Resenha: Branca de neve e o caçador (livro + filme)

Branca de neve e o caçador

Branca de neve e o caçador
Lily Blake; Evan Daugherty; John Lee Hancock; Hossein Amini
Editora Novo Conceito, 2012
208 páginas

Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha.
Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração.
A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Eu acabei de ler o livro minutos antes de ir ao cinema assistir o filme. Pra situar vocês, o livro foi baseado no filme e não o contrário, ok? Sendo assim, eu já sabia que o filme teria mais detalhes – o que normalmente é o contrário, já que em geral os filmes são baseados nos livros. Eu já imaginava que o livro não iria abordar algumas coisas e mesmo que outras seriam diferentes.

Mas, indo direto ao ponto, a história não traz muita coisa de novidade, mas não achei (muito) previsível e várias coisas foram surpresas agradáveis pra mim. Mesmo assim, o livro me decepcionou um pouquinho, porque ele narra algumas coisas muito rapidamente, tanto que não senti aquele entusiasmo nas partes das batalhas (talvez eu tenha tido expectativa demais). Poderia ter mais páginas detalhes, ser narrado de forma mais lenta e ser mais minucioso.

Mas não deixem de ler o livro por causa disso, porque não achei que isso prejudicou a beleza do todo. Ele é lindo, traz belas cenas e um ponto positivo é a diagramação: uma das mais belas da editora. Nisso eles estão de parabéns.

Branca de neve e o caçador

Sobre o filme versus livro, tenho a felicidade de dizer que o livro foi realmente muito fiel. A história muda apenas alguns detalhes, mas isso ajudou o leitor a não se perder, e não fez nenhuma diferença do desenrolar da trama. Tanto que algumas cenas são bem parecidas e até algumas falas são iguais. Essa similaridade foi incrível pra mim.

No geral, acho que o filme levou vantagem pelas imagens. É claro que podemos imaginar tudo quando lemos o livro (e foi por isso que resolvi ler antes), mas nada substitui a beleza das cenas, com todos os efeitos especiais maravilhosos e cores deslumbrantes.

Por fim, ambos são imperdíveis. Se você ler o livro antes e depois for ao cinema ver o filme, vai poder constatar se as cenas criadas por você, em sua mente, tiveram alguma similaridade com as filmadas. Eu adoro isso. Basicamente, é uma história que já conhecemos, contada de um ângulo novo, mágico e sombrio. Volto a repetir: mesmo que no livro eu tenha sentido falta de uma narrativa mais lenta, mais minuciosa nos detalhes, e no filme eu tenha achado que a Kristen continua com suas expressões sem sal, eu recomendo ambos.

POSTS RELACIONADOS

40 comentários

  1. Responder

    Ludmila

    18/06/2012

    Gabi,
    Adorei sua resenha!
    Gosto muito quando deixam claro o pq de ter gostado ou não do livro/filme.
    Estou com muita vontade de ler e assisti Branca de Neve e o Caçador.
    Adoro fazer essa comparação do filme com o livro ou vice versa.
    E eu estou bastante curiosa para conhecer essa nova reversão da história.
    Concordo com vc sobre a diagramação do livro. Esta fantástica e, uma das melhores da editora.
    Beijos

  2. Responder

    Eliana

    18/06/2012

    Oi Gabi,
    quando vi o livro na livraria fiquei com muita vontade de comprá-lo, mas ainda não tinha lido resenha nenhuma (se não me engano), aí acabei não comprando. Mas é fato: a capa dele é linda, me apaixonei por ela *-*
    E adorei a sua resenha do livro, e do filme também ;D

  3. Responder

    Camila Bezerra

    18/06/2012

    Apesar do livro ser, realmente, muito lindo, não estou tão curiosa para ler quanto para ver o filme.
    Adorei a comparação entre os dois.
    Bjão!

  4. Responder

    Cecilia

    18/06/2012

    gostei da resenha dupla, estou ansiosa para conferir os dois [happy]
    e parabéns pelo seu blog é um dos mais bonitos que já vi

  5. Responder

    Leandro de L.

    18/06/2012

    Oi!
    Já assisti o filme e gostei muito. Não li o livro ainda, mas estou com ele aqui, na estante. Entendi seu ponto de vista e antes mesmo de receber o livro da NC, já imaginava que o livro não seria tão rico em detalhes. Mas como você disse, acredito que seja uma boa leitura.
    Abraço! 🙂
    E uma ótima semana pra você!

