Sarah Dessen – O que aconteceu com o adeus

resenha do livro o que aconteceu com o adeus

O Que Aconteceu Com o Adeus
Sarah Dessen
Editora iD, 2012
424 páginas

Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela 1ª vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir.

É a primeira vez que leio um livro da tão bem falada escritora Sarah Dessen. Claro que antes eu não entendia por que as pessoas falavam tanto dela, porque ela não é, digamos… super conhecida, pelo menos nos blogs que visito. Porém, agora eu entendo as pessoas que falavam da escrita dela.

Primeiramente, não há muito que comentar sobre a história, além do que está na sinopse. Para ser sincera, achei-a bem simples. Pensei em tirar uma estrela por esse fato, mas a verdade é que, apesar de ser uma história simples, ela é bem contada, e faz com que queiramos saber sempre mais e mais. É simples, mas não é cliché, e faz você pensar sobre algumas pequenas coisas da sua vida – poucas e pequenas, nada meloso e sentimental.

O romance é bem discreto, querido e fofo. Novamente, poderia tirar uma estrela aí, e quem adora romance, certamente o faria, mas eu me justifico de novo: você não fica querendo mais. É estranho, porque também gosto de romances, daqueles que você espera ansiosamente pelo beijo, espera pelo “felizes para sempre” e ainda lê no epílogo que eles ficaram velhinhos juntos *-* . Esse livro não é assim, mas não senti falta. O romance está, como se fosse, nas entrelinhas, e ao mesmo tempo, sempre presente. A protagonista não fica horas pensando, se lamentando aos soluços. Ele é mencionado muito discretamente, mas está sempre ali.

Falando sobre a protagonista, preciso admitir: gostei muito dela. Ela é decidida, mas quando quer alguma coisa, sai da frente. Do tipo virar as costas e ir embora quando você pediu pra ela ficar. É assim. E ainda deixa todos preocupados por não saber do seu paradeiro. Porém, podemos ver que ela faz tudo isso porque guarda mágoas da separação de seus pais. E é algo que ela não consegue colocar para fora, é algo que ela guarda, quase alimentando esse sentimento triste.

O livro não é uma lição de vida; não é algo que vamos lembrar para o resto de nossas vidas. Mas conta uma história que pode nos deixar pensando. Certas atitudes nossas, às vezes, provocam furacões em outras pessoas, que parecem não ter volta. Mudando suas vidas para sempre. É inevitável. O que se tem a fazer é saber lidar, achar um meio de superar e conseguir andar para frente. E é isso que Mclean procura, em cada nova pessoa de cada cidade que ela cria para si mesma. Mas nem tudo está em mudar de personalidade. Às vezes, a solução precisa ser encontrada em nós mesmos.

POSTS RELACIONADOS

57 comentários

  1. Responder

    Danni

    15/07/2012

    Gabi!

    Faz tempo que eu quero ler esse livro e você só fez com que minha vontade aumentasse *-* Adorei a resenha e adorei o fato da protagonista ser bem corajosa e decidida! Ainda por cima tem um romance fofo nas entrelinhas AWWWWWWN ♥

    E essa capa? Me apaixonei.
    Parabéns pela resenha, Gabi!

    Beijinhos :*

  2. Responder

    May

    15/07/2012

    Eu pensei em pedir esse livro para resenhar, para a editora. Acabou que pedi Stolen, e chegou aqui ontem, mas ainda estou curiosa, todos falam tão bem da Sarah Dessen, que fico me perguntando como é sua escrita! Ótima resenha!

    Beijinhos,
    May ;*

  3. Responder

    Lygia

    15/07/2012

    Eu gosto da escrita da Sarah pq ela escreve coisas bem próximas do real. Ela não fica floreando mt, e os relacionamentos de seus personagens, sejam amorosos ou fraternais, são sempre bem descritos. Me agrada mt pra ser sincera! ^^

    Beijo grande!

