Lisa Jewell – Tempo de Mudanças

resenha do livro Tempo de Mudanças

Tempo de mudanças
Lisa Jewell
Editora Novo Conceito, 2014
352 páginas

Compre o livro clicando aqui.

Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá.

Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda… Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa.

Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar…

Dentre os muitos lançamentos incríveis da Novo Conceito neste ano, nós encontramos Tempo de Mudanças de Lisa Jewell. Particularmente, eu não conhecia a autora, e o cerne do livro não me parecia lá muito interessante, mas devo dizer, não é que a história é bem queridinha? Este não é o livro que vai te pegar pela surpresa, mas sim pela forma de envolvimento dos personagens, que é linda e muito emocionante.

O escopo da narrativa consiste na história de três pessoas, bem distintas uma da outra: Lydia, Dean e Robyn. Não cabe aqui descrever cada uma delas, até porque o livro faz isso bem direitinho. O importante é saber que nenhum deles teve uma infância muito fácil, e que os três têm um denominador comum: não conhecem o pai, e nem tem expectativas de conhecer, pois foram gerados através de inseminação artificial, e este suposto pai é um doador anônimo. O interessante é que a vida destes três personagens começa a se entrelaçar, a partir do momento em que eles decidem buscar por possíveis irmãos em um registro nacional de doadores disponível na internet.

Em outro núcleo da narrativa, temos Daniel Blanchard, uma cara que nunca foi muito ligado em questões sentimentais, e que está em estado degenerativo devido a uma grave doença. Seu único consolo é Maggie, uma amiga que o acompanha e que está disponível para escutar todos os seus segredos. Daniel quer tentar corrigir erros de seu passado, e conta com a ajuda de Maggie para isso. E é a partir deste desejo que muitas mudanças começam a acontecer.

Lisa Jewell foca no amor fraternal, e também em como as pessoas mudam ao saber que seu tempo neste mundo está acabando. A narrativa trata de muitos assuntos delicados como inseminação artificial, doadores anônimos e gravidez precoce, por exemplo. Existem muitos dramas particulares, mas é incrível ver como eles conseguem ser apaziguados quando há uma solidariedade e um compartilhamento deste sofrimento, ou seja, quando percebem que não estão sozinhos e que toda a tristeza pode ser canalizada para algo maior, capaz de mudar suas vidas!

É um livro bem intenso que traz ao leitor a oportunidade de refletir sobre muita coisa. Está disposto a revisitar alguns conceitos sobre a vida? Leia Tempo de Mudanças.

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Responder

    Amanda Almeida

    29/07/2014

    Oi Diana, tudo bem?
    Eu acho a temática desse livro bem interessante.
    Mesmo que não seja algo inovador e surpreendente, mas a forma que foi escrito me parece ser o diferencial. Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    • Responder

      Diana

      29/07/2014

      Oi Amanda,

      Isso mesmo! ele se torna diferenciado justamente pela maneira em que a história se desenvolve.
      Muito obrigada 😉

      Abraços,
      Diana

  2. Responder

    Juliana

    01/08/2014

    Pela sinopse, realmente não parece um livro magnífico, mas a resenha focou nos principais aspectos do livro e me deixou muito a fim de ler! Parece um livro muito cheio de emoções e aprendizado 🙂

    Beijos!

ESCREVA UM COMENTÁRIO