Resenha do filme: Se eu ficar

resenha do filme se eu ficar

Se eu ficar
Atores principais: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos e Joshua Leonard
Gênero: Drama
Direção: R.J. Cutler
Duração: 1h e 46min
Lançamento: 4 de setembro de 2014
País: Estados Unidos

Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.

O filme Se eu ficar é uma adaptação do romance homônimo escrito por Gayle Forman e publicado pela editora Novo Conceito em 2014 (tem resenha, você viu?). Demorei um tempo pra ver o filme, e isso se deu por alguns motivos. Um: tive medo de me decepcionar, já que o livro é surpreendente; dois: fiquei em dúvida se lia o segundo livro antes de ver o filme, por medo de confundir as histórias (se o filme fosse diferente); e três: finalmente por falta de tempo, pura e simplesmente. Porém, finalmente assisti, e só tenho aplausos.

Para quem não conhece a história, vou resumir: quem conta é Mia, a irmã mais velha de Teddy e filha de um ex-roqueiro e uma ex-hippie. Ao contrário do que seria de se esperar (principalmente pelos pais), a moça não é fã de rock; ela é uma brilhante violoncelista. Porém, se isso decepcionou um pouco os pais roqueiros, o namorado de Mia compensou: Adam é vocalista de uma banda de rock e é, instantaneamente amado pelos pais da garota. Porém, a relação deles já é contada no passado, pois é algo tão complicado que nem Mia consegue descrever direito.

resenha do filme se eu ficar

Foi em um fatídico dia de neve que os quatro resolvem sair de casa. Mia não queria ir, pois estava esperando a resposta da faculdade de música, mas acabou indo pela insistência dos pais. Porém, um acidente acontece no meio do caminho. Mia acorda em seu corpo, sem nenhum arranhão, e começa a entender o que aconteceu. Aos poucos, ela percebe que o carro da família está em pedaços, e começa a correr atrás da mãe, do pai e do pequeno irmão, por quem nutre um amor incondicional. Só que, na busca por eles, ela encontra a si mesma, no chão, inconsciente e sendo amparada por enfermeiros para dentro de uma ambulância.

É com esse acontecimento que o filme realmente começa. Sem que ninguém possa vê-la ou ouvi-la, Mia acompanha seu próprio corpo sendo submetido a vários exames enquanto viu pessoas queridas e muitos parentes indo visitá-la. Ao mesmo tempo, ela sofre com a perda de pessoas da sua família. Mia tem uma decisão importante a tomar: ficar ou ir embora deste mundo. Se ficar, ela viverá sem as pessoas que tanto ama; e se for embora, deixará para trás tantas pessoas queridas, em especial Adam, que ainda mexe com seu coração.

O que você faria? Desistiria de tudo para não sofrer, ou ficaria para viver sua vida, mesmo frente a tantas dores?

resenha do filme se eu ficar

O filme muda de presente e passado muito constantemente, mostrando as cenas de Mia no hospital e cenas de antes do acidente. Assim, ficamos sabendo como ela conheceu Adam, como a relação se manteve, como ela começou a ir aos shows de rock e, finalmente, como a relação começou a desandar, até virar uma confusão que nenhum dos dois mais entendia. Esse vaivém constante no tempo é exatamente o que acontece no livro; fiquei bem contente de ver muitas cenas das páginas para a tela. Na minha lembrança, o filme foi bastante fiel ao roteiro original do livro.

O filme é bastante focado na relação de Mia com Adam, mas também nos presenteia com diversas cenas familiares e emocionantes. Para mim, a cena mais emocionante, que arrancou lágrimas dos meus olhos, foi quando o avô da personagem foi visitar seu corpo em coma no hospital. Mia estava ali, assistindo ao seu corpo adormecido enquanto seu avô dava sinais de que sentia sua presença. As palavras dele me deixaram muito emocionada, mesmo depois dos créditos finais.

A atriz que interpreta o papel de Mia, Chloë Moretz, foi brilhante – na minha visão amadora, é claro. Podíamos sentir o desespero em seus olhos e a dúvida em seus atos. Além disso, todo o cenário e fotografia do filme foram perfeitos para mim, com as cores e detalhes todos planejados – dá pra ver quando até a cor da porta combina com a calça da atriz, e isso me dá a sensação de que pensaram em tudo.

O livro Se eu ficar tem continuação, e se chama Para onde ela foi. Ainda não o li, então não sei qual é o destino dessa história (por favor, nada de spoilers nos comentários, ok? Haha!). Vocês já viram esse filme/leram o livro? Quero saber o que acharam dessa história e adaptação, me contem nos comentários!

