Resenha do filme: A Menina que Roubava Livros

Resenha do filme A Menina que Roubava Livros

A menina que roubava livros
Drama, guerra
Ano: 2013
Direção: Brian Percival
Duração: 116min
Estados Unidos

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

A menina que roubava livros” é uma história ambientada na Alemanha nazista, e nela conhecemos Liesel Meminger, uma menina doada a uma família de alemães por sua mãe, que a deixou para trás por proteção, por ser comunista. Liesel era muito jovem quando entrou em uma casa totalmente nova e desconhecida, com novos pais igualmente desconhecidos, e tudo o que lhe restava era acostumar-se àquele ambiente e àquelas pessoas. Ou fugir. Porém, esse objetivo nunca foi concretizado, e Liesel, com o tempo, aceitou que aqueles estranhos, já não tão estranhos assim, eram seu novo pai e nova mãe.

Resenha do filme A Menina que Roubava Livros

Li o livro, publicado pela Intrínseca, logo que lançou, lá por 2009 ou 2010. Lembro-me do aperto no coração com alguns episódios da leitura, e sabia que o filme o traria de volta. Porém, a produção cinematográfica foi tão bela, tão fiel e emocionante que, mesmo já conhecendo a história, as cenas me fizeram derramar lágrimas de dor, de tristeza por um país que sofria os ataques de uma guerra que deixou tantas pessoas órfãs – tanto de familiares quanto de sonhos.

Na noite dos Cristais, a noite em que dá início a história do filme neste cenário de guerra, 91 judeus foram mortos cerca de 25 a 30 mil levados a campos de concentração (informação detalhada do Wikipedia). Imaginem-se vivendo em um mundo devastado, no qual não se podia prever o dia de amanhã, não se podia esperar que o amanhã trouxesse paz ou soldados armados para dentro das casas. As cenas da Alemanha fria, literal e metaforicamente, foram vividamente dolorosas e emocionantes.

Resenha do filme A Menina que Roubava Livros

Não houve quem não tivesse dado risadas com as piadas e travessuras de Liesel e Rudy; com os roubos da nossa ladrazinha favorita; com os xingões de Rosa a seu marido, o querido pai de Liesel, Hans. Depois, não havia quem não se sentisse solidário à vida da menina e derramasse uma lágrima, pelos muitos inocentes mortos na guerra. A fotografia, os cenários, o choque de algumas cenas foi extraordinário. Os bombardeios foram reais; o sentimento, o medo, o desespero foram reais. Este filme é, pela falta de palavra melhor, magnífico.

Os atores que deram vida aos personagens foram igualmente incríveis. É muito difícil, creio, que um ator corresponda ao que o leitor imaginou, enquanto lia a história, mas isso aconteceu com A Menina que Roubava Livros: tanto Liesel, quanto seus pais, Rosa e Hans, interpretaram papeis reais, cocaram emoção nas cenas e fizeram-nos crer que estávamos, verdadeiramente, dentro do cenário do filme. Todos os personagens, além dos que citei, foram de encontro à minha expectativa, e fiquei muito feliz e satisfeita com isso.

Resenha do filme A Menina que Roubava Livros

Sem querer liberar algo que seja revelador demais, resumo esta resenha pedindo que assistam ao filme. Se não puderem ler o livro antes (sempre, sempre recomendarei a leitura antes! 🙂 ), pelo menos vejam o filme, que é fiel à história de Markuz Zusak. O filme te fará sorrir, chorar, desejar ser alguém melhor e, por fim, te fará querer assistir de novo, e de novo.

POSTS RELACIONADOS

62 comentários

  1. Responder

    Carolina

    17/03/2014

    Apesar de estar muito curiosa para assistir o filme, gostaria de ler o livro antes.
    Minha mãe leu, como você, há um bom tempo, mas como ela disse que não gostou muito, acabei adiando a leitura. Somente agora com o lançamento do filme, fiquei realmente com vontade de ler o livro.

