Liane Moriarty – O Segredo do meu marido

resenha do livro O Segredo do meu marido

O Segredo do meu marido
Liane Moriarty
Editora Instrínseca, 2014
368 páginas

Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo.

Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo – algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo…

Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia – ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.

Provavelmente eu fale isso em todas as resenhas dos livros mais maravilhosos que leio, mas tenho que repetir sempre: é extremamente difícil escrever sobre uma leitura que nos emocionou de forma única, e uma responsabilidade imensa colocar palavras nesta tela em branco que possam descrever a grandiosidade de uma história. Mas, como sempre, eu tento. Eu sabia que amaria o enredo de “O Segredo do meu marido”, assim como amei a sinopse, a arte da capa e o cheiro das páginas internas. Eu saberia que me agarraria à história e seria absorvida… Mas eu nunca imaginei que estaria tão correta.

Cecilia é esposa e mãe de três lindas meninas, e lida com centenas de pequenos afazeres todos os dias com extrema eficiência. Tess é mãe de um menino, esposa e melhor amiga de sua prima desde crianças e, juntos, os três tocam uma empresa de marketing e design. Rachel é avó viúva de Jacob e mãe de Rob, assim como também ainda poderia ser mãe de Janie, se ela não tivesse morrido há 28 anos, deixado uma ferida aberta e exposta no coração de sua mãe.

Três histórias singulares, três vidas distintas. Quando tudo começa a se encaixar como um imenso e intrincado quebra-cabeças, e o terrível segredo do marido de Cecilia atinge a vida de todas elas, a história de Liane Moriarty começa a fazer um sentido assustador, inebriante, e o leitor simplesmente não pode largar a história até ter completado a última peça, a última página.

Liane é mais do que apenas a narradora dos personagens, mais do que a guia por entre capítulos, que revezam entre todas as personagens. A autora é como Deus em seu romance, mostrando os caminhos que a história toma, e ao mesmo tempo, revelando o que teria acontecido se uma pequena decisão tivesse sido feita diferente. SE não estivesse 7 minutos atrasada; SE tivesse decidido recusar o pedido tentador; SE não tivesse entrado naquela casa àquela hora. Segredos: a trama se baseia em segredos que seres humanos guardam para si e, muitas vezes, levam para o túmulo. Esses, por vezes, tão pequenos e bobos que não fariam diferença, mas outros que teriam mudado a vida de uma família inteira e de outras pessoas. Segredos como a carta.

O Segredo do meu marido chega de mansinho, não prometendo grandes emoções; em alguns momentos, a leitura até mesmo se torna um tanto “mais do mesmo”, mas quando tudo começa a se encaixar, a gente percebe quão grandiosa é a volta e reviravolta que a autora cria em torno da vida de seus personagens. Ainda melhor são as realidades alternativas que ela mostra, os “se”, como já disse; nos faz pensar em como a vida é vulnerável, como tudo pode mudar só porque dizemos um sim ou um não. É um romance para se aprofundar, para viver as dores, aflições, incertezas, alegrias e liberdades que fazem a vida, não só das personagens. Mas, mais do que isso, é para parar e pensar que, às vezes, a vida real não é como um conto de fadas: temos que, simplesmente, aprender a conviver com coisas que não estavam planejadas há apenas um minuto. O Segredo do meu marido é uma história dolorosamente real e, por isso, fantástica.

resenha do livro O Segredo do meu maridoFoto do meu Instagram.  

POSTS RELACIONADOS

12 comentários

  1. Responder

    Jessica M

    01/07/2014

    Já vi esse livro, mas não tive interesse em ler, sei lá porque! rsrs
    Mas agora com sua resenha, fiquei com vontade. Gosto de livros que nos trazem lições de vida.
    Beijos!

  2. Responder

    Eloisa

    01/07/2014

    Olá Gabi 🙂
    Vou confessar que quando li o título do livro ele não me chamou tanta atenção rs pensei que fosse só mais um livro de romance que dependendo da história não me agrada muito :/
    Mas lendo a sua resenha já mudei de opinião, gosto desses livros que tem segredos,mistérios e que faz refletir sobre a vida.
    Já coloquei na lista de futuras comprar ( que não está pequena rs)
    E parabéns pela resenha, você escreve muito bem.
    Bjs 😀
    Eloísa Lira

  3. Responder

    Juh Claro

    01/07/2014

    Já vi tantas resenhas maravilhosas sobre esse livro que a cada nova, dá mais vontade ainda de ler logo. Sou super curiosa pra saber o que é esse tal segredo e confesso que gostaria até de um spoiler haha mas aí sei que deixaria de ler… Enfim, em uma oportunidade, espero que próxima, quero muito conhecer a história 🙂
    Beijo <3

  4. Responder

    Liv

    02/07/2014

    caramba! fiquei até com vontade de ler esse livro, mas acho q vou sofrer mto com ele! pela sua resenha, já doeu em mim saber q td pode mudar “num passe de mágicas” e as pessoas q ora estão tristes ficarem felizes, mas o pior, estarem felizes e ficarem miseravelmente tristes! mesmo assim, sua resenha me deixou com um quilo de pulgas atrás da orelha! adorei!

  5. Responder

    Carla Vieira

    02/07/2014

    Adorei, será vou comprar o livro quando acabar a maratona [love]

  6. Responder

    Rachel Lima

    03/07/2014

    A capa e a sinopse já tinham me chamado a atenção, também. Agora fiquei curiosa e morrendo de vontade de ler, a resenha ficou ótima, Gabi, e amei a foto <3 Beijos!

  7. Responder

    Milena Soares

    03/07/2014

    Esse livro parece ser ótimo, estou doida pra ler, já está na minha lista de leitura!

  8. Responder

    Marisa Oliveira

    04/07/2014

    Oi Gabi!

    Tenho vontade de ler esse livro desde que vi o seu lançamento, conhecer o cotidiano dessas três mulheres e suas histórias, que em algum momento irão se cruzar. A capa é linda e a história não deve ficar atrás.
    Ótima resenha!

    Abraços,
    http://horadeflorescer.blogspot.com.br/

  9. Responder

    Gabriela

    16/08/2014

    Nossa, eu fiquei super curiosa! Eu sempre achei essa capa muito linda, mas nunca dei muita bola pra esse livro, mas depois dessa resenha… Preciso comprar esse livro! hahaha
    Essa resenha ficou [love] [heart]!

  10. Responder

    Aline Ramos Costa

    24/08/2014

    Oi Gabi, tudo bem?? Desde que li o livro dessa autora (As Lembranças de Alice) fiquei super fã dela. Quando soube que lançaram esse livro,ansiei ler o mais rápido possível, e consegui lê-lo em ebook. E só posso descrevê-lo como UAUUUU.. Assim como você,no iníco achei que seria igual a tantos outros, mas me enganei..passei o livro me surpreendendo com a trama, com os personagens bem construídos, senti empatia pelos envolvidos.Agora, estou louca pra ter ambos livros dela na minha estante pra reler sempre que quiser. Parabéns por sua resenha, ficou incrível.
    bjs

  11. Responder

    Mari Cruz

    26/11/2014

    mas qual é o segredooooooooooo? ó céus… tô muito curiosa… eu já penso logo em traição, que ele é pai do filho da outra… hauhauahauhaua… bjos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      26/11/2014

      Ai, como eu sou má! Hahaha! Vai ter que ler pra descobrir o segredo. Eu nunca imaginei aquele final! :O

ESCREVA UM COMENTÁRIO