Como foi a minha experiência de intercâmbio na EC San Francisco

Durante um mês inteiro, estive em San Francisco, na Califórnia (sim, é por isso que sumi do blog, hehe!). Além de turistar e me apaixonar cada vez mais pela cidade que eu já amava desde 2014, também aproveitei o tempo pra estudar inglês na cidade, buscando aprimorar o meu conhecimento da língua. E o que é melhor pra isso do que estar dentro de uma escola, né? Em outro post eu contei um pouco sobre como foi a minha escolha da escola, além da agência pela qual contratei o intercâmbio e a acomodação. No post de hoje, vou focar na minha experiência com a EC English, porque sei que muitos leitores do Fluffy têm interesse em fazer uma viagem pra estudar. Então continua lendo o post que vou contar tudo!

Minha experiência na EC de San Francisco

EC Intercâmbio San Francisco

A escolha da escola foi bem difícil, porque não sabíamos muito bem pelo quê esperar. Como marinheiros de primeira viagem, não sabíamos o que era melhor ou pior, então a ajuda da IE Intercâmbio foi fundamental. Eu e o Doug fomos em várias agências e também estivemos em contato online com algumas, buscando a alternativa que nos oferecesse maior credibilidade, conforto, bom atendimento e serviço. A IE Intercâmbio de Caxias do Sul se destacou em tudo isso. Eles nos ajudaram a encontrar a escola EC, que tinha uma grade curricular interessante (com turnos de aulas intercalados entre manhã e tarde), boa localização e uma estrutura física de encher os olhos (você pode ver tudo por dentro pelo Google). Então, no dia 14 de abril embarcamos para San Francisco e no dia 18 começamos as aulas.

O primeiro dia foi o introdutório: orientações sobre as aulas, teste de nivelamento, regras e dicas para aprender mais no tempo em que estiver lá e muito mais. A gente se sentiu em casa com toda a equipe. Além disso, nesse primeiro dia os novos alunos são convidados a almoçar com um Ambassador, ou seja, um aluno exemplo que orienta os estudantes e os ajuda no que precisarem. Neste primeiro dia, nós ainda temos um pouco mais de orientações na parte da tarde, dessa vez sobre a cidade, como: transporte público, dicas de onde ir (e onde não ir!) e várias dicas interessantes que só quem mora lá pode te dar. Ou seja: você se sente preparado para começar a sua estadia e as suas aulas. E, no que precisar, vai sempre ter a ajuda da equipe da EC. 🙂

EC Intercâmbio San Francisco

No dia seguinte era o primeiro dia de aula, efetivamente. O nosso nome já estava na grade de aulas, então sabíamos qual era a nossa sala e nossos professores. Eu e o Doug temos níveis diferentes de inglês, o que é ótimo, pois dessa forma ficamos em aulas separadas e evitamos de falar português. E eu preciso admitir: esse primeiro dia foi assustador! Eu fiquei apavorada porque não conhecia ninguém e com medo de que não aguentaria o “tranco” nas aulas. Pra completar, o professor era bem exigente e eu tive uma ideia mal-concebida bem diferente da real na minha cabeça. Porém, no segundo dia, essa imagem que eu mesma criei na minha cabeça mudou muito: comecei a entender que as aulas lá seriam diferentes das do Brasil. Aqui elas são mais tranquilas, vão em um ritmo constante. Lá você precisa embarcar de cabeça na aprendizagem, e tem que se esforçar. A partir desse segundo e, principalmente, do terceiro dia de aula, a coisa começou a mudar na minha cabeça: eu estava gostando cada vez mais das aulas, dos professores, dos colegas e de toda a equipe super amigável e atenciosa da EC San Francisco. Eu não queria ir embora!

Se eu tivesse que dar uma dica para um novo estudante, seria: ignore o seu medo! Deixe de lado as ideias de que você não vai conseguir, de que você não vai fazer amigos, porque VOCÊ VAI! Em um mês eu não criei fortes laços de amizade, mas guardo com carinho cada pessoa que estudou comigo e me fez passar momentos tão agradáveis! E redes sociais servem pra aproximar pessoas, né? Então vai fundo, sem medo!

EC Intercâmbio San Francisco

EC Intercâmbio San Francisco

Cada aula era única, e você sempre aprende bem mais do que está no livro ou na lousa. Aprende sobre pessoas, sobre respeitar outras culturas e sobre viver e fazer algo por si, para si. Você aprende a se comunicar melhor, a não ter vergonha (até falei em público!) e aprende que não importa o que os outros pensem: você é você, com todas as qualidades e defeitos, e isso basta! É uma experiência enriquecedora – mesmo que por apenas um mês – pois abre o seu horizonte pra novos mundos e novas oportunidades. É uma bagagem que ninguém pode tirar de você, e só você mesmo tem o poder de conquistá-la por mérito. E acredite: você vai sentir saudade das aulas quando tudo isso acabar!