    Beijão

  2. Responder

    Tamara

    17/03/2014

    Acho que essa foi a adaptação para o cinema mais fiel que eu já vi. Também adorei!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      17/03/2014

      Oi, Tamara!
      É verdade. Espero que outros filmes, a serem lançados esse ano, sejam tão fiéis quanto este!
      Arrumei a palavrinha, hehe 🙂

  3. Responder

    Ângela Graziela

    17/03/2014

    Já li o livro e amei, uma linda e emocionante história [love]
    Mas infelizmente ainda não tive oportunidade de assisti o filme
    Gostei bastante da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

  4. Responder

    Mirelle Candeloro

    17/03/2014

    Oi Gabi, já vi este filme 2 vezes e por mim assistia mais. Acho que foi a adaptação mais perfeita que já vi. Amo o livro e amo o filme <3 Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  5. Responder

    Thainara alves

    17/03/2014

    [love] FIQUEI TÃO FELIZ COM SUA RESENHA!!
    Li o livro ano retrasado e virou um dos meus livros favoritos. Eu estava tão ansiosa pra estréia mas ainda não consegui ver o filme.
    A sua resenha me acalmou (e muito) porque pensei que fossem mudar muita coisa.
    Sendo assim vou ver o filme o mais rápido possível, já que você o chamou de magnífico, não posso deixar de lado.
    Obrigada pela resenha haha

  6. Responder

    Juliana

    17/03/2014

    Li o livro a algum tempo e é um dos meus favoritos!! Confesso que estava meio receosa com a adaptação, mas com certeza foi muitíssimo fiel ao livro. Foram risos e lágrimas que tocaram lá no fundo do coração. [heart] Simplesmente magnífico!!! Amei!!

  7. Responder

    Ana

    18/03/2014

    Eu fiquei chocada quando li algumas críticas negativas porque eu também achei o filme magnífico. Os atores, os cenários, o roteiro, enfim, tudo perfeito.
    Bjs [smile]

  8. Responder

    joana masen

    18/03/2014

    Eu vi o filme antes de ler o livro, que, por sinal, estou começando hoje, e adorei! Espero que o livro seja tão bom quanto sua adaptação que, realmente, é tudo isso qe você falou, magniífico e emocionante. Em alguns momentos a estória consegue até nos fazer esquecer que toda aquela crueldade contra o ser humano aconteceu de verdade, para logo depois, jogar na nossa cara todo o horror vivido por aquele povo. Se você não sair do cinema querendo ser alguém melhor, é porque não tem coração, rsrs.

  9. Responder

    Ilmara

    18/03/2014

    Ahhh eu amo fotos de doces, fds passado fui para um aniversário fiquei brincando de tirar foto, porque não sou chegada a coisas adocicadas, fico enjoada.

  10. Responder

    Aline T.K.M.

    18/03/2014

    [love] [love] Eu simplesmente amei esse filme! Ainda não li o livro, mesmo morrendo de vontade desde o lançamento (aguentei um tempão!). Só fui tê-lo agora, através de uma troca no Skoob e pretendo ler ainda esse ano. Achei a história encantadora, e a Sophie Nélisse é ótima, gostei muito.

    Beijão, Livro Lab

  11. Responder

    Daniela Charleaux

    19/03/2014

    Adorei esse filme, muito lindo ♥♥♥
    Beijos.

  12. Responder

    Divana

    19/03/2014

    Estou sentindo uma necessidade enorme em ver o filme, já que quero reler o livro mais algumas vezes, tipo, muitas vezes!
    Amo “A menina que roubava livros” e toda a história é emocionante! [love]
    Abraços!

  13. Responder

    Juliana

    19/03/2014

    O que mais me chamou atenção nesse filme foram os atores serem perfeitos em seus papéis! Nunca foi tão igual o que imaginei enquanto lia e os personagens num filme! Perfeito! Realmente é uma obra de arte 🙂

    Beijos!

