      Oii, tudo bom?
      Amei as dicas e concordo com todas!! Realmente entrar em um blog e começar a tocar uma música do nada assim, é muito chato! E quantas vezes entrei em blogs e queria especificar uma busca e não encontrava a bendita caixinha do “procurar, desanimava e saia do blog 🙁

      Um beijo.
      Garota do Livro

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Oi, tudo bem!
        Que bom saber que gostou do post! Também já aconteceu comigo essas duas situações. Bem chato mesmo.
        Beijos.

    3. Responder

      Jessica M

      15/07/2015

      Sempre quis saber qual o plugin que envia e-mail com a resposta! Estou pensando em colocar no blog [happy]
      Essas dicas são muito preciosas!
      Para mim o que não pode faltar (além da organização), é um menu de páginas importantes, e caixinha de buscas!
      Beijos!

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Oi, Jess!
        Esse plugin está desatualizado há um tempão, mas ainda recomendo porque nunca tive problemas.
        Beijos.

    4. Responder

      Andressa Oliveira

      15/07/2015

      Adorei as dicas Gabi, muito úteis. Recentemente troquei de layout justamente para adequar o blog nesse formato, acho super importante que o leitor consiga achar o quer dentro do blog, e isso faz com que ele volte mais vezes.
      Não acrescentaria nada nessa lista, você disse tudo 🙂

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        É muito bacana ver que os blogueiros estão mais atentos à usabilidade do leitor, né? Acho lindo, haha!
        Que bom que gostou do post. Vou tentar escrever mais desses!

    5. Responder

      Emmy

      15/07/2015

      Adorei o post! Ótimas dicas, e espero que todo mundo consiga implementar em seus blogs, especialmente a da música e a da busca [dead]

      Outra coisa que acho bem importante pra quem quer visitas regulares no blog, é o cadastro por e-mail (que ainda não tenho no meu [secret] ). Essa notificação de um novo post, por e-mail, é o que me faz vir ao blog na maioria das vezes. Ainda mais se a dona do blog não segue um cronograma lógico de postagens (tipo eu [ugh]).

      [heart] [heart] [heart]

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        A música e a busca são importantíssimos, né? Fico muito irritada quando tem um e não tem outro, haha! [dead]
        A notificação por e-mail é muito boa, muitas das visitas aqui no blog acontecem depois que esse e-mail automático é enviado. Uso o Feedburner aqui. Não é tão personalizável, mas é muito bom.
        Bjos.

    6. Responder

      Lygia

      15/07/2015

      Dicas ótimas e essenciais. Alguns itens são indispensáveis e demonstram dedicação e comprometimento com o leitor. Ótimo post, Gabi! 🙂

      Beijos!

    7. Responder

      Divana

      15/07/2015

      Oi Gabi, sua linda!
      Pra mim, o mais importante ao entrar em um blog são: organização acima de tudo e um layout fácil de se situar (como disse, as letras brancas com fundo escuro não ajudam mesmo [ugh] ), caixinha de busca, não ter um player automático (já levei tantos sustos e entrei em diversos desesperos por causa disso [secret] ), ter um espaço para links (sempre entro [happy] ) e contato e um FEED disponível [love] [love] [love] (sigo quase que todos os blogs por FEED, fica mais fácil de ver as atualizações).
      Abraços! E estou aguardando ansiosa a postagem sobre a filtragem por tags automática. [wink]

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Oi, Di! Concordo com tudo! E sobre o filtro de tags, anotei aqui pra fazer.
        Beijos.

    8. Responder

      Amanda

      15/07/2015

      Oi Gabi!
      Dicas muitos úteis essas! Eu mesmo preciso confessar que não sigo algumas haha Mas é legal você passar essa informação porquê as vezes um detalhe no blog é que faz o leitor clicar no x e sair da página.

      http://www.whatamandalikes.com/

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Que bom que gostou, Amanda! Realmente, detalhes fazem a diferença 😉
        Beijos.

    9. Responder

      Fabíola de Andrade Borges

      15/07/2015

      Concordo com tudo!
      Uma coisa que acho muito chata blogger é que não é obrigatório conversar com o e-mail – logo, as pessoas não são notificadas das respostas. Acho que é uma das coisas mais importantes na comunicação do blog com o leitor! Aí como infelizmente não tenho condições de migrar para WordPress, instalei o Disqus. Já ajuda bastante!
      Agora só ando avaliando como vou colocar as categorias de um jeito legal. Antes minhas categorias/tags (no blogger só existem as tags) ficavam na própria header mesmo, mas acabei tirando para ficar o mais clean possível. Agora acho que vai pra sidebar, mass ainda tô estudando como vai ser em mobiles.
      Outra coisa que acho importante é uma versão móvel – que não tenha aquela cara padrão (tipo as que o blogger disponibiliza). Andei aprendendo algumas coisas sobre layout responsivo e aderi, mas ainda quero incrementar 🙂

      • Responder

        Fabíola de Andrade Borges

        15/07/2015

        No* blogger, comentar* com o e-mail. Corretor de celular estragando 😜

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Boa alternativa, Fabi! Às vezes eu faço perguntas em comentários, e quando é blogger acabo salvando nos favoritos pra ficar olhando se tem resposta depois, mas é meio chato. Notificação por e-mail é tudo de bom!
        Detesto o responsivo do blogger! Fica tudo igual, sem identidade do blog, né? É legal você estar indo atrás disso. Sobre as tags, acho bacana estudar uma forma de colocar elas mais organizadas. Acho que muitas vezes o leitor procure por elas.
        Beijos.

