As melhores leituras de 2014

Assim como fiz em 2013, este ano também merece um top das melhores leituras! Graças ao fim do TCC na metade do ano passado, consegui ler mais livros esse ano, o que era previsto, claro. Em 2014 li 38 livros, e esse ano foram 63 até agora – queria terminar mais um nesses últimos dias do ano, será que dá? 😐 Não foi um número que considero ótimo, pois, além de ter passado duas semanas viajando e, obviamente, sem pensar em leitura, também tive várias “ressacas” que me impediram de manter o ritmo. Muitas distrações, muita mania de dizer que “estou sem tempo” e vários empecilhos que quero preciso extinguir da minha rotina em 2015.

Dentre todos os lidos até então, elegi os 5 mais pra vocês conhecerem. Vamos lá?


A garota que você deixou para trás
Jojo Moyes

Submarino

Trecho da resenha: (leia na íntegra clicando aqui.)

A autora não me fez chorar como em seu último livro, mas não é por isso que ele deixa de ser maravilhoso. Jojo monta uma história intrincada e complexa, juntando fatos e revelando-os como em um quebra-cabeças, mas sempre deixando a última peça para o final – e que final incrível e lindo!

Um livro espetacular – quem lê, vive as tristezas e angústias da guerra, de não saber sobre o seu futuro e a de quem se ama, ao mesmo tempo em que convive com os dois lados de um processo de restituição de bens, o valor real contra a verdadeira história e valor sentimental de uma obra de arte datada de tanto tempo.

É típico de Moyes levantar assuntos polêmicos e abrir o leque de possibilidades perante seus leitores. E digo: ela faz isso incrivelmente bem.

O Segredo do meu marido
Liane Moriarty

Submarino.

Trecho da resenha: (leia na íntegra clicando aqui.)

O Segredo do meu marido chega de mansinho, não prometendo grandes emoções; em alguns momentos, a leitura até mesmo se torna um tanto “mais do mesmo”, mas quando tudo começa a se encaixar, a gente percebe quão grandiosa é a volta e reviravolta que a autora cria em torno da vida de seus personagens. Ainda melhor são as realidades alternativas que ela mostra, os “se”, como já disse; nos faz pensar em como a vida é vulnerável, como tudo pode mudar só porque dizemos um sim ou um não. É um romance para se aprofundar, para viver as dores, aflições, incertezas, alegrias e liberdades que fazem a vida, não só das personagens. Mas, mais do que isso, é para parar e pensar que, às vezes, a vida real não é como um conto de fadas: temos que, simplesmente, aprender a conviver com coisas que não estavam planejadas há apenas um minuto.

A vez da minha vida
Cecelia Ahern

Saraiva Submarino Americanas

Trecho da resenha: (leia na íntegra clicando aqui.)

Cecelia tem uma forma muito divertida e irreverente de escrever este livro, em primeira pessoa, retratando a vida de Lucy Silchester. […]

Pode parecer que a história é chata e monótona quando lemos o que ela aborda, mas eu garanto a vocês: em nenhum momento eu deixei de gostar da leitura. […]

Cecelia soube construir uma história engraçada, mas que, no final das contas, diz muito sobre nós mesmos, se pararmos para refletir por um momento. “Enquanto você está por aí, sua vida também está”. O livro entrou para os meus favoritos do ano, e recomendo a todos vocês, que adoram uma leitura leve, divertida e que, de quebra, ainda tem algumas pequenas lições para darmos mais valor à nossa vida e ao que estamos fazendo com ela.

O que me faz pular
Naoki Higashida

Submarino.

Trecho da resenha: (leia na íntegra clicando aqui.)

Contando com belas ilustrações em preto e branco, 58 perguntas diretas que Naoki responde sobre sua condição, e alguns contos de ficção que ele mesmo escreveu, O que me faz pular é um livro obrigatório, pois mais do que conhecer a doença, você passa a entender essas pessoas. […]

Pequenino, O que me faz pular vem de mansinho e a gente não espera muita coisa, mas somos inesperadamente arrancados de nosso mundo e inseridos em outro universo. Não posso obriga-los a ler este pequeno livro, mas recomendo. Não achei que a leitura fosse me tocar tanto, mas ela o fez. Não enxergo o mundo de outra forma, só enxergo uma doença séria de forma mais correta e compreensiva. E isso é muito importante. Se você deseja entender as pessoas que sofrem de autismo, não deixem de ler o livro de Naoki Higashida.

Uma prova de amor
Emily Giffin

Saraiva Submarino Americanas

Trecho da resenha: (leia na íntegra clicando aqui.)

