Austin Wright – Tony & Susan

resenha do livro tony & susan

Tony & Susan
Austin Wright
Editora Intrínseca
334 páginas

Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica.

Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.

Tony e Susan, de Austin Wright, publicado originalmente nos Estados Unidos em 1993, ganha nova edição, dezoito anos depois de seu lançamento, por se tratar, segundo seus editores, da “mais impressionante obra de arte da ficção americana desde Revolutionary Road, de Richard Yeats”, publicado no Brasil como Foi apenas um sonho.

Acredito que, o que quer que eu escreva sobre este livro fantástico que é Tony & Susan, será muito fraco se compararmos à escrita de Austin Wright. Logo nas primeiras páginas do romance, deparei-me com palavras incrivelmente bem escritas e frases tão magnificamente construídas que foi como se eu estivesse lendo um poema, ou uma canção. Fazia tempo que não pegava nas mãos um livro com a qualidade de escrita como a deste livro, tanto que fiquei em êxtase, muito tempo depois de ter terminado de ler a última frase, querendo mais da escrita do autor. Nunca havia lido nada do autor, por isso procurei mais livros dele em português, mas ainda não encontrei nada. Acho que terei que me aprofundar ainda mais no inglês para devorar mais palavras de Austin Wright.

“[…] Porque Wright não é mais conhecido, é um mistério para mim. Ele é brilhante.” – Rupert Thomson

O que me interessou inicialmente foi a sinopse, quando Susan Morrow recebe o livro escrito por seu ex-marido, que ela achava que nunca iria conseguir superar o estado depressivo em, que se encontrava para escrever um livro. Edward pede que Susan, sua melhor crítica, o leia, mas ela encontra-se em uma posição difícil. Ao mesmo tempo em que precisa ler o manuscrito para transmitir sua sensação para ele, não quer que o passado de 25 anos atrás volte à tona, com todas as mágoas e discussões. Susan também teme, acima de tudo, sobre o que Edward escreveu neste romance e se ele contém alguma mensagem para ela. Algo que talvez faça os sentimentos dela mudarem, algo que faça com que o passado volte e, com ele, toda a dor que já estava esquecida.

Afinal, é um livro que contém a história de outro livro dentro. O que me deixou encantada foi como Susan vê a forma que as duas histórias – a da própria vida que teve com Edward e a história inventada por ele – começam a se entrelaçar, criando vínculos e semelhanças que chegam a um único ponto em comum que o livro aborda muito fortemente: vingança. Pela violência de se perder tudo, pela falta de estímulo a um talento e por muitos outros motivos. Tudo se resume a querer vingança. Será que Edward quer lhe dizer alguma coisa? Ou é somente uma história qualquer?

É inegável que o manuscrito de Edward mexe com as emoções, o passado, os sentimentos e o modo de viver de Susan Morrow, que se vê perdida em meio às páginas, ao mesmo tempo em que relembra momentos da vida de ambos e por que tudo terminou daquele jeito. É um livro instigante, que faz o leitor pensar e se aprofundar nas duas histórias e não querer parar até saber o resultado de tudo isso.

POSTS RELACIONADOS

56 comentários

  1. Responder

    Kaah'riny -

    23/09/2011

    Oi Gabi! 😀
    Nossa, ele livro parece ótimo! Já havia ouvido falar dele, mas agora fiquei com uma vontade enorme de lê-lo! *-* Achei a capa linda!
    Ótima resenha! ^^
    Gostei dos lançamentos da intrínseca, mas fiquei com vontade de ler ‘Bela Maldade’, parece super legal!

    Bjuu’ (:

  2. Responder

    gengiscan

    23/09/2011

    Adorei a resenha, e me interessei muito pelo livro !
    Gostei das novidades, mas não acho que eu vá comprar algum desses.
    Beijos, Gengiscan Pereira, Books For Me, NOW! [wink]

  3. Responder

    Julia G

    23/09/2011

    Nossa, a capa do livro já tinha me conquistado, mas que resenha!
    O livro parece mesmo fantástico, fiquei muito curiosa para ler. Preciso também de mais tempo, porque está difícil.