  14. Responder

    Mayara Regina

    19/03/2014

    Muuito legal!
    Quero muito assistir esse filme e ler o livro também. Várias pessoas já comentaram que ele é realmente muito bom!
    Valeu pela dica. Bjos

  15. Responder

    Marisa Oliveira

    25/03/2014

    Ótima resenha! Já li o livro e amei. Como você também falou , muitas pessoas me disseram que o filme é muito fiel ao filme.Está na minha lista para assistir! [smile]

  16. Responder

    marya

    02/09/2014

    eu gostei muito desse filme mas ele e um filme muito grande e fica chato no meio mas gostei muito. principalmente na hora que ela beija o gaaroto [omg] [wink]

  17. Responder

    samuel

    10/09/2014

    aaaaaaaaah pra mim esse foi um dos filmes que mais marcou so acho
    ele e muito triste pela parte q ela peerde a familia dela i no final o
    amigo dela com seu utimo suspiro deu seu bj que ele tinha te prometido
    foooooooooooiiiii mttttt looookooo

  18. Responder

    Angélica

    17/09/2014

    [love] Amei muito seu blog !! Mil parabéns !! Tenho 13 anos e espero um dia que meu blog fique tão perfeito quanto o seu !!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      17/09/2014

      Ai, sua fofa! Obrigada pelo carinho <3
      Espero te ver por aqui mais vezes, viu? Será sempre muito bem vinda.
      Beijos.

  19. Responder

    janaina

    23/09/2014

    esse filme é muito lindo emocionante e fala muitas coisa reais q aconteceram na 2 guerra é muito triste mais no entanto muito lindo

  20. Responder

    Victória

    06/10/2014

    amei o filme muito boom ASSISTAM… [wink]

  21. Responder

    lorrane barros

    13/10/2014

    muito bom esse fiume

  22. Responder

    valeska

    17/10/2014

    [okkk] [wink] assistir o filme e é muito legal !!
    agora quero o livro
    bjs :*

  23. Responder

    Thayná

    20/10/2014

    Bom resumo… me ajudou bastante no trabalho da escola bjs [happy] [heart]

  24. Responder

    Poliana

    24/10/2014

    Eu estou na metade do livro e estou amando a historia, tudo esta tudo muito incrivel.

  25. Responder

    aparecida ribeiro

    02/11/2014

    Excelente esta provado que as palavras mostram quanto sao importantes e a leitura sempre e fascinante.

  26. Responder

    lidia scortegagna

    02/11/2014

    minha filha leu o livro, elogiou e recomendou muito ( não li ainda ) mas hoje assisti o filme e ache lindo! muito bom! perfeito! menina linda_ Sophie Nélisse_ magnifica!

  27. Responder

    yan

    24/11/2014

    esse filme e bom [smile] [smile] [smile] [love] [love] [lol] [lol]

  28. Responder

    Bina

    09/12/2014

    Esse filme é de mais fala sobre a guerra mundial e também como o livro era importante há eles… Mas ao mesmo tempo o filme fala sobre uma história triste… [love] [ugh] [wink]

  29. Responder

    desyane

    16/03/2015

    eu gostei muito desse filme e dessa resenha

  30. Responder

    dyovana

    28/03/2015

    [love] amei o filme e o resumo me ajudou muito!!

  31. Responder

    larrisa

    07/04/2015

    [happy] [happy] gostei muito do filme [love]

    • Responder

      gabriela

      07/04/2015

      [wink] [wink] muito legal né [love] também adorei o filme [wink]

  32. Responder

    fabio

    05/05/2015

    Adorei me senti triste no final mas foi show

  33. Responder

    fabio

    05/05/2015

    é um filme que nos faz conhecer um período histórico (Nazismo) e o outro lado do planeta Alemanha alem de ter um enredo que nos comove .