Emily Giffin aborda não somente a história de Claudia e Ben, mas de todos os familiares envolvidos, e isso é o mais legal nos livros da autora: conhecemos o cenário na vida de todos os personagens, e podemos acompanhar o crescimento deles, o quanto crescem e mudam através dos erros, aprendendo a perdoar, a conviver, a serem mais pacientes e acreditar na fé. […]

Assim como todo livro de Emily Giffin que li até agora, minha nota é cinco estrelas e um favorito, porque merece – apesar do final um tanto indefinido (ai, como eu queria uma continuação!). Eu amei todo o enredo e acredito que sim, os personagens demonstram não só uma, mas várias provas de amor – amor de todos os tipos.

Agora eu quero saber: quais foram as melhores leituras do ano pra vocês?

POSTS RELACIONADOS

47 comentários

  1. Responder

    Laisa Helena

    29/12/2014

    Gaaabi,
    Assim tu aumenta cada vez mais a minha lista de livros para ler. Já estava interessada em ler A Garota que você deixou para trás e A vez da minha vida, agora eu PRECISO ler eles hehe.
    Beijos <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      LEIA MESMO, garota! Hahah! Depois me conta o que achou – espero que goste tanto quanto eu.
      Beijos.

  2. Responder

    Natasha Baptista

    29/12/2014

    [love] [love] [love]
    Poxa, cada livro, um mais lindo que o outro, só pela capa e pelo nome já da pra ver o quanto são incríveis, qual o seu Segredo pra conseguir tempo pra ler Gabi? meu tempo é tão corrudo, demoro séculos pra terminar 1 livro [dead] [cry] .. Te adoro, e você sabe que sou apaixonada pelo seu blog rs ♥ Beijos Gabiiiiiiii

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Eu nem sei como consigo tempo, Nat! Aqui tá super corrido também [cry]
      Ain, que fofa você é. Obrigada demais pelo carinho, viu?
      Super beijooo!

  3. Responder

    Tarcila Lima

    29/12/2014

    A vez da minha vida é um dos MELHORES LIVROS que já li na minha vida <3 <3 <3 <3
    Lucy é um amorzinho, é divertida, sarcástica e Vida é o personagem mais adorável de todos os tempos.
    Para mim além de uma leitura bem agradável, foi também bastante enriquecedora, pois a moral que a história nos passa é de grande valia para aqueles que precisam dar mais valor a sua vida, aos seus anseios e aos seus sonhos.
    Recomendo a todos 🙂

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Sempre acho que os livros da Cecelia são assim, sabe? Eles trazem uma história, às vezes simples, um pouco maluca, hahah, mas sempre têm uma lição incrível escondida ali no meio. Eu achei que iria gostar menos de A Vez da Minha Vida, mas me apaixonei <3
      Beijos!

      • Responder

        Tarcila Lima

        04/01/2015

        Realmente é um livro que te surpreende pq nao esperamos nada dele <3

  4. Responder

    Aninha

    29/12/2014

    Aaah, eu adoro a Emily Griffin e a Jojo Moyers! Da Emily eu li Presentes da Vida, que fiquei extremamente apaixonada, e da Jojo eu li Como eu era antes de você, que me levou ao chão, hahaha. Quero muito ler estes também *-*
    Beijocas e feliz ano novo! <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Aninha, eu também quase morri lendo “Como eu era antes de você”. Gente! Fiquei até metade da madrugada acordada pra terminar, e achei que iria levantar inchada de tanto chorar às 7h (sim, eu tinha que trabalhar no dia seguinte). Por sorte, eu não fiquei inchada. Foi intenso, né? Mas é muito lindo.
      Beijos.

  5. Responder

    May

    29/12/2014

    Desse seu Top 5, eu já li A Vez da Minha Vida e Uma Prova de amor. O primeiro, em 2013 (e foi o meu livro favorito do ano, preciso reler) ; o segundo, neste ano. Confesso que dos dois, o que prefiro é A Vez da Minha Vida. Eu amo de paixão os livros da Emily, mas esse foi o que menos me emocionou – e mesmo assim, emocionou bastante!

    Beijinhos,
    May :*

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      May, vejo pelos comentários aqui que Uma prova de amor foi, dentre todos os da Emily, o que o pessoal menos gostou. Eu curti, mas confesso que teve melhores também. E, mesmo assim, é lindo! 😀
      Beijos.

