Patrick Ness – O Motivo

resenha do livro o motivo

O Motivo
Patrick Ness
Editora Pandorga
447 páginas

Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prestissburgo, uma cidade onde só moram homens. Ele vive em um mundo cheio de “Ruído” em que os pensamentos privados de todos os homens e de todos os animais são audíveis. Em um mês ele fará treze anos e se tornará um homem. Mas a cidade está escondendo segredos dele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentissburgo junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu na vida. A cada pagina, o leitor ficará cada vez mais conectado a Todd e Viola e sua história de amizade, e sentirá genuína afeição por Manchee, o cachorro ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas e loucura, armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos em uma arma. O livro é dirigido a jovens adolescentes, recomendado aos leitores com mais de 13 anos, mas também tem forte apelo para adultos.

Não sei como começar a escrever essa resenha, pois a cada parte do livro eu imaginei escrever uma resenha diferente. E agora, acabado de ler a última página de “O Motivo”, estou completamente desesperada pelo próximo livro. Como assim? Vou ter que ficar no suspense até o próximo volume? Este é o primeiro volume da série “Mundo em Caos” e eu nem sempre achei que fosse ficar tão ansiosa pra ler o próximo.

Vou começar contando as minhas primeiras impressões que tive com este livro, que foram das mais extremas possíveis. Quando o recebi em casa, cortesia da editora Pandorga, olhei para a capa dele e fiquei sem reação, porque é uma capa que não revela muita coisa, digamos assim. Quando comecei a ler, achei engraçada a primeira folha, antes de se iniciar a história, onde a editora Pandorga explica que o que está escrito errado é proposital, pois eles optaram por manter a escrita original do autor, que fala através de um menino semi-analfabeto de doze anos.

Pela sinopse, não se entende muita coisa, pois se trata de uma história totalmente nova, em um mundo novo e onde existem novos inimigos. Então, em cada capítulo, eu achava que tinha entendido onde a história ia chegar com aquilo tudo, eu pensava que tinha entendido o que iria se desenrolar no decorrer das páginas. Mas estive sempre errada. Quando pensei que nada mais pudesse aparecer de novo, vinha algum acontecimento ou uma revelação que mudava totalmente o rumo de tudo. Admito que achei a escrita um pouco confusa, difícil de imaginar certas cenas, mas não acho que isso tornou a leitura chata. Pelo contrário: o autor descreve exatamente como um menino em apuros se sentiria na mesma situação.

Explicando um pouco o livro: Todd vive no Novo Mundo, e cresceu sabendo que os spackles, ou alienígenas que quiseram colonizar a sua cidade, colocaram um germe no ar, depois da guerra entre spackles e homens, que fez com que as pessoas e animais pudessem ouvir os pensamentos uns dos outros. Foi este mesmo germe que matou todas as mulheres da região, então Todd nunca conheceu uma mulher na vida, assim como nunca vivenciou uma existência sem o Ruído no ar, o tempo todo, o tempo todo.

Em Prentissburgo, quando um garoto completa treze anos, ele é oficialmente um homem. Todd é o último garoto da cidade, ansioso para que o dia em que completar treze anos chegue logo. Mas muitas coisas acontecem até que esse dia chegue – e pode ser que ele nem mesmo venha a acontecer. Mentiras, enganos e todo tipo de mistério envolve Prentissburgo, a cidade de onde ninguém pode sair. Porém, Todd precisa fugir, somente ele e seu cachorro Manchee, enfrentar o mundo real, que ele não tem ideia de como seja, e é nesse percurso que ele conhece a primeira garota que já viu na vida – sem Ruído nenhum.

Todd vivencia de tudo na sua jornada para um outro lugar, onde há esperança e onde há rumores de uma cura para o Ruído. Antes disso, ele precisa livrar-se de um homem que o quer morto, de um exército inteiro que está atrás dele e de sua amiga, e precisa desvendar os segredos que existem por trás da vida que conhecia.

Um livro, no mínimo, diferente. Recomendo para quem gosta de mudar o estilo de leitura de vez em quando, mergulhar em novos mares, totalmente diferente. É uma história pra viajar mesmo, pra se sentir em outro mundo.

POSTS RELACIONADOS

26 comentários

  1. Responder

    Fernanda Faria

    13/09/2011

    Bem legal a história. A capa não me chama a atenção não e eu acho bem feia,mas…
    Espero ler logo =D

    Beijos

  2. Responder

    Ludmila

    13/09/2011

    É, não acho seria um livro do meu interesse (mas muitas vezes a gente acaba se enganando).
    Acho se seria um seriado interessante ou um filme… talvez…
    Mas como eu digo, ler é sempre válido!
    De qualquer forma gostei da resenha 🙂
    Beijos, flor!

    • Responder

      Bruno

      24/01/2012

      Os direitos do livro foram comprado pela mesma produtora de JOGOS VORAZES, acredito que sai o filme ainda este ano…O livro é maravilhoso!!

  3. Responder

    Jaqueline Silva

    13/09/2011

    A capa realmente não me chamou muita atenção, mas a tua resenha ficou ótima e me fez ficar com vontade de lê-lo.
    Um dia darei uma chance para ele .

    Beijo :*

  4. Responder

    Thais Priscilla

    13/09/2011

    Eu sempre tive bastante curiosidade por esse livro e agora fiquei mais ainda. Espero poder ler em breve *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

  5. Responder

    Julia G

    13/09/2011

    Uau, que coisa louca. Se eu já estou assim só de ler a resenha, imagino você ao ler o livro. Caraca, é tudo o que consigo pensar.

