Marina Carvalho – De repente, Ana

Resenha do livro De repente, Ana

De repente, Ana
Marina Carvalho
Editora Novo Conceito, 2014
320 páginas

Submarino Saraiva

Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

Dois dias após ter escrito a resenha de Simplesmente Ana (vocês leram ontem, não leram?), me encontro em outra tarefa igualmente (ou mais) difícil: escrever o que achei de De repente, Ana. Eu tinha um pré-conceito, baseado nos livros que li, de que as continuações são sempre piores do que os primeiros livros. No caso desse livro, eu já sabia que a autora não tinha cogitado escrevê-lo, mas o fez porque os leitores gostaram muito da história. Fiquei com um pé atrás pensando: “a história do primeiro livro acabou tão bem, como a Marina vai conseguir escrever algo à altura que dê uma boa continuação?”. Bem, só posso dizer que a autora tirou esse pensamento da minha cabeça. E não demorou nada: no prólogo.

Resenha do livro De repente, Ana

Eu me apaixonei pelo primeiro livro, e logo que terminei, queria mais e mais da história da Ana. Pra quem caiu aqui de para-quedas, vou explicar: Simplesmente Ana, livro que antecede a De repente, Ana conta a história da Ana (dã!) e de como ela conheceu seu pai, mais ou menos aos 20 anos. O fato é que seu pai não é uma pessoa comum: é ninguém mais, ninguém menos que o rei de um pequeno país europeu, chamado Krósvia. Aí já viram: é a maior loucura para a Ana ter que mudar de país para conhecer sua outra parte da família e ser apresentada à população como a filha, princesa e herdeira do trono. Haja fôlego! Ainda mais quando ela conhece o enteado do rei, Alexander. Dá pra imaginar como essa história termina, certo?

Como não havia previsão de um segundo livro, a Marina encerrou o primeiro, mas me impressionei em ver como ainda havia história para ser contada! A autora inseriu aventura à vida já turbulenta da moça e criou cenários dignos de contos de fadas – e outros nem tanto, nem um pouco! Resumidamente: Ana se vê, subitamente tendo que governar a Krósvia da noite para o dia. Não vou falar mais do que isso para não estragar as surpresas. Mas se preparem porque as emoções são grandes!

Resenha do livro De repente, Ana

Resenha do livro De repente, Ana

A escrita da autora, que é feita em primeira pessoa, flui com uma naturalidade surpreendente. Nos dois livros, quem narra a história é a Ana, e a forma como ela “fala” diretamente com o leitor é viciante. A diferença é que neste segundo livro temos alguns capítulos escritos pelo Alex (um momento para um suspiro: *-* ), contando partes da história que a Ana não poderia narrar. O que, claro, deixou a história muito mais interessante.

Deixa eu falar uma coisa bem simples e clara: EU AMEI ESSE LIVRO! Já tinha amado o primeiro (e olha que está difícil para eu atribuir favoritos ultimamente), e esse segundo volume foi ainda melhor! Não se trata de um romance de época, como pode parecer, e se assemelha muito à série Diários da Princesa, escrita por Meg Cabot – se você ama essa série, vai se apaixonar pela história da princesa Ana, da Krósvia. Se você ainda não leu Simplesmente Ana, recomendo que leia a minha resenha – e depois o livro, claro! Tenho certeza que, logo depois, você vai querer se jogar de cara em De repente, Ana.

POSTS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Responder

    Ana

    23/04/2015

    Eu também amei o primeiro livro. Realmente lembra os livros da Meg mas eu gosto mais da Ana do que da Mia.
    Estava procurando um livro pra hoje e depois dessa resenha está decido, vou ler De Repende, Ana [smile]
    P.S.: Não sei qual das duas capas é a mais linda [heart]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/04/2015

      Oi, Ana!
      Também gosto mais da Ana do que da Mia. E que boa ideia ler o segundo livro! Acho que você vai amar.
      Eu também não sei qual das duas capas é a mais linda! Sinceramente, não consegui escolher.
      Beijão e boa leitura!

