As melhores leituras de 2013

2013 foi um ano de muitas mudanças na minha vida: me formei na faculdade, troquei de emprego e aprendi muitas coisas, crescendo com esses aprendizados. É claro que não realizei tudo o que quis neste ano, mas o bom é olhar para trás e ver o quanto você conseguiu vencer, tudo o que foi alcançado durante o ano inteiro. Neste último dia do ano, vêm à mente uma retrospectiva de tudo o que nos aconteceu, e fazemos um balanço do quanto o ano foi bom, ou o que teremos que melhorar para o próximo. Objetivos não alcançados e metas pendentes ficarão para 2014, quando teremos um ano novo em folha para nutrir novas expectativas e novos sonhos.

Tenho o meu próprio balanço do ano que está indo embora, e tenho certeza que todos vocês também têm, mas acredito que isso fica para cada um de nós. Dentre tudo isso, me vêm à mente as leituras e histórias incríveis que conheci em 2013, e isso é o que quero compartilhar com vocês. Não consegui ler muitos livros neste ano, por causa do TCC e mudança de emprego, que tiraram todo o tempo que eu tinha para leitura; acredito que também não conseguirei ler tanto em 2014, mas o que importa é se lemos livros realmente bons. No meu caso, posso dizer que sim, li livros marcantes em 2013. Afinal, quais foram os livros top das minhas leituras de 2013?

1.
Extraordinário, R. J. Palacio
Editora Intrínseca, 2013, 320 páginas

“Extraordinário me tocou de uma forma sem igual. R. J. Palacio fez uso de palavras simples para passar uma mensagem maravilhosa de respeito, admiração e compreensão para com todos, independentemente se essa pessoa é baixa, alta, gorda, magra ou se tem algum infeliz erro de genética que a faça ser diferente do que todos dizem que é “comum”. Estou apaixonada pelo livro e pela mensagem que ele transmite e, com certeza, esse é um daqueles que ficarão naquele lugarzinho estratégico da estante, de modo que eu possa relê-lo ou abrir ao acaso e ler alguma partezinha dele sempre que tiver vontade.”
Leia a resenha completa.


2.
Um gato de rua chamado Bob, James Bowen
Editora Novo Conceito, 2013, 240 páginas

“Um gato de rua chamado Bob me marcou de uma forma incrível, e tenho certeza de que nunca mais verei os moradores de rua da mesma forma. A história de James é aquela que, quando você termina de ler, tem vontade de gritar para o mundo que todos precisam ler esse livro! É aquela que, quando você se sente infeliz, lembra-se de James e sabe que ele foi feliz tendo apenas alguns poucos pertences, mas um amigo verdadeiro a quem ele amava e cuidava com todo o carinho e o melhor do que ele tinha a oferecer.”
Leia a resenha completa.


3.
Como eu era antes de você, Jojo Moyes
Editora Intrínseca, 2013, 320 páginas

“Como eu era antes de você é uma grande lição para todas as pessoas, e me marcou de uma forma inexplicável. Perdi o sono com esse livro, chorei como há muito não chorava. Tocante, real, um tanto quanto perturbador e viciante. Este livro faz você pensar na vida, na essência de quem somos, em decisões que tomamos, em aceitar que nem tudo pode ser decidido por nós… e em como as coisas acontecem de forma inesperada, mudando as pessoas.”
Leia a resenha completa.


4.
Sinfonia, Marcele Cambeses
(Primeiro livro da saga “Destino Trocado”)
Publicação Independente, 2013, 732 páginas

“Não consigo descrever, nessa resenha, o quanto Sinfonia significou para mim. Veio de mansinho, assustou pelo tamanho e foi devorado, vivido e sentido como se eu estivesse dentro da história. Hoje sinto que Naty, Babi, Dan e toda a galerinha são meus amigos de verdade, e estamos apenas em época de recesso escolar, até o próximo livro chegar e podermos viver, juntos, vários momentos constrangedores, alegres, engraçados, tristes de novo.”
Leia a resenha completa.


Mostrei aqui só quatro livros dentre os que mais me marcaram; é claro que, em todos os livros que leio, procuro tirar o que há de melhor, então foram mais livros que me fizeram pensar, mas aqui acima estão os que realmente me tiraram a vontade de dormir! 🙂

Desejo a vocês um ano novo mágico, cheio de luz, alegria, paz e realizações. Que 2014 seja melhor que 2013 e que vocês possam realizar os sonhos antigos e os novos, enxergar novos caminhos e ser feliz de verdade!

Beijos!

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Responder

    Lara Franco

    31/12/2013

    Como eu era antes de você também me tocou muuuuuuuito, chorei rios e rios sem parar, mais pq a história se parecia com a do meu tio. Enfim.
    SINFONIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA sabia que você ia amar, esse livro toca a todos de uma forma inimaginável, tão lindo, tão real [love] [love] [love] [love] [love]

  2. Responder

    Mirelle

    01/01/2014

    Oi Gabi, não adianta né, parece que Extraordinário e Como eu era antes de você não podem nunca faltar em qualquer lista de melhores livros do ano. Eles são realmente fantásticos. Beijos e feliz ano novo. Mi

    http://www.recantodami.com

  3. Responder

    Anny Rosario

    01/01/2014

    Ah, o Bob! Me marcou muito. É como se eu o livro não tivesse fim pra mim! Sigo eles nas redes sociais e acompanho o gato laranjinha todos os dias. O restante dos livros, me pareceu bem interessante. Vou dar uma lida por aqui!
    Beijão e feliz 2014 pra você. Tenho certeza que será um ótimo ano e mais marcante q 2013.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/01/2014

      Bob é uma história que não cabe somente dentro das páginas de um livro mesmo, fica pra sempre! Terá livro novo dele em janeiro pela Novo Conceito, já está sabendo? Logo, logo terá resenha aqui no blog! 😉
      Desejo a você um ano novo cheio de luz, e que 2014 seja melhor que 2013, e que lhe dê chances de realizar os sonhos antigos e sonhar novos sonhos.
      Beijoca.

      • Responder

        Anny Rosario

        02/01/2014

        TÁ BRINCANDO que vai ter outro livro dele? Obvio que vou querer.
        Obrigada pela informação, Gabi! Você é um amor.

        Beijoca!

  4. Responder

    Amanda Péres

    03/01/2014

    ‘Extraordinário’ tem aparecido em vários TOP 2013 que vi por aí, o que me faz pensar porque ainda não o li se tenho na estante!
    Outro super bem comentado é ‘OComo Eu Era Antes de Você’, preciso ler logo!

ESCREVA UM COMENTÁRIO