Holly Black – Boneca de Ossos

resenha do livro boneca de ossos

Boneca de Ossos
Holly Black
Editora #Irado, 2014
224 páginas

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos?

Boneca de Ossos” é o primeiro livro que leio da tão adorada e prestigiada escritora Holly Black, conhecida pela sua série “As Crônicas de Spiderwick” que, embora eu não conheça, sei que é muito bem recebida pelo público. Quando pequena, Holly viveu em uma imensa casa vitoriana com sua mãe, e ela lhe contava histórias de fantasmas – o que fez com que, mais tarde, a filha inventasse suas próprias histórias, que o mundo inteiro veio a conhecer. A Editora Novo Conceito lançou este livro em maio, abrindo seu novo selo #Irado, voltado ao público infantojuvenil de 8 a 13 anos que procuram por histórias alternativas, que fujam do estereótipo de livros comuns. Boneca de Ossos certamente é o lançamento certo para um selo com este propósito!

resenha do livro boneca de ossos

O livro conta a história de três amigos: um menino, Zach, e duas meninas, Poppy e Alice. Apesar de os adultos acharem que eles já estão bem “crescidinhos” para brincadeiras, os amigos ainda não pararam com essa atividade saudável. Com seus bonecos à mão, o trio dá vida a uma história de aventura em alto mar, com direito a mistérios, ladrões e uma Rainha, a Grande Rainha, uma boneca de porcelana de ossos da mãe de Poppy que fica guardada no alto de uma cristaleira, proibida de ser tocada. Para Zach, a boneca é assustadora, mas às vezes parece que, no fundo daqueles olhos pretos e sem vida, a Grande Rainha o observa, pedindo para ser salva do alto de sua torre.

resenha do livro boneca de ossos Enquanto Zach enfrenta seu pai, que decide que o filho já não pode mais ficar brincando por aí, Poppy tem um sonho: existe uma menina presa dentro da assustadora boneca, e ela quer ser levada ao seu lugar final, onde ela deveria estar há séculos. Agora, os três têm um mistério para resolver: eles precisam salvar o fantasma da menina, levando-a para o seu tão esperado túmulo. Mas… será que Poppy estava apenas tenho sonhos vívidos com a boneca e seu fantasma ou tudo aconteceu de verdade? Tantas coisas estranhas e assustadoras acontecem durante a aventura que Zach, Alice e a própria Poppy questionarão suas crenças.

Boneca de Ossos é um livro destinado ao público mais jovem, mas não é por isso que ele deixa de ser uma história de tirar o fôlego dos adultos também. A vontade é de dormir com a luz acesa após algumas páginas, como cita o autor Jeff Kinney, da série “Diário de um banana”. Não deixa de ser verdade, mas acho que, assim como não foi pra mim, será ainda menos assustador para outros leitores. Sou muito medrosa, então em alguns capítulos eu realmente senti medo, mas nada comparado a “Estrada da Noite”, de Joe Hill, por exemplo. Talvez, por esperar sentir medo demais, eu tenha perdido um pouco dele – o que, em parte, foi bom!

O que achei mais incrível a respeito de Boneca de Ossos foi que a autora ficou, o tempo todo, com o “pé no chão”: nada de heroísmo, nada de história fantástica envolvendo os três personagens. Afinal, são somente crianças, sem poderes – além de suas imaginações! A editora também está de parabéns pela diagramação do livro (não vou contar sobre os erros de correção que encontrei!), e a ilustradora, Eliza Wheeler, fez com que a história fosse real em nossas mentes, com seus desenhos perfeitos e fiéis até o último fio de cabelo.

Holly Black escreveu uma história para que o leitor lesse de uma só vez, do início ao fim, e ficasse sem fôlego para descobrir logo os mistérios que envolvem a suposta boneca que abriga um fantasma. Me conquistou e espero que conquiste vocês também! Resumindo, eu recomendo a leitura deste livro. Não é algo que vai lhe agregar conhecimento, mas certamente serão horas de uma história divertida, um tantinho assustadora e, acima de tudo, diferente de muita coisa que vemos todos os dias, fugindo ao convencional. E se você for mais jovem, aposto que vai gostar mais ainda!

POSTS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Responder

    Babi Lorentz

    maio 3, 2014

    Oi, Gabi! Este livro já está ao lado da minha cama. Ainda não comecei a ler direito porque tenho muitos livros para terminar e prometi a mim mesma que só começaria outro quando conseguisse terminar metade deles.
    Depois da sua resenha e de saber que a autora criou essa história com o pé no chão, me dá ainda mais vontade de ler. Estou super curiosa.
    Beijos.

