Chico Anes – O sonho de Eva

resenha do livro O sonho de Eva

O sonho de Eva
Chico Anes
Editora Novo Conceito, 2012
296 páginas

Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.

Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Chico Anes é, sem sombra de dúvida, a prova de que a literatura nacional pode ser maravilhosa. A escrita do autor é impecável, flui muito bem e, para alguém que, como eu, não lê muitos livros nacionais, o livro deu de dez a zero em vários autores estrangeiros, que não conseguem uma clareza de linguagem como a de Chico. Isso me faz ter orgulho de nossa literatura, que pode crescer e evoluir muito ainda, e “O sonho de Eva” é a prova disso.

A história é muito bem construída, me pareceu bastante surreal – em algumas partes, em bom sentido – e me lembrei várias vezes do livro “A Hospedeira“, de Stephenie Meyer, pelo fato dos cientistas estarem presos em um lugar escondido, que ninguém sabe onde é e nem faz ideia de que exista. Esse lugar misterioso é a indústria Yume, onde ninguém é quem parece ser. E a nossa protagonista, Dra. Eva Abelar, vai se aventurar para encontrar seu filho desaparecido e descobrir sobre o assassinato de sua irmã dentro desse complexo universo da indústria – sem saber que iria descobrir tantos segredos e projetos que, se colocados em prática, podem arruinar o mundo todo.

Nosso julgamento sobre os personagens muda muito, porque, no decorrer da história, eles vão mostrando quem realmente são, e isso foi o que me deixou mais entusiasmada para continuar a história. Fora o fato mais interessante do livro que foi, é claro, sonhos lúcidos – quando podemos acordar, dentro do sonho, e vivencia-lo de verdade, como se estivéssemos acordados.

Fiquei muito na dúvida na hora de tirar ou não uma estrela da classificação geral, e acabei tirando, e explico o por quê: apesar da história ser muito boa, houve capítulos em que encontrei certa dificuldade por tratar de alguns assuntos desconhecidos, e que não foram bem explicados. Outra coisa que poderia ter mais destaque na história, na minha opinião, era o filho da Dra. Eva, que acabou ficando em segundo plano.

Esse livro é um suspense muito bem feito, que merece cinco estrelas pela sua construção. É bem diferente de tudo o que você (provavelmente) já leu, e é nacional. É uma prova de que a nossa literatura vai longe, e que uma abordagem diferente, sem tantos clichês, é muito, muito positiva.

POSTS RELACIONADOS

31 comentários

  1. Responder

    Juliana Guedes

    02/10/2012

    Nem fala Gabi, eu também estou fazendo TCC tenho que apresentar nessa sexta não estou me aguentando de tanto nervosismo.
    Eu não sou muito fã de livros de suspense não, mas este parece ser bom. Já tem muito tempo que parei de achar que a literatura nacional é uma porcaria, tenho encontrado livros realmente bons ^^
    Beijos, boa sorte com seu TCC

  2. Responder

    Cheiro Livros

    02/10/2012

    Sou louca pra ler esse livro! Li muitas e muitas resenhas positivas sobre ele. O fato de ser de um autor brasileiro me dá mais vontade ainda de conhecer, super apoio a literatura brasileira. Sem falar que adoro a Hospedeira, é um dos meus livros favoritos, se O Sonho de Eva lembra ele, mesmo que ligeiramente, então é mais um motivo pra eu ler. Fora que sou fã dessa pegada de sonhos lúcidos, psiquiatria e tudo mais. Pela sua resenha, O Sonho de Eva me lembra o filme A Origem, que é fantástico por sinal. Enfim, deu pra perceber que quero muito ler! hhaha

    Beijos
    Mi – CheiroLivros.com

  3. Responder

    Mônica

    02/10/2012

    Ouvi falar muito no livro, mas foi a primeira resenha que li!
    Fiquei com muita vontade de adquirir o livro (:

  4. Responder

    Carol Freitas

    02/10/2012

    Gabi, amei sua resenha! Adoro A Hospedeira, e se O Sonho de Eva lembra ele as vezes, já sei que vou gostar.
    Eu morro de vontade de ler esse livro tem muito tempo, ia comprar na Bienal mas não deu, e estou MUITO feliz porque fechei uma parceria com o Chico ontem e não vejo a hora de poder ler!
    Beijos, Carol.