    Beijinhos Gabi.

  4. Responder

    Ludmila

    23/09/2011

    Gabi,
    Amei sua resenha!!
    Que profundidade… me deixou encantada e com mais vontade ainda do que já estava para ler esse livro.
    Fiquei com vontade de lê-lo desde que vi sua capa pela primeira vez, depois li a sinopse e falei comigo mesma “quero ler esse livro”.
    Com a sua resenha e mais uma outra que li, esta decidido que essa leitura é obrigatória para mim.
    Parabéns por mais uma bela resenha!

    Quanto as novidades da Intrínseca, Infinito e Bela Maldade estão entre os que eu quero ler.

    Beijos, flor! Tenho um ótimo fim de semana! 🙂

  5. Responder

    Aline T.K.M.

    23/09/2011

    Nossa, adorei! Não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa, a resenha foi perfeita! Fiquei com a sensação de que a história tem aspectos psicológicos bem acentuados, e se minha impressão for acertada, provavelmente o livro me agradaria bastante. Aliás, a capa do livro por si só já me atraiu logo de cara.
    Ratos parece muito bom, gostei da capa também.

    Bjinhos,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  6. Responder

    Sara

    23/09/2011

    Não sei se eu leria Tony & Susan, porque sou fã de livro pipoquinha sabe? Gosto de puro entretenimento e só pela sinopse dá pra sentir que este livro não é deste tipo… Mas se fizerem um filme baseado nele, com certeza, assisto!
    Série Os imortais: Não passei do primeiro livro. Achei super chato.
    Bom fim de semana.

  7. Responder

    Bárbara

    23/09/2011

    Também não sei se leria o livro… Apesar de sua resenha falar super bem dele, não fiquei com tanta vontade!
    Adorei a resenha!

    Beijos.

  8. Responder

    Sharon

    24/09/2011

    Oie.
    Não me interessei tando por essa história, não. Estou em uma fase que não quero muito romances, estou meio atráz de livros que tenham mais emoção… sei lá !
    Esse lançamentos eu já dei uma conferida, me chamou a atenção o Ratos, mas ainda não tenho certeza se vou gostar.
    A série Os Imortais eu meio que desanimei, o livro 1 é muito bom, e dá aquele gostinho de quero mais, mas já no segundo me decepcionei, a história não vai pra frente, ela não conta realmente sobre os imortais, o que elas fazem ou como vieram… fca naquela mesmiçe da guria bobinha que não beijou o carinha e que fica com raivinha de tudo, com ciuminho, blá blá blá… isso até o último livro, pode ? É só nesse que elas vão se tocar novamente.
    Bom, eu desanimei, mas vale a pena conferir.

    Bjs.

  9. Responder

    Michelle

    24/09/2011

    Não sabia que “Tony & Susan” era relançamento. E ainda fez comparação com “Revolutionary road”… Me interesse. Agora, sobre os lançamentos, eu vi esse “Ratos” na livraria esta semana. A capa sensacional!!! Pelo que li na sinopse, a história é bem pesada, mas eu não vou conseguir resistir… já adicionei à minha infinita wishlist.
    Bjo e bom fds!

  10. Responder

    Vanessa

    24/09/2011

    Tudo neste livro me chama a atenção, a capa maravilhosa, a sinopse ótima e as resenhas super a favor.É claro que quero ler este livro. Só também não sabia que era uma nova edição. Pelo visto deu certo.

    Balaio de Livros.