  4. Responder

    Raí

    15/07/2012

    Gabbbbii, que saudades de comentar aqui [smile]

    Já ouvi falar muito dos livros da Sarah Dessen, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Muitas pessoas dizem que o livro dela usa os clichês do romance e os transforma até que fica parecendo um livro original. Incrível como adultos escrevem perfeitamente para adolescentes 😀

    Beijoos!
    Raí [smile]
    http://raiwrites.com

  5. Responder

    kakau4ever

    15/07/2012

    Oi! Gostei do que disse na sua reflexão sobre o livro, que certas atitudes nossas, às vezes provocam furações em outras pessoas, que parecem não ter volta….
    É bem assim que acontece muitas vezes, parece ser uma leitura leve, mas que faz refletir sobre nossas atitudes.
    Bjs

  6. Responder

    Caroline

    15/07/2012

    Oi Gabii, confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro e nem da autora, mas gostei. Como você disse a estória é simples, mas eu acredito que mesmo uma estória cheia de detalhes e com super tramas não é nada se não for bem contada, por isso entendo o fato de você manter a estrela. Quanto a protagonista ser decidida, beem, acredito que a própria capa já passa isso não é mesmo? Não sei, foi essa a sensação que eu tive quando vi a capa e adorei! Talvez eu o leia um dia, parece uma leitura leve e gostosa e como você falou sem aquelas melações de amor, rsrs.
    Adorei a resenha viu?
    Tem post novo lá no blog, dá uma passadinha?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

  7. Responder

    Carol

    15/07/2012

    [smile] Como sempre, amei a sua resenha rs. O livro parece muito interessante. Embora eu seja do time que ama romance, eu gostaria de lê-lo pra conhecer esse estilo. Também gostei do fato do livro ser grande – 424 páginas. Estou com saudades de passar o dia lendo.
    Beijinhos

  8. Responder

    Cami

    15/07/2012

    Gabi estou percebendo que vou ter que parar de ler seu blog. Sabe por que? Minha lista de livros está simplesmente gigantesca! Hahahaha
    Todos os livros que você indicou aqui no blog e que eu comprei, eu gostei. Menos Glimmerglass, mas não conta;
    Enfim, brincadeiras a parte, adorei a resenha! Fiquei super curiosa pra ler esse livro. Como disse, minha lista só cresceu; Romances roubam meu coração total, sou muito melosa, creio que vou gostar bastante de ‘O que aconteceu com o Adeus’.
    E ah, eu respondi seu comentário no meu blog mesmo, mas não posso deixar de agradecer novamente aos elogios e a indicação! (:

  9. Responder

    Victoria eliza

    15/07/2012

    Nossa to louca pra ler esse livro na verdade to louca pra ler todos os livros ahahahahhha. Mais depois dessa resenha quero mais ainda. Adoro romance mais não aquela melação por que isso todos os livros tem quase todos.. E é bom saber que o romance não é o foco da historia e é claro quero ler pelo menos um livro da Sarah Dessen né.. Adorei a resenha como sempre!!

    beijoos [lol]

  10. Responder

    Beatriz

    15/07/2012

    Nunca tinha ouvido falar dessa autora mas gostei da resenha. Acho que tenho que parar de vir aqui, minha lista de livros já está gigante. Risco um e logo tem mais uns três livros para a “lista de espera”. haha [confused]

  11. Responder

    Jess

    15/07/2012

    tenho vontade de ler todos os livros da Sarah só pelas capas, de tão lindas! <3 hahah
    adorei a resenha! esse livro vai pra minha wishlist.

  12. Responder

    Caroline

    15/07/2012

    Eu já li sobre ela em um blog literário, só não lembro qual era… Gostei muito da resenha Gabi, tem um pouco de mim nesse livro, pq na minha vida eu já mudei muitas vezes de cidade e é bem complicado rs. Parabéns beijos.

  13. Responder

    Cida (@c_i_d_a)

    15/07/2012

    Oi gabi!
    Adorei esta resenha bem justificada… o porque de cada estrelinha.
    É bom saber que mesmo sendo uma história sem muitas novidades, é uma história bem contada. espero ler este livro em breve.

    Não sabia que você era de São Paulo…

    Bjos!
    Cida

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      15/07/2012

      Não sou de SP, sou do Rio Grande do Sul. No seu blog eu coloquei POA, que é de Porto Alegre ^^

  14. Responder

    Dud's

    16/07/2012

    oi querida,
    adorei a resenha. Não conhecia o livro nem a autora, mas parece bem leve e divertido!
    Já vi que tem promoções novas por aqui *–*
    boa semana
    ;*

  15. Responder

    cheirolivros

    16/07/2012

    É mesmo, viu, a Sarah não é muito conhecida, mas vi a grande maioria das pessoas que leram caindo de amores por ela, nos EUA ela é bem famosinha, um xodó dos bookaholics.
    Me encantei, parece ser um livro fresh, despretensioso, discreto mesmo -como você falou- .Sempre tive vontade de ler algum da Sarah, e faz tempo que não leio um livro assim, com um perfil psicológico mais simples e reflexivo.

    Beijos

  16. Responder

    Ana Ferreira

    16/07/2012

    Gabi, embora eu nunca tenha a oportunidade de lê-los, alguma coisa nos livros da Sarah Dessen me lembram do John Green. Só vagamente. Acho que essa coisa de criar uma história normal, com personagens normais e conseguir fazê-la, ainda assim, tão diferente.
    Dela estou bastante curiosa para ler “Just Listen”.
    Beijo!

  17. Responder

    Gil/Effy

    16/07/2012

    OI Gabi!
    Eu também sempre vejo as pessoas falarem dos livros da Sara. Quero muito conhecer a narrativa da autora, especialmente em Just Listen. Esse é um livro que já uma ou duas resenhas e as criticas foram positivas. Histórias mais simples são boas para distrair e acho que o livro consegue isso. Não to mega ansiosa para ler, mas realmente espero poder lê-lo em breve, principalmente pela característica da personagem principal.

    Tenha uma ótima semana!
    beijos 😀

  18. Responder

    Beatriz Gosmin

    16/07/2012

    Eu já queria ler este livro, mas agora necessito!
    Quase comprei ele, mas me segurei. Vou esperar um pouquinho pra ver se consigo ele de outra forma (presente ou troca rs), se não, vou adquirir!

    Beijos

  19. Responder

    Lucas Maia

    16/07/2012

    Eu acabei de ler um romance também desses medievais e uma coisa que gosto, quando leio esses livros, é não ficar me perdendo na descrição ou em fatos que não importam tanto à história, sabe?! E não gosto das protagonistas que ficam só lamentando e dando o ar de frágeis, prefiro as que lutam pelo que quer. [wink]

  20. Responder

    Gabi

    16/07/2012

    Quando começei a ler sua resenha achei a história super parecida com um filme da Hilary Duff que adoro, chamado “Paixão de aluguel”.

    Gosto de livros assim, mas como sou bem romântica PARA livros, acho que sentiria falta do romance “sempre presente”, e não nas entrelinhas…mas é uma ótima pedida para uma leitura né?

    Beijocas Gabi!
    (Obs. mencionei o Fluffy no post novo, porque lembrei do blog quando estava lendo um livro! kkkkkk)

  21. Responder

    blanc

    16/07/2012

    Oi!
    Gostei vish!

    beijos

    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

  22. Responder

    kivia nascentes

    16/07/2012

    Eu quero tantoooo ler esse livro! Aliás, quero ler todos os livros da Sarah Dessen. Todo mundo tem falado super bem dela e só me deixa mais desejosa de algum livro. Cheguei a olhar alguns livros para comprar da autora na livraria mas estavam absurdamente caros, acabei levando outros.
    Mas em breve lerei, soon soon.

    beijos querida
    boa semana ^^

  23. Responder

    Daisy

    16/07/2012

    Oiê Gabi!
    Menina estou louca querendo ler esse livro justamente pelo que você mencionou na resenha: o fato da Sarah D. usar fatos simples do cotidiano para escrever sua história e, ao mesmo tempo, saber contá-los de uma forma envolvente. A capa do livro é muito fofinha! Eu pretendo comprá-lo em breve, com certeza está na listinha de desejos. Adorei a resenha [smile]

    Beijinhos
    Daisy — nuvemdeletras.blogspot.com

  24. Responder

    Gabi

    16/07/2012

    Também preciso ler algo da Sarah e tirar a limpo se ela é tudo isso que falam mesmo. Mas como os livros dela são carinhos, não? A história parece ser bonitinha, e já tem um tempinho que eu venho querendo ler esse livro. Não me importo de não ter muito romance, ficar só naquilo às vezes cansa.