    Beijos

  6. Responder

    Bruna

    13/09/2011

    nossa, que livro diferente!
    fiquei morrendo de vontade de ler, deve ser meio complicadinho mas muito legal!
    mas vou esperar um pouquinho, porque como tem continuação, vai que eu fique desesperada pra ler o próximo né?

    ameei sua resenha!
    megaa bjoo
    ;**

  7. Responder

    Bruna

    13/09/2011

    Oi Gabi…
    hmmm sabe que apesar de você falar bem e tudo o mais a coisa ainda não me cativou? sahushduhsd
    sei lá, gosto de sair da mesmice, mas essa história parece confusa demais para a minha cabecinha, e eu não gosto de me sentir confusa *mas do que já é* hahaah
    Mas gostei da forma em que você resenhou!

    Beijoss

  8. Responder

    Mirella Dias

    14/09/2011

    Muito boa a sua dica de livro, não o conhecia.
    Lindo o seu tema novo [love]

    Tem post novo, passa lá ?! 😀 beijo ‘ tenha uma ótima semana.

  9. Responder

    Ju Lemos

    14/09/2011

    Pra mim bons livros tem que ser assim: esconder a sua real essência e mostra-la somente a quem se interessar ler por ele… Pela sua resenha acho que esse livro é bem do tipo que descrevi e somente pelo fato de ter um dog ajudante já me faria pegar ele pra ler em 2 seg!!!

    Bjus!

  10. Responder

    Vanessa

    14/09/2011

    É uma série? Nem sabia disto…pedi taaanto ele para a Pandorga, mas não me emviaram, preciso comprar este livro.Só não gosto da capa, acho que poderia ser mais criativa.

    Balaio de Livros.

  11. Responder

    Luana

    14/09/2011

    Todo mundo diz que quando recebeu esse livro que não dava de saber muita coisa pela capa!! Imagina um livro que tem coisa errada propositalmente? Bem interessante não?

    Tem alguns livros que eu fico louca pela continuação, mas logo passa, ou se não eu começo em seguida já ler outro, pra saciar.

    Bjs

  12. Responder

    Sanzinha

    15/09/2011

    Já vi muita gente falando bem desse livro, Gabi, mas confesso que não tenho vontade de ler. Quem sabe eu mude de ideia depois?

    Beijos e ótimo dia pra vc, menina linda!

  13. Responder

    Paulinha

    15/09/2011

    Acho que vi esse livro lá pela bienal (eu vi tanta coisa!), mas não me interessei muito, deixei passar batido. Vou dar uma procurada nele por aí.

  14. Responder

    Ângela Graziela

    16/09/2011

    Nossa, uma cidade só com homens [confused]
    Mas o resto do enredo tambem pe muito interessante
    Vou procurar este livro pra ler

    Beijos

    http://pocketlibro.blogspot.com

  15. Responder

    Patrícia

    16/09/2011

    Nunca li um livro desse tipo, quem sabe né [wink]
    Bom finde, beijo.

  16. Responder

    Claudinha

    18/09/2011

    Ainda não havia escutado falar desse livro e achei bem interessante a sua resenha. Ai, meldels, mais um livro pra minha LISTA! HAHA Mas como é série, provavelmente só lerei quando ela estiver completa…não dou conta de ficar esperando ‘muito’ tempo pra ler, sabe…ansiedade é demais. :X

    Beijos

  17. Responder

    Poly

    18/09/2011

    Interessante.
    Mas não me interessei muito em ler, não faz meu estilo >_<
    Boa semana!
    Bjuxxx

  18. Responder

    Bruna Reis

    18/09/2011

    Fiquei com tanta vontade de ler por causa da tua resenha, que até adicionei na minha interminável lista do skoob haha
    Beijos Gabi
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

  19. Responder

    Michelle

    20/09/2011

    Engraçado… a capa foi justamente o que chamou minha atenção na livraria. Bem diferente do que estou acostumada a ver. Li a sinopse, mas ela também não revelou muita coisa. Nem sabia que era uma série de livros! Agora sua resenha me deixou mais curiosa e eu quero conhecer a história. Só estou apreensiva quanto ao número de volumes da série. Vc sabe quantos serão? Porque atualmente, com tanto livro que eu tenho pra ler, se eu vejo que algum é série já me desanima =(
    Bjo

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      20/09/2011

      Na orelha do livro, no perfil do autor diz que ele é “autor da Trilogia Mundo em Caos”, então, acho que serão três livros. Também me desanimo um pouco quando vejo que é uma série, porque me encontro na mesma situação que você, de ter muitos livros pra ler ainda, rsrs.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      • Responder

        Michelle

        24/09/2011

        Tks pela resposta. Tinha lido por e-mail, mas acabei não vindo aqui para agradecer…
        bjo

  20. Responder

    Barbara

    22/09/2011

    Valeu a dica!
    Bjus

  21. Responder

    thaísa farias

    24/09/2011

    aaaaaaaaaaaaaaah, eu vi esse livro no site da Pandorga quando tava na faculdade (rs). Tem o “trailer” lá. Morri de vontade *-*

  22. Responder

    Amanda Vieira

    02/10/2011

    A história do livro parece ser legal, espero poder
    lê-lo em breve!!!
    Abraços:)

  23. Responder

    Gisele

    05/10/2011

    Já tinha visto esse livro em outros blogs e não gostei muito..a capa não achei legal e a história não me atraiu…=(

    bjus

ESCREVA UM COMENTÁRIO