“De Graça”, novo disco de Marcelo Jeneci

Estou completamente apaixonada por esse disco! <3

Carrego, desde 2011, um grande encanto pelo trabalho do Marcelo Jeneci. Desde suas letras cheias de paz e sorrisos, até sua voz em par com a da doce Laura Lavieri. Tanto encanto que o clipe da música “Felicidade” foi um dos poucos que me fez ficar grudada no relógio esperando o lançamento, fiz trabalhos da faculdade com músicas dele e até fiz xixizinho de emoção no show quando ele esteve aqui pela Mostra SESC Cariri de Culturas.

No finalzinho de 2013, Jeneci lançou seu segundo disco, intitulado “De Graça”, pelo selo Slap da Som Livre. Quebrando um pouco uma certa ideia fixa que já existia de seu trabalho depois do “Feito para Acabar”, disco de 2010, o cantor fez o que, para mim, é fundamental na vida não só de artistas, mas de todo mundo que conjuga na pele o verbo viver: ousou.

Li algumas críticas na própria página do cantor no facebook que até me fizeram refletir sobre “o que é ser fã”. Algumas pessoas acharam uma palhaçada tão grande ‘tanto lápis e tanto glitter’ nas fotos de divulgação do disco, que até falaram que ele deveria se juntar ao Teatro Mágico. Seria lindo, se não fosse uma crítica má, um esforço não feito para aceitar que é muito de ousadia que se precisa para viver e que no caso de um artista, é fundamental o apoio dos que se dizem fãs. Se não der certo, bola pra frente. O “Feito para Acabar” ainda é forte. Mas deu muito certo! Com glitter, músicas saltitantes, simples e tudo o mais.

O disco conta com 13 faixas que passeiam pelo pop/rock, pela MPB e por peculiares laços entre nuances psicodélicos e melodias deliciosas. Essa ‘mistura’ se ouve logo em “Alento”, primeira canção do disco. “O melhor da vida”, faixa 07, ressalta o trabalho delicioso das melodias que todos já conheciam. Nos en(cantando) sobre a simplicidade e valor que há no cotidiano, Marcelo Jeneci reafirma seu lugar na música brasileira contemporânea e a existência inquestionável de essência no seu trabalho.

“De Graça é um espelho.
De um lado ele reflete você, de outro, o universo.
Que é como a gente, sem fim.
O De Graça aconteceu.
Como o sol, que não é meu, nem seu.
É nosso.”

Ouça o disco na íntegra clicando aqui.

Com fotografias outonais, roupas em tons de verde e folhas pelo chão ou com fotografias com pouca iluminação, muito glitter e roupa em preto e branco, Jeneci mostrou a que veio: para encantar, esparramar poesia e “tocar nas casas das famílias”, como ele mesmo já disse. E, claro, sem perder a força que há em dizer que “A vida é bélica”, e a graça de saber e mostrar “que o melhor da vida é de graça”.

POSTS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Responder

    Juliana

    janeiro 21, 2014

    Fiquei louca pra ouvir. Esqueci meu fone de ouvido em casa DE NOVO, e aqui no trabalho não vou conseguir escutar… Vou tentar baixa e colocar no iphone e ouvir alto mesmo na hora do almoço 🙂
    Obrigada pela dica! Depois volto pra contar o que achei 🙂

    Beijos!

    • Responder

      Karol Vieira

      janeiro 21, 2014

      Espero que goste!

      Baixa o disco aqui, ó. {http://www.4shared.com/rar/yuQ07LUI/Marcelo_Jeneci_-_De_Graa.htm} No site só dá mesmo pra ouvir.

      [wink]

      • Responder

        Juliana

        janeiro 22, 2014

        Foi, tava tentando no site, mas achei o link pra download e corri no 4shared. Justamente nesse link baixei o cd inteiro, em ótima qualidade!! AMEI, já ouvi umas 10 vezes! Obrigada pela indicação 😀

        Beijos!

  2. Responder

    Julie

    janeiro 21, 2014

    Adorei a música! vou procurar o disco [love]

    Eu e uma amiga acabamos de criar um blog para falar sobre livros, música, séries, filmes e afins e ficaríamos muito felizes se você desse uma passadinha lá e falasse o que achou (e se gostar seguir) 😀
    Xx, Julie.

    http://feitasdepapel.blogspot.com.br/

  3. Responder

    Nayara Santana

    janeiro 21, 2014

    Só eu não consegui baixar? 🙁

    • Responder

      Karol Vieira

      janeiro 21, 2014

      Flor, eu disse que dava pra baixar no site, mas só dá pra ouvir o CD completo. [dead]

      Baixa ele aqui, ó {http://www.4shared.com/rar/yuQ07LUI/Marcelo_Jeneci_-_De_Graa.htm}
      Espero que goste!

      Beijo ;*

  4. Responder

    Camila

    janeiro 21, 2014

    Opa, conheci a música dele no ano passado, no meu grupo de teatro! Justamente a Felicidade, e achei uma delicinha de ouvir hehehe
    Vou dar um bizu, mas não consegui achar o link para baixar tbm, só para ouvir online, rsrs…

    Ótima dica :DD

    Bjs!

  5. Responder

    Fabiana strehlow

    janeiro 23, 2014

    Adorei, Karol!
    Que voz doce!
    Já consegui baixar!
    Muito obrigada pela ótima dica!!

    Beijos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO