Resenha do filme: Valente

resenha do filme valente

Valente
Gênero: Ação, animação, aventura

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava… Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Todos sabem – e quem não sabe, vai ficar sabendo – que eu sou apaixonada por animação. Quando vamos ao cinema e há uma animação em cartaz, é sempre este que eu desejo ver. Valente é deles que eu queria assistir há algum tempo, e essa vontade nasceu através das críticas positivas que li em blogs e sites.

resenha do filme valente

Merida é uma princesa diferente: enquanto sua mãe a ensina como portar-se de acordo com o que se espera de uma princesa, a menina teima em não querer seguir o que manda o figurino: Merida tem um espírito livre, mas as moças da época não eram autorizadas a pensar e, muito menos, agir desta forma. Apesar disso, tudo corria adequadamente bem, até o dia em que três – desengonçados e esquisitos – pretendentes chegam ao povoado para uma competição. O vencedor ganharia, nada mais nada menos do que a mão de Merida em casamento. Mas, como vocês devem imaginar, a moça não quer casar de jeito nenhum. Tanto que Merida encontra uma bruxa e a pede um feitiço para melhorar algumas coisinhas… mas nem tudo (ou quase nada) sai como o planejado.

resenha do filme valente Juro que não esperei dar tantas risadas com esse filme! Como é percebido, Merida é aquela personagem que todos amamos (principalmente nos filmes): destemida, guerreira e, além do mais, vai contra as regras da época. Quem nunca quis fugir das regras para ser feliz? Mas a maior diversão ficou por conta dos três irmãos pestinhas de Merida, que são ruivinhos adoráveis – assim como ela e o pai -, mas impossíveis de manter sob controle. Eles são fofinhos e fazem a maior algazarra, e foi impossível não ver uma cena deles sem dar muita risada!

O filme aborda algumas questões importantes, como problemas familiares, de forma muito sutil. Isso foi muito importante, pois não deixou a história apenas naquela categoria de animações bonitas sem aprofundamento. É claro que não é uma lição de vida, mas deixa uma pequena lembrança de que, por mais difícil que pareça, as coisas podem ser resolvidas através de conversas – e sem o uso de coisas mirabolantes.

Indicado! Assistam! 🙂

POSTS RELACIONADOS

38 comentários

  1. Responder

    Marcele Cambeses

    07/11/2013

    Apenas digo: Merida é diva <3 . E, Gabi, você já viu o post que fala sobre a conspiração de todos os filmes da Pixar serem ligados? Quando vi Valente, eu já tinha lido, aí que prestei mais atenção ainda nos detalhes.

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      07/11/2013

      Nunca ouvi falar sobre esse negócio da Pixar, não. Vou procurar saber, fiquei curiosa!

  2. Responder

    Maíra

    07/11/2013

    ahh eu assisté esse filme assim que saiu, arrastei meu namorado pra ir comigo, amo animação também e queria MUITO ASSISTIR!
    obs: AMEII ease back de filme, que você coloca o poster e a sinopse, que LINDO, tão delicado, tão organizado!

    então, voltando ao filme ahuahua ai exatamente, duas coisas que me fez assistir esse filme, 1- é época medieval, adoro essa época e 2- ela é diferente das princesas, acho que pelo cabelo, pelo jeito da animação, não é aquela menininha, princesinha e lalal
    eu ri demais quando eles viraram ursos (espero não ter dado spoiler pra quem não viu ahuaha)

    concordo com você, é demais e bem sutil mesmo a abordagem deles em relação a problema familiares 🙂

    beijinhos :*

    • Responder

      Gabi { fluffy }

      07/11/2013

      HAHA, eu também ri muito com aqueles três transformados! (também espero que ninguém leia isso além de vc, haha!) Eles ficaram tão fofinhos que eu quase explodi rindo e dizendo “aaaaaawnnnn que fofo” hahaha!