    10. Responder

      Juliana Rabelo

      15/07/2015

      Ótimas dicas, Gabi! Preciso melhorar muito no aspecto “interação”, porque faz muita diferença na vida do leitor (e na nossa também, né?) =~

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Sim, Ju! É uma das coisas que me parecem mais importantes hoje em dia! 😉
        Beijão.

    11. Responder

      Stephanie Ferreira

      15/07/2015

      Pra mim o que não pode faltar em um blog é originalidade, ja entrei em vários blog que tem tudo isso, bom layout, bom conteúdo mas é tudo parecido com aquela blogueira famosa e com isso, não é tão bom assim sabe?
      Adorei as dicas Gabi!
      Um beijo

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Falou tudo, Stephanie! Originalidade é o primeiro quesito pra quando alguém criar um blog, né? Tanto em conteúdo quando em visual. Também já entrei em dois ou três blogs que têm o layout igual ao antigo da Depois dos Quinze. Acho chato, porque todo mundo conhece…
        Beijão!

    12. Responder

      Nique

      16/07/2015

      Acho que meu blog está no caminho, faltam alguns ajustes, mas vou trabalhar nisso!

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Tá sim, Nique! (mas a gente sempre encontra alguma coisa pra mexer, haha!)
        Beijos.

    13. Responder

      Bianca Schultz Ramos

      17/07/2015

      Oiii sua linda!
      Adorei as dicas, super úteis! 🙂
      E que tri que tu é gaúcha, adoro conhecer gente daqui que tem blog! Já visitei tua cidade há uns anos atrás (fui comprar roupas num shopping por ai, hehe).

      Beijinhos
      Blog Bianca Schultz

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Oi Bianca!
        Que bom que gostou das dicas!
        Eu trabalhava em um shopping há alguns anos atrás, e sempre vinha gente de fora, hehe! Quem sabe a gente não se cruzou e nem sabe? [smile]
        Beijos.

    14. Responder

      Stephanie

      17/07/2015

      Que post amorzinho ♥ adorei suas dicas, sempre estou tentando otimizar meu blog e é muito bom encontrar quem tire um tempo pra ensinar aos iniciantes um pouco sobre isso. Beijos Gabi!

      • Responder

        Gabi Orlandin

        21/07/2015

        Que bom que gostou, Stephanie! Vou tentar mais fazer posts assim, porque muita gente gosta <3
        Beijão.

    15. Responder

      Lais Cezariol

      19/07/2015

      oi Gabi, gostei das dicas, estava realmente precisando. Tenho que dar uma melhorada no meu blog. Deixá-lo mais profissional. Mas estou achando bem difícil fazer isso sozinha . Vou seguir suas dicas.Bjao

    16. Responder

      Rebecca Martins

      26/07/2015

      Oi Gabi!
      Suas dicas são realmente muito boas e indispensáveis. Muito obrigada por estar facilitando a nossa vida! rs
      Grande Beijo!
      [heart]

    17. Responder

      Mary

      27/07/2015

      Adorei as dicas, Gabi. Muitas delas eu já seguia e achava essencial no blog, mas outras me vez pensar um pouco. Estou faz um tempo para mudar o layout do meu blog, e algumas dicas vão me ajudar bastante.
      Eu fico bastante chateada quando vejo um layout incrível e a pessoa não tem cuidado na hora da escrita. O visual do blog é importantíssimo mas se você sequer tem cuidado para escrever seus posts, não vejo sentido no blog. Desisto só de olhar que não existe sequer diagramação. Claro que não estou buscando um texto perfeito. Erros gramaticais e de sintaxe são normais, mas dá para perceber quando a pessoa teve um pouco mais de cuidado, releu e até mesmo pensou antes de escrever o texto. Isso pra mim é essencial em um blog para eu visitá-lo diversas vezes!
      Beijos <3

      • Responder

        Gabi Orlandin

        30/07/2015

        Oi, Mary!
        É legal já pensar nesses “pequenos” detalhes na hora de mudar, sim! Eu concordo com a sua opinião sobre a escrita. O leitor percebe quando a gente se empenha em escrever, corrigir, diagramar e tudo o mais. E isso faz toda a diferença!
        Beijos.

    18. Responder

      Nuelle Azevedo

      09/08/2015

      Tantas coisas que tenho que pôr em prática no meu blog…. Já me desanimei tanto com o Blogspot por conta desses pequenos e importantes detalhes, que não tem ou quando tem são bagunçados por lá, que ainda não entendi pq não migrei para o WordPress.

      • Responder

        Gabi Orlandin

        10/08/2015

        Te entendo, Nuelle. Já tentei usar o Blogspot, antes de ter o Fluffy, e durou não mais do que uma semana. O WP é bem mais organizado, pelo pouco que conheço. Mas não desanima não. Vai planejando aos pouquinhos e faz tudo com calma, se quer mesmo mudar. Não adianta atropelar as coisas 🙂
        Beijos.

    ESCREVA UM COMENTÁRIO