Tahereh Mafi – Estilhaça-me

resenha do livro Estilhaça-me

Estilhaça-me
Trilogia Estilhaça-me, volume 1
Tahereh Mafi
Editora Novo Conceito, 2012
304 páginas

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Claro que já tive dificuldades em escrever resenhas, principalmente quando o livro é muito bom ou muito cheio de aventuras e você precisa de muito tempo pra absorver tudo o que ele lhe transmitiu. Estilhaça-me está se saindo um dos mais difíceis para resenhar. Por quê? Ele é simplesmente maravilhoso! Tenho certeza que qualquer coisa que eu venha a escrever não chegará aos pés da narrativa incrível da genial Tahereh Mafi.

Virei fã da autora, que tem na sua narrativa algo muito especial, muito pessoal, muito diferente de todos os outros livros que já li. Ouvi leitores dizendo que não se acostumaram muito bem com as palavras e frases tachadas a que ela faz uso, mas achei que foram impecavelmente bem empregadas e eu pude entender, desse modo, cada pensamento e cada confusão interna da nossa perturbada personagem Juliette.

Pra quem gosta de romance, uma boa notícia: esse livro narra o romance de um jeito único. Nada muito indecente, mas na medida certa. Há cenas de romance inocente, e várias outras onde os personagens estão na mesma sintonia. Adoro Amo como a autora descreve esses momentos, citando coisas simples para descrever sentimentos e sensações que passam pelo corpo de Juliette quando ela está junto de Adam (nota: você vai se apaixonar por ele).

“- Você não faz ideia do quanto pensei em você. De quantas vezes sonhei […], de quantas vezes sonhei em estar tão perto de você. […] Céus, Juliette, eu a seguiria para qualquer lugar. Você é a única coisa boa que sobrou neste mundo” página 141

É importante ressaltar que o livro todo se passa numa época à frente da nossa, onde não há pássaros mais no céu, onde as pessoas brigam por comida, onde todas as árvores e parques e lazeres e alegrias de famílias foram destruídos. E um personagem, no decorrer da história, conta que foi o próprio ser humano quem causou isso a ele mesmo. E tem aqueles trechos que você pode parar e refletir: “o que estamos fazendo com esse planeta?”.

“Os pássaros costumavam voar, é o que as histórias dizem. Antes de a camada de ozônio ter se deteriorado, antes de os poluentes terem transformado as criaturas em algo horrível incomum. Eles dizem que o tempo não foi sempre tão imprevisível. Eles dizem que havia pássaros que costumavam planar no céu como aviões.” página 36

Não tenho nenhum ponto negativo para citar sobre esse livro, a não ser talvez que seja uma trilogia – traduz-se como: temos que esperar até o ano que vem para ler a continuação!

resenha do livro Estilhaça-meTentei tirar uma foto do livro pra vocês verem essa capa magnífica, mas é difícil conseguir captar o brilho dela. Só tendo em mãos pra enxergar isso.

POSTS RELACIONADOS

48 comentários

  1. Responder

    Igor Thiago

    20/04/2012

    Li na resenha uma coisa que se destacou e que eu não havia lido em nenhuma outra foi quando você citou “É importante ressaltar que o livro todo se passa numa época à frente da nossa” Eu realmente não sabia, mas gostei bastante da resenha. E percebi que ela tem um dom, não sei se posso chamar assim porque é algo tão ruim. Também queria saber com a autora conseguiu descrever os sentimentos dessa garota, é bastante incrivel a capa, gostei muito da personagem porque ela realmente é de chamar muita atenção, mas com algo provocador.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      20/04/2012

      Pode-se dizer que é um dom, sim. Mas ela descobre “outros usos” pra esse dom, digamos assim. Você precisa ler pra entender a narrativa, o modo como a autora descreve sentimentos. É muito, muito incrível! *-*

      • Responder

        Igor Thiago

        20/04/2012

        Isso Gabi, me deixa mais curioso, só não vou pedir pra contar pra não estragar a emoção do livro, rs. Mas eu quero, agora! Mas outra coisa que eu não sabia era sobre a trilogia, tem mais informações? Se tiver avisa-nos. Certifique que se eu comprar o livro não vou me arrepender né? Eu quero saber quais “outros usos” [cry]..

