Lissa Price – Starters

resenha do livro starters

Starters
Starters, livro 1
Lissa Price
Editora Novo Conceito, 2012
368 páginas

Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado…

Sabe quando você começa a ler um livro e não consegue mais parar? Me senti assim em relação a Starters, primeiro volume da duologia homônima, escrita por Lissa Price e publicada aqui no Brasil pela Novo Conceito.

Houve uma guerra e todas as pessoas entre 20 a 60 anos morreram. O que existem são jovens órfãos, normalmente pobres e vivendo nas ruas, chamados Starters; e idosos ricos, chamados Enders. Quando Callie ouviu sobre uma oportunidade única de ganhar dinheiro para sustenta-la e seu irmão de 7 anos, que também não está bem de saúde, ela não perde a oportunidade. O emprego tratava-se do aluguel de seu próprio corpo para Enders que queriam viver algum tempo novamente como jovens, através de uma empresa chamada Prime Destinations. Desesperada, Callie resolveu assumir o risco. Porém, o que era para ser um serviço confiável acaba dando errado, e ela se vê em seu próprio corpo, com a mente de sua inquilina dentro da sua própria. Desse episódio, Callie toma conhecimento dos reais planos da empresa e do grande perigo que não só ela, mas todos os Starters correm, se tudo o que está sendo planejado for executado.

Comecei a ler esse livro depois de tê-lo deixado um tempão parado na estante e, assim como acontece com muitas leituras que passam pela mesma fila de espera, senti que poderia tê-lo lido antes. A escrita da autora flui de uma forma surpreendente e, mesmo que a história se passe em um período pós-guerra, com regras e modos de sobrevivência totalmente diferentes do que conhecemos, conseguimos acompanhar o andamento do enredo com facilidade. Porém, confesso que, após ter terminado a leitura, precisei de um tempo para absorver tudo o que havia lido naquelas páginas para entender o andamento da história, pois eram muitas informações. E também há alguns trechos, termos e objetos que não foram muito bem explicados. Nesses momentos, senti falta de algo a mais.

Eu gostei muito da história inovadora e personagens únicos de Lissa, e realmente embarquei em um novo mundo, em que laptops e televisões, como os conhecemos hoje, são coisas de um passado distante, que as pessoas nem mais sabem como se opera. Quando chegamos ao final do livro, parece que tudo começa a se encaixar, mas então, as coisas subitamente tomam um rumo que não poderia ser pior, e a história dá um giro. O desespero de ler aquelas páginas, a agonia… Só faz o leitor desejar ardentemente o próximo livro da série.

O segundo e último livro chama-se Enders, e a série ainda conta com três e-books: “Retrato de uma starter”, que deve ser lido antes do primeiro livro, “Retrato de uma doadora”, “Retrato de um esporo”, e “Retrato de um inspetor” que devem ser lidos antes do segundo. Todos os e-books estão disponíveis gratuitamente na Amazon (onde baixei os meus) e em outras lojas online.


Essa leitura faz parte da Maratona Literária #EuSouDoideira, realizada pelo blog Carneirismo com a colaboração do Fluffy. A ideia era ler 5 livros em 15 dias e, além disso, escolher uma música para se adequar a cada leitura realizada. Starters foi o primeiro dos cinco livros lidos, e para este, escolhi a música Pompeii, da banda de indie rock inglês, Bastille.

Achei que a música tem muito a ver com o livro, principalmente quando ela diz: “Fui abandonado à própria sorte / Muitos dias passaram devagar sem nada para mostrar / E as paredes continuaram a ruir / Na cidade que amamos / Grandes nuvens passam sobre as colinas / Trazendo escuridão de cima”. O clipe mostra uma cidade abandonada, triste. É como eu imaginei o cenário de Starters. As pessoas com os olhos negros da música me lembraram a personagem Callie acordada dentro de um corpo que ela não conseguia controlar por si mesma.

Veja o clipe:

setembro 3, 2014

POSTS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Responder

    Bianca Karina

    setembro 2, 2014

    Oi, Gabi! Eu adoro Startes de coração! A Callie é e sempre será uma das minhas personagens preferidas. Eu acho que ela foi muito bem construída, apesar de algumas falhas na sua personalidade. Ela é tão corajosa! Como na cena em que ela diz que (com minhas palavras) “queria gritar para esses garotos correrem para bem longe ou se esconderem debaixo de suas camas… então eu percebi? Porque eu mesma não sigo meu próprio conselho? Porque estou aqui parada esperando que me levem?” e então ela corre. Essa cena me marcou muito, de verdade. Consigo enxergar e interpretar várias coisas a partir dessa cena, Gabi. Consigo ver que muitas vezes aconselhamos alguém, reblogamos no tumblr, damos rt do twitter, sobre coisas que sabemos no fundo que são verdades mas não praticamos na nossa vida. Muitas vezes nos falta coragem, e a Callie tem de sobra! Só que eu também fico remoendo MUITO o fato que o irmão dela está super doente e ela de romancezinho com o Blake… E o final é surpreendente!

    Não sabia que era uma duologia. Pensei que tivesse mais um livro além de Enders para finalizar a história. Atrasei bastante a leitura do segundo, esperando notícias de um terceiro, mas você me deu uma luz e vou ler o mais rápido possível pra saber o que é que acontece nessa história que me marcou e me ensinou várias coisas!

    Beijos.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      setembro 3, 2014

      Bianca, adorei seu comentário sobre o livro. Eu realmente não prestei atenção nisso, e faz sentido. Quantas vezes damos conselhos sábios e nós mesmos não o seguimos? Muito bem colocado. O final é de tirar o fôlego! Ainda bem que eu esperei até ter os dois livros pra ler, pois eu teria morrido de ansiedade!
      Que bom que vai ler Enders! Depois me conte o que achou 😉
      Beijos.

  2. Responder

    alice aguiar

    setembro 2, 2014

    cara eu achei sse livro incrível e com esse final tbm eu pirei demais, claro q a continuação tbm é boa, mas esse com certeza foi o melhor.

  3. Responder

    Tamirez

    setembro 2, 2014

    Eu to ouvindo falar bastante desse livro, mas ainda não caiu na minha mão pra ler.
    A primeira vez que ouvi falar daquele filme ender’s game, ainda achei que tivesse algo a ver ~aloka, mas é baseado em outro livro, de 1977, enfim, deu um nó no cérebro e agora quero ler pra desvincular completamente!

    Beijoo
    http://resenhandosonhos.com

    • Responder

      Gabi Orlandin

      setembro 3, 2014

      Oi, Tamirez!
      Também me confundi com o jogo, mas como não conheço, apenas pelo nome, não fiz confusão 🙂
      Beijo.

  4. Responder

    Cantinho da Bruna

    setembro 2, 2014

    Eu ja havia ouvido falar desse livro [heart] [heart]
    Eu gostei da capa [omg]
    Eu ja estava morrendo de vontade ler ele,mas e grana ? [cry]
    Agora que li sua resenha vou ter que tirar dinheiro não sei de onde pra compra ele [secret]
    Parabéns pela resenha [smile]
    Beijos [wink]

  5. Responder

    Juh Claro

    setembro 3, 2014

    Foi na frase “assim como acontece com muitas leituras que passam pela mesma fila de espera, senti que poderia tê-lo lido antes” que você me ganhou hahaha porque também estou com esse livro parado há muito tempo e não sabia muito bem sobre o que esperar, mas sua resenha me convenceu de que ele pode ser lido logo. Eu tinha ~certeza~ que era um trilogia, sabendo que são só esses dois, já ajuda também. Vou tentar ler em breve!
    Vou começar pelo conto que não sabia que dava pra ler antes (percebe-se que sei muto sobre a história, né? hahaha)

    Beijo!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      setembro 3, 2014

      Juh, espero que você também goste dos livros! Na verdade, dei prioridade a essas leituras justamente quando descobri que eram só dois, hehe!
      A NC não divulgou muito claramente a ordem das leituras do e-books, e eu gosto de fazer direitinho, sabe? Pesquisei e perguntei um monte qual era a ordem, e acho que é isso. Mas se for lido de outra forma, acho que não teria problema.
      Beijos!

  6. Responder

    Malu

    setembro 3, 2014

    OMG *_* é meu livro preferido!!!!

  7. Responder

    Babi Lorentz

    setembro 7, 2014

    Ei, Gabi! Eu provavelmente tenho Starters na estante há tanto tempo quanto você. Sempre quis ler, mas sempre deixei pra depois, o que é chato… Mas são tantos os livros que vão chegando pra mim que realmente nunca sei o que escolher. Pelo visto, depois de ler sua resenha, eu tenho deixado pra trás uma história bem legal.
    Vou ver se leio ainda este mês.
    Beijos.

  8. Responder

    Francyane Freitas

    dezembro 18, 2014

    Comprei hoje e estou aguardando ansiosamente a chegada! Já baixei os ebooks pra ir começando com o que eu deveria ler antes 😀
    https://correioeletronico.wordpress.com/

ESCREVA UM COMENTÁRIO