Christian Figueiredo de Caldas – Eu fico loko

resenha do livro Eu fico loko christian figueiredo

Eu fico loko
Christian Figueiredo de Caldas
Editora Novo Conceito, 2015
160 páginas

Submarino Americanas Saraiva

Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes. Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo. Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.

Eu tenho que fazer uma confissão aqui: comecei esse livro achando que ia ser ruim, fraquinho e sem pé nem cabeça. Agora, fico feliz e aliviada de dizer o quanto eu estava enganada. Eu ri do começo ao fim!

o Christian é vlogueiro – que eu não conhecia, aliás – e escreveu nesse livro várias histórias sobre as suas próprias vivências. Histórias essas BEM lokas, fazendo jus ao nome do livro e do seu canal no YouTube. O livro dele e do amigo Rafael Moreira (leia a resenha aqui!) foram lançados juntos pela editora Novo Conceito e, após ter lido o do Rafa antes, posso dizer que curti muito mais o livro do Chris. Ele segue uma linha diferente: enquanto o Rafa escreve pequenos contos e crônicas de aconselhamento e dicas, o Chris escreveu histórias do seu passado. Tudo isso com uma linguagem mais liberal, sem parecer forçado. Mas vamos parar de comparações e falar sobre o livro em questão hoje.

Em cada capítulo o autor aborda uma questão, e para cada questão ele tem uma história própria e hilária pra contar. Imagine-se na idade escolar, louco pra se enturmar (mesmo sendo bem “esquisito” para o padrão) e digamos… com atitudes bem idiotas às vezes. Todos fomos assim, certo? Pelo menos a maioria de nós passou por isso. Então, fiquem aí pensando sobre a quantidade de besteiras que ele e os amigos conseguia aprontar. Eu ri alto muitas vezes!

Esse livro não vai mudar a sua vida, mas vai te fazer pensar em algumas coisinhas, como por exemplo: por que você, adolescente de seus 16 anos, precisa esculachar o coleguinha na frente de todos? Sabia que isso pode virar um trauma na vida dele? E por que você tá enchendo a cara com uma bebida que nem gosta só pra enturmar? Vale a pena?

“Na adolescência é assim, a gente faz muitas coisas não porque gosta, mas pra ser aceito. Se eu fizesse só o que gostava na adolescência, eu provavelmente seria o garoto mais isolado e odiado da turma.”

Com uma narrativa fácil, rápida e bastante direta – ele não corta nada, é tudo na cara e na coragem mesmo – o livro pode ser lido em apenas algumas horas. A diagramação está bem diferente e, apesar do tamanhão da letra ter me assustado a princípio, ficou agradável de ler por ser um livro leve e descontraído. Quatro estrelas pela originalidade e coragem do moço em revelar coisas realmente cabulosas sobre si mesmo pro Brasil inteiro! 🙂

POSTS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Responder

    Nicolle (Por Deus) Ignacio

    março 4, 2015

    “Geeeeeeeeente, então foi esse o moço que veio aqui o_o Também não conhecia o trabalho dele, só fiquei sabendo que uma galera lotou a Saraiva por conta do lançamento de um livro de vloggers e agora estou aqui, lendo sua resenha.

    Tô numa necessidade enorme de ler algo que me arranque altas risadas, além do mais gostei do trecho que você escolheu pra quotar. Enquanto não consigo o livro, vou assistir os vídeos dele. Obrigada pela indicação, Gabi!” – POR DEUS, Nicolle!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      março 5, 2015

      De nada, Nicolle! Não é um livro incrível, mas como você disse, é ótimo pra dar algumas risadas. Não vi nada no canal dele ainda, mas deve ser engraçado haha.
      Beijos!

  2. Responder

    Divana

    março 5, 2015

    Oi Gabi!!!
    Eu conheço uma pessoa como ele, de verdade. Acabei conhecendo ela melhor num final de semana onde foram reunidos alguns jovens para conversar e curtir juntos.
    Nem preciso dizer o quão louca eu a achei, e o pior é que dá saudade de uma pessoa assim perto, que faz o seu dia mais feliz contando das coisas que fez na adolescência.
    Fiquei bem animada para ler esse livro, de verdade. Acho que vou identificar bem dela nele, ou ela vai ser até um pouco “pior” que ele.
    Abraços!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      março 5, 2015

      Nós sentimos falta mesmo de alguém assim, Di! Eles são alegres, espontâneos e fazem essa alegria passar para as outras pessoas. Espero que goste da leitura. Não é algo “UAU”, mas é ótimo pra dar umas boas risadas.
      Beijos.

  3. Responder

    Luiza Grilli

    março 5, 2015

    Eu fui no lançamento do Chris! Vi o livros dele e li algumas partes, mas não o comprei, infelizmente. E Gabi, o Chris é isso mesmo! Muito engraçado, ele conta suas histórias no Youtube, dá conselhos de relacionamento e ainda mostra os planejamentos. Ele realmente te faz integrar e rir o vídeo inteiro. Claro que o livro não podia ser diferente! Ainda bem que conheceu porque esse garoto tem muita coisa ainda pra viver e contar, e honestamente, ele vai longe!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      março 5, 2015

      Sério, Lu? Que legal! Eu ainda não assisti nenhum vídeo dele, mas dá pra imaginar pelo texto como ele deve ser divertido no canal. Vou lá ver alguns vídeos agora 🙂
      Beijos!

  4. Responder

    Gabriela Rodrigues

    maio 17, 2016

    Meeeeu deus que blog é esse? Fiquei mega encantada com tudo isso e adorei os seus livros já lidos, estou super ansiosa para ler algum deles!! Parabéns pelo o seu capricho e o cuidado com os leitores!!! 😀

    • Responder

      Gabi Orlandin

      maio 18, 2016

      Oi, Gabi!
      Ai que amor seu comentário, hehehe! Muito obrigada, fiquei feliz em saber que você gostou.
      Super beijo e espero te ver aqui mais vezes.

ESCREVA UM COMENTÁRIO