        • Responder

          Fluffy - Gabriela

          20/04/2012

          Ahá! Te deixei curioso, hehe. Sobre novas informações sobre a trilogia, só sei que será lançado ano que vem por aqui. E nada mais. E vai ter promo dele amanhã por aqui, se quiser concorrer [wink]

          • Igor Thiago

            20/04/2012

            Se quiser nada, já estou concorrendo. Vish, espero que a autora não estrague a emoção do livro, porque já vi trilogias afundarem [dead] . E não foi nada legal, mas só mais uma coisinha não acontece o épico triângulo amoroso né? Diz que não, rs.

          • Igor Thiago

            01/09/2013

            Graças ao Fluffy e a você esse livro se tornou um dos meus favoritos! LEIA LOGO Liberta-me! Apesar de grande é muito melhor que o segundo. Muitas coisas acontecem!

  2. Responder

    Lygia

    20/04/2012

    Tb senti essa dificuldade para resenhá-lo, Gabi! xD
    O livro é excelente, mesmo com a pegada meio X-MEN. E vc disse certo, o romance é na medida certa! 2013 está tããão longeee! PRECISO da continuação pra ONTEM!

  3. Responder

    Thainá Cristina

    20/04/2012

    Nossa amei a resenha!
    me deixou com muita vontade de ler esse livro.
    O booktrailer é demais,
    E a capa pessoalmente deve ser maravilhosa!
    Vou correndo comprar e me deliciar [love]

  4. Responder

    Sharon

    20/04/2012

    Oie.
    Era tudo oque eu queria. Alguém que me falasse que esse livro é maravilhoso. Eu tinha minhas suspeitas e precisava de ti pra dar o aval, hehehe !
    Então na verdade, pelo que entendi, ele mata com um toque… seria isso ? Quero ler, quero leeeer [cry]
    Demais o book trailer, parece um filmaço, hihi.

    Bjinhos.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      20/04/2012

      Isso, é exatamente isso que ela faz. Hm, mas não exatamente matar, não sempre. [confused]
      Enfim, leia sim porque é de tirar o fôlego! *-*

      • Responder

        Sharon

        21/04/2012

        Compreeeei !
        Tava por 19,90 lá na loja e não aguentei !
        Vamo que vamo [wink]

  5. Responder

    Camila Araújo

    20/04/2012

    Esse livro é incrível mesmo! Ele foi diretinho pra minha lista de favoritos e eu estou ansiosa pelo próximo.
    Nem sei bem o que falar… O Adam é apaixonante! E a Juliette é forte, mas nós podemos ver a fragilidade dela também, como em todo ser humano.
    Ainda tem o Warner que é um vilão pra ninguém botar defeito.
    Bjs.

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      20/04/2012

      Nem falei muito dos personagens senão a resenha ficaria quilométrica, mas eles são tuuudo de bom mesmo! ^^

  6. Responder

    Gaby

    20/04/2012

    Olá Gabi!
    Estou super ansiosa para ler esse livro. A sua resenha é a segunda que leio falando super bem da narrativa e da história da personagem Juliette. Marquei como desejado no Skoob porque realmente é um desejo lê-lo, rs. Somente espero conseguir realizá-lo logo. [love]
    Um livro que tive dificuldade para resenhar foi Julieta Imortal. Minha intenção não foi soltar spoilers e deixar um ar de suspense para convidar as pessoas a descobrirem o outro lado do romance Romeu e Julieta.
    Adoro, ou melhor, amo o modo como você escreve.
    Beijinhos ;*

