Clive Cussler – O Espião

resenha do livro o espião

O Espião
Clive Cussler, Justin Scott
Editora Novo Conceito, 2012
416 páginas

É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes… Mas isso é apenas o começo.

Concorra ao livro “O Espião” na promoção de dia dos namorados clicando aqui.

Não entendam mal as três estrelas que atribuí a este livro. Optei por dar apenas essa classificação porque não sou fã de livros policiais, de detetives, perseguições, etc. (ainda mais quando ele envolve fatos históricos e tantos detalhes de navios, submarinos, couraçados e tantas outras coisas que não conheço a fundo). Mas vou explicar melhor.

Nos EUA, esse livro faz parte de uma série de livros com o mesmo personagem, mas as histórias não tem nada a ver uma com a outra (tipo o Robert Langdon de Dan Brown ou o Poirot de Agatha Christie). Muito resumidamente, o livro conta a história do detetive Isaac Bell, um cara muito bom mesmo no que faz. Nesse livro, Bell persegue um espião que está ameaçando prejudicar os EUA. Não vou entrar em detalhes sobre isso por medo de soltar algum spoiler, mas é basicamente isso. E toda a história se passa com ele correndo contra o tempo para encontrar esse espião.

A narrativa é brilhantemente construída, e tenho que dar 5 estrelas aos autores por saberem como conta-la, de modo que tudo o que acontece no livro tem um porquê e muitos dos personagens aparecem novamente, desmascarados, de certa forma, em seus papéis originais de vilões. E chegar àquele ponto do livro em que você descobre quem é, de verdade, aquele personagem, foi algo que me deixou boquiaberta e sem ar. Para esses trechos eu dou todas as estrelas, pelo fato de os autores conseguirem deixar os leitores nesse estado de querer virar as páginas freneticamente.

Porém, as somente 2 estrelinhas se devem pelo fato de que este tipo de literatura não é, nem de longe, meu favorito. Não consigo acompanhar alguns dos acontecimentos nessas histórias, e foi isso o que aconteceu comigo em O Espião. Eu fiquei sem entender grande parte dos planos e estratégias de Bell (porque, como expliquei no começo, não é um assunto do meu conhecimento), e o final foi, pra mim, grego. Não sei se tenho algum tipo de problema, mas essas histórias não despertam a minha atenção e, por isso, demoro pra terminar de ler, e isso prejudica nesse tipo de livro, que deveria ser lido em poucos dias pela grande quantidade de personagens envolvidos. Mas não deixo de indicar essa história pra quem é fã do estilo – é um prato cheio de aventuras, segredos e surpresas.

POSTS RELACIONADOS

33 comentários

  1. Responder

    Cristiane de Oliveira

    06/06/2012

    Esse livro parece muito bom, estou louca para ler mas como minha lista está grande vai demorar um pouco.
    Gosto desse tipo de livro, vamos se vou gotar.

  2. Responder

    Layn

    06/06/2012

    Que bacana a resenha, achei legal ver você falando de livros de outros “gêneros” literários. Eu sou muito louca por esse livro, acho a capa legal, a história interessante. Enfim, tudo. Eu ganhei ele em uma promoção e estou esperando ele chegar aqui em casa pra ler, então quando eu conseguir vou acabar voltando aqui pra dar minha opinião. :3

  3. Responder

    Beatriz Gosmin

    06/06/2012

    Confesso que não estou muito a fim de ler este livro, uma vez que li outras resenhas (de pessoas que até gostam do gênero) que também não se agradaram muito com ele.

    Vou dar um tempinho, então verei se me arrisco.

    Beijos e boa resenha!
    Bia | http://livroseatitudes.com.br

  4. Responder

    Sammy

    06/06/2012

    Entendo perfeitamente sua posição quanto ao livro, esse tipo de genero, mesmo sendo meu favorito, em certos livros, acabam me entediando, rsrs. Ainda estou curiosa a respeito da narrativa e do enredo do livro, quero poder conhecer o que vem a ser essa estória e como vou reagir a ela!

    Bjs

  5. Responder

    Natália Maia

    06/06/2012

    Também não sou muito fã de livros policiais e de detetives, apesar de ser obcecada por Sherlock Holmes. Não sei porque, o Holmes me cativou e eu consigo me envolver nas histórias que o Conan Doyle escreve, mas com os outros não funciona 😛
    Ainda assim, o livro parece ter seu mérito pra quem gosta muito do estilo (:

  6. Responder

    Victoria eliza

    06/06/2012

    Eu tbm não gosto muito não de livro policial não curto muito não . Eu gosto mesmo é romance , drama , sobrenatural , mais o livro parece ser bem interessante pra quem gosta desse Gênero e a capa eu gostei bastante , Principalmente o kit… como sempre a resenha ficou ótima !!

    beijooos [lol]

  7. Responder

    Lucas Maia

    06/06/2012

    Eu não tenho nada contra a livros policiais, mas só li um e também não tenho muito gosto e conhecimentos por coisas desse tipo (detalhes de navios, submarinos) e me distraido tanto com eles que chego a reler varias vezes para entender uma certa passagem. Meu cérebro parece que dormir com isso! ahshas’

    Beijos, Gabi

  8. Responder

    Leandro de L.