  11. Responder

    thaísa farias

    24/09/2011

    Eu li uma resenha desse Tony & Susan em outro blog. Juntando com a sua = muita vontade de ler u_u

    Esse Bela Maldade parece ser bom também 🙂

    Também nunca li nada dessa série da Noël HSAIUASHIAUHAS

  12. Responder

    Jaqueline Silva

    24/09/2011

    “Tony e Susan” parece ser muito bom. Fiquei com uma imensa vontade de lê-lo. Quanto aos lançamentos; dessa série da Alyson eu só li e tenho o primeiro, mas pretendo dar chance aos outros.
    Ratos parece ser bem forte mesmo, ao ler a sinopse inteirinha os meus pelos se arrepiaram. Mas acho que tenho coragem e fiquei com uma vontadezinha de lê-lo. Acho que até o momento não li nada nesse estilo. mas posso dar uma chance.
    Bela Maldade parece ser bom, fiquei com vontade de lê-lo. Vou colocá-lo na minha lista de “quero ler” 🙂

    p.s: Suas resenhas são muito bem escritas, eu adoro. Espero chegar a fazer resenhas mais “decentes” rsrs

    p.s²: Mande as fotos das xícaras, eu ficarei muito contente em ver 🙂

    :*

  13. Responder

    Luana

    24/09/2011

    Adorei a resenha e é assim mesmo, quanto mais a gente gosta de um livro não tem como descrever ele, por mais que a gente tente.

    Sobre os lançamentos Ratos deve ser forte mesmo menina eu não curto não. Mas Bela maldade deve ser bem legal.

    Bjs

  14. Responder

    Grazy

    25/09/2011

    Oie! Esse livro parece ser maravilhoso, nunca antes ouvi falar dele ou de seu autor. Lendos as outras sinopses de lançamentos deu vontade de ler Bela Maldade e Infinito, sendo que nem comecei a ler Para sempre ainda. rs Mas vou ler em breve e já quero ter os próximos em mãos!!
    Beijooo!!!

  15. Responder

    Bia

    25/09/2011

    Algo me diz que Bela Maldade deve ser ótimo! Já está na minha lista de futuras aquisições.

    Já estou seguindo seu blog. Quando tiver um tempinho, me faz uma visita?

    http://www.amormisterioesangue.com

    Bjs

  16. Responder

    July

    25/09/2011

    Primeiramente essa capa: QUE DIVA! A resenha ficou ótima, realmente fez com que nós, leitores tivéssemos vontade de ler o livro. O interessantes da história é um livro dentro de outro ^^ Parece magnifico, e fiquei curiosa com o que aconteceu depois que ela volta ao passado lendo a história do ex haha ^^

    Beijos e tem novo post no scat

  17. Responder

    Camilla Martins

    25/09/2011

    Oi Gabriela.

    Eu já ouvi falar no livro *-* A história é bem diferente pelo que eu li na resenha. Guia do Herói para vencer dragões imortais parece ser bem legal.

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas (:

    Fique com Deus <3

  18. Responder

    Kaah'riny -

    25/09/2011

    Oi Gabi! 😀
    Te indiquei um meme lá no blog, não sei se você já respondeu, mas se quiser e puder, passa lá pra ver! ^^ http://april-1993.blogspot.com/

    Bjuu’ (:

    Ahh, e desculpa falar por aqui, é que eu não sabia como te avisar, e já tinha comentado nessa resenha! ^^

  19. Responder

    Cáh

    25/09/2011

    ooi!
    gostei da resenha, parece interessante a história…
    os lançamentos da intrínseca *————* Uma das minhas editoras favoritas, tem muitos livros bons…
    bjs tem espero em meu blog <3

  20. Responder

    Ana

    26/09/2011

    Nossa mais um livro pra entrar pra lista! Fiquei louquinha pra ler!
    Sim, já imaginou se tu ganha o sorteio? Realmente o teu sogro não ia gostar mto kkk eu entendo!

  21. Responder

    Beatriz Gosmin

    26/09/2011

    Gostei da sua resenha, o livro deve ser muito bom mesmo!
    Nunca li nada do autor, preciso mudar esta situação já!!! [secret]

    Quanto aos lançamentos, eu fiquei particularmente interessada em Ratos. Nome estranho e capa muito estranha, ou seja, me deixou curiosa!

    oeiwoeiwoeoeiwoieowieoiw

    Beeijos! 😀

    Bia | Blog Livros e Atitudes

  22. Responder

    Danni

    26/09/2011

    A capa desse livro é linda! *-* E pela sua resenha parece ser o tipo de livro que eu vou gostar ♥

    Beijos :*
    Tudo sobre sentimento.