  7. Responder

    May

    20/04/2012

    Não posso dizer muito, pois estou lendo o livro agora, e estou no começo ainda, página 77, acho… Ainda estou com um pouco de raiva do Adam sabe, mas vamos ver o que acontece, rs…

    Beijinhos,
    May ;*

  8. Responder

    Beatriz Lopes

    20/04/2012

    Realmente o livro parece ser incrível! Sua resenha ficou incrível!
    O chato de ler livros assim agora, é que temos que esperar um tempo pra depois ler os outros…

    Beijo

  9. Responder

    Fernanda Falleiro

    20/04/2012

    Esse livro é mesmo uma unanimidade. Estou doida pra compra-lo. Tb acho chato ter que esperar tanto tempo pra ler a segunda parte, tenho algumas séries paradas aqui em casa esperando…
    bjos

    Tem promoção lá bloguinho:
    http://enquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br/

  10. Responder

    Beatriz Gosmin

    20/04/2012

    Gabi, acabei de escrever minha resenha e nossa, assim como para você, foi difícil.
    Amei este livro e o coloquei nos favoritos, sem dúvidas Juliette e Adan não serão facilmente esquecidos. <3

    Beijos e ótima resenha!

    Bia | http://www.livroseatitudes.com.br

  11. Responder

    Sammy

    20/04/2012

    Já li várias resenhas falando bem do livro! Estou muito curiosa para saber se vou gostar ou não, mas com tanta resenha positiva, quem sabe?

    Bjs

  12. Responder

    Ludmila

    20/04/2012

    Que resenha foi essa??? AMEI!
    Estou doida para ler esse livro desde a Marina do blog MVL comentou sobre ele, e a cuirosidade bateu forte em mim.
    A sua é a segunda resenha que leio desse livro hoje e a minha vontade só faz aumentar.
    Preciso ler esse livro.
    A história parece ser do tipo que a gente não quer largar até chegar na última pagina e por se tratar de uma trilogia, ficar totalmente alucinada pela continuação…
    Deve ser uma leitura de tirar o folego!
    Sua resenha esta muito boa, Gabi! Parabéééns!
    Beijos, ótima sexta e´maravilhoso fim de semana [happy]

  13. Responder

    Victoria eliza

    20/04/2012

    A capa desse livro é simplismente linda!! Naõ sei ainda se me interessei na história pare ser muito boa e tal mais ainda não me convenceu !! ótima resenha muito boa!! [wink]

  14. Responder

    Jacqueline Braga

    20/04/2012

    Oi Gabi
    adorei a resenha, pra mim esse livro foi o mais difícil pra resenhas (depois de Mathilda Savich rs) Eu adorei a narrativa, as palavras riscadas e até as repetições. A autor soube como empregar cada elemento perfeitamente. E o Adam *_* suspira, as cenas dos dois eram maravilhosas, de tirar o fôlego. Mal posso esperar pelo segundo livro.
    bjos

  15. Responder

    Sara

    20/04/2012

    Li a resenha e adorei! Meu Estilhaça-me está chegando!!! Mal posso esperar.
    O poder da protagonista é muito interessante… Eu já estou apaixonada pelo Adam! hahaha.

  16. Responder

    Vivi

    20/04/2012

    Nossa todo mundo falando super bem deste livro, mas confesso que ainda assim estou meio com o pé atrás. Sei lá depois da decepção com o final de Jogos Vorazes eu to meio desanimada com Distopia.
    O livro é lindo, a capa é maravilhosa, mas ainda assim temo ficar frustrada, acho que vou esperar um pouco mais para ler.