  34. Responder

    sara

    17/05/2015

    [love] amei essa resenha

  35. Responder

    biah

    22/05/2015

    [love] mt bom o filme. Emocionante

  36. Responder

    Lidianne

    22/05/2015

    [wink] [love] [lol] [happy]

  37. Responder

    suele

    24/05/2015

    amei o filme retrata muitas coisas de fato reais e novamente quero ler de novo [happy]

  38. Responder

    Gabriel

    01/06/2015

    Me ajudou mto em um trabalho q tive q fazer sobre o Filme… Adorei [happy]

  39. Responder

    alice

    02/06/2015

    adorei o resumo apesar de ter assistido o filme me apaixono mais pela leitura e foi o melhor resumo que ja li

  40. Responder

    filipe barbosa da silva pinheiro

    09/06/2015

    Achei o filme muito interesante gostei muito

  41. Responder

    marcos

    02/07/2015

    [wink]

  42. Responder

    Gaby Oliveira

    29/07/2015

    [love] [heart] [wink] adorei ao filme muito criativo….. [love]

    • Responder

      frinca

      02/08/2015

      oi querida bem o filme em qualidade e ótimo mais eu não gostei da historia e muito triste…mais ainda e linda…eu teria gostado se o Rudy tivesse sobrevivido…..O final e bem comovente….

  43. Responder

    Giovana

    02/08/2015

    [heart] muito bom me ajudou muito nos trabalhos da escola gostei muito [omg]

  44. Responder

    Sibelly

    04/08/2015

    [wink]

  45. Responder

    Luis

    13/08/2015

    Poxa q lgl achei a resenha desse filme !

  46. Responder

    Natyla

    09/09/2015

    [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] [love] .

  47. Responder

    joao victor rocha da silva

    04/12/2015

    O filme e de mais gostei

  48. Responder

    darilene

    14/03/2016

    parabes para quem fez esse resumo fez muito bem feito palmas [heart]

  49. Responder

    Rian Maurício

    19/04/2016

    gostei muito da resenha !!!!!!! muito boa

  50. Responder

    Júnior

    30/05/2016

    Amei……
    Tanto o filme quanto o livro, é ótimo!
    Super recomendado

  51. Responder

    Micaela Julia

    01/08/2016

    Muito bom e prático. Gostei muito. Já vi o filme mais ainda quero ler o livro.
    Beijão [love]

  52. Responder

    Emilly Vieira

    22/08/2016

    Eu li o livro e achei o mesmo magnifico, os textos são emocionantes no começo ao fim. Ao assistir o filme confesso que fiquei um pouco decepcionada, o filme é bom porém deixou a desejar, faltou mais emoção e os personagens não são bem superficiais, não se fala muito sobre eles no filme. Já o livro é fantástico, se eu pudesse tornaria sua leitura obrigatória hahaha.

  53. Responder

    Noêmia Gonçalves

    20/11/2016

    Boa Noite
    Acabei de assistir o filme ao lado do meu filho de 8 anos e nos emocionamos muito. O mais interessante foi o que meu filho disse depois que nos deitamos.
    – Mãe, Quem deveria assistir esse filme era a Hillary (amiguinha da escola), para ele aprender a respeitar sua irmã.
    Fiquei tão orgulhosa dele. Ele entendeu o sentido da História.
    ” …Desejar que alguém seja melhor…”

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/11/2016

      Que lindo, Noêmia! Seu filho tem uma sensibilidade incrível, deve ser um menininho maravilhoso!
      Abraços.

  54. Responder

    patricia regina

    25/11/2016

    muito trirte

  55. Responder

    Mariana

    21/05/2017

    Gente eh mt mt lindu de mais. Eu choro soh de lembra. Eh um filme mt emocionante. Nao li o livro ainda mais soh de assistir ja vi q eh mt bom. Amei de coração prabens. Lindo lindo.

  56. Responder

    Yasmin

    22/05/2017

    Amri o filme nunca assisti um melhor q esse na moral❤👏📦parabens❤❤👏👏💞

ESCREVA UM COMENTÁRIO