  5. Responder

    Tais

    02/10/2012

    Ainda não li esse acredita?
    Estou em dívida com alguns livros da Novo Conceito.
    Confesso que tinha desanimado um pouco, mais sua resenha me animou um pouco.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  6. Responder

    alice aguiar

    02/10/2012

    pena q nao teve as estrelas mas eu entendo xp
    opa eu ja tinha curiosidade de ler esse livro, agora tenho mais

  7. Responder

    Quequel

    02/10/2012

    Eu queroooooo !!!
    Ai deve ser bem interessante ler né?
    Essa coisa de suspense.. mudança da nossa opinião sobre os personagens…
    Bjinssssssssss

  8. Responder

    Sammy

    02/10/2012

    O Sonho de Eva esta em minha lista de leitura, afinal um livro nacional muito bem escrito, com uma estória envolvente, cheia de mistérios e suspense, é um prato cheio para nos leitores [wink]

    Bjs

  9. Responder

    Roberta

    02/10/2012

    Gostei da ideia do autor, considerei bem inovadora! Além de ter uma capa muito bonita. 😉

  10. Responder

    Amanda Almeida

    02/10/2012

    O Gabi, tudo bem?
    Esse livro chama a minha atenção desde o lançamento. Parece ser aquele tipo de livro que surpreende, e pra falar a verdade ainda não vi uma temática semelhante. Gostei e muito da sua resenha e concordo no ponto que os nosso autores nacionais estão cada vez mais ganhando espaço, e acho que as editoras poderiam ajudar cada vez mais a popularizar nossos autores, não apenas os estrangeiros.
    Abraços,
    Amanda Almeida

  11. Responder

    isabel

    02/10/2012

    tenho uma opinião parecida com a sua quanto a esse livro: faltaram algumas explicações, e as que foram introduzidas as vezes foi de modo meio forçado… também não gostei do jeito com que ele caracterizou as personagens femininas. mas, no geral, é isso aí: chico anes éa prova de que a literatura nacional pode ser maravilhosa.

  12. Responder

    Izabella

    02/10/2012

    Já ouvi falar muito do livro, só pela frase da capa “Dormir pode ser um jogo perigoso” me deixa muito curiosa, adoro livros de suspense e não vejo a hora de ter ele pra mim ler!
    Beijocas =*

  13. Responder

    Chel Lima

    02/10/2012

    Sua resenha está ótima, Gabi. Eu tinha um pouco de dúvidas quanto a este livro porque ele não me despertava nada em particular. Agora estou curiosa, gosto destas temáticas futurísticas e apesar de não ser o meu gênero preferido, suspense. E a capa, convenhamos, é mara, hahhaa. Beijos!

  14. Responder

    Roberta

    02/10/2012

    Eu li esse livro a alguns meses e fiquei maravilhada [love]
    até hoje não entendo o por que do selo jovem [question]

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      02/10/2012

      Também não entendo isso, ele não tem praticamente nada de jovem. Assim como não entendo o porquê de alguns outros não terem esse selo, hehe!

  15. Responder

    Preto no Branco

    02/10/2012

    Quero muito ler esse livro Gabi e acho super importante a valorização da literatura nacional. E pelo que pude perceber o autor mostra que temos bons livros sim. Um livro que inova e ganha cinco estrelas só pode ser super recomendado!
    HAHA
    Beijo!
    Adorei a resenha e pretendo ler esse livro em breve, :**

  16. Responder

    Julia G

    02/10/2012

    Gabi, eu tenho curiosidade de ler esse livro desde que li a sinopse pela primeira vez, e as resenhas dele só aumentam essa expectativa. Eu adorei o tema de sonhos lúcidos, e esse mistério em volta da indústria, das pessoas, e tudo o mais consegue me deixar ainda com mais vontade de conhecer a história. Muito bom saber que é nacional, fico muito feliz com isso.

