R. J. Palacio – Auggie & Eu

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Auggie & Eu
R. J. Palacio
Editora Intrínseca, 2015
326 páginas

Submarino AmericanasSaraiva

Auggie & eu é uma extensão do romance Extraordinário, que já encantou milhares de leitores. Neste novo livro, Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário em três contos diferentes. O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valem um esforcinho a mais. E Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie à escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Auggie & Eu não é uma continuação de Extraordinário, como a autora, R. J. Palacio, já deixou claro na introdução deste livro. Aliás, ela já mencionou inúmeras vezes que uma sequência do livro jamais será escrita. Por quê? Porque as pessoas já imaginam o futuro de Auggie; porque os professores discutem Extraordinário na escola, com os alunos, e eles escrevem continuações para o livro a partir de sua própria criatividade e visão do mundo; porque essas mesmas crianças já escolheram diversas profissões para o Auggie adulto. August Pullman sofreu bullying na Beecher Prep, escola em que entrou no quinto ano, e certamente esse cenário se repetiu muitas outras vezes em sua vida. Mas se as pessoas se apegaram tanto ao personagem, por quê criar uma continuação? Não faz sentido. Cada leitor, agora, dá a vida que quiser a Auggie. Eu concordo totalmente com a autora. Então, se você esperava que este livro fosse uma continuação – ou torcia para que ela fosse escrita – pode esquecer.

Este livro é uma expansão do mundo de Auggie – personagem que conquistou todos os leitores, desde os pequenos até os adultos. Em Extraordinário o conhecemos através da visão de vários personagens, mas alguns, obviamente, ficaram de fora, pois não fariam grande diferença na história daquele livro. Neste livro, temos três vozes novas: Julian, que foi um dos meninos convocados para dar as boas vindas a Auggie na escola; Christopher que foi amigo de Auggie antes da história de Extraordinário; e Charlotte, que estava com Julian e Jack no comitê de boas-vindas. Estas três histórias – O capítulo de Julian, Plutão e Shingaling, respectivamente – foram lançadas em e-book e agora se juntam para compor este livro. Vamos conhecer as histórias?


O capítulo de Julian

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Se vocês leram Extraordinário, devem se lembrar do Julian, o menino mais malvado da escola e que atormentava Auggie o tempo todo. Neste conto, o personagem tem a chance de contar a própria história – ou seja, se defender para todo mundo que, literalmente, o odiou. Julian nos mostra os motivos de ter se assustado tanto com a deformidade do rosto de Auggie e que, por isso, fez tudo o que fez. Penso que não existe maldade nas crianças e Julian fez o que fez pois estava confuso, com medo e, pra completar, com um histórico de ansiedade. De forma geral, Julian nos conta como foi a sua vida desde que ele deu as boas-vindas a Auggie na Beecher Prep até que, bem… tudo aconteceu. É um conto lindo e emocionante, vale muito a pena conhecer.


Plutão

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Christopher é amigo de infância de Auggie, pois os dois eram vizinhos, até que Chris teve que se mudar de bairro, antes de Auggie entrar na escola. Neste conto, conhecemos um pouco da vida dos dois, que acontece antes de Extraordinário. Tive a sensação de que vemos mais o Chris do que o Auggie nesse conto, mas mesmo assim, a história ainda gira em torno do nosso personagem querido, revelando fatos e histórias da vida dele antes da Beecher Prep. E, assim como é impossível não se encantar com Auggie, também é inevitável não ser conquistado pelo Chris, com todo o seu sentimento de amizade inocente e sem preconceitos para com o amigo. É lindo, e só. *-*


Shingaling

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

A terceira história é narrada por Charlotte, a única menina dos três alunos selecionados para dar as boas vindas à Auggie na nova escola. Este conto é como um diário de Charlotte, em que ela escreve sobre o seu grupo de amigas, sobre como foi quando uma delas resolveu se sentar com o grupo das meninas populares – e más – da Beecher Prep e vários outros aspectos das amizades na escola. Juntamente, temos alguns desenhos e fotos que ilustram as situações. Ah, e tem também a incrível e emocionante história de um mendigo cego, que vocês terão que ler para descobrir. Mesmo sem falar tanto sobre Auggie, ele ainda aparece na história em algumas situações e acaba sendo o centro de alguns acontecimentos.


