Patrícia Cândido – Ecologia da Alma

Ecologia da Alma

Ecologia da alma
A jornada do espírito e a experiência humana
Patrícia Cândido
Editora Luz da Serra, 2011
154 páginas

Muitos de nós andamos em círculos pela vida. O tempo passa e os problemas são os mesmos, as dificuldades também, dando a impressão de que nada muda. Embora estejamos vivendo um período de muita aceleração mental, com uma agitação global incrível, em muitos momentos temos a tendência de esquecer quem somos e para o que essencialmente vivemos. Também costumamos desviar-nos dos nossos papéis diante da sociedade, das crianças e de sua educação, da família, bem como da importância de nossas atitudes na construção de um mundo melhor. A autora, de forma simples e objetiva, mostra-nos que nossa passagem pela Terra é uma jornada, composta de fases e ciclos que precisam ser entendidos, para que a felicidade, a plenitude e a leveza do viver naturalmente aflorem dentro de nós. Se não compreendermos o que neste livro Patrícia Cândido chama de ecologia da alma, possivelmente estaremos navegando em águas revoltas com nossas emoções, pensamentos, sentimentos, relacionamentos e realizações e, por consequência, poderemos sofrer, sentir dor e revolta. A proposta é objetiva: preparar nosso espírito para a experiência humana e nos qualificarmos para sermos felizes em todos os níveis de nossa existência!

No sentido desta obra, ecologia da alma é o processo de ambientação e adaptação de nossa alma ao estado físico […]. É a compreensão de estarmos na Terra novamente […] cumprindo os desígnios de nossa missão e evolução. Encontrar o equilíbrio de nossas emoções, pensamentos e sentimentos. A tão sonhada felicidade também é ecologia.”

Todo capítulo se inicia com um trecho de música. A música que existe em nós mesmos, a música que nos faz ser quem somos e a mesma música que nos leva mais adiante, sempre. E todas as músicas citadas são conhecidas, e com certeza você se lembrará de alguma ou várias delas. Cada vez que eu conhecia, dava aquela vontade de colocar a música pra tocar e cantar junto, prestando atenção no que é dito por um outro ponto de vista.

Para explicar melhor, vou colocar um trecho do livro:

”Atualmente, a física nos traz o modelo da teoria das cordas, que afirma podermos subdividir nossas partículas mais elementares até encontrarmos a vibração do som como nossa matriz primordial.”

Não são apenas frases construídas, assim como não é só apenas mais um livro; nós conseguimos absorver cada palavra que a Patrícia escreve e entendemos, lá no íntimo, onde devemos mudar e o que precisamos fazer para vivermos mais felizes, com mais harmonia.

Um assunto muito interessante que o livro aborda, a meu ver, é a forma como recebemos as crianças em nosso mundo. Elas vêm do plano Superior para curar suas mazelas aqui na Terra, porém, nem todas as almas querem vir a esse mundo. Portanto, é necessário receber a criança com carinho, dando-lhe as boas vindas e explicando-lhe sobre sua missão nesta jornada. É linda a maneira como a Patrícia, juntamente com os amigos espirituais que a acompanham no livro, explica sobre este assunto, sem deixar margem para dúvidas. Só lendo mesmo pra compreender.

Juntamente com a questão do nascimento, o livro também aborda a educação, a família e o trato que temos com as crianças e os adolescentes. Num geral, ele nos explica bastante coisa sobre nós mesmos desde o nascimento até a morte do corpo físico, e isso é de uma sabedoria sem igual. Sabe aquele problema que temos e não sabemos de onde vem? A resposta pode estar em alguma dessas fases, e este livro pode ajuda-lo a solucionar.

A vontade que temos ao terminar de ler este livro é de começar de novo. São muitas informações para que consigamos processar todas de uma única vez. O ideal é que ele seja lido muitas e muitas vezes, riscado, grifado e escrito em todas as margens! (Eu sei que dá pena de fazer isso, então vai uma dica: sublinhe as partes que mais lhe chamarem a atenção e faça anotações em um caderno, por exemplo. O que não dá é pra ficar sem anotar os pensamentos que a obra nos transmite.).

Agora você vai me dizer: “não gosto desse assunto”. Tem mesmo muita gente que não gosta, mas você já tentou encarar isso como um ensinamento, uma evolução? Existem mesmo livros do assunto que são chatos, mas não é o caso deste, mesmo! Tente uma leitura diferente às vezes.

POSTS RELACIONADOS

29 comentários

  1. Responder

    Paula

    12/11/2011

    Oi Gabriela,

    Primeiramente, obrigada pela visita! e eu amei o design do seu blog! lindo lindo lindo! E adorei seu cantinho tb.

    Bom, esse assunto me interessa muito!!! sem contar que tem trechos de musicas (acho musica algo maravilhoso pra vida e alma), eu fiquei BEM curiosa pra ler esse livro.
    Com certeza um grande aprendizado; e quanto mais coisas boas pra acrescentar na vida, melhor neh!?
    Sou um pouco preguicosa DEMAIS pra ler [lol] *super vergonha disso* mas estou com objetivo de mudar!

