Lisa Genova – Para sempre Alice

Este foi um livro que estava há muito tempo na minha estante do Skoob, mas como eu nunca achava em nenhuma livraria pra comprar, resolvi alugar da biblioteca da minha faculdade. Mas aí fui deixando, deixando até que li uma resenha em um blog (não me lembro em qual, faz bastante tempo!) e aí comecei a ir atrás de novo. Foi uma sorte que consegui o último exemplar no site do Walmart por 22,00 com frete grátis! Um achado. E quando comecei a ler… achei ainda mais que meu achado foi especial.

Para sempre Alice

Para sempre Alice
Lisa Genova
Editora Nova Fronteira
283 páginas

Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.

Este livro conta a história de Alice, uma mulher casada, que tem três filhos adultos e que já não moram mais em casa. Ela e o marido quase não passam o tempo juntos, pois ela é professora em Harvard e ele é cientista. Os dois passam os dias todo muito atarefados que se esquecem que têm uma vida juntos.
Ate o dia que Alice começa a esquecer.

Ela começa com coisas simples, por isso não dá bola e continua a levar a vida normalmente. Mas um dia, ela está a duas quadras de casa, e se esquece de onde mora. Depois de alguns episódios como esse, Alice resolve consultar sua médica que, depois de vários exames, lhe diagnostica com o mal de Alzheimer de instalação precoce.

Este não é um livro que ensina como tratar as pessoas que têm a doença, mas mostra como a personagem luta contra ela, sobrevive fortemente a cada dia, mostrando as suas fraquezas, suas emoções e, acima de tudo, mostra que, apesar do mal que apagou da sua memória todos os seus esforços para ser quem é, Alice nunca deixou de ser ela mesma. Alice é, portanto, para sempre.

“A vontade que se tem quando se acaba de ler Para Sempre Alice é entrar num trem cheio de gente e gritar, para quem quiser ouvir: ‘Você precisa ler este livro!’ Para Sempre Alice não é apenas um romance sobre uma doença degenerativa e incurável. É sobre uma mulher, que tem uma história, que é amada por sua família, respeitada pelos colegas de trabalho. E, no fim, apesar de tudo, Alice ainda será ela mesma.”
– The Boston Globe

PS: este livro é muito, mas muito bom mesmo, e é uma pena que não se encontre mais exemplares novos dele. Então, acredito que hoje o único lugar onde se pode ainda conseguir uma cópia é no site Estante Virtual.

POSTS RELACIONADOS

23 comentários

  1. Responder

    Jeh Asato

    23/05/2011

    Eu também vi resenha dele na blogosfera mas não lembro onde! A capa é linda e a sinopse é muito boa mas no meu caso existem fases, momentos para cada gênero literário. Infelizmente por enquanto meu humor não está para enfrentar doenças além das minhas… 😡

    Beijos e ótima resenha Gabi!
    xoxo

  2. Responder

    Poly

    24/05/2011

    Parece ser lindo esse livro *-*
    Adorei a sinopse e sua resenha me deu vontade de fazer ler.
    Mas no momento eu estou meio alienada com Alzheimer, tipo, não consigo sentir compaixão nem nada. Tenho uma tia com isso que mora aqui em casa e ela não se ajuda, não quer tratar, não quer melhorar e isso acaba com minha paciência completamente ¬¬
    Bjuxxx e uma excelente semana!!

  3. Responder

    Bruna

    24/05/2011

    Fiquei interessada nele, apesar de não gostar muito de livros de puro drama, digamos assim! Gosto mais de drama misturado com comédia, ou fantasia, ou terror, ou clássicos como Kerouac e Bukowski. Mas sua resenha me deixou interessada nele, já que é um assunto muito comum e que não damos muita bola, pelo menos não para essa parte, o que resta da pessoa nela mesma. Adorei!
    Beijos Gabi

  4. Responder

    Beatriz Gosmin

    24/05/2011

    Nossa!

    Super amei tuudo, resenha sinopse…

    Quero ler!

    [smile]
    Beijos!
    ……………………………………………….
    http://www.livroseatitudes.blogspot.com

  5. Responder

    Claudinha

    24/05/2011

    Tem tempo já que eu quero ler esse livro…e preciso correr, né, não sabia que era tão difícil assim de consegui-lo. [omg] Ótima dica, como sempre! *-*

    Beijos

  6. Responder

    Vanessa

    24/05/2011

    AH, EU JÁ LÍ, FIQUEI SUPER CURIOSA COM A SINOPSE QUANDO VI ELE NA VITRINE DE UMA LIVRARIA, COMPREI E NÃO ME ARREPENDI, É MUITO BOM, VALE A PENA LER.

  7. Responder

    Douglas

    24/05/2011

    Nossa ela contou toda a historia do livro e nem pra lembrar que fui eu que dei de Pascoa pra ela… [cry]
    [sad]
    Vou lembrar disso meu amor! hsuahushau
    Bjoooss
    TE AMO!!!

