Élia Barceló – Cordeluna

Cordeluna

Cordeluna
Élia Barceló
Editora Biruta, 2011
310 páginas

Mil anos atrás, uma história de amor foi interrompida pela desgraça e uma maldição. Um poder tão maligno que tinha conseguido dominar seus espíritos geração após geração. E enquanto isso, os apaixonados esperam… condenados a se reencontrar e voltar a se perder por culpa do ciúme e do ódio. O cavaleiro e a dama. O guerreiro e a donzela. Até que talvez um dia, talvez em nossa época, séculos depois, um poder superior e benigno consiga pôr um fim ao malefício. Apaixonante novela que combina história e fantasia, amor e maldade, bruxaria e religião, criada pela escritora Élia Barceló, conhecida como a “Dama Negra” da literatura espanhola, ganhadora em duas oportunidades do Prêmio Edebé de Romance Juvenil. A história se passa na Idade Média e é muito bem retratada no livro, que destaca costumes e valores da época. As sangrentas guerras entre muçulmanos e cristãos pela expansão e posse de seus domínios. No posfácio, a editora explica os diferentes períodos da História e descreve a fascinante personalidade de El Cid.

“- É Cordeluna […], a espada dos nossos antepassados. Tem esse nome por causa deste emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõem. E a empunhadura têm uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua.” página 17

Às vezes, não damos muita bola pra um livro porque ele não é tão falado ou tão divulgado nos blogs ou nas redes sociais. Acontece que você acaba descobrindo uma relíquia, uma obra de arte, uma escrita impecável e apaixonada nesses livros que pouca gente já ouviu falar (e digo que pouca gente ouvir falar de Cordeluna levando-se em conta os comentários sobre ele na caixinha de correio e no post de divulgação). Então, não se deixe levar por esses conceitos pré-definidos de que o livro não é bom se ele não é o foco nas mídias. Ainda mais depois de ler essa resenha.

Cordeluna me interessou pela sinopse, que fala sobre uma história de um amor que ficou preso e condenado por mil anos por causa de uma maldição. Sancho, guerreiro de El Cid, e Guiomar, jovem condessa, conheceram-se no século XI, na Baixa Idade Média. Porém, além da dificuldade de uma condessa casar-se com um guerreiro, havia o ciúme de Brianda, madrasta de Guiomar, que queria Sancho para ela. E com o tempo, ela torna-se violenta e fica fora de si.

No século XXI, mil anos depois, um grupo de jovens atores juntam-se para encenar a história de El Cid. Notaram? É a mesma época de Sancho e Guiomar, e é para a mesma pessoa que ele servia. Isso quer dizer que essas pessoas irão encenar a guerra da época do casal – só a guerra, pois a história de amor é desconhecida para o público. Sérgio e Glória são os protagonistas (El Cid e sua mulher). Notaram algo de similar de novo? As iniciais dos nomes dos personagens! E sabe quem é a monitora do projeto, que é louca por Sérgio e por quem ele não tem interesse? Bárbara! Já deu pra ter uma boa ideia, né?

Eu sou uma leitora muito chata com erros de digitação e, principalmente, vírgulas e sentenças mal entendidas. Não encontrei nenhum, esse livro é extremamente bem escrito e a narrativa flui muito bem. A história começa no século XI e depois vai se alternando entre XI e XXI. No começo, achei difícil fluir porque a linguagem é rebuscada, e não estamos acostumados com isso. Mas com o tempo vamos nos adaptando e, à medida que vamos descobrindo tudo, ficamos ávidos por descobrir todos os mistérios.

Imagine: é uma história de amor proibido, escondido e amaldiçoado que perdurou por mil anos com as evidências e objetos mágicos guardados, estrategicamente, por Sancho, esperando pelas pessoas certas que iriam se encontrar, juntar as peças e desfazer o feitiço para libertar todos os personagens envolvidos nessa magia.

Ficou curioso? Gostaria de ler?