  2. Responder

    alice aguiar

    maio 4, 2014

    era a resenha que eu estava esperando!
    definitivamente preciso ler esse livro <3

  3. Responder

    Mirelle Candeloro

    maio 4, 2014

    Oi Gabi, a cada resenha que leio tenho certeza de que preciso ler esse livro. Amei a capa e já fiquei encantada desde logo.. mas curiosamente achei a sinopse muito fraquinha, sem nenhum elemento instigante. Mas fico feliz em saber que você gostou. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  4. Responder

    Samantha Culceag

    maio 4, 2014

    Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, já li o primeiro capítulo a achei a narrativa excelente! Gostei muito desse novo selo da Novo Conceito destinado a leitores mais jovens, os livros prometem!
    Amei a sua resenha [heart]
    Beijos… Samantha Culceag.
    Só pra Menores

  5. Responder

    Mariana Moura

    maio 4, 2014

    Achei a capa desse livro muito linda e o nome me chamou atenção também. Pelo que eu tô vendo não é tão assustador, mas deve ser bom mesmo assim.

  6. Responder

    Divana

    maio 4, 2014

    Oi Gabi!
    Eu gostei muito da resenha embora não tenha tanto interesse assim em ler esse livro.
    As ilustrações que você colocou realmente são muito bonitas e a capa do livro é bem interessante também, e um tanto sombria.
    Ah, e li Estrada da Noite do Joe Hill e achei assustador!
    Abraços!

  7. Responder

    Kris Monneska

    maio 4, 2014

    Eu já vi algumas resenhas desse livro e só me fizeram querer mais e mais, achei a diagramação linda, as ilustrações fofas a história muito interessante e ainda tem uma personagem chamada Alice que é o nome da minha filha. É amor demais [heart]

  8. Responder

    Ingrid

    maio 4, 2014

    Conheci um pouco do trabalho da Holly graças ao livro Zumbis X Unicórnios, porque até então eu também desconhecia a autora.
    Boneca de Ossos parece ser interessante, por mais que seja destinado ao publico juvenil, adoro livros com ilustrações [heart]

  9. Responder

    Sharon

    maio 5, 2014

    Oie Gabi.
    Que fofo esse livro. Não sabia desse selo novo da editora. Gostei. A Novo Conceito tem muitos livros bons e acho com esse novo selo, vai trazer muito mais.
    Lindo.

    Bjooos

  10. Responder

    Tais

    maio 5, 2014

    Oi Gabi,

    Esse livro está entre minhas próximas leituras, desde o primeiro momento já fiquei encantada com o trabalho gráfico dele e depois de ler várias resenhas positivas como a sua a minha vontade de ler só aumentou.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  11. Responder

    ana

    maio 5, 2014

    Que resenha maravilhosa gabi!
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro!
    Gosto de livros juvenis mais por esse pegada mais leve e por ser historias que (no meu caso) chamam mais a atenção!
    Beijão querida!

  12. Responder

    Aline T.K.M.

    maio 5, 2014

    Gabi, ainda não tinha visto a nova carinha do blog! Ficou incrível! =)
    Sobre o livro, gostei do que você disse na resenha, principalmente do fato de fugir do que estamos acostumados a ver e, sobretudo, de a autora ter permanecido com os “pés no chão”. No entanto, há outros lançamentos da Novo Conceito que me interessaram mais, então acho que vou aguardar mais um pouco para ler esse…

    Beijinhos, Livro Lab

  13. Responder

    Alessandra Tapias

    maio 6, 2014

    Adorei a resenha. Eu, diferente de você, não senti medo. Mesmo assim vi muitas questões bacanas, e quem é mais jovem vai curtir muito mesmo! E até se identificar, ou identificar algum amigo.

    Bjks

    Lelê – http://topensandoemler.blogspot.com.br/

  14. Responder

    Fefa

    julho 18, 2014

    Oi, minha filha adora ler e comprou esse livro pois achou interessante. Eu como estava sem nada para ler peguei-o para ler e adorei, li em dois dias. É muito interessante para todas as idades. Discordo quando você escreveu que não irá agregar nenhum conhecimento, pois fiquei interessada em saber sobre a fabricação de porcelana, curiosa em conhecer a cidade de Eleanor, enfim, um livro que recomendo.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      julho 18, 2014

      O livro é mesmo muito bom, Fefa! E você tem razão sobre discordar de mim, o livro desperta a curiosidade em conhecer coisas novas. Certíssima! Obrigada pelo comentário.
      Beijos.

ESCREVA UM COMENTÁRIO