  6. Responder

    Francielle Lima

    18/06/2012

    Era pra eu ter assistido já o filme… mas não me entusiasmei tanto por causa da Kristen.
    Sério, não gosto mesmo da atuação dela, nem um pouco ~me perdoem grandes fãs~.
    Ás vezes, me irrita olhar para a capa do livro ou o filme e ver aquela expressão ^acabei de comer alguma coisa que não gostei^.
    Mas, vou fazer um esforço pelo menos para ver o filme, afinal tirando a Kristen tem o lindo mega Deus Thor, toda vez que eu vejo ele eu penso… O Thor!
    Sua resenha pelo menos não me desanimou para assistir ou ler 🙂
    bjin

  7. Responder

    Victoria eliza

    18/06/2012

    Adorei a resenha. Eu não estava muito afim de ler esse livro mais achei a capa liiinda. Mas o filme eu estou louuuuca pra ver adoro a kristen mais você falou a verdade as expressões delas continua sem sal em Todos os Filmes ahahahahhahaha!

    beijooos [lol]

  8. Responder

    Mirella

    18/06/2012

    Adorei a resenha, Gabi. Acho incrível que mesmo quando algo do livro te desagrada,você saber pronunciar sem ser ofensivo e sem Denegrir a imagem da editora, acho isso muito ético e profissional, parabéns 🙂

    O filme soou bem repetitivo para mim, apesar de ter achado bem bonito, eu esperava uma coisa épica gigantesca, quase um Senhor dos Anéis, pois é, não sei de onde tirei isso. UHAUHS Fiquei com muita vontade de ler o livro porque acho que ele é mais fiel à história, já que se imaginar o filme com menos efeitos, figurino, arte e tudo mais, você vê que os diálogos são simples e a história também, acho que assim o livro passa uma imagem menos …enganosa (?) não sei se é o termo certo, mas foi mais ou menos isso que pensei /:

    Beijos ♥
    Mi – href=”http://www.cheirolivros.com”>CheiroLivros.com

  9. Responder

    Marla

    18/06/2012

    Gostei muito da sua resenha comparativa!
    Estou muito curiosa sobre o filme, espero assisti-lo em breve.
    *bye*

    Louca por Romances

  10. Responder

    Minne

    18/06/2012

    Logo quando o filme foi lançado, não me chamava tanto a atenção, mas de uns tempos pra cá, ouvi muitas críticas positivas sobre ele e fiquei com muita vontade de conferir.
    Hoje mesmo um amigo me trouxe o livro pra eu ver e nossa! Fiquei encantada com a diagramação, com certeza é um ponto altíssimo do livro, a editora está de parabéns mesmo quanto a isso, me deixou com aquela vontade básica de tê-lo na minha pseudo-estante. ♥
    Beijo, Gabi!

  11. Responder

    Dud's

    18/06/2012

    oi querida,
    tenho vontade de conhecer a história melhor, mas vou preferir assistir ao filme mesmo. Ótimas resenhas 😀
    boa semana
    ;*

  12. Responder

    Dandara

    18/06/2012

    Não não não vou ler, quero ler o livro e assistir ao filme, super ansiosa =D. kkkk

  13. Responder

    Jacqueline Braga

    18/06/2012

    Oi Gabi
    Eu preciso ler o livro antes tmb. Não vou ao cinema, mas já baixei o filme e sei que se eu for assistir antes de ler o livro vou desanimar de ler rs
    Adorei a resenha
    bjs

  14. Responder

    Carissa

    18/06/2012

    Só vi o filme. Achei bonito de se ver, interessante, adorei a interpretação da Chalize, mas achei cheio de furos e coisas mal explicadas.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

  15. Responder

    Filipe Machado

    18/06/2012

    Ah, já tô há um tempo querendo assistir esse filme, gostei demais do trailer e a unica coisa que me deixou meio assim sei lá… foi o fato da protagonista ser a Kristen, fora isso, os efeitos, a história diferente, me instigaram bastante. Confesso que não sabia que tinha o livro do filme, sério, agora me deu mais vontade de assistir e ler.

  16. Responder

    Erika Tammy

    18/06/2012

    Oi Gabi!
    assisti ao filme primeiro e gostei, gostei até mais do que dá história original e agora estou morrendo de vontade de ler o livro!

  17. Responder

    Lucas Maia

    19/06/2012

    Tô querendo muito e ver o filme quando não compro o livro, mas ando muito sem tempo para isso. Então acho que vai ser mais provável eu ler o livro primeiro. Hahsahsa’

    Beijos Gabi!

