Alexandre Rossi – Adestramento inteligente

Adestramento inteligente

Adestramento inteligente
Alexandre Rossi
Editora Benvirá, 2015
248 páginas

Saraiva

Ter um cachorro em casa é uma alegria – afinal, ele é nosso melhor amigo, nosso companheiro, alguém que nos ama incondicionalmente. Mas o que fazer quando esse nosso amigo desenvolve sérios problemas de comportamento? Ninguém quer ter em casa um cachorro que late a noite a toda ou que rói todos os móveis, certo? Foi pensando em resolver problemas cotidianos dos donos de cães que Alexandre Rossi, o Dr. Pet, escreveu este livro. Sua técnica do adestramento inteligente, baseada no reforço positivo, permite que os cães e outros animais aprendam por meio de estímulos e recompensas, valorizando, assim, as atitudes corretas. Além disso, o dono se diverte muito ao ensinar e estreita ainda mais o laço afetivo com seu cão. Resultado de anos de prática, este guia traz não só a indicação de todos os equipamentos úteis para o adestramento do seu animal (petiscos, coleiras, guias, caixas de transporte, entre outros), como ensina a utilizar comando básicos (“deita”, “senta”, “junto” etc.) e a imprescindível técnica do click. Além disso, mostra como o dono pode entender melhor a linguagem de seu cão e corrigir comportamentos inadequados, sem violência. Escrito com amor, humor e bom senso, Adestramento inteligente é indicado para todos aqueles que amam seu cão e querem desenvolver com ele uma relação de carinho e de respeito.

Foi uma surpresa e tanto receber esse livro aqui em casa. Eu já conhecia o Alexandre Rossi por causa da Estopinha, que faz o maior sucesso no Facebook, e pelos programas de TV em que ele ajuda donos de cães a se relacionar melhor com seus amigos caninos. Porém, eu ainda não sabia que ele tinha escrito um livro, e que o mesmo encontra-se na terceira edição! Levando-se em conta que adoro o trabalho que ele faz com os animais, não é novidade dizer que eu amei o presente.

resenha do livro Adestramento inteligente

resenha do livro Adestramento inteligente

Adestramento inteligente

Cheio de ilustrações divertidas e instrutivas, o livro é dividido em várias partes, e cada uma delas é dedicada a algo diferente para o adestramento inteligente: comandos básicos, equipamentos úteis, problemas de comportamento, atenção, linguagem, necessidades do cão, técnica do click (que eu achei genial!), entre outros. Cada um desses capítulos é abordado de modo bem amplo, e o autor mostra exatamente como se deve agir em várias situações.

Além disso, essa edição publicada pela Editora Saraiva, através do selo Benvirá, traz oito QR Codes impressos nos capítulos que direcionam o leitor ao vídeo explicativo no site do autor. Você pode optar por ver todos os vídeos de uma só vez, como eu fiz, mas, de uma forma ou outra, achei essa ideia bem inovadora e dinâmica.

Eu tenho uma poodle de nove anos chamada Laica, e nunca consegui ensinar muitas coisas pra ela. É fato que a maioria das pessoas que amam seus animais e querem ensina-los alguns comandos básicos, não conseguem, simplesmente porque não percebem que o cérebro do nosso amiguinho não funciona da mesma forma que o nosso. Não adianta eu falar uma coisa e agir de outra forma, porque os cachorros imitam os gestos humanos. Portanto, nós temos que estar sempre atentos a tudo o que quisermos (ou não) transmitir ao animal. E isso eu aprendi com essa leitura, é claro!

resenha do livro Adestramento inteligente

resenha do livro Adestramento inteligenteDá a patinha?

resenha do livro Adestramento inteligenteA Laica ganhou também um brinquedinho de presente da Saraiva! Lambidinhas para os amigos de lá! ;P

Esse foi um daqueles livros que a gente quer contar pra todo mundo, sabe? A cada pessoa que eu encontrava e que sabia ter um cachorro, eu contava alguma coisa interessante que tinha lido e aprendido com o livro. Graças a ele, pude entender muitos dos comportamentos e instintos da Laica, e pude entender por quê ela agia de certa forma. Ela não tem muitos problemas de comportamento como latir em excesso ou morder, por exemplo, mas encontrei nesse livro várias táticas super legais e simples que vou tentar implantar aqui em casa.