  6. Responder

    Camila Lacerda

    29/12/2014

    Desses não li nenhum Gabi 🙂
    Agora não consigo escolher qual foi o melhor rsrs

    http://www.chadecalmila.com

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Ai ai ai, é difícil mesmo! Hahah! Não sei se conseguiria escolher entre um deles! D:

  7. Responder

    Ana Jéssica Gonzaga

    29/12/2014

    Minha leitura anda meio desatualizada esse ano, vou voltar com tudo em 2015 e com certeza vou ler uma dessas indicações, começando pelo O que me faz pular, só não sei se eu também vou gostar, pq prefiro outros gêneros de leitura! [wink]

    http://www.reinodamoda.com.br

    Beijooos.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Ana, comece com o que você mais gosta, porque isso vai te incentivar a ler cada vez mais. Se já não curtir a primeira leitura, pode ser que você desanime e a coisa desande. Mas se você ler, depois me conte, tá?
      Beijos.

  8. Responder

    Isa

    29/12/2014

    Aawn eu lembro que a sua resenha de O que me faz pular me fez ter muita vontade de ler o livro *.*
    Minhas melhores leituras de 2014 foram Todo Dia, Fangirl, Jogador Número 1 e Eu Sou Malala. Foram livros incríveis que me marcaram de alguma forma.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Isa, tenho muuuita vontade de ler Todo Dia, porque já ouvi muitos leitores falando bem dele. Acho que vou ter que abrir um espaço pra ele em 2015. Fiquei curiosa sobre “Eu sou Malala”. Adoro livros assim, que marcam e deixam lembranças <3

  9. Responder

    Carla Nascimento

    29/12/2014

    Caraca, como tu leu esse ano, hahaha, nunca é demais, claro!
    Fiquei com vergonha por realmente não conhecer nenhum dos livros que tu citou, “em todos esses anos nessa industrial vital essa é a primeira vez que isso me acontece”. Fiquei MUITO interessada pelo primeiro, adoro esses livros que vão revelando aos poucos as coisas (pra me deixar maluca) e fiquei curiosa pelo ‘O que me faz pular’. Já tô querendo, mas tenho que parar de por mil livros na minha lista, não dou conta.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      HAHAH!
      Os livros da Jojo são maravilhosos! Se você ficou interessada por esse, tenho certeza que também vai amar “Como eu era antes de você”. É daqueles de acabar com o coração da gente, mas é tão lindo! “O que me faz pular” foi daqueles que eu não esperava muita coisa, e me conquistou. Acho que me coloquei no lugar dos autistas, sabe? É lindo!
      Também não to dando conta dos livros pra ler! DDD:

  10. Responder

    Jessica M

    30/12/2014

    Estou fazendo um post com os melhores livros que li também. Adoro fazer esse tipo de retrospectiva, porque a gente vai relembrando alguns detalhes que havia esquecido.
    Meu Deus, você leu tudo isso? [wtf] Fiquei com vergonha kkk Li só 17!
    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      04/01/2015

      O que vale é a qualidade, não a quantidade, hehe! [wink]
      Também gosto muito desse tipo de retrospectiva.
      Beijos.

  11. Responder

    Jhéssyk Thielly

    30/12/2014

    Já faz um bom tempo que eu to querendo ler ‘A garota que você deixou pra trás’, mas ainda não tive a oportunidade.
    Mas 2015 vem ai e minha lista de livros já ta feita.

    beijos e Feliz Ano Novo <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      Leia qualquer livro da Jojo, que acho que você vai se apaixonar! Só uma pessoa me disse até hoje que não curtiu muito… as outras amaram. “Como eu era antes de você” eu gosto ainda mais, mas é bem triste ;(
      Feliz ano novo pra você também!
      Beijos.

  12. Responder

    Michelle

    30/12/2014

    Oi, Gabi!
    Ainda não li nenhum desses livros, mas “O que me faz pular” me atrai.
    Um 2015 cheio de boas leituras pra você!
    bjo

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      É a preferência da maioria, Michelle. Espero que, se ler, goste tanto quanto eu 🙂
      Um feliz 2015 pra você!

  13. Responder

    Natália Alves

    30/12/2014

    Jojo Moyes é sensacional, amo todos os livros dela e não vejo a hora de ler o próximo que a Intrínseca vai lançar! A Vez da Minha Vida foi uma leitura que também entrou para minha lista de favoritos, é excelente. Preciso ler os outros três agora.

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Naty, também estou doida pelo novo livro da Jojo! Vi que vai lançar em fevereiro e já estou abrindo espaço pra ele, HAHA!
      Beijo.