    Beijitos

  25. Responder

    RoseFuri

    16/07/2012

    Oi!
    Já tinha ouvido falar sobre os livros da Sarah e achei interessante as coisas boas que falaram sobre.
    Gostei da sua resenha e fiquei curiosa com a narrativa. Espero poder ler em breve.
    Bjs

  26. Responder

    Marla

    16/07/2012

    Gosto de livros assim, com enredos simples, a leitura acaba fluido com muito mais facilidade.
    Ótima resenha!
    *bye*

  27. Responder

    Juliana

    16/07/2012

    já ouvi falar deste livros algumas vezes, mas não é daqueles que me deixa curiosa e ansiosa para poder ler. Sua resenha ficou linda !

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

  28. Responder

    Luara Cardoso

    16/07/2012

    Oi Gabi!
    Tenho muita vontade MESMO de ler algum livro da Sarah Dessen. Você não é a primeira pessoa que fala que os livros dela são ao mesmo simples e satisfatórios, daqueles que você não precisa demais, afinal, ele já te deu tudo o que precisava durante a leitura.
    Espero conseguir ler algum livro dela em breve. 🙂

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  29. Responder

    Endryelle Santos

    16/07/2012

    Flor, eu quero muito ler algum livro da Sarah! Vi a Giu Fernandes falar muito bem dela e fiquei muito ansiosa. Gostei da resenha 😉

    Beijo grande :*

  30. Responder

    Juliana

    16/07/2012

    Não li este livro ainda , nem tenho muita vontade de lê-lo. Gostaria poder ler outra obra da autora.

  31. Responder

    Grazy

    16/07/2012

    Oiee!!
    Que saudade de ler suas postagens e comentar aqui. Não tinha percebido que tinha ficado tanto tempo longe.
    Adorei a resenha. Achei a capa do livro bem simples e bonitinha. Apesar do tema, pela sua resenha o livro parece ser bem leve. E melhor ainda que o foco não é exatamente o romance (ainda bem) . Deu vontade de ler.
    Grande beijo e boa semana!!
    Grazy!

  32. Responder

    Sara

    16/07/2012

    Adorei sua resenha! Eu também não conheço a autora e, pra mim, a escrita vale muito pra continuar me mantendo na história ou não. Saber que ela tem uma boa escrita despertou interesse pra valer.
    Também fico aguardando o “felizes para sempre”, vamos ver se quando eu ler também ficarei satisfeita, rs.
    Ah! Te indiquei para um meme no meu blog =]
    Beijo!

  33. Responder

    Poly

    16/07/2012

    Pela sinopse esse livro me lembrou o filme “Paixão de Aluguel”, a menina vivia mudando de cidade com a mãe e recomeçando a vida toda de novo.
    Mas assim como o filme, esse livro parece ser divertido ^^
    vou adicionar na lista 😀
    Bjuxxxxx

  34. Responder

    Babi Lorentz

    16/07/2012

    É, Gabi, eu acho que eu ainda não consigo entender o motivo de tanta coisa assim em cima da Dessen. Mas acho que é pelo fato de não ter lido nada dela. Pelo visto, ela é daquele tipo de autora que, de certa forma, consegue conquistar um leitor de forma fácil.
    Beijão!

