Bruna Vieira – De volta aos quinze

Já resenhei o primeiro livro da Bruna Vieira aqui no blog, e comentei sobre o fato da escrita da Bruna ainda ser muito crua, sobre a evolução e amadurecimento que eu acreditava que ela poderia ter em seus próximos trabalhos como escritora. Em De volta aos Quinze, primeiro livro da série Meu Primeiro Blog, já pude perceber esse crescimento. Além de não haver mais crônicas, agora temos uma história bem desenvolvida, não totalmente inovadora, mas de certa forma bastante criativa.


Resenha De volta aos quinze Bruna Vieira

De volta aos quinze
Série “Meu primero blog”, livro 1
Bruna Vieira
Editora Gutenberg, 2013
224 páginas

Saraiva

O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?

Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

A história é contada em primeira pessoa pela personagem Anita, de 30 anos e totalmente fracassada em todos os aspectos da vida: seu emprego é uma droga e sua vida amorosa está de mal a pior. Tudo parece ir por água abaixo. Porém, quando tinha 15 anos, Anita começou a escrever um blog, que teve um único post. Ela não se lembrava mais dele, mas quando uma amiga o encontra na internet e ela pôde ler o que escreveu há tantos anos atrás, uma coisa muito estranha começa a acontecer: de repente, ela tem… 15 anos!

Anita se vê em seu quarto de adolescente, com seu corpo de 15 anos, mas a sua cabeça continua com 30. Ou seja: parece que ela está vivendo um dia de sua adolescência com a mentalidade de uma adulta. Isso poderia ser um sonho? Alucinação? Seja lá o que for, Anita resolveu que, não tendo nada a perder, iria viver aquilo como se fosse real. Só que, ao voltar ao presente, ela descobre que algumas coisas mudaram na sua vida adulta. Será que a volta no tempo foi real? E se tiver sido… será que ela poderia mudar a sua vida?

Resenha De volta aos quinze Bruna Vieira

Resenha De volta aos quinze Bruna Vieira

Muitos leitores do Skoob comentaram em suas resenhas que não conseguiam enxergar a personagem ali; conseguiam imaginar apenas a própria Bruna. Isso não aconteceu comigo. Anita tem vários aspectos similares com a autora, como vir de uma cidade pequena de Minas Gerais para morar em São Paulo, ter começado um blog aos 15 anos e gostar de fotografia. Mas acaba ali. Anita não me lembrou a Bruna, nem ao menos nesses pequenos detalhes do cotidiano. Ponto positivo! 😉

O motivo da avaliação de três estrelas é devido à superficialidade da história. Primeiro, é completamente impossível, e vários buracos ficaram no enredo por conta da fantasia criada. Porém, o que mais me incomodou foi a insegurança da Anita e a sua incapacidade de pensar e agir como uma adulta de 30 anos. No meu ponto de vista, ela tem 30 com mentalidade de 15, incapaz de tomar decisões sozinha e enxergar de verdade o que acontece ao seu redor.

Porém, não posso deixar de citar que a história prende sim, é rápida de ler e deixa uma abertura enorme para o segundo livro. Na verdade, da forma como a trama termina, é impossível não ler a continuação. Espero que a personagem tenha um amadurecimento no segundo volume, para estar à altura dos seus 30 anos e das escolhas que fez na vida.

POSTS RELACIONADOS

ESCREVA UM COMENTÁRIO