David Nicholls – Um dia

resenha do livro um dia

Um dia
David Nicholls
Editora Intrinseca
416 páginas

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Eu admito: não tinha me interessado pela capa deste livro até pouco tempo antes de solicitá-lo à editora Intrínseca para resenhar (aqui fica um muito obrigado à editora por me proporcionar uma leitura tão prazerosa). Mas eu comecei a ler várias críticas positivas e resenhas que diziam o quão incrível era a história e fiquei assim “poxa, posso dar uma chance a esse livro!”. Sério, eu nunca iria me perdoar se não tivesse lido essa raridade.

É uma história completamente diferente que conta a vida de Em e Dex, Dex e Em.

Emma e Dexter se conheceram no dia 15 de julho de 1988, no dia da formatura, e passaram a noite juntos. Muita coisa aconteceu, e ambos sentem algo muito forte um pelo outro, embora nenhum dos dois queira admitir esse fato. O livro transcorre em capítulos, pulando um ano de cada vez, sempre mostrando o acontecimento da vida deles no dia 15 de julho. É interessante pelo fato de que, em um capítulo, você fica sabendo de algum fato que pode vir a acontecer, e lá está, no próximo capítulo, um ano depois, esse mesmo fato pode estar acontecendo como pode já ter passado. Isso é muito legal porque você consegue montar todo um quebra-cabeça só com passagens que o autor informa, mais para situar o leitor, o que faz com que o texto não fique com lacunas na história (o que seria fácil de ocorrer, já que a história não é contada corrida, e sim um dia por ano).

A primeira página do livro é cheia de citações do tipo: “Provavelmente o melhor livro do ano” (Harriet Evans, The Guardian) e “Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste” (The Times). Quando iniciei a leitura, fiquei curiosa por aquele “insuportavelmente triste” e, realmente, no decorrer da história, acontecem desencontros que nos deixam tristes, nos fazem torcer pelos personagens e nos entristece quando eles não ficam juntos. Eu vi a mim mesma torcendo fervorosamente pelo casal Dex e Em, Em e Dex, como eles mesmos gostam de se chamar (eu nunca, nunca vou esquecer esses nomes! Sabe quando o personagem chega a ser real? Parece que a qualquer momento vou me encontrar com essas figuras. O autor foi genial na construção de seus protagonistas).

É um livro instigante, inteligente, engraçado e muito, mas muito bom. Eu me escondi de todas as formas possíveis em todos os lugares para poder lê-lo: enquanto estava atendendo um cliente que estava provando uma roupa, eu espiava a página do livro; enquanto almoçava, deixava-o aberto na frente do prato; fazia de tudo para não ter sono à noite para poder ler mais um capitulozinho, por favor! Eu rezava pra ter um tempinho de ler mais um pouco, porque a história sempre me deixava sedenta por mais e mais e mais!

Enfim, para quem está a fim de ler este livro, que sei que é muita gente, por favor, não percam tempo e vão ler logo, que é um livro que pode mudar a vida de uma pessoa! É uma lição de aproveitar a vida, de saber viver de acordo com o que lhe faz feliz. É uma historia de sonhos, de admiração por uma pessoa, mesmo estando tão longe. Ninguém pode perder essa leitura fantástica! É realmente, um dos melhores do ano!

POSTS RELACIONADOS

47 comentários

  1. Responder

    raphaela

    17/08/2011

    “Enfim, para quem está a fim de ler este livro, que sei que é muita gente, por favor, não percam tempo e vão ler logo, que é um livro que pode mudar a vida de uma pessoa!”
    Ai ai Gabi, assim vc judia de mim! Eu comprei o livro, mas nao queria passar a frente dos de parceria ;/
    Vou me segurar, mas assim que tiver qlqr brechinha eu vou ler!!