    06/06/2012

    Oi!
    Sinceramente, não estou entusiasmado ainda para ler este livro. Acredito que irei demorar demais para lê-lo, sem falar que parece ser muito enfadonho.
    Gostei muito do seu ponto de vista e espero que o livro me surpreenda.
    Adorei a resenha.
    Abraço!

  9. Responder

    Natália Bianchin

    06/06/2012

    Gostei da resenha! Quero ler em breve, mas estou super atrasada nas leituras… E agora que chegou mais esses da NC, então, nossa! Ainda estou em Um Mundo Brilhante…

    Bjss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

  10. Responder

    May

    06/06/2012

    Eu lembro que demorei um tempinho pra ler esse livro também. O começo dele é bem confuso, e também me perdi em algumas partes da história por não ter tanto conhecimento sobre Navios e tal, a sorte é que conheço um pouco porque, além de gostar, tenho um amigo que gosta muito, e isso facilitou minha vida. Gosto bastante de histórias de detetives etc, então foi muito gostosa a leitura. Achei brilhante a forma como foi o desenrolar dos fatos, assim como você disse!

    Beijinhos,
    May ;*

  11. Responder

    Kel Costa

    07/06/2012

    Olha, te entendo perfeitamente. Tb não sou fã do estilo policial e sei que O Espião não vai me agradar muito, por mais que a história seja bem construída e tal. Há livros da Novo Conceito que a gente recebe automaticamente, mas que infelizmente não sentimos muita vontade de ler =/

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

  12. Responder

    Erika Tammy

    07/06/2012

    estou com vontade de ler esse livro, gosto muito de histórias desse tipo [wink] , vai entar para minha lista!

  13. Responder

    Mari

    07/06/2012

    Oi flor,
    Segunda resenha que leio desse livro hoje rs, confesso que antes de ler algumas resenhas estava bem animada com essa leitura, mas percebi que não vou gostar tanto assim do livro, por te esses detalhes que achei Desnecessário., mesmo assim vou ler, mas sem tantas expectativas.
    Amei sua resenha viu.
    Beijos

  14. Responder

    Bruna Reis

    08/06/2012

    Eu gosto bastante de histórias de suspense e perseguição, talvez eu vá gostar dessa. Espero ganhar a promo XD
    Realmente os termos técnicos atrapalham um pouco a fluidez desse tipo de livro, mas, por outro lado, também acho que dá credibilidade à história XD
    Beijão Gabi
    Bruna Reis

  15. Responder

    Tais

    08/06/2012

    Eu também não sou muito fã desse tipo de leitura por isso acredito que teria a opinião + ou – parecida com a sua quando ler o livro.
    Aliais é mais um da pilha Novo Conceito que tenho que ler logo..rsrs

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  16. Responder

    Ludmila

    08/06/2012

    Oi Gabi,
    Esse livro parece ser muito bom! Apesar de também não entender nada sobre navios, submarinos e couraçados, sei que isso não vai ser problema para eu ler, né?
    E apesar de não ser meu estilo favorito (eu amo romances e chick lit), eu goso do gêreno.
    Não não faço ideia de quando poderei ler, mas espero que seja logo…
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, bom fim de semana!

  17. Responder

    Babi Lorentz

    08/06/2012

    Gabi, não sei o porquê, mas apesar de amar livros policiais, não acho que eu vá gostar de O Espião por causa da quantidade de termos que se referem a navegação. Quando o livro trata de um assunto que não conheço, dificilmente gosto. Mas começo a ler este livro ainda esta semana. Vamos ver qual vai ser minha opinião depois.
    Beijão!

  18. Responder

    Barbara

    08/06/2012

    Também não gosto muito desse estilo de livro… Mas valeu a dica!
    Beijos

  19. Responder

    Bianca Sampaio

    08/06/2012

    Oi, Gabi!
    Eu não gostava de livros policiais, mas estou começando a gostar, após ler dois livros maravilhosos sobre o tema. Infelizmente, o kit de O Espião não chegou pra mim, então é provável que terei que comprar e vai demorar um pouco para que eu faça isso haha.
    O que eu gosto nos romances policiais é que eles fazem você pensar, tentar adivinhar tudo! Fico doidinha com isso haha

    Beijos!