  35. Responder

    Patrícia Melo

    17/07/2012

    Não vou mentir: já ouvi falar do livro, mas nunca tinha ouvido falar da autora kkkk que triste. Mas gostei da sinopse :B parece aquele tipo de livro que lembra minha pré-adolescência hehe Ahh e o teu blog é uma fofura! *-*

  36. Responder

    Estefanie Germanotta

    17/07/2012

    Que tudo essa foto da capa. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro. Realmente, eu não lembro de ter lido alguma resenha dessa autora, mas ela parece ser bem talentosa. Adoro romances assim… *-*

    Beijos
    Coisas Fúteis

  37. Responder

    Ludmila

    17/07/2012

    Gabi,
    Sou louca para ler os livros da Sarah Dessen.
    Justamente pelos pontos que você citou, a forma como ela escreve, como é simples e ao mesmo tempo ela diz tudo que é preciso ser dito.
    Que não é aquele romance que te consome, mas é lindo, fofo, tranquilo e gostoso de ler.
    E também já li sobre suas protagonistas.
    Ahhh, tem como não querer ler?
    Adorei sua resenha!
    E amei uma coisa que você escreveu “Certas atitudes nossas, às vezes, provocam furacões em outras pessoas, que parecem não ter volta. Mudando suas vidas para sempre. É inevitável. O que se tem a fazer é saber lidar, achar um meio de superar e conseguir andar para frente…. Às vezes, a solução precisa ser encontrada em nós mesmos.”
    Perfeito!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

  38. Responder

    Camila Bezerra

    17/07/2012

    A história é bem interessante, especialmente, pela lição que passa, mas não sei se incluiria em minhas leituras. Apesar disso, fiquei curiosa com a escrita da Sarah… Ótima resenha Gabi!
    Beijos!
    Camila – Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com/

  39. Responder

    Luana Fernandes

    17/07/2012

    Eu lia muito antes, mas deixei bastante devido a quantidade de livros que tenho de ler na faculdade.
    Parece bom o livro, que bom que estas a gostar mais de batons, dependendo de o quanto são indiscretos as vezes nem gosto muito kkkkk’
    obrigado pela visita lá no blog.

  40. Responder

    Julia G

    17/07/2012

    Ei Gabi, eu ainda não tive oportunidade de ler algum livro da Sarah, mas sei que ela é realmente bem conhecida e elogiada, tenho curiosidade de ler algo da autora. O que você citou do livro me fez ficar ainda mais curiosa, acho que escrever uma história simples que nos prende é ainda mais valoroso do que criar uma história cheia de teias, já que são menos recursos para fazer uma leitura gostosa. Espero poder ler esse.

    Beijinhos

  41. Responder

    Raíssa Lins

    17/07/2012

    Nunca li nada da Sarah Dessen e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Mesmo com alguns pontos negativos mencionados, o livro se manteve 5 estrelas e isso me deixou com mais vontade de ler, afinal, isso deve ser mérito do talento da autora, né?

    Beijos

  42. Responder

    Amanda Almeida

    17/07/2012

    Oi Gabi, tudo bem?
    Sempre que leio uma resenha dessa autora, só leio elogios. ainda não li nenhum livro dela, mas com tanta gente elogiando a escrita e forma como ela conta suas estórias, fico a cada dia mais curiosa para ler algo dela. Esse em especial chamou muito a minha atenção e pelo que você disse, parece ser um livro simples mas cheio de significados não tão aparentes.
    Abraços,
    Amanda Almeida

  43. Responder

    Michelle

    17/07/2012

    Nunca li nada da autora, mas saber que ela consegue contar bem uma história simples já é um ótimo motivo para considerar a leitura.
    bjo

  44. Responder

    Nati

    17/07/2012

    Oi Gabi!
    Gostei da sua resenha! Uma resenha simples para uma história simples =)
    O livro parece muito bom, além de todos os comentários positicos que já muito ouvi sobre a escrita da autora.

    Bejinhos

  45. Responder

    Thais Priscilla

    17/07/2012

    Nunca li nada da Sarah mas agora fiquei com vontade de ler.
    Espero, que assim com você, me encante com o trabalho da autora.

