Políticas do blog

Regras de convivência que fazem tudo andar na linha :)

A política de um blog serve para manter a ordem e deixar tudo às claras para o leitor. Então, nesta página você vai encontrar as diretrizes sobre as quais o Fluffy é mantido, bem como regras do que pode ou não pode fazer. Está com dúvida se pode citar um texto daqui no seu blog? Gostaria de saber como são feitas as parcerias e publieditoriais? Quer ser um blog parceiro do Fluffy? Essa e outras questões estão respondidas abaixo, então recomendo que leia, e se ficar com alguma dúvida, é só entrar em contato comigo.


• Conteúdo geral

O blog Fluffy é um blog pessoal e, desta forma, aborda diversos assuntos nos posts, como livros, internet, cotidiano e inspirações. Todos os conteúdos postados são redigidos e produzidos por mim, expressando a minha opinião pessoal. Eventualmente, há posts de colaboradores, mas eles sempre são lidos e verificados por mim antes de serem publicados.

• Reprodução de textos

Com excessão das sinopses dos livros e filmes, todos os textos publicados no Fluffy são de minha autoria, não sendo permitida a reprodução dos mesmos. Se você desejar citar algo que foi escrito por mim, o mesmo precisa ser parcial, e não total, e com os devidos créditos. Ou seja, você pode citar um parágrafo do texto aqui do blog, mas deve deixar o link do post de onde o texto foi retirado.

A sinopse é o texto localizado nos posts de resenhas, diferenciado por uma fonte de tamanho menor, logo abaixo das informações da obra, ao lado da imagem de capa. Esse texto é retirado do site da editora, no caso de livros, e de sites de filmes, no caso de uma resenha de filme ou série. Não é colocado o crédito para este texto, pois ele é amplamente difundido em todas as mídias, tanto nas impressas ou eletrônicas, para divulgação. A resenha, propriamente dita, é o texto pessoal e opinativo sobre a obra em questão; este é escrito por mim e não deve ser reproduzido, a não ser dentro das regras citadas acima.

• Conteúdo do post patrocinado

Todos os posts patrocinados – ou publieditoriais – publicados no blog são sinalizados, visando a transparência do blog com os leitores. Quando a empresa me envia o produto para análise, eu não tenho a obrigação de falar bem dele, mas sim falar a verdade, ou seja: o que achei do produto, de forma honesta e sincera. Assim como todos os posts do Fluffy, os publieditoriais não são apenas propagandas, mas são meios de indicar produtos e serviços eficientes aos leitores.

• Imagens e conteúdo visual

Nem todas as imagens publicadas aqui no Fluffy são de autoria própria. Quando a foto é de minha autoria, é colocado o logo do blog sobre a imagem; quando a foto não é minha, não há o logo. Porém, quando a imagem em questão é utilizada para a criação de um banner para o blog, com textos, é inserido o logo na imagem. Quando a foto é encontrada na internet e tem um dono e um nome a quem atribuir, é dado o devido crédito. Porém, a maioria das fotos encontradas na internet não possui atribuição de direitos autorais; neste caso, nenhum crédito é atribuído à imagem do post. Porém, se alguma foto for sua ou você reconhece o dono, por favor, entre em contato para que eu coloque os créditos. Gráficos, infográficos e outras imagens criadas por mim para o Fluffy podem ser compartilhadas nas redes sociais e salvas para o seu uso pessoal, quando for o caso, mas não podem ser utilizadas em outros blogs sem o meu conhecimento e crédito.

• Comentários

O comentário é o espaço reservado ao visitante, para que ele expresse a sua opinião sobre o assunto postado e gere debates positivos e construtivos. Os campos de preenchimento para comentar são nome, e-mail e site/blog, sendo que os dois primeiros são obrigatórios e o e-mail não é publicado em nenhum local público do blog, ficando visível apenas para mim na área administrativa.

Todos os comentários são sujeitos à moderação, ou seja: no momento em que o visitante envia um comentário, ele não entra no ar neste momento, mas é enviado para a minha moderação, de modo a analisar se o mesmo não fere direitos ou não possui conteúdo ofensivo. Se estiver tudo certo, o comentário é aprovado para aparecer no blog. Se houver conteúdo inapropriado, o comentário será excluído. Todos os leitores do Fluffy são tratados da mesma forma, não existindo qualquer tipo de discriminação, então todos os comentários que fugirem ao bom senso de uma crítica construtiva serão bloqueados, visando assim um conteúdo saudável.

Nem todos os comentários são respondidos por diversos motivos, mas se há uma resposta, ela fica visível logo abaixo do comentário original, e o leitor recebe um e-mail de notificação no e-mail cadastrado.

• Parcerias

Acredito que parceria é uma via de mão dupla. Não existe uma parceria entre dois lados – seja ele um blog, uma empresa ou algo fora da internet – que funcione apenas de um dos lados. Da mesma forma funcionam as parcerias com blogs, empresas, autores e outros aqui no Fluffy.

• Parceria com editoras e autores: para ser parceiro do blog, é preciso entrar em contato e apresentar a proposta. A parceria com editoras e autores se dá mediante o envio de um livro para resenha (tendo um exemplar extra para sorteio ou não). Quando da minha solicitação ou fechamento de proposta, peço um prazo de 60 dias para publicar a resenha; quando o livro é enviado deliberadamente, sem aviso prévio ou solicitação, não há prazo nem obrigação de postar resenhas, pois entendo que não solicitei o material. Eu sempre me comprometo em fazer a resenha, mesmo desses livros não solicitados, por uma questão de princípios, mas é preciso ter o entendimento de que, devido ao grande volume de livros a serem lidos e resenhados, o prazo pode se estender por vários meses, ou até mais, dando preferência a outros livros solicitados e com prazo.

• Parceria com empresas de outros ramos: para ser parceiro do blog, é preciso entrar em contato e apresentar a proposta. A empresa será analisada em vários aspectos, mas principalmente se seu produto/serviço têm afinidade com o conteúdo postado no Fluffy. O contato deve ser feito somente por e-mail por uma questão de registro de informações.