Estive pensando em fazer um book tour dele, mas antes quero saber quantas pessoas participariam. Então, quem topar, me diga nos comentários! Tudo depende do número de participantes para eu falar com a Editora, que me dará a resposta final. Mas deixarei vocês informados =)

Cordeluna

POSTS RELACIONADOS

47 comentários

  1. Responder

    Vivi

    29/04/2012

    Fiquei encantada com este livro quando vi na sua caixinha de correio, achei lindo demais e saber que a história também é boa me deixa super empolgada para ler. Mas participar do booktour pra mim não vai rolar, a lista de livros de parceria esta gigante para eu pensar em colocar algo, mas apoio a ideia e acho o máximo.

    Beijocas

  2. Responder

    Ariane

    29/04/2012

    Oie Gabi!
    Obrigada pelo comentário!
    Sim, é bem complicado quando eu não tenho meu próprio dinheiro… Mal posso esperar pra arranjar um emprego e poder comprar todos os livros que eu quiser! Minha mãe acha loucura eu ler um livro em dois , três dias…
    Eu gostei bastante de Julieta Imortal, e eu já tinha visto em um vídeo seu (no qual você mostrou a sua estante) que você não ia dar uma “nota” para ele…! rsrsrs…
    Mas bem, não é o melhor livro que já li na minha vida, mas é bom. Não é ruim não, eu acho.
    Muito legal mesmo a autora autografar pra mim…!
    Seu blog é uma coisa fofa demais!!! É tudo tão fofo, tão cute aqui…!

    Esse livro parece ser legal, eu não entendi muito bem a história, mas a capa é linda… rsrsrs.

    Bjs,
    Ariane;)

  3. Responder

    Layn

    29/04/2012

    Ah, minha querida, eu fiquei tão emocionada por ver que você retribuiu a visita no meu blog. Eu juro que nunca imaginaria (muitas pessoas com blogs maiores não retribuem as visitas), principalmente com um comentário tão maravilhoso. (:
    Eu vi esse livro no vídeo e amei a diagramação dele, a capa, sei lá, toda a parte visual dele me interessou (eu sou daquelas que compram o livro pela capa). É bom saber que além de uma apresentação legal, ele também tem um bom conteúdo.
    Esses blogs literários são um pecado pro meu bolso. Cada mês a minha lista de livros pra comprar aumenta mais e mais.

  4. Responder

    Aline T.K.M.

    29/04/2012

    Adorei a resenha, mesmo mesmo! E fiquei morrendo de vontade de ler o livro, e acho que seria super se rolasse tb uma promo dele… hein?! hehehe
    Mas te entendo mt bem qdo vc fala sobre descobrir uma relíquia em um livro que pouca gente se interessa ou fala sobre. Descobri mtos dos meus livros preferidos dentro desta situação!

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  5. Responder

    Tais

    29/04/2012

    Eu ouvi falar pela primeira vez de Cordeluna na sua caixinha de correio, quando você mostrou o livro.
    A capa é linda e lendo a sua sinopse fiquei com muita vontade de ler.
    O livro parece ser muito bom e isso de ter história de amor proibido me chamou bastante atenção.
    Eu participaria de um book tour do livro sim.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  6. Responder

    Bruna Reis

    29/04/2012

    Eu topo fazer =D quero voltar com o blog, seria uma boa forma =D e amo essas histórias medievais =D
    Beijão

  7. Responder

    Gaby

    29/04/2012

    Olá Gabi!
    Tanto a capa quanto a sinopse são incríveis!
    Além disso, gosto de livros que envolvem romance, fantasia e bruxaria. A história parece prender a atenção do começo ao fim da leitura. Depois de ler sua resenha, fiquei com os olhinhos brilhando de curiosidade para descobrir tudo o que acontece em Cordeluna. Ah! E nunca fui de julgar um livro pela capa ou divulgação. Marquei esse livro como “Desejado” em meu Skoob. E enquanto isso a minha lista só vai aumentando.
    Boa semana!
    Beijoquinhas ;*

  8. Responder

    Poly

    29/04/2012

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a sinopse tão legal *-*
    Até participaria da Booktour, mas vai depender da época ^^
    Bjuxxxxx

  9. Responder

    Jacqueline Braga

    29/04/2012

    A capa já me encantou, pois tem aquele ar “antigo” que eu adoro. Mas jamais advinharia a história. Falou em maldição e amor na mesma frase eu já fico super curiosa para ler rs
    Gabi do céu, você me conquistou com essa resenha e se tiver um book-tour eu gostaria de participar.
    bjs

  10. Responder

    Ludmila

    30/04/2012

    Gabi,
    Eu estava ansiosa pela sua resenha de Cordeluna.. queria muito saber sobre ele e claro, sua opinião sobre a história
    Fiquei encantada por ele desde que vc mostrou no seu vídeo do correio.
    Que bom que ele correspondeu as expectativas… A história me parecer ser muito interessante e deve ser linda…
    Ahhh, eu quero, quero muito ler…
    Amei sua resenha!