POSTS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Responder

    Iandara

    03/06/2015

    Li os dois livros, vi o filme e confesso que gostei mais de Pra onde ela foi..
    O livro é mais rico e mais emocionante..
    Amei os dois, e espero o filme Pra onde ela Foi ♥

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/06/2015

      Eu estou bem ansiosa pra ler Pra onde ela foi. Estou com altas expectativas, porque amei a forma como a autora escreve. Ah, que bom saber que vão fazer filme do segundo também! 😀
      Beijo.

  2. Responder

    Angelica

    03/06/2015

    Depois que eu li Se eu ficar virei fã de Gayle Forman, tanto é que li na sequência Pra onde ela foi e I was here! Tô com apenas um dia na estante pra ler! E todos eles mexeram comigo! Mas achei o Pra onde ela foi o mais fraquinho de todos! Ainda não vi o filme, mas depois da sua resenha, quero ver logo!
    Angelica
    http://www.angelicabrunatto.com.br

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/06/2015

      Ah, eu estava com altas expectativas com o livro Para onde ela foi, acho que vou acalmar os ânimos então, hehe! Mesmo assim, estou ansiosa pra conhecer a história. Veja o filme sim, acho que você vai gostar.
      Beijos.

  3. Responder

    Kemmy Oliveira

    03/06/2015

    Comecei a ler esse livro e abandonei, acredita?
    Depois li tanta resenha positiva que meio que me arrependi, mas agora pretendo assistir ao filme antes de ler!
    Fiquei tentando imaginar o que eu faria na situação e olha: difícil, hein?
    E eu adoro essa atriz! Gosto muito dela desde que assisti Kick-ass (acho que é assim haha)

    Beijos,
    Duas Leitoras

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/06/2015

      É muito muito difícil imaginar o que eu faria na situação, Kemmy! Sinceramente não sei, e espero nunca precisar passar por isso! Eu não conhecia a atriz, mas gostei muito da atuação dela.
      Beijos.

  4. Responder

    Beatriz Cavalcante

    03/06/2015

    Eu fui assistir o filme logo depois que li o livro e acabei gostando mais do filme. O livro pra mim foi tão mais ou menos que não teve significado algum, mas consegui me emocionar no filme.

    Vicei na trilha sonora, amei a fotografia e todo aquele clima de neve e tudo escuro. <3 Também pude sentir mais aquela coisa da família e achei muito lindo o romance. A parte do avó dela foi realmente tocante mas o que me fez chorar foi ver a amiga dela. </3

    Mesmo não tendo gostado tanto assim do livro eu quero ler a continuação para saber o que acontece. hehe 🙂

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/06/2015

      Somos duas então, Bia! Também quero ler a continuação logo, e ouvi dizer que terá filme também. Espero que seja verdade e não demore tanto pra lançar.
      Beijos!

  5. Responder

    Laise Costa

    14/06/2015

    Eu amo, é um dos meus filmes preferidos e mexeu muito comigo. Eu adoro o casal, acho o Jamie incrível, baixei as músicas da banda do Adam haha Eu só tenho a lhe dizer uma coisa: o segundo livro é vida <3 tou louca p que vire adaptação. To ansiosa tbm p ler sua resenha o/ você com certeza vai gostar!
    Beijos

    • Responder

      Gabi Orlandin

      16/06/2015

      Nossa, agora eu fiquei MUITO ansiosa pra ler o próximo livro! Ele está na minha meta de leitura para julho, espero conseguir ler! 😀
      Beijo!

  6. Responder

    Luiza Dias

    08/06/2016

    Eu concordo com sua crítica, pois é um filme lindo, bem montado, e extremamente triste! Eu fiquei muito emocionada ao ver as lembranças que ela tinha das pessoas que ela amava, principalmente quando ela tem a visita de seu avõ, como você disse. Eu chorei muito com esse filme, simplesmente lindo, eu recomendo!

  7. Responder

    Bea

    12/10/2016

    Este filme deixou me a chorar, é o meu preferido é já o vi à 2 anos *-*

  8. Responder

    Jucimara

    06/11/2016

    Assisti Se eu Ficar. Não entendi o final. Ela abreos olhos e começou outro filme nada a ver. Alguêm pode me explicar?

    • Responder

      Gabi Orlandin

      23/11/2016

      Olá, Jucimara!
      Esse filme foi inspirado no livro de mesmo nome. O livro possui uma continuação, que conta a história da personagem após ela abrir os olhos.
      Abraços.

  9. Responder

    samanta

    17/03/2017

    eai <3

    eu amei a resenha, gente eu assisti esse filme e é fantastico mais eu quero muito ler o livro (mesmo sabendo o que ocorre no final do filme *-* *-*

    http://dosedestrelas.blogspot.com.br/

ESCREVA UM COMENTÁRIO