    E esse livro vai pra minha lista! [smile]

    Voltarei mais vezes..
    Bom fds.

    Beijos [heart]

  2. Responder

    Lari

    12/11/2011

    Tem muita gente que tem pré-conceito com auto-ajuda, né? Também encaro como uma experiência; uma evolução. A gente sempre tira algo bom dessas coisas. Sempre.
    Ai, e que capa linda *-* Esse está na minha listinha <3 Me encantei com a resenha e o título do livro, Gabi!

    Ahh, as tatuagens pequeninas são tão delicadinhas. [smile] Combinam muito com você 😀
    Beeijo!

  3. Responder

    May

    12/11/2011

    Eu já disse no blog que adoro esse tipo de leitura, e a editora Luz da Serra faz esse papel otimamente bem. Adorei sua resenha e quero mesmo ler esse livro!
    Beijos,
    May ;*

  4. Responder

    Nina Tavares

    12/11/2011

    Oi Gabriela!

    Cheguei no seu blog por acaso, navegando pelos pareceitos, e fiquei encantada! O layout é lindo! Um dos mais belos que já vi, parabéns!
    Eu não costumo ler auto-ajuda, mesmo sabendo o bem que faz à alma. Acho que é pela falta de tempo. Mas vou tentar me corrigir, esse livro que você resenhou me encantou e provavelmente vai me motivar a ler mais do estilo.

    B-jusssss! ♥

  5. Responder

    Vanessa

    12/11/2011

    Primeiramente eu preciso dizer que a capa deste livro é simplesmente linda, linda, linda. Eu não costumo ter pré-conceitos com nenhum tipo de leitura e leio aquilo que me dá vontade, principalmente se vejo alguém falar bem dele.

    Vanessa – Balaio de Livros.

  6. Responder

    Flávia Pachêco

    12/11/2011

    Primeiramente obrigada pela visitinha lá no blog, adorei o comentário! *-*
    Esse livro me chamou atenção quando você mostrou ele na última caixinha de correio. Eu vi a capa e achei lindaaa, e o que você falou dele no vídeo também achei super legal, na hora que falou da promoção já pensei “esse vai ter que ser meu” haha, apesar de que não sou muito criativa com frases, maas vou tentar.
    E lendo agora a resenha me deu mais vontade ainda. Nunca li nenhum livro de auto-ajuda; na verdade eu quase não lia livros, comecei agora. E esse me chamou realmente a atenção, aparenta ser um livro que nos faz refletir muuuito mesmo! Vou ficar esperando a promoção dele, hihi. [smile]

    Beeijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

  7. Responder

    Anny Rosário

    12/11/2011

    O livro deve ser muito lindo mesmo! Adorei a ideia de cada capítulo ter sido uma musica. Acho que vou ler 😉 ps: teeeenho que elogiar o design do seu blog! dá de 10 a 0 a muitos famosos por aí… beijão!

  8. Responder

    Thaís

    12/11/2011

    Gabi, realmente, o título já é bem diferente do que vemos por ai. E sua resenha ficou incrível.

    Por vezes me pego pensando nestas questões sabe? E já que você diz que dá vontade de “começar tudo de novo”, acho válido passar os ensinamentos deste livro para nossos filhos, já que queremos sempre que eles sejam melhores que nós.

    Fiquei transbordante de vontade de lê-lo, de verdade. Espero ter esta oportunidade em breve.

    Tenha um ótimo final de semana, linda!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

  9. Responder

    Camilla Martins

    12/11/2011

    Oi Gabriela!

    Que post bacana, hein? Gostei muito da sinopse do livro e de sua resenha. O livro é bem espiritualista, né? E a forma como ele aborda a vinda das crianças também é bem interessante.

    Ah, meu pai é bem comédia ‘-‘ KKKKKKKKKKKKK

    O meu prêmio por ser muito fã dos jonas são eles mesmos… eu filósofa -q

    Bjonas (:

    Fique com Deus <3

  10. Responder

    Ludmila

    12/11/2011

    Nossa, o livro parece ser muito bom e bem diferente.
    Que interessante!
    Gostei, e fiquei muito curiosa… muito mesmo…
    A capa é bonita e adorei os capítulos iniciar com letras de músicas [happy]
    Ótima sua resenha!
    Bjs

  11. Responder

    Gessy

    12/11/2011

    Adorei a resenha desse livro! *-*
    Preciso lê-lo! Pena que não há muitas opções para compra online do livro, mas encontro ele de alguma forma. Perdi a conta de quanto livros assim eu li, são sempre muito, muito bons. Assim como você, acho que quem tem preconceito deve encarar isso como um ensinamento, mas se não for capaz disso (o que seria muito lastimável, porém possível) não sair por aí falando mal de tal gênero e persuadindo todos a não lê-lo. ^^
    Enfim, o livro já está na minha lista!