    Acho que vc deve fazer o booktour, é uma ótima chance das pessoas conhecer e divulgar o livro.
    Beijos

  11. Responder

    kakau4ever

    30/04/2012

    Oie!!
    Como funciona esse book tour?
    Bjs

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/04/2012

      Oi, Kakau!
      Funciona assim: se tudo der certo, farei um formulário onde quem quer participar deverá se inscrever. Aí eu vou fazer uma lista das pessoas e o roteiro que o livro vai ter. Eu mandarei o livro pra primeira pessoa, que terá um certo tempo pra ler e resenhar, se quiser (se tiver blog, senão no Skoob) e quando terminar, essa pessoa envia o livro pra próxima da lista. No final, faço um sorteio pra ver com quem o livro fica ;D
      Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.
      Beijão!

  12. Responder

    Lúcia

    30/04/2012

    Esse livro parece ser encantador! Fiquei curiosíssima para ler, a história parece ser linda.
    E a capa dele também é muito linda haha
    Amei a resenha Gabi, beijoos

  13. Responder

    Babi Lorentz

    30/04/2012

    Parece ser uma história de amor muito linda, Gabi! Estou maravilhada.
    Ainda mais quando li o nome Bárbara, rs. É sempre assim, elas sempre são vilãs. Nunca vi uma Bárbara mocinha em nenhuma novela ou livro, interessante, rs.
    Sua resenha realmente me deixou com uma vontade de ler, então eu participaria do Book Tour se você fizesse.
    Beijão

  14. Responder

    Roberta

    30/04/2012

    [love] gentee, adorei a resenha, deu uma vontade louca de ler. Essa capa é perfeita!

  15. Responder

    Emi

    30/04/2012

    Gosteei da história, acho que nunca li nada de autora espanhola… Acho muito legal essa sua iniciativa de tentar promover um booktour do livro, tomara que dê certo e apareçam bastante gente interessada. Por enquanto não posso D: mas estou na torcida para tudo dar certo ^^ e aconteça, porque é legal divulgar livros quando são bons.
    beijones

  16. Responder

    Luara Cardoso

    30/04/2012

    Nossa, esse livro me lembrou muito aquele filme que o cara que faz a Vovó Zona fez… acho que é Perdidos na Idade Média, ou coisa assim. Claro que o filme é voltado para a comédia, mas me lembrou muito!
    Esse livro realmente parece ser fantástico! Como você disse, a gente acaba esquecendo dos livros que são pouco falados nos blogs, redes sociais, etc. Mas é sempre bom conhecer algum livro assim. *-*
    Quanto ao booktour, EU PARTICIPARIA!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  17. Responder

    Igor Thiago

    30/04/2012

    Percebi que agora você está pondo uma foto do livro, que você mesmo tira. [ [heart] Achei super legal. && você disse uma coisa que eu também penso “Às vezes, não damos muita bola pra um livro porque ele não é tão falado ou tão divulgado nos blogs ou nas redes sociais.” A maioria da pessoas só compram livros mesmo quando tem filme, ou quando o livro é bem famoso. Atoron magia, guerra, bruxaria e aventura já vou adicionar o book no meu Skoob. ai e quando ao tour: #EUTOPO [lol]

  18. Responder

    Ann Gominho

    30/04/2012

    Oiii!
    Ainda não conhecia o livro… Gosto dessas histórias de amor interrompido, e uma aventura anos depois… rsrs Muito massa o brasão da capa do livro. Se você fizer o BT mesmo, quero participar, viu??

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

  19. Responder

    Camila Bezerra

    30/04/2012

    Olá Gabi!
    Já topei o book tour! Ainda não conhecia esse livro e me encantei depois de ler sua resenha. Quero muito ler. Esse com certeza irá para meus desejados.
    Bjão!

