Andrea Belo – Coleção Diversidades: Tesouros do Olhar

Conheci a editora Belo Belo na Bienal de São Paulo deste ano: enquanto eu estava no Encontro de Blogueiros, meu namorado foi dar uma olhada nas ruas que a gente ainda não tinha tido tempo de ver e, como era o último dia, ele anotou todos os estandes mais interessantes para voltarmos depois, para não perdermos tempo. Quando voltou, me disse: “Achei uma editora que é a tua cara, com uns livros bem bonitos”. E foi assim que comprei a coleção “Diversidade: Tesouros do olhar” que apresento a vocês agora.

A coleção conta com três livros: “Um olhar sobre a sustentabilidade“, “Um olhar sobre a diversidade” e “Um olhar sobre a África“. Os três são bem fininhos e totalmente coloridos por dentro (nesse vídeo eu mostro os livros, lá pelos 5:38). A forma de leitura é bem dinâmica por possuir pouco texto por páginas, com diversas ilustrações e com a diagramação bem cuidada e diferenciada.

Além de ser uma leitura super rápida, leve e agradável (em forma de diário), é muito útil para ensinar sobre coisas que estão precisando de atenção, como é o caso da reciclagem e o respeito para com todas as raças. Super recomendo que, se quiserem ler, adquiram a coleção completa, que vem num box super bonito com diversos cartões com os temas dos livros.

Os títulos dos livros falam por si, então não preciso falar muito sobre cada um, só vou deixar alguns quotes pra vocês conhecerem um pouco.

Um olhar sobre a sustentabilidade

resenha do livro coleção diversidades tesouro do olhar { livro no skoob }
Minha classificação:

“Com a globalização, o mundo inteiro foi dominado pelo desejo de consumir. Hoje, nas diferentes partes do planeta, as pessoas sentem a mesma necessidade de consumi induzidas pela mídia.” página 12

“[…] a história das coisas não acaba no lixo. […] Elas podem virar bolsas, roupas, luminárias, barcos, telhas, tijolos e muitos outros objetos.” página 28

 

Um olhar sobre a diversidade

resenha do livro coleção diversidades tesouro do olhar { livro no skoob }
Minha classificação:

Adorei o fato de esse livro possuir várias curiosidades acerca de pessoas que, enquanto vivas sofreram preconceitos mas que, depois de muitos anos, influenciaram e influenciam uma legião de pessoas. Em uma das páginas, tem uma folha colada (colada mesmo!) de um trecho do livro de Anne Frank. No fim do livro, tem um envelope com uma carta que Saulo (o dono do diário) escreveu para a Anne. Me senti mais próxima do personagem. Dos três, é meu liro favorito.

“O que está acontecendo com a humanidade? Não somos uma grande família? Não compartilhamos o mesmo planeta? Ele é uma casa grande, que pode abrigar todos nós. Basta haver respeito.” página 26

 

Um olhar sobre a África

resenha do livro coleção diversidades tesouro do olhar { livro no skoob }
Minha classificação:

“[…] existem no Brasil pessoas trabalhando como escravos, exaustivamente, sem receber salário e correndo risco de vida. Em 2010, quase 40 mil pessoas foram libertadas de condições análogas à escravidão. Destas, mais de 70% eram pretos ou pardos…” página 42

“O que existe em nós é uma identidade brasileira, muito marcada pelas heranças africanas.” página 44

 

Mais um ponto super legal da série é que os três se completam, sem terem uma ordem de leitura. Cada um dos livros é narrado por um estudante, mas os três estudam juntos e têm os mesmos professores. Há trechos que, inclusive, um personagem é citado no diário de outro. Muito bacana! Recomendo muito, dá pra ler os três livros em poucas horas e você ainda aprende bastante sobre diversos assuntos que permeiam nosso dia a dia, mas que às vezes não são abordados de forma clara e aberta.

POSTS RELACIONADOS

40 comentários

  1. Responder

    May

    27/10/2012

    Oi Gabi!