Eu acho que, para quem tem um cachorro, esse livro é praticamente indispensável. Mesmo que o seu cão já tenha sido adestrado, é muito interessante ler para entender muitas das atitudes do seu amigo e ter um relacionamento melhor e mais saudável com ele. Nem preciso dizer, mas: muito, muito recomendado!

POSTS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Responder

    Poline Luz

    06/08/2015

    Vi esse livro na livraria na semana passada e fiquei super curiosa pra saber se ele era bom. Agora com sua resenha vou dar mais atenção a ele. Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/08/2015

      Dê uma atenção a ele, sim! Acho que todos que têm cães vão achar super útil!
      Beijos.

  2. Responder

    K. S. Broetto

    06/08/2015

    [heart] [heart] [heart] [heart]
    Muito amor em só um post, Gabi! Não tenho um amigo canino, mas tenho dois amiguinhos felinos super doces e fofos! E é muito legal entender mais sobre estes companheiros que trazem tanta alegria para nossas vidas, né?
    Adoro assistir programas que ajudam cães e gatos com comportamentos ruins (ou seriam os donos que tem esse comportamento? rsrsrs), o meu favorito é o Meu Gato Endiabrado, vendo este programa pude ver o quão fácil é deixar nossos amiguinhos felizes e tranquilos, e como comportamentos inadequados, na verdade, são respostas à falhas no ambiente e no cuidado para com eles… Se tiver a chance dá uma olhadinha no YouTube nos programas do Meu Gato Endiabrado, é bem interessante!
    Abraços para ti e para a fofa da Laica [heart]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/08/2015

      Oi K! Eu concordo com você: os animais só têm um comportamento ruim ou não fazem as coisas que têm que fazer porque foram “educados” a isso. Eles não sabem que aquilo é errado, é instinto, é o que eles acham que é certo, segundo o que eles nos viram fazendo. Ah! E o autor diz que esse livro também serve para gatos, mas eu não sei… não conheço muito os felinos pra poder concordar com ele. Acho que algumas técnicas básicas dá pra pegar, mas só. Hehe! Vou dar uma olhada no canal do Gato Endiabrado sim! Que nome, hein? hahaha!
      Um abraço meu e uma lambidinha da Laica, haha!

  3. Responder

    Leticia

    06/08/2015

    que amor! Eu acho sensacional a forma natural com que o Alexandre faz as coisas acontecerem com os cachorros, mesmo quando parece que nunca vai funcionar. E que edição fofa, né?! Cheia de detalhes..
    Awn, morri com a Laica dando a patinha! [heart]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/08/2015

      Leti, eu também me surpreendo demais com ele! Parece tão fácil, mas não é tanto assim, hehe! Dar a patinha é uma coisa que ela já sabia há tempo, mas só dava de vez em quando. Usei as técnicas do Alexandre pra ela aprender de verdade, hehe!

  4. Responder

    Jessica M

    06/08/2015

    Aah eu quero tanto esse livro!
    Já acompanho o trabalho dele pela TV há muito tempo, e fiz alguns testes com o Lupi. Algumas coisas consegui, mas outras sempre foram muito difíceis. Ás vezes acho que ele é meio indomável kkk.
    Agora que fiquei sabendo do livro e quero muito! Ajudaria bastante!
    Foi um presente e tanto, hein?! [love]
    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/08/2015

      Hahahaha, a Laica deve estar no mesmo grupo “Cachorros Indomáveis” que o Lupi, na certa! E na verdade, parece tão fácil quando o Alexandre faz, né? Mas é tão difícil hahah!
      Beijão.

  5. Responder

    Andreia Borges

    06/08/2015

    Oi! Eu tenho dois cachorros. Adorei a dica! Quero ler. Bjs http://www.mardevariedade.com Andreia

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/08/2015

      Vai ser bem útil, Andreia! O autor também dá dicas de como lidar com ciúmes (se for o caso) entre dois cachorros.
      Abraços.

  6. Responder

    Josué

    26/08/2017

    Legal!

ESCREVA UM COMENTÁRIO