Inspiração semanal #2: Páginas de erro criativas

Oi, pessoal!

A inspiração semanal dessa vez vai agradar aos designers e webdesigners de plantão: páginas de erro customizadas.

Muitas vezes, a página de um site muda de nome, migra para outra pasta ou mesmo deixa de existir. Nesses casos, quando o usuário entra nessa URL, se depara com uma página de erro, e isso pode ser muito chato – principalmente quando a página apresenta textos codificados, erros que não entendemos ou não nos fornece uma segunda opção de navegação. Assim, inevitavelmente, a pessoa acaba fechando a aba do navegador e esquecendo o site. Então, uma das milhares missões de um designer é fazer com que o usuário não se sinta aborrecido pelo erro e, mais importante, que volte ao site e continue a navegar por ele. Como fazer isso? Criando alternativas criativas, divertidas e que sejam, acima de tudo, funcionais, levando o usuário a outra página existente, dando-lhe uma segunda alternativa para que permaneça no site. Afinal, desde quando um erro tem que ser chato? Neste post, reuni apenas algumas das inúmeras ideias de páginas de erro customizáveis e criativas. Divirtam-se!

Obs: não há ordem de melhor ou pior: os exemplos foram colocados aleatoriamente.
Obs 2: clique no “404” para visitar o site.

DeviantArt { 404 }

páginas de erro criativas

Muitos de vocês provavelmente conhecem o DeviantArt, e até mesmo já de separaram com uma página de erro. A página oferece um link para voltar à página inicial ou outras opções abaixo. Acho que falta praticidade nesses links secundários, e até poderia ter um campo de busca. Mas enfim, acho fofo o logo do site com cara de confuso, perdido em meio às pastinhas.

 

Etsy.com { 404 }

páginas de erro criativas

Não conheço o site, mas achei engraçada a ilustração da menina tentando costurar (com a ajuda de um guia) e, sem querer, ter feito três mangas em uma blusa. Ops!

 

Heinz { 404 }

páginas de erro criativas

Esse talvez seja um dos melhores exemplos. Ao invés de você entrar em uma página errada, você entrou em uma página vazia! Acho que o ketckup era tão bom que já comeram tudo! O site mostra links para vários possíveis destinos.

 

MailChimp { 404 }

páginas de erro criativas

Outro exemplo ótimo é o do site MailChimp que congelou a página do pobre mascotinho. Vale a pena dar uma olhada ao vivo, pois tem fumacinha de verdade saindo do bloco de gelo. Para continuar a navegação, eles oferecem a barra de menu superior ou a busca.

 

Bitly { 404 }

páginas de erro criativas

Esse é mais um dos que merecem uma olhadinha ao vivo, pois passando o mouse sobre a “água”, você pode criar ondinhas! Eles só oferecem links na parte inferior da página, e acho pouco, mas tá valendo porque a página é muito divertida!

 

PV.MGARAGE { 404 }

páginas de erro criativas

Esse é o site de um webdesigner e, como tal, a página de erro é bastante divertida. Ele diz que a página não foi encontrada, e o que se pode fazer é chamar a Interpol, ou procurar por algum conteúdo bacana! Abaixo, ele relaciona vários posts que podem ser do interesse do usuário (provavelmente os mais procurados, ou mais vistos). Uma ideia simples mas que, a meu ver, funciona muito bem.

 

spoongraphics { 404 }

páginas de erro criativas

Esse também merece um clique e uma conferida ao vivo na página, pois o efeito da TV é muito bacana. O autor do site deixou “dentro” da televisão o link para a página principal, para os arquivos ou para entrar em contato com ele. Uma pena que, na minha resolução, as fontes saíram um pouco para fora do limite do gráfico, mas isso é aceitável, pois o efeito ficou divertido e original.

 

Spotify { 404 }

páginas de erro criativas

Não conheço o site, mas pelo que vi, é uma página para encontrar músicas, que está chegando ao Brasil e requer convite para poder acessar. Como tal, imaginei várias opções de páginas de erro, mas não: a página simplesmente dormiu! Achei engraçado e digno de estar nessa lista.

 

SuperPlayer FM { 404 }

páginas de erro criativas

Se vocês ainda não conhecem o SuperPlayer, está na hora de conhecer. O site fornece playlists de acordo com o que você está fazendo, com o que está sentindo ou, simplesmente, por gênero musical. A página 404 deles também não tem muito a ver com música, mas é engraçadinha. Você está perdido, quer voltar pra casa?

 

Rocket Theme { 404 }

páginas de erro criativas

Eu não ia colocar essa página aqui nessa lista, mas de última hora, percebi que ela deveria estar aqui. Essa só vai ter graça se você olhar ao vivo, então clica ali em cima em 404 e veja! Acredito que o efeito tenha sido feito com CSS, e só isso faz a página ser demais. É quase impossível parar de olhar pra ela!