    Caramba! Que capas lindas! Estou aqui de boca aberta com essas ilustrações LINDAS! Não tive tempo de fazer isso nessa Bienal, mas na do ano que vem (que se Deus quiser eu vou), vou me programar melhor e tentar ir mais de um dia! o/

    Beijinhos,
    May :*

  2. Responder

    Thais Teixeira

    27/10/2012

    Que fofo seu namorado Gabi!! Super atenciosa e prestativo, ajudando vc na Bienal, ele tbm curte ler como vc ?? Queria que o meu fosse assim … kkkkkkkkkkkk
    Legal os livros, não conheço essa editora ainda não, mas vou lá conferir o site deles!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      27/10/2012

      Oi Thais! Meu namorado não lê tanto quanto eu porque ele tem menos tempo, mas ele tem vários livros e adora ler, sim ♥
      Espero que você goste da editora. Eles são muito bacanas ;D
      Beijão!

  3. Responder

    Bruno Herbert

    27/10/2012

    Poxa, bacana a sua indicação, nunca tinha escutado ou visto algo sobre a série, é interessante quando o livro tem um diferencial e este parece ser um deles, o fato de ser bem diagramado e ter essa característica de diário (feito à mão) mostra que realmente houve uma atenção a mais com a obra literária.

    Beijão e Fica na paz 😀
    Bruno Herbert’
    http://www.vivendolivros.com.br

  4. Responder

    Beatriz

    27/10/2012

    Eu lembro que vinha visto esses livrinhos no vídeo mas não imaginava que fosse ser tão interessante assim. Achei linda a capa dos dois primeiros, super coloridinha e fofa. Quando eu tiver uma oportunidade de conhecê-los melhor, não vou pensar duas vezes! O ruim de livros assim é que não se encontra fácil por aí. :/

  5. Responder

    Carolina

    27/10/2012

    Capas lindas! Especialmente a de Sustentabilidade.
    Se visse em uma luvraria passaria direto, mas sua resenha me fez mudar de idéia.

    Beijo

  6. Responder

    Fran Petite

    27/10/2012

    Oie!

    Ainda não tinha visto nada sobre esses livros. Adorei as capas, super fofas e dão uma cara mais descontraída, porque geralmente em livros com estes temas, colocam umas capas meio entendiantes só de olhar, sabe? E gostei do modo como os livros passam as mensagens, não é daquela forma didática, como se estivesse ensinando. Parece ser mais solto e leve.

    Bjins

    http://www.dicasoutravessuras.blogspot.com

  7. Responder

    Ellen Alves

    27/10/2012

    Que lindo Gabi! eles além de serem fofos ainda são interessantes!!
    Muitissimo obrigada por passar lá no meu blog! fiquei até emocionada.Com certeza eu quero eles para min.olha cade o botton do seu blog?
    Um beijão

  8. Responder

    Elisama Rodrigues

    27/10/2012

    Não é meu tipo de leitura,mas escolheria o segundo.
    Parabéns pelo blog.
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/2012/10/lancamento-editora-arqueiro-primeira.html

  9. Responder

    Guilherme

    27/10/2012

    Gostei muito das capas, e dos quotes, o livro parece ser bem interessante [happy]

  10. Responder

    Lilian

    28/10/2012

    Tem download em pdf disponível? Na parte de comprar redireciona pra outro…
    Fiquei muito interessada no livro sobre sustentabilidade! [smile]
    A arte das capas são lindas mesmo!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      29/10/2012

      Não sei te dizer, Lilian! Entrei em contato com eles mas eles ainda não me deram resposta. Acredito que tenha alguma forma de comprar sim, mas recomendo que você entre em contato diretamente com eles 😉

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/10/2012

      Lilian! A moça da editora me respondeu, é pra você enviar um e-mail pra ela solicitando a compra, se você quiser: julia.campos@yahoo.com.br
      Beijos!

