Siobhan Vivian – Conselho de amiga

resenha do livro Conselho de amiga

Conselho de amiga
Siobhan Vivian
Editora Novo Conceito, 2012
224 páginas

Ruby está completando 16 anos, mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai, desaparecido há muito tempo, aparece e Ruby não quer ter nenhum contato com ele. Ela quer sair com suas amigas: a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai, como ela deve se vestir e como deveria se sentir. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um garoto entra em cena, e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão sinceras quanto dizem.

A minha mania de não ler as sinopses dos livros que chegam de parceria me pegou desprevenida de novo. Eu imaginei algo totalmente diferente para Conselho de amiga, e me surpreendi vendo que não era nada do que pensei.

Ruby é uma personagem forte, que corre atrás do que quer e é destemida. É claro que todo personagem tem os seus momentos de fraqueza, mas Ruby é uma menina impressionante, e eu a adorei. É alguém que expressa seus sentimentos e pensa antes de agir. Apesar disso, ela enfrenta problemas pessoais, porque seu pai abandonou, a ela e sua mãe, há seis anos. Desde então, conseguiu juntar forças e, junto com sua melhor amiga Beth, superou esse bloqueio em sua vida. Mas ele aparece, subitamente, em seu aniversário de 16 anos, e Ruby não sabe mais o que fazer. Ela se vê perdida em antigas recordações, ao mesmo tempo em que conhece um menino novo (e super fofo), e descobre quem são de verdade algumas de suas amigas.

É um livro muito bem escrito, que prende o leitor da metade para o final. Vou ser sincera e dizer que o início do livro não prendeu minha atenção, porque todos os três acontecimentos – a volta do pai, o novo menino e as amigas – pareciam não ter ligação. Mas quando percebemos a ligação entre todos, o livro torna-se uma ótima leitura.

Adorei o fato de Ruby ganhar uma Polaroid no aniversário e, a partir de então, começar a ver os fatos através da lente da câmera. Inclusive várias coisas acontecem a partir dessa câmera, é como se grande parte da história girasse em torno dela. Eu gosto muito de fotografias, e podemos ver, no livro, que Ruby passa a gostar muito dessa atividade.

Só tirei uma estrela da classificação geral porque, apesar de eu ter achado a história muito bem escrita, muito bonita e inesperada, não foi algo que me impressionou. Acho que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, porque não me senti conectada com eles. Mas eu indico por ser uma leitura gostosa, rápida e muito fofinha! ^^

No próximo post tem novidades no blog e sorteio desse e de outros livros, aguardem!

POSTS RELACIONADOS

26 comentários

  1. Responder

    Leandro de Lira

    22/06/2012

    Oi!
    Estou ansioso para ler este livro. Porém, acredito que vá demorar um pouco. Estou com uma pilha enorme de livros pra ler, e ele faz parte da pilha. rsrs
    Amei a resenha! >.<
    Abraço!

  2. Responder

    Janaina Barreto

    22/06/2012

    Oi, Gabi!
    Olha, você não é a primeira pessoa que diz que faltou algo no livro… Qualquer história precisa, além de ser bem escrita, prender o leitor, todo história precisa ter um certo mistério, né? Eu também gostei muito disso da Polaroid! Sempre achei tão lindas as fotografias tipo “cartão”!
    Estou animada pra essa leitura, apesar de estar pensando que não vai me empolgar tanto… mas quero ler pra tirar minhas próprias conclusões. ^^

    Beijo!

  3. Responder

    Victoria eliza

    22/06/2012

    Quero muito ler esse livro. A capa não me agradou muito não, mais a historia em si parece ser bem interessante. Gostei bastante da resenha ( como sempre haha) e agora estou SUPEEER curiosa das Novidades do Blog e os próximos sorteio…
    beijooos [lol]

  4. Responder

    Kelly Barros

    22/06/2012

    Eu não tinha o menor interesse em ler esse livro. Até ler sua resenha. Eu não gostei muito da capa, nem da sinopse porque eu pensei que ela fosse uma indecisa, chata, essas coisas. Mas ai você disse que ela é o contrário, e o fato dela ter ganhado a polaroid, e várias coisas acontecerem por causa disso, fiquei bem interessada. Despertou minha curiosidade. Adoro ler resenhas assim, que me fazem ter vontade de ler e não tem spoiler (nossa, odeio ler spoiler [mad] !) O seu blog é um dos poucos que eu confio de ler a resenha antes do livro. Parabéns Gabi. Beijos

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      25/06/2012

      Uau, que bom ler isso! Às vezes é mesmo muito difícil escrever sem spoilers, por isso, antes de arriscar, prefiro escrever sobre as minhas emoções quanto ao livro, que isso nunca erra! Hehe. E eu também odeio spoiler! Quando estava lendo “Um dia”, dei de cara com um super spoiler dele no Twitter, o que acabou com o final do livro pra mim =(
      Beijo!

  5. Responder

    Carol

    22/06/2012

    Bem legal, me interessei pelo livro! Gosto de histórias bem escritas e que tenham personagens fortes http://fluffy.com.br/wp-includes/images/smilies/wink.gif eu com certeza vou participar do sorteio dele!
    Beijos

  6. Responder

    Bruna

    22/06/2012

    Amei a resenha me deu vontade de ler, coisa que só pela sinopse eu não fiquei interessada.

  7. Responder

    Carla

    22/06/2012

    Coincidência, acabei de ler este livro HOJE, Gabi. Concordei bastante com o que você falou. Achei a Polaroid e a entrada das fotos marcando os acontecimentos e sentimentos ao longo da história muito interessante. O livro foi muito bem escrito, gostei da forma como a Ruby vai narrando, colocando suas impressões — sempre de maneira marcante. Mas a história em si deixou um pouco a desejar, Beijinhos!