  2. Responder

    Daniela

    23/04/2015

    Nossa Gabi!
    Agora você me surpreendeu!
    Já pensei várias vezes se deveria ler ou não ler e confesso que, em primeiro instante, ele nunca me chamava a atenção, mas agora, vendo sua resenha do 1º e 2º livro tão empolgantes… Acho que vou me render, rs.
    Será que vai se encerrar no 2º livro ou teremos mais?
    Já vou adicionar no Skoob!
    Beijinhos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/04/2015

      Oi Dani!
      Que bom que te convenci, hahaha! Espero que você goste da história (depois me conta?).
      Bem, no início seria apenas o primeiro livro, aí saiu esse segundo, e agora vai ter um terceiro sim. Nos próximos dias a editora Galera Record vai lançar o livro “Elena, a filha da princesa”, que será uma continuação, embora não necessária, porque a história desse segundo livro não deixa pontas soltas. Preciso dizer que vai ter resenha aqui? hahaha! Já estou super ansiosa pro lançamento.
      Beijos.

  3. Responder

    Raquel Leal

    23/04/2015

    Eu estou louca para ler este livro, mas quero ler impresso mesmo, mas ainda não deu para comprar. rsrsr
    Mas será um dos próximos que irei comprar.

    Bjos.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      24/04/2015

      Eu também prefiro ler impresso, Raquel. Espero que consiga comprar em breve, a história é linda, linda! Vale a pena! <3
      Beijos.

  4. Responder

    Babi Lorentz

    23/04/2015

    Gabi, lembro que quando li De Repente Ana, minha vontade era de ler ainda mais sobre a vida dela com o Alex. O que me deixa mais tranquila é saber que o spin-off vai sair pela Galera Record e que vai contar a história da filha deles. Acho que você está tão apaixonada por esses livros quanto eu, portanto vai acabar querendo ler também. Depois vamos marcar de conversar sobre a série como um todo, ok?
    Outra coisa, você já leu o outro livro da Marina? Eu AMEI Azul da Cor do Mar. Morri de suspirar pelo mocinho assim como me apaixonei pelo Alex, hahaha.
    Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      24/04/2015

      Oi, Babi!
      Já estou contando os dias pra ter o livro da Elena em minhas mãos!!! (esse é o nível da minha vontade de ler, haha!). Ai, eu não curti tanto o Azul da cor do mar, como achei que curtiria. Acho que fui com muita expectativa e acabei me irritando um pouco com a personagem. Sou muito mais o Alex, haha [love]
      Beijos.

  5. Responder

    Ana

    24/04/2015

    Aiiin gabiii!
    Eu quero esse livro mais que tuuuuudoooo!
    Estou em depressao agora por não ter lido ainda ♥
    Saudades de conversar com você ♥
    Beijo Grande

    • Responder

      Gabi Orlandin

      24/04/2015

      Hahhahah, leia mesmo, Ana! Acho que você vai adorar.
      Saudades de você também, lindona <3
      Beijos.

  6. Responder

    Beatriz Cavalcante

    26/04/2015

    Tô adiando a leitura desse livro por motivos de: essa capa ta medonha! Novo conceito porque faz isso? [cry]

    Eu li simplesmente ana e amei. Li também o ebook ela é uma fera e gostei bastante. Acho a autora uma fofa e quero muito ler esse segundo livro. Vi que a galera também vai lançar um livro da autora e já estou ansiosa. <3

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      29/04/2015

      Bia, você acha a capa desse livro feia? Ou eu entendi errado? Eu acho tão linda! [love]
      Não li o ebook da autora, mas depois dessa duologia, fiquei com vontade, pra uma leitura mais leve, daqui a um tempo. Sim, também estou super ansiosa pelo livro da Galera (mas você tem que ler esse medonho antes, hahaha!)
      Beijo!

  7. Responder

    Fernanda Luz

    26/04/2015

    Li o primeiro e me apaixonei, agora sou obrigada a ler o segundo, hehehehe. Vou procurar para comprar… preciso ler urgentemente.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      03/05/2015

      E você vai se apaixonar também, Fer! Depois tem também um terceiro livro que será publicado pela Galera Record, que vai ser tipo um spin-off da história <3

ESCREVA UM COMENTÁRIO