Mauricio Louzada – Pra valer

resenha do livro Pra valer impossível é somente aquilo que você ainda não tentou

Pra Valer
Impossível é somente aquilo que você ainda não tentou
Mauricio Louzada
Editora Pandorga, 2013
232 páginas

Inspirado em fatos reais e baseado em uma das palestras motivacionais mais aplaudidas do Brasil, este livro conta a história de cinco exploradores que entram em uma caverna com o objetivo de conhecer uma das mais belas galerias de estalactites do mundo. Em pouco tempo percebem que estão perdidos. Sem que ninguém saiba que estão ali, com pouca iluminação e comida, a única alternativa é achar o caminho de volta. Em um thriller eletrizante e cheio de surpresas, os integrantes do grupo começam a perceber que aquela aventura os levará para muito além da saída da caverna, em uma viagem para dentro de si mesmos, a qual trará preciosos insights para nossa vida pessoal e profissional. Um livro diferente, emocionante e inspirador, que nos fará descobrir que cada um tem uma “caverna” dentro de si.

“Pra Valer” foi, para mim, um livro diferente e que marcou de uma forma muito positiva. Não esperava o que recebi dele, e a minha surpresa ao perceber uma leitura leve e agradável foi o que me inspirou a continuar. Mauricio é palestrante motivador e escreveu este livro a partir de uma de suas palestras. Aquele momento “Pra Valer” é quando você está dando tudo de si, acreditando e agindo conforme o seu desejo de vencer. O autor mostra, então, que momentos assim estão sempre nos dando caminhos, encruzilhadas e direções e que nós, e apenas nós, podemos escolher o melhor destino.

resenha do livro Pra valer impossível é somente aquilo que você ainda não tentou

Este não é apenas um livro motivacional ou de autoajuda: em primeiro plano, o autor conta a história, baseada em fatos reais, de cinco amigos que resolvem, sem ninguém saber, adentrar uma caverna e ir além da faixa permitida para visitantes. Eles são todos adultos, um deles é espeleólogo (que estuda cavernas), outro é craque em esportes radicais. Eles usam marcações pelo caminho por onde passam, para que possam achar o caminho de volta. Não tem como se perderem, certo? Errado.

resenha do livro Pra valer impossível é somente aquilo que você ainda não tentou

As cavernas são enganosas, pois se você faz o mesmo caminho ao contrário, lhe parece que você nunca passou por ali, segundo o autor. Por isso, por um pequeno erro, eles se perdem na vontade de adentrar cada vez mais a caverna, e acabam enfrentando perigos reais de estarem em um verdadeiro labirinto, sem que ninguém saiba onde estão e com poucas provisões de água, comida e lanternas. Como proceder? É preciso fazer uso de estratégias, além de trabalhar em equipe, saber motivar uns aos outros e permanecer sãos.

“Não se preocupe com o que não está ao seu alcance ou fora do seu poder de decisão. Apenas faça a sua parte, tome atitudes, ouse agir e não passe uma vida inteira preocupado com os problemas que você deixou para amanhã.” Página 61.

No final de quase todos os capítulos, Mauricio faz reflexões sobre o que os amigos passaram e como agiram – ou deveriam agir – para resolver alguma discussão de modo a ainda manter o foco: sair da caverna. O mais bacana é que, com o tempo, nós já conseguimos perceber, antes da reflexão do autor, onde estão os gestos e decisões que foram imprescindíveis para determinadas situações. Começamos a perceber o que tem de ser feito e, no fim do capítulo, temos a chance de refletir um pouco mais sobre isso, usando deste momento fictício como exemplo a ser usado na nossa própria vida, fazendo-nos perceber como estamos lidando com as nossas situações difíceis ou “Pra Valer“.

resenha do livro Pra valer impossível é somente aquilo que você ainda não tentou

Algumas das partes mais bonitas, para mim, foi quando o autor falou sobre felicidade e metas a serem alcançadas. A felicidade não está em coisas futuras, em objetos materiais ou mesmo em outra pessoa. É preciso encontrá-la onde é o lugar dela: dentro de você. É preciso definirmos metas e tempo de realização, determinar ações e agir com confiança e atitude para alcançar nossos objetivos.

“Ao transferir sua felicidade para o futuro ou para as mãos de outras pessoas, não percebemos que a felicidade já está aqui, dentro de nós mesmos.” Página 26.

resenha do livro Pra valer impossível é somente aquilo que você ainda não tentou

Inseri essa realidade na minha vida e percebi como muitas coisas ainda precisam ser mudadas e melhoradas. Este livro, então, é uma ótima oportunidade para quem gosta de aventura, pois a história fictícia que o autor escreveu nos deixa mesmo com medo, ansiosos e torcendo pelos personagens, mas também para os leitores que gostam de refletir, tirando da leitura aprendizados que poderão ser inseridos em atitudes do cotidiano e levados para o resto da vida.

“[…] ao falarmos coisas positivas, o mundo nos devolve energia positiva.” Página 160.

dezembro 12, 2013

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Responder

    Juliana

    dezembro 13, 2013

    Gostei bastante da história do livro, mas não sou fã desse estilo. Tem um filme que parece com essa história, é de terror, que 5 amigas se perdem numa caverna e tem uns monstrinhos lá dentro, o filme é massa 😀

    Beijos!

  2. Responder

    Mirelle

    dezembro 13, 2013

    Engraçado que esse livro me lembrou muito o mito dos exploradores da caverna de platão. Diferente e interessante. Valeu a dica. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  3. Responder

    Ana Beatriz

    dezembro 13, 2013

    Eu nunca li um livro desse gênero, mas acho que podia curtir ele por ter todo um enredo e uma história envolvidos. E me pareceu bem intrigante pelo que você gostou. Aliás, adorei a resenha, muito boa 😉

  4. Responder

    Babi Lorentz

    dezembro 14, 2013

    Achei interessante o fato de ele inserir uma história num livro de autoajuda. No fundo, ele o é, certo? Mesmo que use a história para fazer com que o leitor pense. Parece ser um bom livro e se eu o tivesse em mãos, daria uma chance.
    Beijos.

  5. Responder

    Carolina

    dezembro 14, 2013

    Quando li o titulo do livro eu imediatamente assumi que era de auto ajuda, então me surpreendi MUITO com a sinopse e a sua resenha.
    Fiquei bem interessada nessa leitura.

    Beijão
    Sun Rises Here

  6. Responder

    Sandra

    dezembro 15, 2013

    Gabi, que livro interessante!
    Fiquei curiosa sobre ele, por conta da história na caverna.
    Se tiver a oportunidade, quero ler. 🙂

    Beijo grande!

ESCREVA UM COMENTÁRIO