  8. Responder

    Gil/Effy

    23/06/2012

    OI Gabi!
    Adoro quando há um garoto fofo no meio, isso é sinal para eu passar livros na frente, rs. A Ruby parece um aboa personagem, e do lado sua amiga sempre para ajudar, será que é algo marcantes no livro da autora? vai saber.. A capa eu não vejo muita coisa não.. tomara que eu goste mais da história que da capa.
    Beijos!

  9. Responder

    Gil/Effy

    23/06/2012

    OI

  10. Responder

    May

    23/06/2012

    Essa é a primeira resenha desse livro que leio. Eu também não costumo ler as sinopses dos livros de parceria, gosto de ser surpreendida. Estão falando muito bem desse livro, eu ainda não li nada da autora, mas tenho aqui Não sou esse tipo de garota, e espero não me decepcionar.

    Beijinhos,
    May ;*

  11. Responder

    Clara

    23/06/2012

    Gostaria de ler esse livro, mas não tenho e nem sei quando, como e se vou adquiri-lo.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

  12. Responder

    Nizer

    23/06/2012

    [wink] Suas resenhas são perfeitas!
    Fiquei babando aqui pra ler esse livro :3

    Flights and Dreams

  13. Responder

    Erika Tammy

    24/06/2012

    confesso que ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro e fiquei bastante curiosa. quero lê-lo em breve 🙂

  14. Responder

    Lygia

    24/06/2012

    Eu sinceramente não curti a experiência que tive com a escrita da autora com ‘Não sou esse tipo de garota’, e não vou priorizar a leitura de Conselho de Amiga. Acho que os personagens que ela constrói são bem superficiais.

    Beijos!

  15. Responder

    Débora Lima

    24/06/2012

    Oi, Gabi!
    Eu não curti muito esse livro. Achei a Ruby muito dependente da melhor amiga pra tudo, isso acabou me irritando em grande parte do livro. A Polaroid foi um super presente de aniversário mesmo, a mãe dela acertou em cheio.
    Beijos!

  16. Responder

    Cida

    24/06/2012

    Oi Gabi!
    Gostei do livro, é a primeira resenha que leio, mas me conquistou, mesmo com o comentário de uma estrela a menos, acho uma leitura interessante.

    Conseguiu recuperar todo o blog?

    Tenha uma boa semana.

    Bjos!

    Cida

    http://www.moonlightbooks.net

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      25/06/2012

      Felizmente consegui recuperar tudinho, querida! A Pre-Lude tinha backup e eles conseguiram deixar tudo como estava antes *-*

  17. Responder

    Ludmila

    25/06/2012

    Gabi,
    Gostei da sua resenha!
    Conselho de Amiga parece ser um livro gostoso de ler numa tarde de chuva, como um filme da sessão da tarde.
    As vezes é tão bom ler algo assim…
    Bom, mesmo você dizendo que parece ter faltado alguma coisa no livro, eu vou querer ler.
    Gosto de personagens fortes, destemidos e que correm atrás do que quererem.
    Beijos

  18. Responder

    Fernanda Assis (@nandaassisbh)

    25/06/2012

    Oi Gabi,

    O blog novo está muitoooo lindo!
    Babei nas florzinhas, e nas cores, ficou fofo.

    Eu li o outro lido da autora – Não sou este tipo de garota, não gostei muito, esperava mais. Espero gostar deste, pelo que tenho lido nas resenhas a historia é mais legal.

  19. Responder

    Raíssa Lins

    25/06/2012

    Já li a sinopse do livro e alguns comentários a respeito, mas nada que despertasse o interesse por ele, sabe? A impressão que eu tenho é que Conselho de Amiga é um livro… comum. Não sei bem, mas acho que não será uma próxima leitura [happy] Ah, sou leitora nova e parabéns pelo blog, adorei.

  20. Responder

    Rapha

    25/06/2012

    Ooi Gabiii ;D

    Eu tbm to com mania de nao ler sinopse, tem sido bem legal pq imagino coisas e as vezes erro feio hahahaah

    Gostei da resenha! Ainda nao li o livro, mas pelo jeito vai ser diferente do que imaginei tbm, pela sua resenha o livro nao parece ser tao juvenil e eu imagino o livro assim rsrs

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

  21. Responder

    Bruna Reis

    25/06/2012

    A história parece interessante, mas não sei se eu conseguiria ler porque se o início é parado, eu me desmotivo. Ainda mais se o nível de atenção que a história me chamou é médio, que é o caso dessa ^^.

    Beijos Gabi
    Bruna Reis

  22. Responder

    Raquel

    26/06/2012

    Ahh quero tanto ler esse livro! Desde que vi a capa já fiquei com vontade, adoro livros com histórias de amigas, me faz lembrar do livro A irmandade das calças viajantes, que eu adoro. Eu também fiquei surpresa quando descobri, lendo as resenhas, que tratava de outros assuntos, tipo o pai dela, mas ainda pretendo ler o livro.
    Na verdade eu não espero muita coisa dele, esse tipo de livro é para passar o tempo 🙂

  23. Responder

    Francielle Lima

    27/06/2012

    Eu gostei da sinopse do livro, e fiquei imaginando do que se tratava,
    essa volta do pai dela e o amor pelo novo garoto, parece um pouco com filme americano >.<
    Espero ter a oportunidade de ler 🙂
    Ótima resenha!
    [smile]

  24. Responder

    Thielen Costa

    03/03/2013

    Realmente parece ser um bom livro, queria poder ler. Pena que não faz taaaanto sentido no isso. Queria ter participado do sorteio… [dead]

ESCREVA UM COMENTÁRIO