Nicholas Sparks – Querido John

resenha do livro Querido John

Querido John
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito
288 páginas

Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.

Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Este é um livro de amor, mas que já no começo, no prólogo, podemos ver que ela não termina muito feliz para John.

John é o narrador da história. Viveu toda a adolescência na casa do pai, onde não existiam diálogos, mas sim pequenos monólogos, o que era um problema no relacionamento entre pai e filho, principalmente porque quando o pai construía frases mais longas, era para falar sobre sua coleção de moedas, sua única verdadeira paixão na vida. Houve muitas brigas, desentendimentos no qual o pai só dizia “OK” ou “Tudo bem” e isso fez com que John se tornasse um jovem rebelde, que não parava em nenhum emprego e saía todos os dias para beber. Ele estava cansado dessa vida, por isso, logo depois de terminar um namoro, alistou-se no exército, pois naquele momento, John achou que seria a coisa certa a fazer e um modo de amadurecer, de se tornar alguém diferente do que ele vinha sendo.

Ele teve muito sucesso no exército e descobriu que ele realmente tinha mudado, não era mais aquele jovem rebelde que não se interessava pelas coisas. Em uma de suas licenças, ele foi para casa, mas não ficava realmente em casa; John saía, ia surfar, e em um desses dias, encontrou-se com um grupo de jovens que chamaram a sua atenção, ou melhor, Savannah foi a pessoa que lhe chamou a atenção.

Esse é o começo da história de John e Savannah, que descobriram que se amavam muito e que eram perfeitos um para o outro, porém nenhum dos dois imaginou que pudesse ser tão difícil quando a licença de John acabasse em duas semanas e ele teria que voltar para a Alemanha. Não foi fácil, ambos sofreram com a separação, mas trocavam cartas e telefonemas sempre que conseguiam.

Em uma de suas licenças, depois de um ano afastados, John e Savannah puderam se encontrar novamente, e esse reencontro só reforçou o sentimento de ambos e a saudade que sentiriam, mas John estava no fim de seu tempo no exército, então em seis meses ele estaria de volta para casa, desta vez definitivamente.

Em setembro, ambos já contavam os dias, mas os atentados de 11 de setembro mudaram tudo drasticamente. John precisou renovar seu tempo para lutar no Iraque, e com isso, ele e Savannah se distanciaram bastante, até que a conexão que eles tinham foi cortada. Savannah estava cansada de sofrer, por isso terminou.

John ainda permanece mais muitos anos no exército, mas a morte de seu pai o faz voltar para casa e os dois voltam a se encontrar, mas o destino não estava do lado deles, pois muita coisa tinha mudado depois de cinco anos e eles precisavam esclarecer muita coisa e tocar suas vidas adiante.

POSTS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Responder

    Bruna

    30/01/2011

    Oi!
    Eu assisti o filme, mas com certeza o livro é bem diferente mais dramático, mais envoltente e intenso, bem essa vai ser uma de minhas leituras para 2011.
    bjs e até mais!

  2. Responder

    Renata

    03/02/2011

    Faz tempo q estou querendo ler este livro, ele me chamou muita atenção, além de ser de romance, o q eu adoro, tbm é do Nicholas Sparks e os livros dele são ótimos! Outro livro q eu quero ler Diario de uma Paixão, tbm do Nicholas!

    Mais uma vez adorei o blog!
    bjos

  3. Responder

    Felipe

    05/02/2011

    Lindo o Fluffy… adorei o aconchego disto…
    Parabéns…
    Bjos

  4. Responder

    Cássia

    06/02/2011

    queria tanto ler esse ):

  5. Responder

    rooxy

    11/02/2011

    aaaaaaaah, eu com 15 livros pra ler, e agora, graças a você, vai ter mais 1!!!!
    hahaha muito boa a resenha, sofri só de ler ela [confused]

  6. Responder

    Mari Mendes

    06/04/2011

    Vou comprar este livro, não está caro nas Lojas Americanas, obrigada pela dica Gabi… [happy]

  7. Responder

    thaísa farias

    27/09/2011

    O filme é um saco. Me fez perder qualquer vontade que tive de ler o livro.

  8. Responder

    monique carvalho

    01/02/2013

    simplesmente esse foi o melhot livro que li

  9. Responder

    Mayanne

    08/05/2014

    [love] PERFEITO ESSE LIVRO, LI DUAS VEZES E NAO ME CANSO.
    ADOREI O FILME TMB…
    ESSE AUTOR E MARAVILHOSO, AMO DEMAIS OS LIVROS DELE

ESCREVA UM COMENTÁRIO