Asana: meu app favorito para organização

Você está procurando um app para organização? Chegou ao lugar certo! Asana é um aplicativo que eu e o Doug conhecemos e começamos a usar para nos organizarmos com as tarefas da Enluaze. Eu estava perdidinha com tantas coisas pra fazer – da loja, do blog e de tantos outros compromissos -, e por um tempo tentei usar uma agenda física. Só que carregar aquele peso a mais tornou-se incômodo. Além isso, eu não criei o costume de olhar a agenda todos os dias. Só que eu ligo o computador todos os dias! |D Então o que daria certo pra mim é um app de organização. Só que eu ainda não tinha encontrado nada realmente eficiente, que me instigasse o comprometimento de riscar as tarefas. Asana foi a minha salvação!

No começo, a interface parecia uma coisa de sete cabeças, pois nós não sabíamos como tudo funcionava. Afinal, não é somente um serviço de listas de tarefas (para isso, o Any.do serve perfeitamente). O Asana permite interação entre equipe, delegação de tarefas, criação de projetos e, o mais legal: um calendário pra você se organizar. Vamos conhecer?

asana app para organização e lista de tarefas

O Asana tem uma versão gratuita perfeita para quem deseja o básico, mas essencial: organização, lista de tarefas e um calendário de visualização. Por eu não usar a versão paga, acabo não sabendo todas as funções do programa, mas a minha ideia aqui, é listar o básico do que eu uso pra vocês:

 

  • Separação de tarefas: Na versão free, é possível ter dois “cadernos” de organização: um que você renomeia como quiser, e que pode ser compartilhado com uma equipe, e outro que são suas Tarefas Pessoais. É perfeito pra quem precisa se organizar no trabalho (oi freelancers!) e também querem ter uma to-do-list pessoal. Tudo dentro do mesmo lugar, sem misturar as coisas. *-*
  • Projetos: Dentro da interface do programa, é possível criar projetos, que são como pastinhas. Por exemplo: criei dentro do meu caderno pessoal um projeto que se chama Blog; lá, reúno tudo relacionado ao blog. Entenderam a ideia? Além disso, dá pra adicionar uma cor para cada pastinha, deixando tudo bem separado (e colorido!) dentro do calendário.
  • Programação de tarefas: Tem aquelas coisas que a gente precisa fazer todos os dias, não é? Depois que você marcar a tarefa de hoje como feita, ele automaticamente repete essa tarefa para o próximo dia que você programou. Por exemplo: se você disse ao programa que precisa postar no blog todas as segundas-feiras, e nessa segunda você já fez isso, ele já adiciona no seu calendário a mesma tarefa para a próxima segunda-feira. Não é legal? 😀
  • Lembretes por e-mail: É possível programar para receber sempre por e-mail as suas tarefas diárias (uma vez ao dia).
  • Divida seu trabalho com a equipe: Uma das ideias do Asana é trabalhar em equipe. Como eu já comentei, comecei a usar esse app com o Doug na Enluaze, e nós dividimos o caderno da empresa, colocando tarefas para cada um, sendo que nós dois podemos ver tudo. Assim, eu sei o que eu tenho pra fazer, e sei o que a minha equipe tem na lista deles. É possível visualizar tudo junto ou somente as tarefas de cada membro separadamente. Ah, e é possível delegar tarefas para outras pessoas também.
  • Interaja com os colegas: Também é possível curtir e comentar status dos seus colegas – aqueles que compartilham o mesmo projeto que você. Não uso muito esse recurso, mas é muito bom para quem precisa dividir tarefas com alguém que mora longe (fiquei pensando na grande utilidade disso em um blog com vários colaboradores, onde cada pessoa tem seus posts pra escrever e datas pra postar).

  • Não conseguiu fazer hoje? Tudo bem, você pode transferir para outro dia – e a forma mais fácil de fazer isso é simplesmente arrastando a tarefa no calendário. Porém, quando você marcar como feito, eventualmente vai ver animações de unicórnios e outras coisas fofas passando pela sua tela. xD É um incentivo divertido pra nos esforçarmos pra concluir o que temos pendente. E sabe de uma coisa? Não tem nada melhor do que marcar as tarefas como concluídas!

  • Bem pessoal, é basicamente isso o que eu uso, e já me sinto bastante satisfeita com o sistema. Ele ainda oferece exportação de dados, sincronização com o calendário do seu computador, envio de anexos às suas notas e várias outras funcionalidades. O bacana é que cada usuário vai descobrir uma forma um pouco diferente de usar, que se adeque melhor à sua rotina. 🙂

    Concluindo, esse app mudou a minha rotina de organização, e por isso eu super recomendo pra vocês! Curtiram? 😀

    POSTS RELACIONADOS

    6 comentários

    1. Responder

      Dai Castro

      29/09/2016

      Eu não conhecia esse app, estou tentando me adaptar a uma nova rotina agora e também me senti meio perdida, acho que o programa pode ajudar.
      Eu gosto muito de agendas físicas, mas é ruim ficar levando aquele pesinho a mais na bolsa mesmo hahaha! Vou experimentar, acho que organizando o meu tempo, tarefas e prioridades vou conseguir ser bem mais produtiva!
      Beijos!!
      :*

    2. Responder

      Adriana

      30/09/2016

      Adorei!
      Tô precisando de algo assim mesmo. Eu não me dou muito bem com essas plataformas visuais, costumo preferir algo físico, mas tá difícil demais me organizar pra fazer tudo que eu quero xD (vide meu blog atrasado e inacabado hahaha) vou ver se assim eu consigo!

    3. Responder

      jose luiz sarmento camargo

      04/03/2017

      Boa noite!
      Em relação à compromissos com data e hora.?
      Posso usar Asana também, ou não seria apropriado?
      Obrigado

      • Responder

        Gabi Orlandin

        08/03/2017

        Olá, Jose Luiz!
        Você pode usar o Asana para marcar data e horário para seus compromissos, sim. Não sei para qual finalidade você quer, mas vale fazer uma tentativa pra saber se ele atende às suas necessidades.

        • Responder

          jose camargo

          08/03/2017

          Hi, Gabi,
          Muito grato por sua resposta.
          Eu estou me trabalhando melhor com o Asana para detalhar minhas tarefas e projetos, e depois tenho feito a agenda do dia no google calendar…
          Vamos ver se funciona…kkk
          Abraço

    ESCREVA UM COMENTÁRIO