Check list para organizar a sua formatura individual

Já recebi e-mails de vários leitores me questionando sobre formatura individual: como fazer, por onde começar, quanto se gasta, entre várias outras dúvidas. Eu costumo responder cada contato por e-mail, individualmente, mas resolvi escrever um post para reunir algumas dicas relacionadas à minha própria experiência. Se você está nesse barco, então continua lendo o post, porque ele pode te interessar!

formatura individual download check list

Em muitas cidades ou universidades, o costume é que a turma se reúna e faça uma festa em conjunto – como eu descobri com os próprios leitores aqui –, mas na faculdade aonde estudei é um pouco diferente: depois da colação de grau com todas as turmas, cada formando tem a sua própria festa. Por isso, é uma formatura individual.

Eu estudei durante toda a graduação com o meu namorado – na verdade, nos conhecemos e começamos a namorar no primeiro ano letivo. Então, como fizemos todas as cadeiras juntos, também nos formamos e fizemos a festa juntos. Afinal, em quatro anos a família se juntou e os convidados eram praticamente os mesmos. |D Aqui no blog, fiz três posts sobre a minha formatura: o primeiro com a sessão de fotos pré-formatura, que fizemos com o fotógrafo da festa Diego Frigo; o segundo post foi um dia antes da formatura, com as fotos de estúdio; e o terceiro e último foi com as fotos da festa.

Esses posts geraram (e ainda geram) um bom fluxo de visitantes através do Google, o que me levou a pensar: deve ter muita gente quebrando a cabeça pra tentar encontrar informações! Por isso, resolvi reunir nesse post algumas dicas e, de presente, fiz um Check List pra você baixar e se organizar para o grande dia!

Clique na imagem abaixo para fazer o download do Check List:

formatura individual download check list

E, se você ficar com dúvida em algum dos passos do Check List, ou se quiser informações detalhadas, fiz uma listinha abaixo. São todos os tópicos que estão no arquivo que você acabou de baixar, mas com mais detalhes.

 

Como organizar sua formatura individual

 