  18. Responder

    Erica Ferro

    19/06/2012

    Ai, acho que eu não leria o livro nem veria o filme. Não fazem o meu “tipo” [smile] .
    Mas adorei os seus comentários sobre ambos. Você nos diz o que achou de modo que não revele muito da estória, e isso é muito bom. Porque é chato quando lemos uma resenha com muitos detalhes sobre o livro/filme. Coisa em que erro muito. Preciso mesmo aprender a fazer resenhas que contem menos da estória e exponham mais da minha opinião. Mas enfim… estou aprendendo, hahaha.

    Beijo!

    P.s: a Kristen é beeem sem sal mesmo. [smile]

    Sacudindo Palavras

  19. Responder

    Beatriz Gosmin

    19/06/2012

    Nossa, eu não sabia que era o livro baseado no filme, pra mim era o contrário.
    Nunca li um livro que tenha sido gerado de um filme, agora estou receosa e curiosa ao mesmo tempo, uma vez que ainda não vi o filme.

    Pretendo ler primeiro e depois assistir!

    Beijos
    http://www.livroseatitudes.com.br

  20. Responder

    Amanda Almeida

    19/06/2012

    Oi Gabi, tudo bem?
    Estou curiosa quanto ao filme e ao livro. (Apesar de que a Kristen não é minha atriz favorita, mas ver o Chris Hemsworth no papel de caçador acredito que já valha e muito a pena.)E também gosto muito de readaptações, mesmo a estória sendo aquela que conhecemos, mas esse ângulos diferentes dão uma nova vivacidade nos contos.
    Abraços,
    Amanda Almeida

  21. Responder

    Bruna Reis

    19/06/2012

    Eu também acho a expressão da Kristen sem sal haha mas quero ver o filme ainda. E também quero ver o livro. Eu sempre gosto de ler antes, porém, nesse caso, como o filme já deve estar saindo de cartaz, acredito que terá de ser o contrário =|

    Beijos Gabi
    Bruna Reis

  22. Responder

    Poly

    19/06/2012

    Li seu post todo ansiosa para saber sua opinião sobre a Kristen e me decepcionei ahahahha estou esperando alguém elogiar a interpretação dela para eu me animar a ver o filme no cinema, mas não, ela continua a mesma pessoa sem expressão ¬¬”
    Vou esperar sair em qualidade aceitável para baixar e assistir no PC (ou passar na HBO). O livro estou com muita vontade de ler. A diagramação ta linda mesmo *_*
    Mas eu esperava algo mais grossinho, ta fininho, coitado hehe
    ^^
    Bjuxxxxx

  23. Responder

    Clara

    19/06/2012

    Eu não tenho muita prioridade em ler esse livro, mas o filme deve ser incrível!

  24. Responder

    Beatriz

    19/06/2012

    Não li o livro só vi o filme mas não gostei muito, achei o final tão sem graça 🙁 E é verdade a Kristen continua com a mesma cara de Crepúsculo, pelo menos pra mim. rs
    Mas tenho vontade de ler o livro, achei a capa linda e super me chamou a atenção. *sim, eu compro livros pela capa* [think]

  25. Responder

    Nana

    20/06/2012

    Hey Gabi!
    Recebi o livro no domingo e engraçado, que assisti o filme no sábado.
    Gostei da história foi inovadora em termos, por causa da mudança do ‘romance’ e a Branca ser retratada como guerreira…curiosa pra saber se o príncipe ficou apagadão no livro também.
    Vou ler imaginando o Chris de caçador haha

    E concordo com você sobre a Kristen, tenho a mesma opinião sobre ela.. infelizmente?
    Mas um dia ela acerta, acho que ela se sai melhor em filmes de drama. [confused]

  26. Responder

    Luana Villwock Silva

    20/06/2012

    Eu estou com o livro aqui em casa, mas estou meia receosa de ler, primeiro porque esses livros sempre acabam um pouco com a magia da nossa infância, tive recentemente uma experiencia não tão boa com isso. Mas a parte gráfica está linda mesmo!

    beijos, Lu

  27. Responder

    kakau4ever

    20/06/2012

    Eu assisti ao filme e gostei, viu? Pra mim não tem nada de novo na história, nada surpreendente, mas é um bom entretenimento, os efeitos acabaram me ganhando…
    Mas não seria um livro que compraria.
    bjoks

  28. Responder

    Luara Cardoso

    20/06/2012

    Oi Gabi!
    Assim que o livro chegou aqui em casa, a minha primeira impressão foi: fino demais. E como você acabou citando isso na resenha, de que o livro poderia ser mais detalhista e ter um pouco mais de páginas para compensar isso, tive certeza de que minha primeira impressão foi correta.
    Eu ainda estou decidindo de leio o livro ou vejo o filme primeiro. Até porque como você disse, eu não vou encontrar muitas diferenças entre os dois, além claro do filme ser totalmente visual – e posso dizer pelo trailer que ele parece ser incrível!
    Enfim, acho que vou colocar o livro como uma das minhas próximas leituras e até lá, quem sabe eu não veja o filme, não é?