  11. Responder

    Carol Freitas

    28/10/2012

    A arte das capas realmente é linda, Gabi! E precisava ter me planejado melhor como você fez e também ter ido em mais de um dia, porque quase não vi nada indo no último dia apenas.
    Beijos, Carol.

  12. Responder

    Isabel

    28/10/2012

    Amei essas capas, estooou louca para dar uma olhadinha nesses livros! Adoro leitura rápida que trás conhecimento! Em breve espero ler esses livrinhos!
    Beijooos Gabi!

  13. Responder

    Caroline

    28/10/2012

    Geente, amei a coleção! Primeiro que achei super criativa a ideia de abordar o tema desse modo. Ok, estamos falando de capitalismo, escravidão ou preconceito e essas por serem coisas várias vezes abordadas na escola, podem ter saturado alguém. Mas da forma como está ali, acredito que as pessoas vão amar ler o livro simplesmente porque ele é lindo e vão olhar pra ele com outros olhos, dispostas a pensar um pouquinho mais sobre os temas.
    Gostei particularmente do segundo: “Um olhas sobre a diversidade” Pelo mesmo motivo que você, adorei o fato de ter a carta e o trecho colado, estou morrendo de vontade de ler e até twittei um desses quotes lindos e recheados de verdade.
    Adorei o post Gabi!
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Obs: também acho que os livros são a sua cara, principalmente a capa do primeiro.
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

  14. Responder

    Ludmila

    28/10/2012

    Parecem ser ótimos e muito interessantes.
    As capas são lindas e deixam a gente com mais vontade ainda para ler os livros.
    E seu namorado é um fofo, vocês dois são fofos!
    Beijos

  15. Responder

    Carol Bastos

    28/10/2012

    Oi!!
    Adorei a resenha !!!
    E também os livros!!!
    BEijos!
    Carol-www.amorzinhodelivro.blogspot.com [love] [love] [love] [love] [love]

  16. Responder

    alice

    28/10/2012

    cara achei bem diferente os livros, nao conhecia nenhum deles.
    legal o lance de serem iguais diarios.

  17. Responder

    Carol Zardo

    28/10/2012

    Amo ler e é sempre bom encontrar blogs que falam também de leitura. Estava vendo seu perfil no Skoob e encontrei várias dicas para leitura, obrigada! Beijokas e boa semana!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      28/10/2012

      Que bom que você encontrou várias dicas de leituras aqui no blog, Carol! Fiquei feliz com isso 🙂
      Beijos e uma ótima semana pra você também.

  18. Responder

    Claris Ribeiro

    28/10/2012

    Gente, que lindo desses livros! Nunca tinha ouvido falar sobre a editora e nem sobre a coleção, fiquei mais encantada com a capa de Um olhar sobre a sustentabilidade, ando me sentindo tão ligada ao esse assunto por estar estudando isso na faculdade… haha
    Gostei muito dos livros, depois vou procurar mais sobre essa coleção! 🙂

  19. Responder

    Preto no Branco

    28/10/2012

    Oii Gabi!!
    Que legal, adorei a coleção, pena que nunca os vi por aí para comprar para mim, rs.
    Mas assim que os vir, com certeza comprarei, haha.
    Beijo!

  20. Responder

    Lucas Maia

    29/10/2012

    Oi Gabi,
    me lembro de você citá-los no vídeo mesmo. E acho super legal ler sobre esse livros, porque é muita cultura que você ganha lendo-os.

    E falando sobre o post anterior que li, mas não comentei porque não vou participar do sorteio. Já fico preocupado com o meu TCC que ainda vai demorar, mas sei que é muitaaa coisa para ler e fazer. Te desejo sorte e esse período de pouca leitura logo, logo passa e você voltar a ler com a mesma frequência que antes. ^^

    Beijos

  21. Responder

    Beatriz Gosmin

    29/10/2012

    Gostei muito dessa coleção, adoro fugir do tema e de vez em quando pegar algo diferente para ler.
    Vou pesquisar mais sobre!