Assista ao *LINDO* vídeo da EC San Francisco:

EC Intercâmbio San FranciscoRecepção da EC San Francisco. Foto: EC English

A EC English ainda tem escolas em diversos outros locais. Tem várias outras escolas dentro dos Estados Unidos, além de Canadá, Reino Unido, Malta e uma opção na África do Sul. Então, se você for pra algum desses lugares e estiver procurando uma escola de inglês, procure a EC. Pela minha experiência, tenho certeza que você não vai se arrepender!

Read this text in English at EC Blog!

POSTS RELACIONADOS

18 comentários

  1. Responder

    Lohany Galeno Lepinski

    27/05/2016

    [love] Gabi, que amor! É um sonho de muita gente poder ter essa oportunidade ir pra fora pra conhecer outra cultura, praticar outro idioma e conhecer o mundo de verdade. Que experiência gostosa você teve. Em breve pretendo ir também, talvez para outro lugar, ainda preciso decidir porque quero tudo a todo custo haha Que bom que gostou, e torço pra que tenha outras oportunidades.

    Beijinhos,
    Lo Lepinski.

    http://www.maleando.com.br

    • Responder

      Gabi Orlandin

      29/05/2016

      Oi, Lohany!
      É mesmo um sonho, mas quem batalha consegue chegar lá! Tem que ficar um tempo cortando custos, economizando ao máximo, mas vale a pena, haha! Ah, decida tudinho do jeito que você quer! É uma delícia! <3

      Beijos!

  2. Responder

    Daniela

    28/05/2016

    Tive a oportunidade de ir para a Califórnia nas minhas férias, porém não passei por São Francisco embora ainda seja um sonho de consumo.
    Sempre que vejo as fotos de SF penso que era exatamente onde eu adoraria morar!
    Tudo relacionado a cidade é agradável e lindo de alguma forma, espero ter a oportunidade de em breve conhecê-la!
    Acompanhei as fotos que você postou no Instagram, mas teve uma em especial que me chamou a atenção, rs. Eu pensei até em comentar lá, mas… Eu não sei se eu que não entendi o que você quis dizer, mas eu fiquei meio que… Oi?

    É essa foto: https://www.instagram.com/p/BEZ8a94oyOO/?taken-by=blogfluffy

    Quando eu vi e li, pensei: “Gente? Como assim? Isso existe no Brasil há anos! Vende até na Avon! Aliás, a minha mãe faz isso aqui com as toalhas de casa!”.

    HAHAHAHAHAHA!

    Mas ir para os USA é sempre algo que agrega muito. Aliás, não ir só pra lá como pra qualquer outro país!
    Fico feliz que a experiência tenha sido bem aproveitada!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      29/05/2016

      Espera! ISSO EXISTE AQUI? Gente, como eu nunca fiquei sabendo? JURO que achei que era algo muito inovador, porque nunca tinha visto, hahaha! E geralmente tem essas coisas legais pra vender na Avon mesmo! Super fail! HAHAHAHAH!
      Mas obrigada por me avisar, vou dar uma olhada na revistinha porque minha mãe já ia comprar tecido pra fabricar umas a mais pra nós!
      Beijos!

  3. Responder

    Ticiane Ingrid

    29/05/2016

    Que incrível!
    Sempre quis fazer intercâmbio, mas sempre fiquei receosa em relação ao meu nível de inglês, as agências, family host e tudo o mais. Pra mim só existia o intercâmbio com uma maior duração (6 meses a 1 ano) e que você tem que estar no ensino médio, ou em um programa do governo como o Ciências Sem Fronteiras, não sabia que existia esse de um mês mais focado no estudo. É mais simples, e apesar de curto, dá uma experiência incrível.
    Agora tenho mais esperanças de realizar esse sonho um dia. O post ficou lindo e as fotos mais lindas ainda!
    Um beijo 🙂

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/06/2016

      Oi Tici!
      Tem intercâmbio de todos os tipos! Teve uma colega minha que ficou apenas uma semana, mas aí eu não recomendo. Acho que o mínimo pra aproveitar e aprender alguma coisa é um mês. Mas isso é pra você ver que dá, sim, pra adaptar as aulas de inglês (sem ser universidade ou ensino médio) à sua viagem e à sua necessidade. 😉
      Beijos!