    Beijos

  17. Responder

    Luiza

    03/10/2012

    Tenho o marcador desse livro e adorei sua postagem!
    Se ainda não seguiu convido para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

  18. Responder

    Liziane Goulart

    03/10/2012

    Ganhei esse livro em um sorteio e ainda não li, mas agora acho que vou passar ele na frente dos outros. Autores nacionais estão me surpreendendo e muito já li muita coisa boa.

    Beijão

  19. Responder

    Ni Portela

    03/10/2012

    Foi a primeira resenha positiva que eu li! Sinceramente, depois de tantas resenhas que diziam que o livro não era tão bom, eu fiquei um bocado desanimada e deixei-o de lado. Agora fiquei instigada 🙂

  20. Responder

    Michelle

    03/10/2012

    Gostei da sinopse. Essa coisa toda de sociedade à merce da tecnologia não é um tema novo, mas, quando bem trabalhado, gera histórias que conseguem prender a atenção. Para mim, além do fato de ser suspense, tem um atrativo a mais: a trama se passa em São Paulo. Conhecer o lugar que serve de cenário para uma história sempre aumenta meu interesse.
    bjo

  21. Responder

    Maíra

    03/10/2012

    uau, adorei a história desse livro!
    faz tempo que eu tava querendo um livro de suspense, e achei demais esse *-*
    já está na minha lista 😀

    ótima dica! beijos :*

  22. Responder

    Bruna

    03/10/2012

    oi amiga!

    tenho esse livro aqui, mas ainda não criei coragem de ler… adorei sua resenha e me incentivou a passar ele na frente de alguns outros..hehe

    megaa bjoo
    ;**

  23. Responder

    lilian

    03/10/2012

    eu realmente gostei da resenha foram poucos livros brasileiros que li que cheguei a gosta alguns eram artificiais demais,outros usavam outros países como cenário ou era detalhista demais e nem cheguei a termina os livros infelizmente, mas o sonho de eva parece ser um bom livro. [smile]

  24. Responder

    Leandro de Lira

    03/10/2012

    Oi Gabi!
    Assim, eu gostei do livro, porém esperava mais. Pude, de fato, perceber o grande talento do autor, mas esperava mais da história, entende?!
    Mas gostei muito do seu ponto de vista.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

  25. Responder

    Lari

    03/10/2012

    Po, eu amo a literatura nacional. Machado de Assis, Clarice, José de Alencar… são tantos bons. Machado e Clarice são meus preferidos.
    Ahh, nunca li esse. Mas já olho com bons olhos por ser um escritor daqui, Gabi. hauhau 🙂
    Beijos!

  26. Responder

    Débora

    03/10/2012

    Oi Gabi!
    Eu estou enrolando para ler esse livro pq quero estar bem no clima da leitura. Ultimamente eu tenho lido livros nacionais maravilhosos e que dão de 10 X 0 em livros internacionais bem populares por aqui.
    Beijos! =)

  27. Responder

    Amanda Faustino

    04/10/2012

    Fico imaginando o quanto que é bom esse livro. Estou super ansiosa para lê-lo. [love]
    Literatura nacional eu super apoio!

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

  28. Responder

    May

    04/10/2012

    Achei esse livro fantástico! Não esperava muito dele e me surpreendi! Tive a oportunidade de conhecer o Chico na Bienal, pegar autógrafo e ainda bater um papo bem legal com ele, ele é UM AMOR! *–*

    Beijinhos,
    May :*

  29. Responder

    Fernanda Faria

    05/10/2012

    Fiquei curiosa agora pra ler o livro. Nem tinha lido a sinopse ainda hahaha
    É bom ver os autores nacionais nos surpreendendo mais e mais com as histórias. Não costumo ler muitos nacionais também.

    Pretendo ler esse livro em breve ^^

  30. Responder

    Mayara Fernandes

    13/12/2012

    Ah eu concordo plenamente com sua resenha, esse livro é incrível, e eu o acho o melhor livro nacional que li.
    Me surpreendi do começo ao fim e já dei ele de presente para três amigas minhas!

ESCREVA UM COMENTÁRIO