Cecelia Ahern – O livro do amanhã

resenha o livro do amanhã cecelia ahern

O livro do amanhã
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito, 2013
368 páginas

Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa. Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis… Será possível mudar o amanhã?

Para mim, Cecelia Ahern sabe como prender um leitor às suas histórias e tem uma escrita incrível quando se trata de reviravoltas e acontecimentos misteriosos, que nos deixam de cabelo em pé para descobrir. P.S. Eu te amo foi um livro que não desenvolveu muitos desses acontecimentos, nem grandes reviravoltas e foi uma leitura deliciosa; já O Presente, mais uma história da autora, foi recheada de coisas inesperadas e se tornou uma boa leitura. O livro do amanhã também é cheio de mistérios, porém, foi uma leitura um tanto mais lenta e difícil para mim.

A história de Tamara Goodwin não é tão difícil de acontecer no mundo real: em um passado ainda próximo, Tamara tinha tudo o que desejava: morava em uma mansão, ganhava tudo o que queria e tinha liberdade para se divertir e beber com seus amigos (todos menores de idade). Ela era uma menina mal agradecida, que não dava valor a nada do que possuía. Até que um dia, por motivos além dos financeiros, seu pai não aguentou mais e pôs fim à sua própria vida. Tamara o encontrou no chão de casa. “Morto, muito morto.”

Tamara e sua mãe permaneceram sozinhas, e pouco tempo depois, tiveram que sair de sua própria casa, passando a morar em um lugar longe de tudo, com seus tios Rosaleen e Arthur. Tamara, acostumada a passar tempo em lojas e divertindo-se na cidade, estava odiando ter que morar em um lugar que não possuía uma loja sequer. Sem amigos, vivendo com pessoas que mal conhecia e com sua mãe fora de si, Tamara estava entrando em pânico e sentindo-se presa no fim do mundo.

Um dia, um livro chegou a suas mãos; na verdade, era para ser um livro, antes de Tamara o abrir e ver as páginas vazias. Mas essas folhas não ficaram vazias por muito tempo. E se Tamara pudesse descobrir o que o dia seguinte reserva? Será que ela teria chances de fazer algo diferente? O fato de sua mãe passar dias e noites na cama, e de Rosaleen insistir que a deixasse em paz levantou suspeitas em Tamara. Esses dois, certamente, escondiam segredos, e talvez o livro possa ajudá-la a desvendar esses mistérios que se desenrolam há décadas.

Na verdade, não posso dizer que essa história não é boa, porque é meticulosamente construída, em seus menores detalhes, o que faz de Cecelia uma escritora incrível. A narração em primeira pessoa facilita e privilegia a leitura, possibilitando-nos conhecer uma Tamara do passado e descobrir, aos poucos, a jovem que ela vem se tornando. Ao mesmo tempo, conhecemos personagens na visão da jovem, que os interpreta de acordo com as descobertas diárias que faz sobre suas vidas.

O que me fez ficar com o pé atrás nessa leitura foram alguns trechos confusos e longos. Não consegui me focar tanto na história, como normalmente acontece com outros livros, e senti apenas curiosidade em saber onde a história chegaria. Talvez a personalidade, antigamente rude de Tamara tenham me feito desgostar dela, ou mesmo algumas atitudes do presente. O fato é que a história não me fisgou – mas nem por isso deixa de ser uma ótima leitura. Talvez eu só tenha ido com muita sede ao pote. De qualquer forma, não tenho como não indicar a leitura, que tem um enredo diferente e, mesmo não sendo tão inovador, consegue despertar a curiosidade do leitor.

POSTS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Responder

    Natália Alves

    14/05/2014

    Senti a mesma coisa que você ao ler. Apesar de ter ficado curiosa e interessada na história não gostei tanto da protagonista e demorei mais do que o previsto para ler o livro. Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

  2. Responder

    Gislei

    14/05/2014

    Deve ser realmente incrível essa obra, ainda não li, mas pretendo.
    ~ gislei.com

  3. Responder

    Daisy

    14/05/2014

    Oi Gabsss
    Ahhhh quando vi que era resenha sua sobre esse livro, corri pra vir ler [wink]
    Já li esse livro e amei, dei nota máxima hahaha Gostei das reviravoltas que a Cecelia Ahern criou na história e nem imaginava que o livro teria aquele final (ou pelo menos caminharia para aquele final). Acho que foi exatamente nisso que a autora conseguiu me fisgar… Ela meio que de certa forma me surpreendeu! [smile] E o interessante desse livro é que a história não gira apenas em torno do Livro Mágico e de saber sobre o futuro, a autora não se limita a isso, o que é beeem legal – acaba não tornando a história um completo tédio.

  4. Responder

    neyara

    15/05/2014

    As vezes quando esperamos demais pela leitura, ela acaba nos decepcionando, não por ser ruim, mas pq esperamos demais.
    Confesso que nunca li um livro da autora (vergonha), pois tenho medo de me decepcionar, o filme fez uma imagem tão perfeita da P.S.
    Beijo

  5. Responder

    Aline T.K.M.

    15/05/2014

    Engraçado como a maioria das resenhas que li desse livro o descreveram como mediano, e até li resenha de gente que detestou. Eu ainda não li e, para falar a verdade, da Cecelia só tenho por referência P.S. Eu Te Amo (que amei) e O Presente (que achei apenas ok). Realmente não sei bem o que esperar de O Livro do Amanhã; realmente o enredo não parece lá muito inovador mas, por outro lado, a narrativa da autora é uma delícia. Ainda pretendo ler o livro e até que estou bem curiosa, sabe.

    Beijos, Livro Lab

  6. Responder

    Fabiana Strehlow

    15/05/2014

    Oi, Gabi!
    Eu já li este livro e também achei alguns trechos meio confusos.
    Mas, mesmo assim, adorei o livro! Talvez, pelo destino que a autora traçou para cada personagem, eu acabei me impressionando e gostando tanto.
    Na verdade, sou suspeita pra falar, mas, sou fã da Cecelia Ahern.

    Beijos!

  7. Responder

    Malena Flores

    23/05/2014

    Olá! (:
    Confesso que também fiquei um pé atrás nessa leitura. Interrompi a leitura várias vezes e até pensei em desistir. Tive as mesmas impressões que você e, infelizmente, não sei se este livro entraria para a minha lista de “favoritos”.
    Enfim.

    Seu blog é um docinho, você sabe, né?

    Beijos,
    Malena Flores.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      24/05/2014

      Malena, que bom saber que não fui só eu que tive essas impressões com a leitura.
      E você é um amor, sabe também né? *-*
      Beijos e um lindo final de semana.

  8. Responder

    Gabi Brasiliano

    06/01/2015

    Ahhh esse foi outro livro que eu li da autora, e ameiiii também…foi um livro que prendeu minha atenção do começo ao fim, onde eu pensava ” quero um livro assim” kkkkkk mas confesso que o meu preferido ainda é a Vez Da minha vida…..Estou pra ler o ” se me pudesses ver agora” mas ainda não vi nenhuma resenha sobre ele!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      07/01/2015

      Nunca ouvi falar desse livro que vc citou. Mas sei que tem também um outro livro da autora agora, chamado “Simplesmente acontece”, que dizem ser muito bom! É uma das minhas próximas leituras 😉

ESCREVA UM COMENTÁRIO