  3. Responder

    Helloise

    07/11/2013

    Não gostei muito desse filme. Aliás, tenho achado a Disney bem sem graça ultimamente. [sad]

  4. Responder

    Thaís

    07/11/2013

    Esse filme é muito fofo! [love]
    Gostei bastante, também sou apaixonada por animação.
    Beijo

  5. Responder

    Catarina

    07/11/2013

    Eu ja vi esse filme, é muito fofinho! O que eu achei mais legal é que esse não é como os outros filmes que a disney já produziu, pelo menos não igual a maioria.
    Eu sempre fui acostumada a ouvir historinhas que amor, de principe e princesa. Esse tem a princesa, tambem aparecem principes, mas a Merida é totalmente diferentes das que a gente ta acostumada a ouvir e ver. Isso que eu achei mais bacana.
    Os tres irmãos dela sao muito engraçados mesmo, são os que dao mais graça ao filme!
    Beijos

  6. Responder

    Mirelle

    07/11/2013

    Aiii, eu também sou mega fã de animação.. amo demais.. mas confesso que não consegui gostar tanto de Valente não 🙁 Achei a Merida tão egoísta e mimada. Achei um absurdo o que ela fez com a mãe, apesar de ter curtido o final e o crescimento dos personagens. Mas nem de longe esta é uma das minhas animações favoritas, infelizmente. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  7. Responder

    Jaqueline Silva

    07/11/2013

    Eu também tenho um grande queda por animação, e esse filme é um dos meus favoritos.
    Lembro que dei muita risada quando assisti, além dele retratar de uma forma tão singela a questão dos problemas familiares.

    E o que são aqueles três pestinhas? kkkkkkkkkkk
    Acho que vou assistir novamente [happy]

  8. Responder

    Giovanna Oliveira

    07/11/2013

    Esse filme é um amor <3 Não curto muito filmes de princesinhas totalmente meigas e delicadas, então esse filme foi perfeito pra mim haha! Outra coisa apaixonante é o cabelo dela, meu deus *-* Enfim, esse filme é lindo e ponto!

  9. Responder

    Luna Grilli

    07/11/2013

    Acho esse filme fantástico! Quando assisti, eu tive uma vontade ENORME e ter cabelos cacheados, saltitantes como da Merida. Ela é linda, corajosa, independente e valente. Mesmo sendo um filme para crianças, é assim que uma mulher deve agir. E também claro, amando ao próximo. Gosto bastante do filme! Beijinhos.

  10. Responder

    Thais lima franco

    08/11/2013

    Eu já tinha visto a propagando do filme algumas vezes e não tinha despertado minha curiosidade, um dia, estava sem fazer nada, marido no vídeo game, resolvi assistir!
    Resultado: me apaixonei pela Valente, como o próprio nome diz, ela é uma menina valente, destemida e todos os sinônimos possíveis! Simplesmente amei essa ruivinha, que com seu jeitinho passa uma mensagem muito legal!!

  11. Responder

    Manu Hitz

    09/11/2013

    Adoro personagens femininas assim: fortes, decididas, que não aceitam imposições! Vão à luta e fazem valer sua vontade, buscam seus sonhos.
    Ainda não assisti a esse filme fofo! Gosto da cara dela bem fora do padrão Disney Princesas. Chega de princesinhas frágeis e vulneráveis. Eu sou Valente!

  12. Responder

    André

    09/11/2013

    Sabe que ainda não assisti inteiro? kkkkk Família tava vendo, peguei só um pedaço, depois tive que sair [lol] Lembrei que existe agora, a resenha me deu vontade de ver inteiro!

  13. Responder

    paula

    09/11/2013

    Também adoro uma animação, hoje em dia eles capricham bastante nos efeitos. Valente assisti não faz muito tempo e gostei. No começo achei que fosse ver uma história de princesa que se rebela, mas se mostrou muito mais que isso, é muito mais sobre seu relacionamento com sua mãe e família do que esse conto de fadas e princesas. Achei lindíssimo a paisagem, as passagens na floresta e até da bruxa.
    Um beijo

  14. Responder

    cinthia Santos

    10/11/2013

    esse filme é mto fofo

  15. Responder

    Beatriz

    10/11/2013

    Não sou fã de filmes de desenhos animados, mais pela resenha achei bem interessante. Vou assistir e depois conto o que achei .
    Beijos [heart]

  16. Responder

    Yassui Fortes

    10/11/2013

    [happy] Adorei este filme, foi super divertido as cenas do trio piquenuxos fofos. A Merida é encantadora não tem como não ama-la.