  23. Responder

    Bianca

    26/09/2011

    Oi Gabi,
    Adorei sua resenha! Eu não conhecia esse livro mas me parece ser muito legal, ainda mais pelos seus elogios a escrita do autor.
    Beijos! [happy]

  24. Responder

    Ângela Graziela

    26/09/2011

    Esse livro parece ser realmente bom
    E a intrínseca ta com muito lançamento bacana eim
    Beijos

  25. Responder

    Camila Faria

    26/09/2011

    UAU, fiquei super interessada, parece ótimo!

  26. Responder

    Amanda Cristina

    26/09/2011

    Oi Gabi! Já vi muitos comentários positivos sobre este livro! Aliás, gostei muito de ler sua resenha! Me despertou a vontade de lê-lo! 🙂
    Adoro livros que mexem com os sentimentos dos leitores e este parece ser um livro assim.
    Isso sem contar a editora: Intrínseca… Só publica ótimos livros, não é? rs’

    Beijinhos,
    http://www.primeiro-livro.com

  27. Responder

    Camila Costa

    26/09/2011

    Sinceramente pensava que o livro fosse meio ruinzinho! Mas agora li sua resenha e minha opinão mudou bastante! Acho que realmente vou dar uma chance pra ele e colocar na lista de desejados *-* [wink]

  28. Responder

    Claudinha

    26/09/2011

    Super amei a dica do livro, hein. Sempre fico triste com a dificuldade de encontrar certos livros no Brasil…caramba! :/ Bom, livro anotado na lista! 😉

    Beijos

  29. Responder

    vanessa

    26/09/2011

    Sério que esse livro é tudo de bom? Ain, agora to curiosa pra ler UAHSUAHSUA Vou colocar na lista de desejados. E eu adoro a capa, é tão simples e linda, eu amo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  30. Responder

    Cáh

    26/09/2011

    Oi Gabi!
    Obrigada pelo elogio ao theme, fico mega feliz em saber que os vistantes gostaram do resultado tanto quanto eu!
    Gabi, tenho uma dúvida…sobre suas promoções tem lá que cada vez que eu comento no blog eu posso me inscrever novamente, mas isso vale só pra comentários naqueles posts ou em qualquer um como este?
    Bjs <3

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      26/09/2011

      Oi, Cáh!
      Sobre esses comentários que validam participações nas promos, vale ser em qualquer post, desde que o comentário seja sobre o que foi postado – menos nos posts das promoções. É só você comentar e deixar o link do post lá no formulário.
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato, ok?
      Beijos.

  31. Responder

    michele mourão

    26/09/2011

    oiiiiiiiiiiiiiiii adorei sua visitinha no meu blog galerinha….mente de ideias.blogspot.com

    Amei o livro sobre bullying o terceiro e dps me interessei pelo 1 livro.

    bjo bjo e um queijo

  32. Responder

    :: Loma

    27/09/2011

    Hey ^^

    Resenha linda, fiquei curiosa em ler o livro. Parece-me o tipo de leitura o qual paramos e fazemos uma análise sobre a vida.
    Com os lançamentos fiquei curiosa com Bela Maldade… a série Alyson Noël não me encantou tanto quando li em inglês os 4 primeiros livros.

    Xxx

    :: Loma

  33. Responder

    May

    27/09/2011

    Já tinha visto em um ou outro blog falando sobre esse livro, mas nunca tinha lido a resenha ainda. Fiquei curiosíssima pra saber como é a escrita desse livro, adoro quando sai do comum! *-*
    Sobre os lançamentos, te recomendo a ler a série Os Imortais, em que Infinito é o quinto ou sexto livro. Eu parei em Terra de Sombras, e já já quero ler Chama Negra, assim que tiver tempo. A leitura é super leve, a historia bem teen e às vezes bem ingenua, mas os livros em si (tirando o segundo) são ótimos, e até hoje eu suspiro com o Damen! uashuahsuas’
    Beijos,
    May ;*

  34. Responder

    Mara

    27/09/2011

    nossa primeiramente que a capa e show linda mesmo e a estoria parece de tirar o folego com certeza esse eu já marquei na minha listinha de desejados.