  • Faça a lista de convidados.
    Para mim, o primeiro passo é você saber quantos convidados, em média, irão ser convidados para a sua festa. Isso te dará uma ideia se você precisará de um salão grande ou pequeno, além de precisar passar essa informação, posteriormente, para a empresa que se encarregará do buffet.
  • Alugue o local da festa.
    Depois de saber quantas pessoas, em média, você irá convidar, saia à cata de um local! Se você já tem um lugar aonde fazer a festa, só cheque as datas e horários, para não haver dúvidas. Se você precisa alugar um lugar, é melhor fazer com bastante antecedência. Certifique-se de todos os detalhes: esse local permite DJ/som/luz? Eles têm uma cozinha própria ou permitem outras empresas? Quais são as regras quanto a horários? Não deixe faltar nenhum detalhe.
  • Contrate o fotógrafo da festa.
    Assim como o local da festa, é muito importante contratar um fotógrafo com antecedência. Hoje em dia, os profissionais que fazem um serviço de qualidade estão com as agendas cada vez mais lotadas, então, se você quer aquele fotógrafo maravilhoso na sua formatura, garanta-o o quanto antes! Em 2013, nós contratamos com mais ou menos seis meses de antecedência. Hoje em dia, está ainda mais concorrido.
  • Contrate a empresa que irá servir os convidados.
    Aqui é muito importante decidir com calma e falar com algumas empresas antes. A maioria delas terá várias opções de cardápios, e você precisa ter certeza de que seus convidados irão ser bem servidos, certo? No nosso caso, poderíamos escolher entre janta ou coquetel. Como era inverno, optamos por janta, pois a comida quentinha apetece mais o estômago no frio, né? Além disso, às vezes o preço de janta ou coquetel ficam bem semelhantes, então é bom ver o que fica melhor no seu caso.
  • Contrate a empresa de decoração.
    Aqui é a parte divertida! Após pesquisar e decidir por uma empresa, nós tivemos que abrir o coração e dizer do que gostamos. Eu e o Doug fizemos todo o tema da formatura em verde (ele) e rosa (eu). Ficou a nossa cara! A empresa que nos atendeu foi super atenciosa em ouvir todos os detalhes. Ah, vai ser importante a empresa saber: quantos convidados você tem, qual vai ser o tipo de comida, entre outros detalhes. Isso vai influenciar no tipo de decoração (como organização das mesas, por exemplo).
  • Contrate uma pessoa cerimonialista.
    A cerimonialista é a pessoa que vai receber e organizar os seus convidados nas mesas enquanto você não chega. E também é quem vai te guiar durante toda a formatura – na parte do brinde, dos presentes, etc. Essa pessoa é especialista em organizar eventos assim, então ela vai ser de suma importância para o seu evento.
  • Organize seus convidados por mesas.
    Eu super recomendo que você organize os seus convidados por mesa. Por quê? Sempre tem uns convidados mais atrasadinhos, vão acabar se sentando separados de suas famílias, porque os que vieram antes já ocuparam espaços aleatórios nas mesas. Então, sugiro que você confirme quantas pessoas caberão por mesa, e fazer a listinha de número da mesa x nome dos convidados.
  • Contratar empresa para som e iluminação.
    No nosso caso, a mesma empresa da decoração providenciou o som e a luz do local. Se não for o seu caso, é importante procurar uma empresa ou um DJ que cuide disso. Um bom trabalho com luzes vai garantir excelentes fotos da sua festa!
  • E os convites?
    Eu diria que durante toda essa etapa você estaria providenciando os convites e indo de casa em casa para entregá-los, à medida que dá tempo. Afinal, fazer o TCC e organizar a festa não é uma tarefa fácil. Aproveite também para fazer menus para as mesas (se for janta) e a numeração das mesas (para os convidados visualizarem onde é o lugar que eles irão sentar).
  • E o presente para os convidados?
    Eu não sei como é em outros lugares, mas aqui nós temos o costume de dar um presente para o convidado quando ele vai embora da festa. Geralmente é algo relacionado ao curso que o formando fez, mas não necessariamente. Eu e o Doug entregamos cupcakes com um adesivo nosso na caixinha. Use a criatividade, pois é possível criar coisas muito bacanas sem gastar muito!
  • Comprar a roupa da festa.
  • Organizar a festa e terminar o TCC não é tarefa fácil, mas pense no que você irá vestir e comece a pesquisar. Tenha em mente o quanto quer gastar, e se vale a pena mandar fazer ou comprar pronto. Eu sei que você provavelmente já sabe a roupa que quer, mas cuidado pra não deixar pra última hora!

    Detalhes menores – mas que fazem a diferença!
    Qual é a música da entrada? Envie para o DJ. Vai ter brinde? Providencie os espumantes, e informe à sua cerimonialista e à equipe de buffet. E as taças para o brinde, quem irá fornecer – o local ou a empresa de buffet? Vai ter slide de fotos para os convidados? Mãos na massa pra criar um bonitão pra galera! Imagine-se durante a festa: o que será importante para que o seu momento seja perfeito? Dedique-se aos pequenos detalhes, pois eles fazem muita diferença.


    Na teoria, parece tudo bem fácil, mas é bastante trabalhoso correr atrás de tudo – levando-se em conta que você estará, provavelmente, fazendo o TCC nesse mesmo período! xO Mas mantenha a calma, organize-se, e vai dar tudo certo! Espero de verdade que esse check list e essas dicas básicas tenham ajudado você a organizar a formatura individual que você sempre sonhou! 🙂

    POSTS RELACIONADOS

    4 comentários

    1. Responder

      patricia regina

      25/11/2016

      amei

    2. Responder

      Camila

      27/08/2017

      Gabi, sua linda ! Você me salvou com seu post. Porém eu não consigo fazer download do arquivo =(

    3. Responder

      Manoella

      19/09/2017

      Adorei as dicas, vou me formar em Março de 2018 e quero começar a organização da minha festa. Com esse post vai ser tudo bem mais fácil!☺☺☺

    ESCREVA UM COMENTÁRIO