    Beijocas,
    Thais – http://thaypriscilla.blogspot.com

  46. Responder

    Leandro de Lira

    17/07/2012

    Oi!
    Nossa, que resenha linda! <3
    Uma das melhores que você escreveu. Tô super louco para ler este livro. Parece ser tão interessante.
    E a sua resenha só me deixou mais curioso.
    Abraço!

  47. Responder

    Beatriz Nathaly

    17/07/2012

    Olá amore, tudo bem?

    Gostei bastante desse livro, parece ser bem interessante! Ainda não tive a chance de ler, infelizmente [confused]
    Adorei a sua resenha, está ótima! Você sempre arrasando [smile]

    Muito obrigada pela visitinha lá no blog.

    Beijos.

    Bia – Blog Escrevendo Mundos

  48. Responder

    Bruna

    17/07/2012

    oii amiga!

    nunca li nada dessa autora também, mas pela sua resenha me faz entender porque ela é tão querida pelas blogueiras…. ai ai, mais uma autora pra procurar na Bienal.. irei à falência mês que vem..hehe

    megaa bjoo
    ;**

  49. Responder

    Erika Tammy

    18/07/2012

    adorei a resenha, fiquei com muita vontade de lê-lo e acho que será minha próxima leitura. ainda não tinha ouvido falar do livro e muito menos da autora. e posso dizer que a protagonista já me encantou só pelo fato de ser decidida e corajosa [wink]
    beijos chuchu!

  50. Responder

    Erica Ferro

    19/07/2012

    Eu nunca tinha ouvido falar dela até o dia em que ganhei uma promoção da iD. Eu teria direito a escolher três livros, então eu fiz uma pesquisa nos livros da editoras, li sinopses e me interessei pelos romances da Sarah. Escolhi “A caminho do verão” e “O que aconteceu com o adeus” e “Elixir”. Já li “A caminho do verão” e tive as mesmas impressões que você teve com “O que aconteceu com o adeus”. História simples, mas bem contada, que nos faz refletir sobre várias coisas dessa vida; com protagonista com personalidade marcante, interessante; com pitadas numa dose moderada de romance, etc.
    Sarah Dessen escreve de modo simples, mas cativante. Gostei dela e sei que não vou me arrepender quando ler “O que aconteceu com o adeus”, ainda mais depois da sua resenha positiva. =)

    Beijo, Gabi!

    Sacudindo Palavras

  51. Responder

    Luana Villwock Silva

    19/07/2012

    eu tenho muita curiosidade para ler algum livro da autora, mas nada que me deixe impaciente, acredito que o livro deve ser ótimo, mas nada demais.

    beijos, Lu

  52. Responder

    Bianca Sampaio

    19/07/2012

    Oi, Gabi!
    Tenho vontade de ler algo da Sara, sempre leio coisas positivas sobre ela. Gostei bastante da história desse livro, espero lê-lo em breve 😀

    Beijos!

  53. Responder

    Vanessa Meiser

    19/07/2012

    Infelizmente ainda não li nada da Sarah Dessen, mas quase nunca li alguma resenha negativa de um livro dela, não estou podendo gastar agora, mas se pudesse compraria sem dúvida, tenho certeza de que é uma leitura que me agradaria bastante.

    Vanessa – Balaio

  54. Responder

    Mônica

    20/07/2012

    Achei interessante por ter um pouco (ou muito) do tema separação na história, algo que meio que faz parte da minha vida (de filha) , não fiquei com uma super vontade de ler, mas quem sabe um dia (quando reduzir minha enorme lista de espera D: ) ;*

  55. Responder

    Camila Araújo

    20/07/2012

    Gabi,
    esse livro parece ser daqueles que mostram a personagem de forma real. Achei interessante. Se eu ganhar ele e tal vou ler.
    Beijos.

  56. Responder

    Kelly Barros

    20/07/2012

    Acho que a Dessen é a nova queridinha nos blogs literários, nunca li nada dela, mas vejo todo mundo que lê se apaixonar por ela. Tenho vontade de ler, mas os livros dela não são baratos. Ótima resenha Gabi, bjão

ESCREVA UM COMENTÁRIO