    Beijos

  35. Responder

    Bianca Sampaio

    27/09/2011

    Quero muuuuuuuuuuito ler esse livro, estou desejando ele desde o lançamento!
    Essa capa de Infinito é muito linda *-* Adorei a sinopse de Ratos, adicionado à lista haha

    Beijos!

  36. Responder

    Bih

    27/09/2011

    Gostei da história, parece ser bem real. Gostei do ivro Ratos, a sinopse me surpreendeu.
    Ah! Eu adoro barbies e acho que jamais deixarei de colecionar. rrsrss!

    Eu também aprendi costurar na máquina fazendo roupinhas… rsrs! É encantador. Depois eu irei postar algumas das roupinhas que já fiz no blog.

    Beijos!!

  37. Responder

    Bruna

    27/09/2011

    oii amiga!
    infelizmente esse mês a intrínseca não teve nenhum lançamento que me deixou super com vontade de ler, mas o livro “Tony e Susan” parece ser muitooo bom mesmo.

    megaa bjoo
    ;**

  38. Responder

    Sanzinha

    28/09/2011

    Hey, Gabi!

    Eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro e gostei bastante da sua resenha.
    Já marquei aqui e entrou pra lista de desejados.

    Beijo imenso, menina linda!

  39. Responder

    Endry

    28/09/2011

    Nossa! Eu adorei a tua resenha e fiquei extasiada só de ler! [think]
    Realmente entrará para minha lista de leitura.
    É o tipo de história instigante, cheia de verdadeiros sentimentos, que mexe profundamente com quem lê. Adorei! 🙂

    Beijinhos :*

  40. Responder

    Thais Priscilla

    29/09/2011

    Esse livro parece ser muito bom. Achei a capa bem fofa *-*
    O livro que mais quero e que a intrínseca está lançando é Bela maldade. Parece ser bom!!

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

  41. Responder

    Ana Ferreira

    29/09/2011

    Gabi,
    Conheço bem essa sensação de empolgação súbita com um livro, senti isso há algum tempo também, com o maravilhoso “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, grande livro e que me fez querer marcar cada frase, cada citação.
    Achei peculiar a história de Tony & Susan. Complexa, até, por essa pontada de vingança. Só pelas suas impressões, pude notar que a obra tem um “quê” de grandeza a mais.

    Sobre seu comentário lá no blog, quando postar a sua resenha de “Bela Maldade”, pode contar com meu comentário 🙂
    Beijinhos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  42. Responder

    Jana

    29/09/2011

    Oi, Gabriela!
    Acho que tinha visto uma animação flash desse livro Tony & Susan. Gostei da capa e sou suspeita pra falar sobre os livros que a Intrinseca lança pois é a editora que mais leva $$$$ meu haha Parece ser bem interessante e o bacana é que é um romance antigo, né? É bom pra ler algo diferente. Me parece algo muito bem bolado, viu? Gosto de histórias mais complexas, geralmente são as que eu me delicio mais e acabo relendo muitas vezes. (e vamo combinar que história meia-boca num dá né >_<). Vou adicionar no skoob pra não esquecer o nome 🙂

    Agora, momento suspiros… INFINITO!! *o* OMG, eu sou umas das 5 pessoas do mundo que ama essa série. haha Li só até o terceiro e estou buscando 'paitrocínio' pra comprar os 3 restantes e saber quanta 'caca' a Ever ainda vai fazer. hehe Damen ♥

    Beijos ;*

  43. Responder

    Tainã

    30/09/2011

    Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos perídos mais
    marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?
    (sinopse do meu blog)
    Acessa o meu blog?
    “Blog de uma adolescente”

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Espero a sua visita, se gostar do meu blog segue lá,
    ficarei muito feliz. Desde já obrigada;
    tenha uma ótima semana, beijos.