É incrível como, ao mesmo tempo em que estes três contos lembram situações que lemos em Extraordinário, também fazem uma ligação entre si. É bem bacana ler os pontos de vista de vários personagens, muitas vezes sobre o mesmo ângulo. E é impossível dizer qual é o conto que mais gostei. Os três conquistaram meu coração, assim como Extraordinário. Tudo o que tem a ver com esta história me comove muito. Favorito, com certeza absoluta. *-*

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Resenha do livro Auggie & Eu Extraordinário

Se você não foi conquistado por Auggie em Extraordinário (fato concretamente impossível), com certeza isso vai acontecer com esse livro. De “inimigos” que perceberam o preconceito e voltaram atrás em suas atitudes até amizades verdadeiras, duradouras ou inesperadas, Auggie & Eu vai conquistar cada leitor que conheceu Auggie no primeiro livro. Só pra relembrar a história e matar a saudade desse personagem que, mesmo que diferente de muitos de nós, ainda assim é igualzinho a todo mundo.

POSTS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Responder

    Gabi

    21/12/2015

    Amei as ilustrações! Babei demais [love]

  2. Responder

    Bianca Schultz Ramos

    21/12/2015

    Oiii Gabi!
    Saudades de passar por aqui! <3
    A vida tá tão tãoo corrida que nem meus blogs favoritos eu tou lendo!
    Enfim, acredite, mas eu não li O Extraordinário! :/ Já vi muitas pessoas falando super bem do livro, mas eu li só o primeiro capítulo pelo tablet e acabei abandonando… não sei dizer o porque!
    Com essa resenha do Auggie e eu, mesmo não sendo continuação do outro, eu fiquei com vontade de retomar a leitura e conhecer melhor sobre esse livro que todos falam ser incrível.
    Tenho certeza que quem se apaixonou pelo livro anterior, vai adorar ler esse também!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/12/2015

      Oi, Bia!
      Nem me fala, te entendo completamente! Eu vejo todos os seus posts porque recebo por e-mail, mas não é sempre que consigo ir pro blog e comentar.
      Ah, Extraordinário é fofinho demais. Se um dia tu procurar uma leitura boa, escolhe ele. É uma lindeza <3
      Beijos!

  3. Responder

    Lara

    21/12/2015

    Olá!
    Amei essa edição, ela é uma graça! Fiquei muito interessada, mas como já li Extraordinário e quero comprar outras obras, acredito que vou deixar para depois.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/12/2015

      É muito livro bom pra escolher, né Lara? Hehe! Prioridades, tudo no seu tempo! 🙂
      Beijos.

  4. Responder

    Layana

    22/12/2015

    Sempre leio seu blog, mas nunca paro pra comentar…
    conhecer mais a fundo os personagens do livro é maravilhoso, porque ler ‘Extraordinário’ pra mim, foi uma experiência incrível! tenho 22 anos e me senti uma criança lendo o livro.. tudo o que as crianças pensaram lendo o livro (creio eu), eu pensei também. fiquei imaginando como seria encontrar o Auggie de verdade sabe…
    mas, enfim, vou colocar o livro na minha wishlist e espero que ele seja tão extraordinário quanto o outro foi!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      24/12/2015

      Oi, Layana!
      Tudo bem, sei como é essa correria do dia a dia 🙂
      Eu também me senti uma criança lendo Extraordinário. E se você gostou tanto, certamente vai se apaixonar por esse novo livro também.
      Beijos!

  5. Responder

    Alichel Mortoni

    17/01/2016

    Eu estou apaixonadinha por esse livro. <3 Ando tão desatualizada com os livros da Intrínseca que isso me deixa mega triste. 🙁

  6. Responder

    Maria Júlia

    22/01/2016

    Adorei a resenha! Sou apaixonada pelo Auggie e com certeza preciso comprar esse livro lindo!

  7. Responder

    Alichel

    15/04/2016

    Comprei hoje, e começo daqui a pouco a leitura. Estou muito ansiosa, pois sou completamente apaixonada pelo Auggie. <3333 [love]

ESCREVA UM COMENTÁRIO