    (:

  12. Responder

    Ana Paula

    12/11/2011

    Oi, tudo bem?
    Vim aqui te convidar para participar do sorteio que tá rolando no meu blog. A ganhadora vai levar um layout personalizado para blogger.
    Se não quiser participar, mas puder divulgar, eu agradeço!

    http://deargirlsupdated.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-um-layout-personalizado.html

    Espero sua visita! Beijos, beijos.

  13. Responder

    Claudinha

    12/11/2011

    Esse é bem o tipo de livro que me emociona…adorei a dica, acho que preciso de algo assim pra ler. *-*

    Beijos

  14. Responder

    Juh Claro

    13/11/2011

    Tentar leituras novas é sempre bom! Adorei a sinopse e a resenha do livro, parece ser muito bom mesmo. Quem sabe não dou uma chance a ele quando diminuir minha lista na estante haha
    Acho que pelos capítulos começarem com música já é um ponto muito positivo, pelo menos pra mim. Acho música uma coisa tão, mas tão boa… Não sei explicar, mas é o que me acalma sempre!

    Beijo Gabi ;*

  15. Responder

    Luana

    13/11/2011

    Quando vc faloou do livro no video e falou da música já fiquei interessada por eu sou bem louca por música, e cada parte da minha vida tem uma!! Mas e que capa linda ne????? Ai me deu vontade de ler.

    Bjs

  16. Responder

    Poly

    13/11/2011

    Que capa linda *___*
    Adorei a sinopse e a sua resenha. Fiquei curiosa pra ler tbm, parece ser bem legal.
    Gostei dessa ideia de começar cada capítulo se iniciar com um trecho de música e a abordagem que faz sobre crianças 🙂
    Bjuxxxxx

  17. Responder

    Ewerton Lenildo.

    13/11/2011

    Noooooooooooossa, esse livro entrou para minha lista de leitura com certeza ! Adorei essa resenha u-u

    papeldeumlivro.blogspot.com Beeijão :*

  18. Responder

    Bel mendes

    14/11/2011

    Adorei suas resenhas e amei esse blog, vou voltar mais vezes ^^
    http://saiadeflorbm.blogspot.com/

  19. Responder

    Aym

    14/11/2011

    ahhhhhhh adorei a resenha.
    poxa vim aqui e vi que mandou 100 marcadores do blog =(
    perdi 🙁 uhausauhshau
    tudo bem.
    eu adoro livros que nos dão ensinamentos *-*
    vou anotar.
    beijos flor
    boa semana

  20. Responder

    Amanda Cristina

    14/11/2011

    Apesar de ser católica, não sou daquelas fanáticas que crê em uma coisa e fim de papo. Gosto de conhecer outros pontos de vistas e em relação à este livro acho que para mim, seria uma leitura deliciosa. Entrar em vales novos sabe? Adorei a dica! 🙂

    Beijinhos, Amanda Cristina.
    http://www.primeiro-livro.com

  21. Responder

    Barbara

    14/11/2011

    [omg] aaaaaaaaaaa … eu quero !!!!!!!!
    Esse livro deve ser perfeito… sua resenha ficou show!
    AMEI !!!

  22. Responder

    Mari

    14/11/2011

    Ah que bacana hein eu adorei esse livro me encantou…
    Gostou do tipo dessa leitura…
    Adorei o blog hein super fofo e nota 10
    seguindo já e claro

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

  23. Responder

    Camilla Martins

    14/11/2011

    Oi Gabriela *-*

    Tem post novo no meu blog!

    Bjonas (:

    Fique com Deus <3

  24. Responder

    :: Loma

    14/11/2011

    Hey ^^

    Sem dúvida estou a colocar na lista. Adoro o tema apesar de estar em falta ao ano decorrente. Estudo Psicologia de fato um ótimo pedido de leitura.

    Xxx

    :: Loma

  25. Responder

    magna

    14/11/2011

    fiquei morrendo de vontade de ler
    *_*
    amei o seu blog
    e voce é super linda flor
    parabens
    beiijao
    http://www.doce-vestido.blogspot.com/

  26. Responder

    Bianca Sampaio

    14/11/2011

    Oi Gabriela,
    Não curto muito livros assim, mas talvez ele seja diferente dos outros e seja interessante para mim. Por agora, parei de adicionar livros na minha lista, se não não terminarei ela nuuunca! haha
    Adorei o fato de que cada capítulo começa com um trecho de música (:

    Beijos!

  27. Responder

    Biih

    15/11/2011

    Olá, Gabriela!
    Gostei bastante do livro. É sempre bom ler algo diferente!
    Além disso, a capa é uma fofura! [smile]
    Gostei do seu blog, você escreve super bem!
    Beijos!

  28. Responder

    Sophia Costa

    20/11/2011

    Amei muito esse livro! Estou louca pra ler, mas infelizmente não achei na livraria em que fui. Sua resenha só me deixou mais animada! hahaha beeijos

  29. Responder

    Gisele

    26/11/2011

    Nossa..achei muito bom esse livro!!!!
    Me deu uma paz só de ler a resenha….agora fiquei super com vontade de ler ele!!!!!

    bjus

ESCREVA UM COMENTÁRIO