  14. Responder

    Ana

    30/12/2014

    Gabi! Eu super concordo com voce com respeito ao segredo do meu marido!
    Claramente ele é um dos melhores livros que li esse ano!
    *—————————*
    Adorei suas escolhas!
    Beijo grande!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Vi você falando sobre ele no Facebook e foi muito legal ver que gostou tanto quanto eu! É lindoooo [heart]
      Beijão!

  15. Responder

    Bruna Vasconcelos

    30/12/2014

    [love] Ler 63 foi pouco? Vergonha de falar quantos eu li! [smile] [smile]

    Gostei tanto das minha leituras de 2014…
    Meus preferidos foram:

    * Como eu era antes de você – Esse foi o ano que ‘descobri’ Jojo Meyes. “A garota…” foi o primeiro, mas “Como eu era..” me arrebatou!! Tão Lindo!

    * Simplesmente Acontece – Foi um livro que causou um misto de emoções. Ri, emocionei, fiquei irada! Delicado , engraçado e diferente, afinal toda a história é contada através da troca de cartas, bilhetes, e-mail, etc.

    *A Esperança – Terminada a trilogia , sem fôlego, mas tão feliz! rsrs

    Gabi, um ótimo final de ano ..e um 2015 cheio de amor, felicidade e LIVROS!!

    Bjs

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Ah, não tenha vergonha, Bruna! Ler é sempre bom, não adianta a quantidade, e sim a qualidade! [happy] É que tenho muitos livros pra ler por causa das parcerias, então estou tentando dar conta há uns dois anos e tá difícil haha!
      “Como eu era antes de você” é um dos livros mais LINDOS que já li! Ao mesmo tempo, é arrebatador mesmo, mas… lindo!
      Estou doida pra ler “Simplesmente Acontece” agora, depois do seu comentário. Ele tá na estante esperando a leitura, mas vou passar na frente! [smile]
      Fiquei meio traumatizada com “A Esperança”, não curti muito. Mas adoro Jogos Vorazes! 🙂
      Um ano novo excelente pra você também!!! Tudo, tudo de bom, e sim: MUITOS LIVROS! 😀
      Beijos.

  16. Responder

    Caio

    30/12/2014

    Bom, como eu comecei o meu habito pela leitura tem mais ou menos 2 meses, os melhores livros que eu li foram os dos do Nick Vujicic, e ganhei mais um dele hoje 😀

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      Caio, tão bom saber que você começou a criar o gosto pela leitura! Com certeza fez uma ótima escolha de hábitos 😀
      Os livros do Nick são incríveis, em especial o primeiro. Começou bem 😉

  17. Responder

    Fernanda Rocha

    30/12/2014

    Dos livros citados eu já li A vez da Minha Vida e realmente é um livro ótimooo!!! Me fez pensar muito sobre a minha vida. Feliz Ano Novo Gabi!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      31/12/2014

      Exatamente, Fer! O livro também me fez pensar sobre a minha vida.
      Feliz ano novo pra você também!

  18. Responder

    Ellen

    31/12/2014

    Eu não queria dizer isso, mas acho que só li 3 livros durante o ano inteiro D:
    Não gosto muito de ler, não consigo na verdade hahhaha tem que ser algo que me prenda muuuuito, assim como assistir séries. Gabi, tu é antiga na blogosfera? teu estilo de layout me lembra alguns anos atrás, esses emotions aqui na caixa de comentários já tive demais, eu usava esse tipo de thema em um dos primeiros blogs que eu mesma fiz sozinha ahahhahaha me divertia muito. Adoro esse estilo e por mim a blogosfera ainda era toda assim, é muito aconchegante, teu blog existe a quanto tempo? beijooo

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      Oi, Ellen!
      Tudo bem se você só leu 3, pelo menos é alguma coisa, né? 😀
      Ah, eu sou blogueira das antigas! Quando tinha aqueles blogs com colunas pequeníssimas, gifs piscantes pra todos os lados… hahaha! Comecei a criar blogs mais ou menos em 2004, e desde então não parei. O Fluffy tem 4 anos. Sério que meu layout tem o estilo daqueles antigos?? Hahaha acho que não consigo desapegar! Acho o seu lindo *o*

  19. Responder

    Ana

    31/12/2014

    Esse, O que me faz pular, está na minha lista pra ler ainda. Legal saber que entrou no seu top 5 de 2014.

    Eu vou ser a do contra e dizer que não curti Jojo Moyes. Não li esse que você citou, mas li o Como eu era antes de você e achei ok, mas não isso tudo que todo mundo fala. Eu li no ano passado e escrevi um pouco sobre ele no meu blog, se eu me lembro direito, não uma resenha inteira, mas um comentário apenas.