  17. Responder

    Carine (Cal Sousa)

    11/11/2013

    [love] Eu achei esse filme tão fofo, quando vi o comercial de estréia fiquei louca para levar minha baby ao cinema, eu adoro filmes de animação!

  18. Responder

    Talita Ramos

    11/11/2013

    Esse filme é demais…

  19. Responder

    Carolina Scopel

    12/11/2013

    Eu não assisti esse filme até hoje, acredita? Tenho uma irmã pequena que adora assistir filmes animados assim, que exemplo de irmã sou eu que não assiste junto à ela? HAHAHAHAHAHA [secret]

  20. Responder

    Raiza

    12/11/2013

    [wink] esse filme é muito legal ! eu fiquei muito feliz quando fui no anieme friends e encontrei uma cosplay idêntica a Merida *u*

  21. Responder

    Dudinha

    13/11/2013

    Ai, gente, não sou muito fã de animação não… meu namorado que gosta, assisto mais por isso… 😎 Mas desde que Deu a Louca na Chapeuzinho me surpreendeu, quando vi a chamada da estréia desse aí, fiquei curiosa. Porém ainda não tive oportunidade de assisti-lo. =/
    Eu a imagino, como toda boa ruiva de cabelos selvagens (lindos, a propósito), uma jovem endiabrada e revolucionária, vivaz… hahaha!
    O trailer tinha chamado minha atenção para a aventura, mas o enredo parece ser bem divertido. ^.^
    #AgoraMaisCuriosa

  22. Responder

    Fernanda Santos

    14/11/2013

    Amoo de paixão Valente, é tão fofo e ao mesmo tempo meio aventureiro, me identifico muito com a Merida! <3

  23. Responder

    maria eduarda

    15/11/2013

    estou louca para assistir. [heart]

  24. Responder

    thainara

    23/03/2014

    bacana esse filme adorei assistir na escola agora estou assistindo em casa

  25. Responder

    stephani

    22/04/2014

    È muito legal ser livre vai enfrente merida [happy]

  26. Responder

    Julia Victória

    16/05/2014

    Oi Brigadaaaaaaaaaaaaaa ♥

  27. Responder

    Thalissa

    30/05/2014

    [love] mt fofa essa historia amo esse filme me identifico!!

  28. Responder

    gabrielly braga

    07/08/2014

    ótimo o filme assisti e amei [love] [lol] [happy]

  29. Responder

    netinho soares

    08/09/2014

    gostei muito desse filme e muito engraçado [happy]

  30. Responder

    kallyanny ramos

    02/10/2014

    [love] amooo o cabelo da merida mt lindo

  31. Responder

    alice

    10/11/2014

    É muito bom eu gostei e espero q gostem tbm [smile]

  32. Responder

    Elaine

    27/01/2015

    Gostei mas esoerava mais como por exenplo a narracao do filme e nao oque vc acha sobre ele

  33. Responder

    Mari

    07/02/2015

    Olha esse filme o valente é um excelente filme gostei, vale a pena ver.

  34. Responder

    manuela

    11/04/2015

    Gabi Orlandin parabéns!!! [love] gostei muito da sua resenha sobre o filme VALENTE fiquei curiosa para assistir o filme… [wink] [wink]

  35. Responder

    Larissa samantha

    02/06/2016

    Oii linda, amei seu blog, encontrei porque estava procurando resenhas do filme da valente.

    Parabéns está tudo Lindo .

    BeijoOkas

  36. Responder

    douglas

    11/08/2016

    [secret]
    Adorei o filme e adorei sua resenha👍

ESCREVA UM COMENTÁRIO