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  29. Responder

    Kel Costa

    20/06/2012

    Tenho visto o pessoal comentando que o livro decepciona um pouco e tal. No quesito aparência eu achei tudo muito perfeito, mas como ainda não li, não dá pra opinar. Só não curto muito quando o livro baseia-se no filme, prefiro o contrário rs
    Como tem muita coisa na fila de leitura, acho que vou acabar assistindo ao filme antes, pq não vou conseguir segurar a ansiedade muito tempo =/

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

  30. Responder

    Lúcia

    21/06/2012

    Ai, Gabi, tá aí um livro/filme que não me chama atenção mesmo! hahaha
    Não sei nem bem porquê, mas eu não sinto a menor vontade de ler. Às vezes eu acho meio tolo ficar reinventando histórias infantis, a maioria das vezes, na minha opinião, isso não dá muito certo [dead]
    Ah, e a sua resenha ficou uma graça.
    Beijos

  31. Responder

    Nizer

    21/06/2012

    Nossa Gabi,que lindo o seu blog,estou encantada!
    Amei a resenha que vc fez!!!
    Tudo aqui é tão perfeito!!! [omg]

  32. Responder

    Ágata Bresil

    21/06/2012

    Adorei a resenha juntamente com a review do filme 😉 Eu estou muito curiosa para ler esse livro justamente por ser baseado no filme e não ao contrário. Uma coisa que acho que deveriam fazer é publicar roteiros de filmes como uma edição de colecionador. Para filmes mais famosos como Star Wars (que não tem livro) e etc…

    Beijos. Tudo Tem Refrão

  33. Responder

    Nati

    21/06/2012

    OiE! =)

    Estou louca pra assistir esse filme!!! Mas aqui na cidade só tem dublado ¬¬ acho que vou ter de assistir assim mesmo! rs

    Beijão

  34. Responder

    Manu Sampaio

    22/06/2012

    Eu ainda não assisti mas quero muito assistir! Só assisti “Espelho, espelho meu” e apesar de legalzinho, achei a história fraca. Talvez porque seja meio que infantil e leve, mas eu prefiro histórias sombrias e com maldições. Quero muito assistir esse! Mas não sei por quê, não tenho interesse em ler o livro :X
    Beijos!

  35. Responder

    Camila Leite

    22/06/2012

    Minha maior expectativa para o filme é realmente a Kris, eu até gosto dela, ela é bonita e tímida, mas acho que ela deveria ter escolhido outra profissão. Sinceramente, ela não me convence. Achei interessante a sua resenha, primeira vez que filme talvez tenha agradado mais que o livro, estou ansiosa para conferir os dois e depois venho dar minha opinião! 🙂
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

  36. Responder

    Sammy

    22/06/2012

    Nenhum dos dois eu cheguei a ler e ver, confesso que o filme fiquei por pé atrás por conta da Kristen, que também acho muito sem e expressão, o livro fiquei mais entusiasmada quando soube do lançamento, e digo que não gostei nem um pouco da capa. Ao ler sua resenha de ambos, fiquei com vontade de assistir o filme pela primeira vez! O livro, também estou ansiosa, mas ainda esta na minha longa lista de desejos, que um dia pretendo ler, mas que não é prioridade.

    Bjs

  37. Responder

    May

    23/06/2012

    Eu estou bem curiosa quanto ao livro e ao filme, quero ver se leio ainda essa semana, agora que estou de férias!

    Beijinhos,
    May ;*

  38. Responder

    Michelle

    25/06/2012

    Não sabia que o livro era baseado no filme. Isso é incomum. Não tenho a intenção de ler o livro, mas achei o filme OK. Visualmente é deslumbrante.
    Bjo!

  39. Responder

    Maristela G Rezende

    19/01/2013

    Eu li esse livro e amei. Agora quero ler o Branca de Neve tem que morrer. Gostei da resenha que está muito boa.

  40. Responder

    Larissa Rocha

    13/04/2013

    Amei a resenha! estou querendo ler o livro faz um tempo, mas tenho outros antes haha

ESCREVA UM COMENTÁRIO