  20. Responder

    May

    30/04/2012

    Nossa, fiquei curiosíssima agora para ler esse livro, princpalmente que a capa é belíssima! Seria bem legal um booktour!

    Beijinhos,
    May ;*

  21. Responder

    Sammy

    30/04/2012

    O que posso dizer? A resenha me deixou super encantada com o livro! E essa capa que magica! Estou muito entusiasmada com essa história, um amor amaldiçoado, onde conheceremos o passado deles e a época atual!

    Eu gostaria de participar do Book Tour, pode contar comigo!

    Bjs

    http://www.daimaginacaoaescrita.com

  22. Responder

    Leandro de L.

    30/04/2012

    Oi!
    Linda a resenha! Eu fiquei um pouco interessado. Quem sabe eu o leia brevemente?rsrs
    Abraço…

    “Palavras ao Vento…”
    http://www.leandro-de-lira.com

  23. Responder

    Meireane

    30/04/2012

    Oi Gabi!
    Não conhecia o livro (mais uma para a lista), achei a capa muito linda e apesar de simples, super chamativa.
    Concordo com o que você disse no primeiro paragrafo… isso acontece bastante comigo. D: Mas enfim, o enredo desse livro deve ser super encantador, por adorar histórias sobre amores proibidos, fiquei super curiosa! *-*

    Beijos

  24. Responder

    Nathalia Duarte

    30/04/2012

    Gabi! Adorei! Não conhecia mesmo o livro e fiquei super encantada com a história 😀 Adoro coisas de época e acho que amaria esse livro.
    Eu gostaria muito de participar do booktour 😀

    Beijos
    Nathalia Duarte
    http://www.mentalmorfose.com

  25. Responder

    Manu Sampaio

    30/04/2012

    Parece ser ótimo! Concordo com você, não é por que um livro não aparece em sites e divulgações que não é bom, pode não ser conhecido mas ruim, não. Essa história parece ser bem interessante, me lembra muito a série The Secret Circle. Histórias sobre bruxaria e maldições me atraem muito! Beijos ♥

  26. Responder

    Marla

    30/04/2012

    Primeira vez que ouço falar desse livro, e o enredo chamou bastante a minha atenção, gosto bastante desse tipo de história.
    *bye*

  27. Responder

    Beatriz

    01/05/2012

    Olá!

    De cara, já achei a capa do livro bonita. Depois li a sinopse e me interessei. Depois que li a sua resenha eu fiquei louca pra ler esse livro [love] haha

    Eu não sei o que é um “Book Tour”, então… [wtf]

    Beijo

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      01/05/2012

      Beatriz, o booktour funciona assim: se tudo der certo, farei um formulário onde quem quer participar deverá se inscrever. Aí eu vou fazer uma lista das pessoas e o roteiro que o livro vai ter. Eu mandarei o livro pra primeira pessoa, que terá um certo tempo pra ler e resenhar, se quiser (se tiver blog, senão no Skoob) e quando terminar, essa pessoa envia o livro pra próxima da lista. No final, faço um sorteio pra ver com quem o livro fica ;D
      Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.
      Beijo!

  28. Responder

    Adriana

    01/05/2012

    Oi Gabi!
    Também recebi o livro da Editora Biruta é AMEI *-*
    Nunca havia ouvido falar na autora (nem mesmo na editora), mas fiquei encantada com a beleza da escrita. Com certeza vale destacar o que vc comentou, muitas vezes perdemos a oportunidade de conhecer ótimas histórias pela falta de divulgação…

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

  29. Responder

    Thay

    01/05/2012

    Nossa, Gabi, fiquei curiosíssima pra ler essa história! Primeiro pq adoro uma boa história medieval e, segundo, pelo romance intricado com magia. Parece-me que a autora soube muito bem como amarrar as coisas, vai pra minha listinha do Skoob já!

  30. Responder

    Sara Nascimento

    02/05/2012

    Eu topo participar do book tour com certeza! Assim como pra você, a sinopse me chamou logo a atenção. Adoro histórias medievais (:

  31. Responder

    Milena

    02/05/2012

    Super me interessei no livro e participaria sim de um booktour dele!
    A sinopse e o que você comentou da história na resenha já me ganharam e quando você comentou de não ter nenhum erro ortográfico (eu também sou chatinha com isso) eu fiquei mais intrigada ainda. Quero ler!! Hahahaha.

