R. J. Palacio – Diário Extraordinário

Diário Extraordinário

Diário Extraordinário
R. J. Palacio
Editora Intrínseca, 2015
168 páginas

Submarino Americanas Saraiva

Diário extraordinário é um convite a encontrarmos o escritor que existe em cada um de nós – um caderno pautado e ilustrado, com frases inspiradoras e espaço de sobra para colocarmos no papel tudo o que vier à cabeça. Um presente para todos que se apaixonaram pela história de Auggie, o menino de aparência incomum que enfrenta muitos desafios em Extraordinário.

Li Extraordinário em 2013, logo que a editora Intrínseca lançou o livro aqui no Brasil. Desde então, sou uma apaixonada pela história de Auggie Pullman, o menino que tem uma grade deformação facial e precisa sair de casa e encarar a escola, local onde há muitas crianças que podem olhá-lo com medo, por ser tão diferente. É uma batalha, um obstáculo e, acima de tudo, a superação do medo. É um romance lindo, para resumir.

Depois dele, veio o 365 Extraordinários, que também li e guardei com carinho na minha estante. Depois, R. J. Palacio resolveu escrever um pouco da história de Auggie pela perspectiva de três personagens da trama, que originaram três e-books: O capítulo de Julian, contado pelo colega Julian; Plutão, narrado por Christopher, amigo de infância de Auggie; e Shingaling, pela colega Charlotte. Posteriormente, esses três e-books viraram o livro Auggie & Eu, lançado esse ano pela editora Intrínseca em 2015.

Por que eu disse tudo isso? Para explicar que quem ama uma história, assim como amo Extraordinário, quer ter tudo relacionado a ela. Com certeza você conhece alguém que é assim – ou você mesmo se encaixa nesse perfil! Fato é que, quando vi o lançamento de Diário Extraordinário, instantaneamente pensei: quero ter um exemplar!

diário extraordinário

diário extraordinário

O Diário Extraordinário nada mais é do que um caderno onde você pode anotar seus pensamentos, rascunhos, desenhos, ideias e tudo o mais que você quiser. Mas não é um caderno comum: ele é feito em capa dura, com as bordas arredondadas (que lembra muito um Moleskine) e a textura do material é fofinha, deliciosa. Sabe, daqueles que dá vontade de tocar? Eu não sei o nome, mas é muito gostosinho. *-* Ele tem o tamanho de um livro “comum”, excelente pra levar sempre junto para onde for – porque a gente nunca sabe quando a inspiração vai bater à porta!

“Uma coisa tão simples, a gentileza. Tão simples.”
Sr. Buzanfa

“A vida está diante de nós. Se perdemos muito tempo olhando para trás, não vemos aonde estamos indo!”
Grandmère do Julian

“Às vezes é bom recomeçar”
Julian

“É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante.”
Auggie

Por dentro, ele também não decepciona em nada: as folhas são pautadas em azul clarinho e praticamente todas as páginas possuem citações ou desenhos, do tipo feitos à mão. As citações são todas retiradas dos livros da autora, e podem tanto ser dos personagens quanto de pensadores famosos, como Dalai Lama, por exemplo. Além disso, o caderno possui uma fitinha amarela para você marcar a página em que está.

diário extraordinário

diário extraordinário

diário extraordinário

“Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”
Ian MacLaren

diário extraordinário

De fato, é um item obrigatório para todos os apaixonados pela história de Auggie Pullman, o menino que, por mais diferente que seja, é alguém completamente comum e, ao mesmo tempo, extraordinário.

POSTS RELACIONADOS

7 comentários

  1. Responder

    Marina Ribacki

    11/01/2016

    Ainda não li extraordinário, mas achei a coisa mais amorzinho esse diário! <3

  2. Responder

    Gleicy

    11/01/2016

    Amei o post, já li Extraordinário e 365 extraordinários quero esse pra chamar de meu.

  3. Responder

    Alichel Mortoni

    17/01/2016

    QUE L-I-N-D-E-Z-A! Eu não sabia da existência do Diário, em que mundo eu vivo? Extraordinário é um dos livros mais lindos que eu já li na vida, tenho o dias extraordinários, que também sou apaixonada.
    Preciso do diário na minha estante. Fiquei apaixonada!!!!
    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      19/01/2016

      É muito lindo mesmo, né? <3 Também sou apaixonada pela história do Auggie, e esse diário é uma fofura. Só que dá uma peninha de escrever nele, haha!
      Beijo.

  4. Responder

    Juliana

    19/01/2016

    Lindo <3 [love]
    Lindas as frases e lindo seu texto sobre a estória. É muito bom quando amamos algo e realmente queremos uns mimos personalizados daquilo que amamos. Sou assim também.

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      22/01/2016

      É isso mesmo! Fico pensando em quanta coisa de outros livros eu gostaria de ter. Nada demais, só um caderno com uma capa personalizada e bum! Paixão instantânea! hahaha

  5. Responder

    Maria Júlia

    22/01/2016

    Assim que saiu a pré-venda do Diário Extraordinário, não pensei duas vezes e garanti logo o meu. Desde lá uso ele todos os dias e sempre me apaixono cada vez mais <3

ESCREVA UM COMENTÁRIO