  44. Responder

    Tainã

    30/09/2011

    Gostei, estes livros devem ser bem interessantes.

  45. Responder

    Babi Lorentz

    30/09/2011

    Acredita que até então eu ainda não tinha entendido esse livro.
    Li resenhas e resenhas e achei a coisa mais esquisita do mundo.
    Mas até que consegui compreender, agora, que é uma história dentro de outra e que, de certa forma, as duas se entrelaçam. Ufa! É isso mesmo?
    Beijos!

    • Responder

      Fluffy - Gabriela

      30/09/2011

      Isso, Babi! Mas elas se entrelaçam não na história em sim, mas no que o autor daquele livro fictício (que é o ex-marido de Susan) quis colocar no romance. Susan percebe que as coisas que ele escreveu servem pra vida dela e têm pontos em comum com ela. A vingança, por exemplo. Mas não vou falar mais nada, você vai ter que ler o livro, HAHAHA.
      É difícil explicar, porque é um livro que abrange coisas muito profundas, entende?
      E ótimo 😉

      Beijão!

  46. Responder

    Poly

    01/10/2011

    Gostei da resenha. Fiquei com vontade de ler tbm *_*
    Mas tenho tantos livros na fila que melhor nem colocar ele na wishlist hehehe
    🙂
    Tbm fiquei com vontade de ler Bela Maldade.
    Bom final de semana!
    Bjuxxxx

  47. Responder

    Amanda Vieira

    01/10/2011

    Oi Gabi, já estava com vontade de ler esse livro, lendo a resenha
    então, ótimo livro, pretendo lê-lo em breve!!!

  48. Responder

    Ana Claudia

    01/10/2011

    Nunca tinha ouvido falar em Tony & Susan, para ser sincera… mas parece bem legal, fiquei com vontade de ler. Sobre os lançamentos da Intrínseca, li o primeiro livro da série de Alyson Noel, mas não gostei muito. Achei a escrita meio infantil demais, sabe? Me lembro que, quando li, pareceu que a história passou o tempo todo a dar voltas e mais voltas e no fim tudo foi revelado de um jeito simplório demais. Mas, quem sabe, a escritora não tenha amadurecido sua escrita conforme escreveu os outros da série, não é? Fiquei com vontade de lê-los agora. Beijos!

  49. Responder

    Francielle Couto Santos

    01/10/2011

    Tony & Susan é um livro que soa interessante demais para mim. Apesar de não acha-lo tão bonito, a história realmente promete. Adoro que adoraria adentrar na história. 😀
    Sobre os lançamentos… a intrínseca, como sempre, arrebentando. 😀 Ótimos livros estão por vir. 🙂
    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

  50. Responder

    Cáh

    01/10/2011

    Olá!!
    Passando novamente pra avisar que tem post novo lá no About Me…..
    Bjs <3

  51. Responder

    Mah

    03/10/2011

    Não sabia da existência desse autor. Fiquei curiosa com seu relato sobre a escrita do autor, adoro livros que me prendam devido a esse motivo. Não sei se leria esse livro, pq parece que ele tem triângulo amoroso (?) e como tenho trauma desse tipo de temático eu corro deles.rsrsr Mas gostei da resenha e fiquei super curiosa por ele.

    Beijos,
    Mah – Livro e Coração

  52. Responder

    Gisele

    05/10/2011

    Quanto livro bom!!!!!!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro..desde quando foi lançado!!!!!1

    bjus

  53. Responder

    Isabela

    11/10/2011

    Adorei sua resenha, esse livro parece ser muito bom! Intrinseca só publica livros bons, cada vez melhores! Todos esses outros com a sinopse ali embaixo também quero ler, principalmente Ratos, que já tô querendo faz um tempão! Beijo, adoro seu blog 🙂

  54. Responder

    Juliana Dias

    04/05/2012

    Oi Gabi! Nossa, sua resenha me deixou muito empolgada para conhecer o trabalho de Austin Wright! Espero poder ler este livro em breve 🙂
    parabéns pela resenha! [wink]

ESCREVA UM COMENTÁRIO