    Beijocas

  17. Responder

    Rafaela

    20/04/2012

    Um dos livros que mais é comentado é esse ! E estou com MUITA vontade ler, essa capa é linda , mas linda mesmo !
    Amei a resenha , beijos
    http://rafaelacomtudo.blogspot.com

  18. Responder

    Mari

    20/04/2012

    Oi Gabi,
    Nossa esse livro será um das minhas próximas leituras, não vejo a hora de ler, cada pessoa dizendo que é ótima a história sua resenha ficou impecável, deixando eu com mais vontade de ler o livro, pois a autora falar de um romance único, diferente .
    Parabéns pela resenha.
    [wink]
    Beijos
    Bom final de semana

  19. Responder

    Marcella Jordanna

    21/04/2012

    Entendo sua dificuldade em resenhar certos livros, Gabi. E sei que isso vai acontecer comigo também em Estilhaça-me. O Adam entrou pra minha lista de maridos ( [heart] ) e olha que eu ainda nem terminei o livro AIUEHAUIE

    Prevejo mais um livro entrando na lista de favoritos… oi?

    Sem contar a campanha: Tacha nas redes sociais! UDSHDUI Impossível não começar a falar que nem os pensamentos da Juliette.

    Beijocas,
    Mars.

  20. Responder

    Camila Costa

    21/04/2012

    Gabi eu também AMEEEEEI esse livro! Nossa entrou para os meus favoritos! também não tenho nada de negativo para falar sobre ele… é simplesmente incrível *-* [love]

  21. Responder

    Poly

    21/04/2012

    Um dos melhores livros da Novo Conceito que eu li. *_________*
    Terminei de ler no início da semana e até hoje estou pensando nele de tão genial que é a história.
    Ótima a sua resenha.
    Bjuxxxxx

    PS: eu quero um Adam pra mim 🙁

  22. Responder

    Vanessa Meiser

    21/04/2012

    Este livro é minha próxima leitura e espero gostar assim como a maioria as pessoas vem gostando alguns falam que o final poderia ser diferente e tal….to louca para descobrir por mim mesma do que se trata a história.

    vanessa – Balaio

  23. Responder

    Pollyanna

    21/04/2012

    Também amei este livro. E assim como você, fiquei horas na frente do computador para poder fazer a resenha. Nada do que eu digitava, parecia descrever o que sentir ao ler Estilhaça-me. Agora estou super ansiosa pela continuação, que pelo jeito vai demorar muito tempo! Mas como você mesma disse: Vale a pena esperar! *.*
    Beijos

  24. Responder

    Elis

    21/04/2012

    Adorei a sua resenha! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas ele já se encontra na minha lista, pois só li coisas boas a seu respeito.

    Concordo com você de que ter que esperar o lançamento das continuações é algo muito ruim. Atualmente os melhores livros estão tendo continuações, o que é puro sofrimento pra gente!

    Bjs

  25. Responder

    Karolyne Serafim Oliveira

    21/04/2012

    Ah, agora quero ainda mais ler esse livro! Tô super curiosa pra ler essa história, dificil vai ser esperar até os outros volumes serem lançados.

    Beijinhos

  26. Responder

    Sara

    22/04/2012

    Cada vez que eu leio uma resenha deste livro fico com ainda mais vontade de ler! E essa tal capa brilhante… Acho que quero ter uma pra mim também para admirar =]
    Gostei da parte onde você falou da reflexão que a história nos traz sobre o que fazemos com nosso planeta. As pessoas fazem planos para décadas e mais décadas à frente sem se tocar que podemos nem chegar lá graças ao jeito como estamos tratando nossa casa.
    Estou curiosa!

  27. Responder

    Barbara

    23/04/2012

    [love] A capa é linda e a resenha está ótima…

  28. Responder

    Rafael Fernandes

    23/04/2012

    Já estou louco pela continuação, lá li o livro e achei uma maravilha. Talvez em sua resenha, tenha se generalizado ao fato que o personagem masculino dá a entender que o livro só é indicado à jovens moças. No entanto, pela narrativa da autora concordo com você, ela te prende e descreve de um jeito tão sereno, que dá vontade de passar o dia todo lendo as palavras que ela ditou no livro. Quanto parte polêmica do mundo acabando e seu dom anormal achei meio clichê, mas lendo surpreende, posso estar sendo redundante, mas eu só quero dizer que adorei o livro, e tento só achar erros aonde não tem. No entanto, aqui ficam minhas observações.