    Beijos!!

  32. Responder

    Erica Ferro

    02/05/2012

    Eu adorei a resenha!
    Fiquei encantada pela estória do livro. E a capa de Cordeluna? Simplesmente linda!
    Se for ter book tour, eu quero participar, hein?

    Beijo!

  33. Responder

    Danni

    02/05/2012

    Oi, Gabi linda!

    É verdade, temos esse preconceito com obras desconhecidas, eu tenho que concordar. Mas “Cordeluna” me parece ser um ótimo livro (eu não me lembro de ter assistido a caixinha de correio em que vc falou dele). E com essa sua resenha… <3
    Eu gosto de histórias de amor de teeempos atras e essa ainda mistura com atualidade. Adorei!

    Beijos :*

  34. Responder

    Michelle

    02/05/2012

    É verdade, alguns livros passam despercebidos. Mas é ótimo quando são descobertos e divulgados, como esse aí. Achei bem interessante, principalmente por se passar na Idade Média. Obrigada por compartilhar seu achado!
    bjo

  35. Responder

    barbara

    03/05/2012

    A história parece ser bem interessante….
    Ainda bem que acompanho seu blog … você é uma ótima blogueira!
    Uma blogueira que quebra tabus … heheheh! E não se guia pela mídia.
    Você é D+!
    [heart]
    Desculpe minha ignorância … mas o que é um book tour?

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      03/05/2012

      Oi, fofa!
      No novo post está bem explicadinho como funciona o book tour! 🙂
      Beijos.

  36. Responder

    Lucas Maia

    04/05/2012

    Gostei muito da capa. E se não me engano é daquelas dura não é, tipo de livro antigo?! Adoro as capas desse tipo e de histórias como essas. ^^

    Beijos Gabi!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      04/05/2012

      Oi, Lucas! A capa é normal, não é capa dura, não! Mas é linda! *-*
      Beijo.

  37. Responder

    Juh Claro

    04/05/2012

    ADOREI a resenha, Gabi! Realmente os livros não tão comentados ficam de lado e muitos deles são ótimos, o que é uma pena, porém ótimo quando alguém descobre e divulga.
    Parece ser uma história muito interessante e, não sei por quê, me lembrou um pouco Julieta Imortal… Será? haha Vou super participar do Book Tour!

    Beijo ;*

  38. Responder

    Victor Schlude

    07/05/2012

    Muito bacana a história, parece ser bem interessante. Adoro romances de idade média e, atualmente, ando pegando muitos desses livros que alternam entre passado, presente e futuro. Caso me depare com o livro na Primavera dos Livros ( uma espécie de Bienal de editoras pequenas ), talvez o compre. Parece ser bem legal, é sempre bom apostar em livros assim.

    Abraços,

    Victor

  39. Responder

    Victoria eliza

    10/05/2012

    Nossa esse livro parse com Romance de Época , eu adoro é tudo tão lindo!! [love]
    E assim que eu li a palavra ROMANCE PROIBIDO eu já me interessei ainda mais!!
    A capa é lindíssima adorei a Resenha [love]

  40. Responder

    Larissa

    05/07/2012

    A capa me deixou apaixonada! Adorei esse brasão, do fundo do coração – vim parar neste post por um banner do booktour por causa do aspecto medieval do nome “Cordeluna” e da espada. Sei o que quer dizer com alguns livros acabarem ficando underrated quando não chamam atenção o suficiente. As pessoas acabam perdendo ótimas histórias quando se deixam levar apenas pela publicidade.

  41. Responder

    Tata

    17/11/2012

    Hoje fui a Livraria Cultura, lembrei da sua resenha e comprei o livro 🙂 Estou ansiosíssima para começar a leitura. A cape é linda né ?

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      18/11/2012

      Uau, que bom, Tata! Espero que você goste, a capa é linda mesmo! Depois que ler, me conta o que achou?
      Beijos!

  42. Responder

    joao

    21/07/2014

    N gostei deste livro

ESCREVA UM COMENTÁRIO