  20. Responder

    Amanda

    09/06/2012

    Não sou muito “fã” de livros polícias, mas parece interessante…
    Gabi, você ganhou o mini-concurso lá no blog, viu? Parabéns 🙂
    Entrei em contato pelo formulário.

    Beijinhos… :3

  21. Responder

    Marla

    09/06/2012

    Gosto desse gênero de livro, apesar de não ele com freqüência.
    Achei o enredo do livro interessante e tenho muita vontade de lê-lo.
    *bye*

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      09/06/2012

      Ah, adorei ter ganhado! Essa semana eu já respondo a entrevista *-*
      Beijos!

  22. Responder

    Francielle Lima

    10/06/2012

    Gosto desse tipo de livro, e a capa desse é bem interessante, me lembra história em quadrinhos…
    Ás vezes esse tipo de narrativa tem que ser lido com muita calma mesmo, senão você se perde na história e não entende o final, como aconteceu contigo.
    Eu estou aguardando o momento para ler, minhas leituras andam tão atrasadas…
    ^^

  23. Responder

    Erica Ferro

    10/06/2012

    Ah, eu adoro romance policial, Gabi! Acho que você sabe disso, por isso tenho quase certeza que adoraria “O Espião”.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

  24. Responder

    Gabi

    10/06/2012

    Oi Gabi!
    Sempre fico chateada quando algum livro me confunde. O ruim é que como determinados livros são bem complexos, eles exigem um conhecimento (pelo menos base) do assunto; e muitas vezes não temos :/
    Beijocas
    ;*

  25. Responder

    Raí

    10/06/2012

    Oi, Gabi!

    Eu também não gosto muito de literatura policial, mas é claro que existem algumas exceções como Anjos e Demônios, Código da Vinci e O Símbolo Perdido *-*, meus três livros preferidos do Dan Brown, que são óoootimos! Mas, acho que O Espião eu deixo passar, haha. A história não me pareceu muito interessante e tenho certeza que vou ficar perdido lendo sobre submarinos e etc, etc, hahhahaha.

    Beijos! Raí,
    raiwrites.com [smile]

  26. Responder

    Sharon

    11/06/2012

    Oie.
    Não fui muito com a cara desse livro, não ! E olha que eu gosto de policiais. Tipo, eu não li nem uma partezinha, mas quando olho para ele não sinto nada [dead] … me sinto assim em relação A Escolha do Sparks, também. Não sei explicar, talvez seja a capa, hehe

    Bjs.

  27. Responder

    Mirella

    11/06/2012

    Resenha super sincera Gabi, parabéns! Acho que teria mesma opinião que você se eu tivesse lido, apesar de gostar muito de tramas policiais. Mas em algumas resenhas que li, concluí que esse livro é exaustivo mesmo e que apresenta um ritmo difícil de acompanhar. Ainda assim, fique atraída pela história, dá para ver que é um livro inteligente. Quando topar com ele pelas livrarias, vou dar uma chance a ele:)

    Mi – http://cheirolivros.com

  28. Responder

    Amanda Almeida

    11/06/2012

    Oi Gabi, tudo bem? [wink]
    Eu sou uma das fãs do gênero e só leio elogios com relação a esse livro. E te entendo, quando não é um gênero que gostamos é complicado mesmo até pra acompanhar. Gostei muito da sua resenha, e fiquei ainda com mais vontade de ler. [smile]
    Abraços,
    Amanda Almeida

  29. Responder

    Débora Lima

    11/06/2012

    Oi Gabi!
    Eu adoro esse tipo de livro. Perseguição é comigo!
    Geralmente é bom fazer uma leitura rápida quando a história envolve muitos personagens, eu tenho medo de esquecer de alguém e ficar perdida quando voltar a leitura.
    Ainda não parei pra ler O espião, mas vou tentar fazer isso em breve.
    Beijos!

  30. Responder

    Luana Villwock Silva

    11/06/2012

    Eu comecei a ler esse livro, eu tive que deixar de lado, porque no momento era o livro para mim! E acabei não voltando mais, possivelmente irei o ler, ou pelo menos tentar, em breve. Mas eu acho que a sua resenha deixou claro o problema do livro para mim! Ele diz um monte de coisa que eu não faço a menor ideia do que é!

    beijos, Lu

  31. Responder

    Michelle

    12/06/2012

    Esse livro está para mim! Adoro espionagem, intrigas, fatos históricos…
    bjo!

  32. Responder

    Bruna

    12/06/2012

    oii Gabi!

    eu ainda não sei dizer se gooosto desse tipo de livro sabe, só li alguns, uns gostei, outros não.. aí fica difícil tirar uma conclusão.
    mas adorei sua resenha e a sinceridade na hora de falar que não entendeu muito bem algumas partes^^

    megaa bjoo
    ;**

ESCREVA UM COMENTÁRIO