Anna Llenas – Diário das Emoções

Resenha do livro Diário das Emoções

Diário das Emoções
Anna Llenas
Editora Benvirá, 2015
256 páginas

Saraiva

O que você está sentindo agora? Esta parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas na verdade não é. Durante toda a nossa vida nos ensinaram a pensar, a andar, decidir, mas nunca a sentir. Este diário serve exatamente para isso. Para que você aprenda a sentir suas emoções, a reconhecê-las e a expressá-las de maneira lúdica, prática, divertida e criativa. 99 atividades para você expressar suas emoções.

Alegria, tristeza, raiva, medo, calma. Não, essa não é uma resenha de Divertida Mente, mas vou mexer um pouco com os carinhas que comandam as suas emoções. 🙂 Estou falando do livro Diário das Emoções, criado pela designer gráfica e ilustradora Anna Llenas, de Barcelona.

Então, este é mais um livro de exercícios? É sim, mas é mais do que isso. A maioria dos livros que conheço com essa temática têm como objetivo desestressar e aliviar a mente de quem colore ou recorta. Diário das Emoções vai um pouquinho além: ele te leva a reconhecer seus sentimentos e trabalhar com eles, como forma de aliviar a raiva, a tristeza, mandar embora o medo, extravasar a alegria ou vivenciar seus momentos de calma. E tudo isso não foi simplesmente inventado pela autora: além de ser formada em Design Gráfico e Psicologia Analítica, também é mestre em Arteterapia e Psicologia pela Arte. E é toda essa teoria que a levou a criar um livro que ajuda as pessoas a trabalhar com sus emoções, reconhecendo-as e sabendo como lidar com elas.

Resenha do livro Diário das Emoções

Resenha do livro Diário das Emoções

Resenha do livro Diário das Emoções

Resenha do livro Diário das Emoções

Nas próprias palavras da autora:

“Neste livro, você encontrará uma breve introdução teórica sobre as diferentes emoções e, logo depois, uma série de exercícios práticos, que serão a base de construção do seu diário criativo. Alguns deles foram pensados para que você, de maneira simples, explore, brinque, se distraia e se divirta, deixando de lado seus pensamentos racionais. Já outros pretendem que você sinta, perceba e entenda melhor suas emoções para, então, se conhecer um pouco melhor… Mas, em todos eles, o principal objetivo é perceber o que acontece em seu interior e expressar tudo isso de maneira única, livre e pessoal.”
O diário das emoções, Anna Llena, editora Benvirá, página 8

Anna propõe três formas de completar este livro: uma delas é que você identifique qual emoção está sentindo neste exato momento e faça um exercício sobre ela. Por exemplo: se você está feliz, faz um exercício de alegria; se está com raiva, faz um exercício de raiva. Ah, você não sabe reconhecer qual é a emoção que está sentindo? Não se preocupe, a Anna vai te ajudar com isso também. A segunda ideia é dar uma folhada no diário e escolher uma atividade que queira fazer. Enquanto faz, pense sobre o que você está sentindo e anote no final do livro, na etapa de “Como eu me saí”. E a terceira proposta é simplesmente abrir o livro aleatoriamente e fazer o exercício que estiver ali naquela página sorteada por você.

Resenha do livro Diário das Emoções

Resenha do livro Diário das Emoções

Apesar de eu ainda não ter começado o meu, achei a ideia bem interessante e diferente do comum. Afinal, é como diz a Anna: “Durante toda a nossa vida nos ensinaram a pensar, a andar, a decidir… mas nunca nos ensinaram a sentir!”. E esse livro vai te ajudar com isso de diversas formas, pode ter certeza!

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Responder

    Fabiele Feó

    07/04/2016

    Que lindo, adoro livros interativos, e esse tá super fofo..<3

  2. Responder

    Juliana

    08/04/2016

    Que ideia incrível! Eu fico chocada com a criatividade de algumas pessoas, Anna realmente soube inovar e criar algo novo e extremamente útil e eficaz. Espero comprar esse diário um dia 😀 Amei as páginas e o texto retirado do livro explicando mais sobre o processo <3

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      12/04/2016

      Oi, Ju!
      Eu também! Queria ter um pouquinho da criatividade deles, hehe!
      Beijos.

  3. Responder

    Luiza Grilli

    07/05/2016

    Meu deus, que maravilhoso! Estou ansiosa para tê-lo e fazê-lo como meu parceiro. Adorei mesmo.

ESCREVA UM COMENTÁRIO