  8. Responder

    barbara

    24/05/2011

    Uuuaaauuu !
    Não sei porque, mas me identifiquei com a personagem do livro … esqueço muita coisa … eheheh!
    Muito interessante a história… valeu pela dica !

    Obs: … e a capa é muito linda … (porque será?????)

    Bjus

  9. Responder

    Mah

    24/05/2011

    Waaa!! Eu querooo. Eu tinha visto no walmart esse livro – pq achei a capa bonita – só que não comprei por medo de não ser bom, já que não tinha vista nenhuma resenha dele pelos blogs que acompanho. Mas com sua resenha agora, eu meio que me arrependi de não tê-lo comprado. [ugh]
    Verei se consigo comprá-lo pelo Walmart ainda.

    Beijos,
    Mah
    http://livroecoracao.blogspot.com

  10. Responder

    Renata

    24/05/2011

    uuauu!
    fiquei mto curiosa para ler este livro!!! [love]
    obriigada pela dica!

    bjoss

  11. Responder

    luana

    25/05/2011

    É uma pena mesmo que livros bons fiquem assim, mas o livro parece ser bem emocioante

    Bjs

  12. Responder

    Bruna

    25/05/2011

    esse livro deve ser lindo!
    eu adoro essas hitórias de superação, que mostram a doença de uma forma diferente, não com o aspecto de piedade.
    Você já leu “Por um fio”, do Dráuzio Varella? Super recomendo, é de relatos de doentes de câncer terminal que ele tratava, mas com o aspecto bem humano e de superação das pessoas, até de própria aceitação da morte sabe.. muito legal mesmo.

    megaa bjoo
    ;**

    • Responder

      Bruna

      25/05/2011

      obs: esqueci de citar que fiz o vídeo de mimos do mês e seu marcador está por lá =D

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      25/05/2011

      Bruna! Nunca li o livro do Dráuzio, e se não fosse você me indicar, acho que nunca leria, pois sempre pensei que eles eram chatos [ugh] Mas fica aqui registrado pra um futuro quando eu acabar minha lista de livros pendentes pra ler até agosto (e são quase 30, então vamos correr com isso, hahaha! O.o)

      Beijão!
      PS: Já to vendo o vídeo de mimos do mês de maio *-*

      • Responder

        Bruna

        25/05/2011

        como lá no meu blog não tem como responder, vim aqui: o depilador arranca o pelo também^^

  13. Responder

    Lívia

    25/05/2011

    Muito interessante a história. Um pouco triste também. Mas fiquei curiosa em ler.
    bjinhos

  14. Responder

    Sanzinha

    26/05/2011

    Ah, Gabiiii! Agora quero muito ler, amei sua resenha!
    Como não tem novo mais? E agora, o que eu faço da vida? mimimimi [cry]
    Mas vou procurar. Hei de encontrar! rs

    Beijo grande, menina linda!

  15. Responder

    Ju Lemos

    26/05/2011

    Só a capa dele já me chamou a atenção, afinal muitas pessoas compram um livro pela capa ainda mais esse com uma borboleta que simboliza uma metamorfose… Acho que este livro deve ser bem interessante pelo tema que ele aborda… seria legal se algumas pessoas pudessem ler para aprender um pouco mais sobre o assunto.

    Eu graças a Deus não tenho ninguém na familia com Alzheimer, mas tudo na vida é um ensinamento…

    [think]

  16. Responder

    Sharon

    27/05/2011

    Oie.
    Aaaah, por isso que eu não gosto de ler resenhas, eu acabo gostando do livro, quero ler e não tenho tempo [ugh] Mas, enfim, parece super bom, tô bem curiosa, quem sabe eu consigo comprar ele lá para a loja ? hein!? hein!?
    Tu é muito cruel Gabi, fica lendo vários livros e me deixando na vontade [cry]

    [Que bom que tu gostou da minha aventura, o pior de tudo é que eu contando não foi tão engraçado quanto foi de verdade… tinha que ter sido filmado #baitamico]

    Bjs.

  17. Responder

    Evelin

    27/05/2011

    Um pouco diferente dos que eu ando lendo, mas gostei , sua resenha me despertou a curiosodade em ver toda a história.
    beijos.

  18. Responder

    Letícia

    28/05/2011

    primeiro, tudo aqui é tão fofo e lindo e segundo que adorei a dica de leitura, me interessei muito pelo livro e vou tentar achá-lo, tomara que eu consiga algum e por último, te sigo tá? um beijo

  19. Responder

    Vívian

    29/05/2011

    Quero ler esse livro há um bom tempo, mas tb nunca achei pra comprar. Vou ter q procurar um usado msm =/

  20. Responder

    adriana

    15/11/2012

    meu nome e adriana gonçalves tenho 31 anos e trabalho em casa de familia,cuido de uma senhora com alzheimer ,ela e tão carinhosa ,eu me cinto muito bem tomando conta dela ,a filha dela e minha patroa ,nos comentário que minha patroa comentou foi que a mãe dela começou assim.mais tudo bem estamos cuidando dela com muito amor,carinho e dedicação,parabéns pelo livro.

ESCREVA UM COMENTÁRIO