    PS: E há ainda os livros que mostram realmente o futuro catastrófico, nós mesmos destruindo nosso planeta. Linda resenha. Beijo e obrigado pela visita no Leituras Vivas. [smile]

  29. Responder

    Lúcia Delphino

    23/04/2012

    Ok, Gabi, você me deixou realmente curiosa!
    Eu estava só esperando você fazer a resenha desse livro para ter certeza de que eu preciso le-lo urgentemente urgente hahaha
    Só não sei se eu vou conseguir me acostumar com as palavras tachadas, maas me parece que isso é o de menos né? A história parece ser muuito boa.
    E a capa é linda DEMAIS.
    Beijão

  30. Responder

    Leandro de L.

    25/04/2012

    Oi!
    Eu já li “Estilhaça-me” e ameeei! Principalmente as cenas entre a Juliette e o Adam! *-*
    Gostei da resenha!
    Abraço…

  31. Responder

    Nathalia Duarte

    25/04/2012

    Aconteceu isso comigo quando fui escrever também! Esse livro é simplesmente maravilhoso. Me encantei demais com a forma com que Tahereh escreve 😀
    O romance, aaaaaah, o romance! Mas devo dizer que Warner me deixou mais apaixonada que o Adam 😛

    Beijos
    Nathalia Duarte
    http://www.mentalmorfose.com

  32. Responder

    Michelle

    26/04/2012

    Ah… bom saber que não sou só eu que fico travada para escrever sobre livros que gostei demais! Muita vontade de ler esse.
    bjo!

  33. Responder

    Carissa

    26/04/2012

    Estou louca para ler este livro. Toda resenha que leio elogia a escrita da autora.

    Adorei a resenha.

    Beijos.
    Carissa
    Arte Around The World

  34. Responder

    Milena

    27/04/2012

    Estou super ansiosa e curiosa para ler esse livro! Tinha uma visão um pouco diferente dele por causa de uma resenha que tinha lido há um tempo atrás, mas com a sua resenha, parece que o livro ficou mais “delicioso” e deu para entender um pouquinho mais dele… Lerei em breve!

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

  35. Responder

    Gil/Effy

    27/04/2012

    Oi Gabi!

    Estou lendo o livro mais desde o início sinto que a autora dá umas indiretas, sobre uma
    realidade futura. Estou gostando dos personagens. No início fiquei meio em duvida do Adam rs.. Sem falar que Juliete pensa e não diz, e isso deixa a narrativa até mais real, pois isso acontece com a gente, tantas vezes pensamos e na hora fica só no pensamento.Quero terminar logo minha leitura. O book trailer é bem legal..

    Beijos 😀

  36. Responder

    Luana

    28/04/2012

    Bah eu quero ler e vc só ta piorando as coisas hahahah. realmente a gente tenta mostrar mas só vai ver o brilho mesmo pessoalmente.

    Bjs

  37. Responder

    Simone

    29/04/2012

    Muito legal esse livro … gostei da resenha!!!

  38. Responder

    Adriana

    01/05/2012

    Oi Gabi!
    Nossa, este livro era algo do qual já esperava boas coisas, mas que acabou me surpreendendo ainda mais! Amei a trama criada pela autora e ainda a forma poética como ela é narrada. O livro é uma distopia totalmente diferente, onde o romance é FOFO DEMAIS e ops personagens (principalmente Juliette) nos conquistam logo de cara!

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

  39. Responder

    Tacila Porto

    06/02/2013

    Oie Flor, eu também amei o livro! MARAVILHOSO.
    Amei a resenha ^^ Adam é o cara, e Juliette é demais.
    Beijos

  40. Responder

    Mari Cruz

    26/11/2014

    caracaaaaa… babei nesse! quero muito! mais um pra listinha 😛
    bjos

ESCREVA UM COMENTÁRIO