POSTS RELACIONADOS

16 comentários

  1. Responder

    Divana

    19/05/2014

    Olá Gabi!

    Achei as suas escolhas muito legais e a sua página de error ficou uma belezinha!!! Meus parabéns pela sua criatividade, você vai longe!

    Abraços!

  2. Responder

    Inara

    19/05/2014

    Ah, que legal, Gabi! Adorei os exemplos! E, ah, a do blog ficou super legal também! Adorei a menininha triste/feliz! (rs)

    Beijos e tenha uma ótima semana,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

  3. Responder

    Jessica M

    19/05/2014

    Adoreeei!
    Essa última dá uma sensação muito estranha! haha
    A do Fluffy então ficou uma gracinha [heart][heart]!
    Beijos!

  4. Responder

    Ana

    19/05/2014

    Criativas mesmo!
    E algumas muito fofinhas também. xD

  5. Responder

    Mig

    19/05/2014

    Boa!
    Gosto muito da do Tumblr
    http://www.tumblr.com/404 (o fundo muda a cada vez que acessa)

    E do Mashable
    http://mashable.com/404/, haha

    😀

    • Responder

      Gabi Orlandin

      20/05/2014

      Oi Migueee!
      Não conhecia essas duas, achei muito legais hahah! Dá vontade de dar F5 eternamente no Tumblr pra ver todas as imagens 😀

  6. Responder

    Dezi Faustino (Tsuwabuki)

    19/05/2014

    Adorei essas páginas xD
    Nossa, a última chega a me deixar meio tonta, adorei esse efeito, me lembrou as entradas da série Doctor Who de 2005 a 2008/2009… deu até vontade de ver aquelas temporadas de novo xD
    Apesar disso a minha preferida foi a página do Bitly, aquele negócio de tu passar o mouse em cima da água e ela formar umas ondas é muito divertido, adoro páginas interativas assim, fiquei um tempão brincando com esse efeito na página xD

    Adorei a inspiração dessa semana!
    Beijo!

  7. Responder

    Bruna Garutti

    19/05/2014

    Adoreeeeiii…o link de erro do “We Heart it” também é muito fofo, já viu?

    http://weheartit.com/settings/tracked_keywords

    • Responder

      Gabi Orlandin

      20/05/2014

      Meu Deus, a página de erro do We Heart It é MUITO FOFA! *—-*
      Não conhecia, obrigada pelo link!

  8. Responder

    Camila Lacerda

    19/05/2014

    Nossa e eu nem sabia disso pois nunca acessei nenhuma dessas páginas *-*
    Muito criativos mesmo o

    http://www.chadecalmila.com

  9. Responder

    Aline T.K.M.

    19/05/2014

    Gabi, ficou uma fofura a página de erro do blog!!! [love]
    Adoro essas páginas de erro criativas e engraçadas. Lembro que achava a do Twitter uma graça (não era bem de erro, era aquela página da baleia que aparecia quando o site estava sendo muito acessado), até que ficou batida demais (e acontecia com certa frequência, então começou a me dar raiva hahaha).

    Beijoka, Livro Lab

  10. Responder

    Ana

    20/05/2014

    Gabi sempre me deixando orgulhosa e impressionada com seu trabalho!
    Sua página de erro ficou perfeita!
    Realmente um web com muito bom gosto ♥
    Beijoos
    http://www.nomeucriadomudo.com

  11. Responder

    Maíra

    20/05/2014

    Gabiii *-*
    que saudade daqui! realmente quantas vezes não damos aquela procurada em imagens né 😀
    ah fico feliz que tenha gostado da ideia, espero por em prática e ter imagens e imagens inspiradoras para postar 😀

    e olha só, mais posts de inspiraação ahahhaha adorie essa ideia também ainda mais quando referente a uma página que a gente mal sabe que existe ahahaha
    nossa do deviant art já conhecia, do etsy não conhecia, e achei um máximo ^^ mas do superplayer superou todas, adorei a ideia!Adorei a sua página de 404 e já fiquei passando váris vezes o mouse pra ver um sorriso em você:D

    • Responder

      Gabi Orlandin

      20/05/2014

      Pois é, decidi começar uma coluna de inspiração também, hehe. Eu tinha várias ideias pra postar no blog – tipo de design, foto, etc – e resolvi reunir tudo dentro de uma tag de inspiração, que não deixa de ser, na verdade 😉
      Todos se esquecem da página de erro, né? haha. Por isso resolvi postar sobre ela. Sobre a do Superplayer: muitas vezes, menos é mais 😉
      E que bom que gostou da minha 404, haha!
      Beijos.

  12. Responder

    Malena Flores

    23/05/2014

    O “ERROR 404” do We Heart It é dos meus favoritos. [dead]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/05/2014

      Eu conheci o erro do We Heart It nesse post, em um comentário de um leitor, e me apaixonei. É muito fofo! Se soubesse antes, ele certamente estaria aqui no post <3

ESCREVA UM COMENTÁRIO