Nick Vujicic – Superação

resenha do livro Superação nick vujicic

Superação
Devoções para uma vida absurdamente boa
Nick Vujicic
Editora Novo Conceito, 2014
160 páginas

Nick Vujicic sabe que não existe esperança maior do que confiar nos planos de Deus para a sua vida. Nascido sem os braços e as pernas, Nick já vivenciou picos de confiança e também já se entregou ao desespero. E ele superou todas as circunstâncias e barreiras físicas ao abraçar sua fé e compreender o amor sem limites e o poder que Deus concede a todas as pessoas. Agora, Nick deseja que você renove a sua esperança. Em 50 reflexões inspiradoras, ele compartilha uma sabedoria eloquente, adquirida da maneira mais penosa, para ajudar você a encarar os obstáculos com serenidade e coragem.

Sou fã do autor e evangelizador Nick Vujicic. Desde que li seu primeiro livro, me inspirei por sua história de superação, trazendo os seus ensinamentos para dentro da minha vida, na medida do possível. O primeiro livro, Uma vida sem limites, foi um dos meus livros favoritos do gênero, e depois de lê-lo, emprestei para que várias pessoas pudessem conhecer a vida dele. O segundo, Indomável, foi igualmente bom, mas não tanto quanto o antecessor.

resenha do livro Superação nick vujicic

Neste terceiro livro, encontramos uma espécie de “guia” com ensinamentos sobre os quais viver. Nick fala sobre carreira, felicidade, motivação, esperança, dificuldades, entre tantos outros assuntos e, principalmente, ele ensina como devemos colocar a fé em prática e entregar nossos atos a Deus, para que Ele nos guie no melhor caminho. O autor fala também sobre como sua fé emociona e toca as plateias para as quais ele fala, e ensina o leitor a acreditar nos planos de Deus, pois hoje pode parecer que nossos sonhos são demorados ou nunca vão acontecer, mas Ele tem um cronograma para a vida de cada um de nós.

“A esperança aparece mesmo nos piores momentos, para nos dar provas da presença de Deus. Continue olhando para a frente, ouse desejar uma vida melhor e busque realizar seus sonhos com toda a sua força.”

O livro possui 50 capítulos: cada um inicia com um trecho da Bíblia, seguido por uma reflexão inspiradora de Nick sobre o assunto e, finalizando, encontramos “Palavras de Superação” com um parágrafo de reflexão, resumindo tudo o que acabamos de ler. O grande problema que encontrei nessa leitura foi a repetição. Explico: mesmo que seja em outras palavras, Nick contou mais de uma vez como foi difícil seguir o plano de Deus, como sua fé evoluiu e como esse processo lhe trouxe felicidade, além de contar histórias inspiradoras que já estavam em seus livros anteriores.

Não é, de forma alguma, um livro ruim: Nick é inspirador, isso é fato, e suas palavras têm o poder de tocar as almas e corações que estão dispostos a ouvir. Mas como não se trata de uma história, como nos seus livros anteriores, pode sim ficar um pouco cansativo por não ter uma narrativa. Com isso, somado ao fato de várias partes serem repetidas, esse livro não se tornou o meu favorito dele, mas isso não tira o brilho dessa obra.

Se você é uma pessoa com a mente aberta, disposta a aceitar Deus na sua vida e tem vontade de ser uma pessoa melhor, leia esse livro. Se não conhece a história de Nick, recomendo que leia, pelo menos, o primeiro livro antes deste. Você vai se surpreender com a forma como Nick consegue fazer piadas sobre sua própria condição e vai se perguntar: “por que eu reclamo do corpo que possuo se Nick, sem braços e pernas tem uma vida esplêndida e abundante em felicidade?”.

“Você e eu devemos fazer tudo que pudermos para manter viva a alegria da juventude. Se a sua vida anda muito previsível, não fique nervoso. Volte suas atenções para aquilo que deixa sua vida feliz. Pule em uma cama elástica. Ande a cavalo. Dê um tempo da vida adulta. Às vezes é importante ter uma dose de alegria com coisas ridículas. O negócio é curtir a viagem, apreciar as bênçãos e sempre fazer de tudo não apenas para viver, mas para curtir a vida ao máximo.”

Recomendo que leia esse livro, se tiver interesse no assunto, mas que não tenha pressa. Leia devagar, reflita sobre os ensinamentos e, após isso, coloque-os em prática na sua vida. Espero que consiga, com o tempo, ter uma vida absurdamente boa!

POSTS RELACIONADOS

7 comentários

  1. Responder

    Laisa Helena

    20/01/2015

    Oi Gabi,
    Não sou muito fã do gênero, mas fiquei muito curiosa para saber mais sobre a vida do Nick. Parece ser mesmo uma grande lição de vida. Minha mãe é fã de livros assim, vou comprar de presente para ela e aproveitar para ler também hehe.
    Beijos <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      21/01/2015

      Oi, Laisa!
      Se quiser uma opinião, te indico o primeiro dele pra começar, que é onde ele fala sobre a vida dele, sobre como é viver sem membros. O livro se chama Uma Vida Sem Limites. Espero que goste. E ele fez uma música há algum tempo, para a organização “Life without limbs”, que é dele, e se chama “Something More”. Se quiser veja o clipe e a tradução; me inspiro sempre com essa música!
      Beijos.

  2. Responder

    Aline

    20/01/2015

    Nossa Gabi, não costumo ler livros de autoajuda, mas esse dá vontade de ler e se inspirar.
    Aliás a resenha já inspira, adorei!
    Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      21/01/2015

      Que bom que gostou, Aline. Se quiser conhecer a história do Nick, te recomendo o primeiro livro dele, Uma vida sem limites, que é onde ele conta toda a história de sua vida. É realmente inspirador!
      Beijo.

  3. Responder

    Bruna Antonelli

    20/01/2015

    O Nick é um cara inspirador, seu testemunho me ajudou em muitos momentos maus. Olhar uma pessoa que conseguiu superar suas dificuldades e rir delas, me fez repensar com aquilo que estava me fazendo sentir mal, qual era o tamanho daquele problema e aceitar que ficar sentada reclamando não adianta nada.

    Ainda não li nenhum livro dele, apenas vi vídeos e textos, mas pretendo ler. [happy]
    Amei a resenha e fiquei muito feliz com esse seu post [heart]
    Que Deus abençoe ainda mais sua vida Gaby!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      21/01/2015

      Oi, Bruna!
      Penso o mesmo que você. “Por que eu estou reclamando se tenho os braços e as pernas? O Nick, sem eles, está feliz!” Isso me faz ficar mais tranquila. Ultimamente o que tem me acalmado é a música que ele gravou, chamada “Something More”. Se puder, veja o vídeo e leia a tradução. Essa música transmite uma mensagem muito linda e sempre me dá paz de espírito.
      Se quiser ler um livro dele, te sugiro o primeiro, Uma vida sem limites, que é onde ele conta toda sua história.
      Desejo o mesmo a você. Tudo de bom!
      Beijos.

  4. Responder

    Oscar Ferreira

    30/12/2016

    isso é lindo… *-*
    amo esse cara… 🙂
    ele é um mito da superação… D: <3

ESCREVA UM COMENTÁRIO