  4. Responder

    Sara

    29/05/2016

    Gabiii, que intercâmbio mais perfeito! Que post perfeito! As fotos ficaram lindas e você está linda nelas também, haha! Você está mais loira? :B Ah, que sonho San Francisco, gostei muito do post, sério!

    Bjs!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/06/2016

      Estou mais loira sim, Sara! Hehehe! Fiquei super feliz com seu comentário, que bom que você gostou do post! <3

  5. Responder

    Bianca Schultz Ramos

    30/05/2016

    Gabi!
    Primeiro deixa eu te dizer que tava com saudades de te ver por aqui e também lá no meu blog! Adorei teu último comentário! <3 Mas sei que tu te sumiu da blogosfera por um motivo muito importante na tua vida e quero dizer que tô muito feliz de ver essa conquista realizada! Dá pra ver na tua carinha o quão feliz tu ficou com essa viagem e com tudo o que aconteceu! Fazer intercâmbio nunca foi exatamente um sonho na minha vida, mas eu acho um máximo essa experiência e se um dia eu tiver oportunidade, quero viajar pra fora do país também e a Califórnia sem dúvidas é um ótimo destino!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/06/2016

      Oi, Bia!
      Eu também nunca pensei em fazer intercâmbio, sabe? Só pensava em viajar pra passear mesmo. Nos primeiros dias de aula eu fiquei tipo “sério que vou perder passeio por causa das aulas?”, mas depois isso passou, e eu percebi que 1) conheci muita gente legal nas aulas e 2) a viagem teria “murchado” um pouco em todos os 34 dias se a gente ficasse só passeando. Então, foi ótimo, nesse caso, unir o útil ao agradável! E a Califórnia é um ótimo destino! Tem vários lugares incríveis, e se você gosta de praia e calor, não vá pra San Francisco! Hahahah! Brincadeira.
      Beijos.

  6. Responder

    Fran Oliveira

    31/05/2016

    É um dos meus maiores sonhos fazer intercambio nos EUA, ainda mais se for em São Francisco, achei esse lugar simplesmente maravilhoso, isso apenas por fotos e na tv, já fico imaginando pessoalmente. Que sonhoo!
    É uma experiência incrível para levar pra vida toda, né? <33

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/06/2016

      Se você já gosta da cidade em fotos, imagina ver a ponte Golden Gate pessoalmente, Fran! Na primeira vez que a vi, em 2014, quase chorei! E ela continua me impressionando cada vez mais. É uma cidade única!
      Beijos.

  7. Responder

    Lóri

    31/05/2016

    Wow! Que lugar fantástico, Gabi! Estou apaixonada pelas suas fotos e pelas casas vitorianas.
    Não sabia que as aulas eram mais tranquilas por lá. Aqui no Brasil tem esse lance mesmo de ter de se esforçar bastante.
    E cara, o lance de ter medo de ir para um lugar com idioma e cultura diferente, sobretudo longe de casa, deve pesar mesmo. Achei bacana o lance da Equipe da EC e todo o suporte deles. Muito legal mesmo.

    Que bom que deu tudo certo lá, Gabi. E a ponte é, de fato, maravilhosa. ahaha.

    PS: Estou tremendamente apaixonada pelo seu layout. Teu blog é todo lindo!

    :*

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/06/2016

      Oi Lóri!
      É ao contrário: lá nos EUA as aulas são mais puxadas, e aqui são mais tranquilas. Até porque lá ninguém fala a tua língua, então: te vira! Hehehe!

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos.

  8. Responder

    Carol Souza

    01/06/2016

    Oi amiga vim aqui avisa que te indiquei ao Prêmio Dardos Blogger! Não sei se tu já foi indicada esse ano mas como acompanho seu blog sempre tô indicando seu blog!

    http://www.booksemimos.com/2016/06/premio-dardos-blogger.html Confere todas as regras nesse link amiga! :*

  9. Responder

    Jessica M

    22/06/2016

    Alamo Square me lembra aquela série de tv Três é demais. Sempre pensava “que lugar lindo”. Deve ser tão mágico.
    Sinceramente também tenho aquele medo de errar. Um intercâmbio seria maravilhoso pra mim. Futuramente pretendo fazer, e vez ou outra fico paquerando as promoções nas agências rsrs.
    Adorei as fotos, Gabi!
    Beijos

  10. Responder

    Solon

    31/01/2017

    Minha filha tem 17 anos e pretende ir para EC San Francisco em março/17 passar 03 meses, vc indicaria para uma pessoa dessa idade?

    Agradeço resposta

    • Responder

      Gabi Orlandin

      01/02/2017

      Olá! Indico sim! Tem várias meninas e meninos jovens por lá, acho que ela iria adorar.
      Abraço!

ESCREVA UM COMENTÁRIO