    Ainda não fiz minha lista de 2014, mas diria que O filho de mil homens, do Valter Hugo Mãe, que eu acabei de ler, entrou nos melhores do ano fácil. Outros que amei esse ano: Capitães da Areia, do Jorge Amado, A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón, e Nu, de botas, do Antonio Prata.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      04/01/2015

      Ana, você é a primeira pessoa que me diz que não gostou de Jojo Moyes. Fiquei até meio chocada com isso, haha, mas gostos são gostos, né? [wink]
      Já li A sombra do vento e O jogo do anjo, de Zafón, e adorei.
      Beijos.

  20. Responder

    Igor Thiago

    03/01/2015

    Oi Gabi, o layout está lindão com a nova fonte! Adorei. Estou louco para ler livros da Jojo Moyes, nossa as capas são linderrímas, não nego que isso foi uma das coisas que mais me fizeram querer ler (estou bastante tempo de olho em livros dessa autora), sei que devo pegar nesse 2015 algum dos livros da autora para ler, você pode me recomendar o que você mais gostou? Só um!!!! ?

    UMA PROVA DE AMOR é lindo não é? Assim como todos os livros da Giffin eu adorei este também, nossa, é algo não perfeito, cheio de problemas, e que chega bem perto da realidade. Adoro a escrita dessa mulher.

    Agora sou bastante receoso com Cecilia, nossa, teve um livro que não gostei e desanimei muito.

    Beijão, voltei por aqui. VIVA!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/01/2015

      Oi, Igor!
      Que bom que gostou da fonte, estou apaixonada por ela haha!
      É claro que eu posso te indicar um livro que mais gostei da Jojo, está na ponta da língua sempre: Como eu era antes de você. Fiz resenha dele: http://fluffy.com.br/2013/08/resenha-como-eu-era-antes-de-voce/
      Ainda bem que você gostou de Uma prova de amor! A maioria das pessoas com quem falei não curtiu tanto. Mas eu amo tudo o que vem da Emily. Esse não foi dos melhores, sim, mas foi incrível da mesma forma <3
      Também já li dois livros da Cecelia que não curti muito e fiquei meio receosa. Mas muita gente gostou de A vez da minha vida, e acho que seria a cura pro seu trauma, haha!
      Beijão!

  21. Responder

    Ana Letícia Lima

    04/01/2015

    Gabi, eu também adorei O Segredo do Meu Marido! Foi uma das melhores leituras que fiz em 2014, e fiquei pensando se só eu tinha gostado tanto, já que não vi muitos comentários sobre ele por aí haha bom saber que mais alguém gostou 🙂

    Beijos e feliz 2015!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/01/2015

      Também achei estranho que o livro não tenha sido tão comentado por aí, Ana. Ou a gente não ficou sabendo dessa vez, heheh! 🙂
      Feliz 2015 pra você também!
      Beijos.

  22. Responder

    Aline

    07/01/2015

    Oi Gabi!
    Estou louca para ler “A garota que você deixou para trás”, minhas melhores leitas de 2014 foram “Como eu era antes de você” e “Belle”. E comecei 2015 com o pé direito após ler “Um cado perdido”.
    Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      08/01/2015

      Esses dois que você citou também são ótimos, Aline! Quase coloquei Belle como sendo uma das melhores leituras de 2014 também, mas acabei deixando pra trás. Mas foi um dos melhores livros, com certeza!
      Beijos.

  23. Responder

    Beatriz Cavalcante

    08/01/2015

    Ando evitando jojo depois de ter lido como eu era antes de você porque eu fico achando que qualquer outro livro dela não vai chegar nem aos pés do que foi o primeiro que eu li. Meio doido, né? Mas quero ler os outros livros dela. Mesmo que não supere, vai ser bom de qualquer jeito.

    A vez da minha vida eu também gostei muito quando eu li e nunca mais li nada da Cecelia, mas quero ler. Agora os melhores livros para mim foram: como eu era antes de você, eleanor & park, fangirl, métrica e um caso perdido. Feita de fumaça e osso também entrou para a lista dos melhores. 😀

    Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      08/01/2015

      Entendo esse negócio de achar que outros livros não chegarão aos pés do que a gente amou. Da Jojo, meu segundo favorito depois de Como eu era é A última carta de amor. A garota que você deixou para trás fica com o terceiro lugar (mas foi o único que li em 2014, então entrou na lista).
      Beijos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO