Livro de marcar filmes

Resenha Livro de marcar filmes

Livro de marcar filmes
Seu diário de viagens na telona
Increasy Consultoria Literária
Editora Verus, 2016
200 páginas

Saraiva

Muito mais do que uma simples lista de recordações, o Livro de marcar filmes traz sugestões e também propostas que vão agitar os fãs de cinema! A ideia aqui é criar um registro de experiências cinematográficas e descontrair esse tema tão democrático e que desperta tantas paixões, sem a pretensão de ser um manual técnico. De Hollywood a Bollywood, passando pelas produções latinas, europeias e asiáticas, a ideia é curtir o maior número possível de longas, se desdobrar em maratonas e reconhecer a beleza de cada obra, mesmo das mais diferentes. O Livro de marcar filmes é um lugar para anotar os filmes a que assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar.

Você viu a minha resenha do Livro de marcar livros? Se sim, que ótimo; se não, corre lá dar uma espiadinha e depois volta aqui. Porque hoje, senhoras e senhores, é dia de cinema! 🙂 Vamos falar sobre o segundo livro dessa série, que é dedicado inteiramente aos filmes que mais amamos. Chegou a hora de colocar as suas críticas e emoções cinematográficas da telona no papel. Vem comigo!

Resenha Livro de marcar filmes

Resenha Livro de marcar filmes

Resenha Livro de marcar filmes

A ideia do livro é que ele seja o seu guia durante o tempo que for (isso vai depender se você assiste muitos filmes ou não!), e guarde recordações e anotações dos filmes que você viu, que você quer ver, e ainda te dá sugestões para assistir – dos clássicos aos blockbusters. Se você é alguém que, sempre que vê um filme, quer comentar algum detalhe ou deixar registrada a sua opinião, então você precisa desse livro. Na minha opinião, às vezes é preciso anotar algumas coisas em lugares físicos e palpáveis pra poder ver depois. E esse livro serve exatamente pra isso!

O livro vai iniciar narrando a sua vida através do cinema: registre nele o primeiro filme que você viu (ou o primeiro que você lembra!), os favoritos da infância, da adolescência e, por que não, os personagens que a gente fingia ser! Todo mundo fingia, por um momento, ser algum personagem de cinema!

Na continuação, você encontrará a lista de todos os filmes ganhadores do Oscar, desde 1929 até 2015, com espaço pra você acrescentar mais quatro anos. É filme pra caramba! Porém, tenho que admitir que vi pouquíssimos dos que fazem parte da lista. Dois deles são O Silêncio dos Inocentes e Titanic (ok, quem nunca viu?) de 1992 e 1998, respectivamente. Viu, já tenho alguns pra riscar da lista! 🙂

E não para por aí! Se você curte aqueles filmes não tão falados, mas que são ótimas produções, pode conferir a lista dos ganhadores do francês Palma de Ouro ou mesmo dos brasileiros Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Festival de Gramado!

Resenha Livro de marcar filmes

Resenha Livro de marcar filmes

Resenha Livro de marcar filmes

Na sequência, você encontrará a lista de filmes assistidos recentemente, em que você poderá preencher o nome, ano, direção, país, data em que assistiu, nota e, por fim, seus comentários. Da mesma forma, aqueles favoritos que enchem seu coração de amor e alegria. Ah, e não é só ficção, não! O pessoal que montou esse guia também fez capítulos especiais para os musicais, os documentários, as animações, os filmes independentes e muito mais! E, como a gente sabe que nem tudo são flores, sempre tem aqueles filmes que a gente odeia, né? Eu, por exemplo, não posso mais passar perto de qualquer filme com tubarões, que sempre me lembro de um que detestei. Esse certamente iria para a minha lista de filmes que odiei.

E, como não podemos falar de filmes sem lembrar de inúmeras outras coisas, neste livro você também encontrará um capítulo para homenagear os seus atores e diretores preferidos, além do espaço para anotar as frases favoritas (sabe aquelas bem clássicas que a gente fica repetindo? Você pode anotar aqui!), trilha sonora, filmes com melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor figurino e muito mais!

Resenha Livro de marcar filmes

Dessa vez, e ao contrário do primeiro livro, o Livro de marcar filmes não é feito em capa dura, e deixa eu dizer: isso decepcionou um pouco, sabe. #chora. Mas a apresentação continua a mesma, toda caprichosa e feita com carinho nos mínimos detalhes. Os espaços para preencher continuam poucos, e se você é alguém que costuma ver muitos filmes, talvez vai achar que vai faltar espaço nesse livro. Mas aí você compra mais um! HAHAHA!

Além disso, achei que a organização dos capítulos deixou um pouquinho a desejar. Na minha opinião, eu mudaria a ordem de alguns capítulos para que o livro tivesse uma linearidade melhor. Não sei se faz sentido pra você, mas quando você ver o livro, talvez entenda o que eu quero dizer. Porém, não estou dizendo que esse livro não é bom, muito pelo contrário: assim como o anterior, este guia é uma excelente ideia pra quem gosta de registrar sua opinião sobre determinado filme em um local físico e de fácil acesso posterior, tornando-se o seu diário de aventuras pelo mundo do cinema. Para os cinéfilos, é um item quase obrigatório!

junho 30, 2016

POSTS RELACIONADOS

1 comentário

  1. Responder

    neyara

    julho 19, 2016

    Acho bem legal esses livros, gosto de anotar filmes que já assisti e algumas frases deles, acho que são sempre uma inspiração para outros trabalhos e para a vida, haha.
    Filme de Oscar são poucos os que vi, conto nos dedos e sempre me prometo que vou fazer maratona deles, mas…. enfim…
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

ESCREVA UM COMENTÁRIO