Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Livro de marcar livros
Seu diário de aventuras literárias
Increasy Consultoria Literária
Editora Verus, 2015
200 páginas

Saraiva

Esta é a sua agenda de leituras! Um lugar para anotar todos os livros que você leu, separá-los por categorias e organizar suas metas de leitura, tudo isso enquanto enfrenta desafios estimulantes e divertidos.
Apresentando as mais variadas listas e propondo uma jornada literária diversificada e ousada, o Livro de marcar livros é bem mais que uma experiência interativa: é também uma timeline dos seus hábitos literários e um espaço para planejar todas as suas próximas aventuras literárias, com a incrível possibilidade de compartilhar tudo isso com seus amigos.
Não fique de fora! Embarque no #livrodemarcarlivros, navegue pelos desafios e delicie-se com o prazer da leitura!

Livro de marcar livros é um diário que muitos leitores vão adorar! Organizado por Increasy Consultoria Literária e publicado em 2015 pela editora Verus, selo da Record, essa obra é aquela que você vai usar como guia de suas leituras durante um ano, ou um período qualquer que você estipular. A ideia é usar a criatividade para registrar as suas leituras e guardar essa registro para sempre. Mas como assim “usar a criatividade”?

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Este guia não foi pensado somente para registrar os livros de forma aleatória. Ele possui diversos capítulos em que você pode marcar todos os tipos de livros que, de alguma forma, entraram em sua vida. Alguns desses capítulos são: livros favoritos, que decepcionaram, indicações de amigos ou celebridades, aqueles com personagens marcantes, para ler em dias tristes, para ler apaixonado, autores preferidos, livros que ganharam adaptações para o cinema, para ler no verão ou inverno, nacionais, livros que dão uma descarga de adrenalina, desejados, emprestados, que ganhamos de presente, entre muitas outras classificações. Além de tudo isso, este diário também possui listas dos clássicos premiados (Nobel, Pulitzer, Jabuti e Man Booker), em que você pode “flegar” se já leu ou quer ler.

Ou seja: além de ser um diário onde você anota as suas leituras com observações e notas, também é um livro que lhe instiga a conhecer novas obras, como clássicos e estilos que você, normalmente, não leria. E o resultado? Certamente é um ano de leituras muito abrangentes, incríveis e que você poderá lembrar pra sempre através das anotações neste caderno.

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Resenha Livro de marcar livros

Porém, como quase tudo, existe um ponto negativo neste livro. Eu, por exemplo, não irei fazer (mas que deu vontade, deu, admito!), pois já me organizo em uma tabela digital. Além do mais, eu achei que, por ter tantas categorias, ficou um tantinho complicado de registrar os livros lidos ali. Isso porque eu leio bastante, e tem pouco espaço para registrar os livros lidos, de fato. Outro exemplo são os livros favoritos: são apenas algumas poucas páginas, onde eu precisaria de muito mais para caber todos os livros que me conquistaram. Acredito que a ideia dos organizadores é excelente, mas se adapta melhor para alguém que não tenha tantos livros para ler ou lidos, e que está à procura de novas aventuras literárias. Porém, para mim, seria melhor se o livro fosse inteiro apenas de “livros lidos”, sem outras categorias.

Não dá pra negar que a diagramação está maravilhosa. Todos os inícios de capítulo possuem um textinho explicativo, e todas as páginas são feitas com pequenas ilustrações. A capa é dura e texturizada, o que realmente lembra um caderno.

Resenha Livro de marcar livros

Se você é como eu, que gosta de deixar todas as leituras em ordem e em um mesmo lugar (ou mesmo se tem centenas de livros para ler), pode se decepcionar um pouco com a organização e a falta de espaço desse guia. Porém, se você se identifica com as ideias de preenchimento deste livro e está disposto a conhecer novas leituras em 2016, acho que este diário pode ser um grande incentivo – tanto para você descobrir histórias e clássicos novos quanto para se organizar em seus livros lidos. E acho que também é uma ótima ideia de presente para incentivar outra pessoa a ler. Fica a dica! 😉

POSTS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Responder

    Carla Vieira

    19/02/2016

    Vi esse livro na livraria e nem comprei por causa disso, não caberia todos os livros haha
    Mas, realmente, para quem está entrando no mundo da leitura é um ideia muito legal <3
    Beijoos

  2. Responder

    Gabi Gouveia

    19/02/2016

    Gabi, eu AMEI essa ideia do livro, sabia? Vira e mexe leio livros que gosto e quero anotar algumas partes com frases motivacionais, e esse livro seria perfeito pra isso. Obrigada pela dica 🙂

    Obs: falando em dicas em breve será que posso te mandar um e-mail pedindo umas dicas da viagem que você fez para Los Angeles e Las Vegas (dúvidas que vão além dos posts maravilhosos que vc fez na época)…hihihi

    Beijocas <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/02/2016

      Que bom, Gabi! <3
      E claro que pode me mandar e-mail! Se eu souber as respostas, com certeza responderei, hahaha! <3
      Beijos.

  3. Responder

    Carla Nascimento

    19/02/2016

    Esse livro é muito legal, omg, estou esperando o me chegar, o correio está me torturando. Amei as formas de interação do livro, em algumas partes (segundo as fotos que eu vi) ele até te estimula a ler mais para saber do que ele está falando. [heart]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/02/2016

      Também achei a ideia muito legal, a estrutura dela é bem inovadora. Espero que os Correios não demorem muito ainda, hehehe!
      Beijos!

  4. Responder

    Tainara

    20/02/2016

    Que fofo! Amei. Eu sou bastante desorganizada, seria muito útil eu ter um desses, mesmo que ele não seja perfeito. Gostei, não conhecia ele. [happy]

    http://www.flordejupiter.com/

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/02/2016

      Então com certeza ia te ajudar bastante, só pra começar a dar uma organizada nos livros 😉 Várias coisas dele são BEM legais.
      Beijo.

  5. Responder

    Roberta

    10/06/2016

    Oi ! me ocorreu perguntar ou melhor, sugerir, que vc compartilhe a sua forma de organizar sua resenha / arquivamento de leituras. Vc falou sobre uma planilha… Fiquei curiosa para conhecer quais seus critérios, etc. Acredito que outros leitores do seu blog tb! Fica a dica!! Sds,

ESCREVA UM COMENTÁRIO