    Ah, quando custa o box?

    Beijos

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/10/2012

      Bia, eu paguei 30,00 pelo box na Bienal. Mas acho que era promoção de Bienal mesmo, acho que é outro preço comprando agora, não sei =/
      Bjos.

  22. Responder

    Amanda Almeida

    29/10/2012

    Oi Gabi, tudo bem?
    Flor, que coleção linda!!! Adorei a temática, deve ser ótima para quem é professor (Um dia ainda hei de exercer a minha profissão de formação) além de ensinar de uma forma descontraída. Vou procurar saber mais e vou indicar para alguns amigos professores.
    Abraços,
    Amanda Almeida

  23. Responder

    Roberta

    29/10/2012

    Adorei as capas, os assuntos são bem interessantes .. [happy]
    Bem legal sua indicação Gabi

  24. Responder

    Maris

    29/10/2012

    que linda essas capas Gabi, super amor!

    Acho que estou precisando ler livros como este… é sempre bom ler coisas legais para “abrir” mais a nossa mente em certos assuntos!

    Gostei da indicação!

    Beeijos ;*

  25. Responder

    Bia Medeiros

    29/10/2012

    Essa coleção de livros parece ser bem bacana e acho que, como você, meu favorito seria o segundo livro. Odeio preconceito, de todos os tipos. Porque não respeitar o próximo? O que custa? Aquela pessoa é diferente, mas devemos ser todos iguais? Quero muito lê-lo :/

  26. Responder

    Michelle

    29/10/2012

    Que legal! Não conhecia essa coleção e parece bem interessante. As capas são lindas! Acho que a apresentação e a forma diferenciada de abordar assuntos tão importantes ajudam a alcançar um público jovem, nem sempre interessado em conhecer a realidade. Gostei da dica 😉
    bjo

  27. Responder

    Bia Medeiros

    29/10/2012

    Ah Gabi, eu deixei um meme pra você lá no meu blog [dead] Espero que goste.
    http://florencesdiary.blogspot.com.br/2012/10/meme-tudo-sobre-o-livro-que-voce-esta.html

  28. Responder

    Babi Lorentz

    29/10/2012

    Oi, Gabi!
    Apesar de não ser o meu tipo de leitura favorito, acabei por anotar a dica, de tanto que gostei do que você falou sobre os livros.
    Se eu encontrá-los e estiver podendo gastar, com certeza vou investir.
    Beijos.

  29. Responder

    Ellen Andressa

    29/10/2012

    Gabi coloquei o button do fluffy lá no blog! ta la em favoritos.
    Um beijo.

  30. Responder

    Gaby

    30/10/2012

    Olá Gabi!
    As capas dos três livros são maravilhosas! E o que mais chamou a minha atenção foi o fato de que ambos abordam assuntos que muitas vezes passam despercebidos por nós. Fiquei curiosa para conhecer todos.
    Boa semana!
    Beijos ;*

  31. Responder

    Fernanda Rocha

    30/10/2012

    Parecem ótimos livros e são lindos!!! Além de lermos sobre fantasia, romance, suspense, etc acho muito importante lermos livros sobre assuntos reais, do nosso dia a dia. Parabéns pelo post!

  32. Responder

    Jacqueline Braga

    30/10/2012

    Oi Gabi
    lindas capas, realmente, e o conteúdo parece ser muito bom, só pelo quote que vc selecionou.
    bjs

  33. Responder

    Michele Bowkunowicz

    31/10/2012

    oi,
    não conhecia essa editora. as capas são bem legais!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

  34. Responder

    Mônica

    02/11/2012

    Já tinha visto a coleção no vídeo da bienal e achei tão linda <3 , agora com os quotes e comentário fiquei com vontade de ler, quem sabe um dia ^^ … é bom uma leitura rápida e "simples" de vez em quando … e o conteúdo desses livros me parece bom para todos que terão redação de vestibular em breve D:

    bjos

ESCREVA UM COMENTÁRIO