    Beeijão!
    Rapha – Doce Encanto

  2. Responder

    Camila Leite

    17/08/2011

    Realmente muitas pessoas falaram muito bem do livro!
    Fiquei muito curiosa.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo logo!
    Amei a resenha
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

  3. Responder

    Kaah'riny -

    17/08/2011

    Desde do lançamento eu fiquei com vontade de lê-lo. E depois de muitas resenhas a vontade só aumenta, ainda não pude ler. 🙁 Mas quero ler muito em breve! *-*
    Ótima resenha Gabi! ^^

    Bjuu’

  4. Responder

    Ludmila

    17/08/2011

    ÉÉ Gabi, eu estou entre essas pessoas que querem muito ler esse livro que as pessoas tanto comentam e se apaixonam.
    Adorei sua resenha, adorei a empolgação que vc passou para gente com a sua leitura.
    Gosto quando isso acontece.
    Parabéns pela resenha!Tenho certeza que esse livro vai ser tornar uma dos meus livros preferidos.
    Um dia, será uma das minhas próximas compras e uma das minhas próximas leituras urgentes!
    Beijos

  5. Responder

    Camila Faria

    17/08/2011

    Jura, é tão bom assim? Nunca tinha ouvido falar, mas depois dessa resenha…tenho que ler!

  6. Responder

    Michelle

    17/08/2011

    É verdade… muita gente falando bem do livro. Já estava a fim de ler, principalmente depois de saber que vai virar filme, e agora vc me deixou com mais vontade ainda!
    Como eu queria ter o dom da leitura dinâmica…
    Bjo

  7. Responder

    Julia G

    17/08/2011

    Gabi, posso dizer a mesma coisa que você. Não me atraía por essa capa e a história não chamava muito minha atenção, mas cada resenha que leio me faz mudar um pouquinho mais de idéia. E estou mesmo com muita vontade de ler o livro. E o mais engraçado: eu já me sinto íntima de Emma e Dexter!

    Beijos

  8. Responder

    Jeh Polato

    17/08/2011

    Esse livro estou ensaiando a compra faz tempo. Como eu prometi não comprar mais nada enquanto os livros aqui não diminuissem, ele vai ficando para escanteio. Já estou arrependida de não ter lido antes mesmo de ter o livro. Todas as resenhas desse livro são super positivas e isso só aumenta a minha vontade.

  9. Responder

    Miriam

    17/08/2011

    Ai, amiguinha… será? Como vc eu tbm não tinha me interessado muito por esse livro, mas agora quem saber. Acho que tem na biblioteca da Universidade, vou dar uma olhada…

    beijoO

  10. Responder

    Gabriel

    17/08/2011

    Eu quero muito ler esse livro acho que já li a resenha e falei a mesma coisa em um monte de blogs que também fizeram resenha.

    Gabi que coisa estranha era para entrar lá no blog, estou percebendo que alguns não estão conseguindo mesmo, tente limpar seu cache do navegar e tenta entrar novamente, se não der eu não sei qual o problema porque já comentei com minha hospedagem e não foi constatado nenhum erro (quer dizer as vezes sai do ar mas volta e já voltou)

    Beijo :*

  11. Responder

    Camilla Martins

    17/08/2011

    Putz, mais um blog que chego pra ler resenha desse livro KLÇREKRELÇ Parece ser bom mesmo hein? Eu gosto muito quando a história do livro gfaz a gente parecer que tá dentro dela.

    Se um dia eu receber telemensagem eu vou me esconder dentro de um buraco KFEÇLKRÇELKRÇL

    Bjonas [happy]

    Fique com Deus [heart]

  12. Responder

    Luana

    17/08/2011

    Nossa eu quero muito ler esse livro, não acredito que vc não gostou da capa!!! Eu achei simplesmente muito linda menina!!

    Bjs

  13. Responder

    Mah

    17/08/2011

    Já tinha lido uma resenha antes que dizia mais ou menos o que você disse, por isso fiquei ainda mais curiosa, eu comprei o livro (to esperando chegar), mas nem vou poder lê-lo nem tão cedo, tenho livros de parceria e booktours na frente. Ahhh que triste. Adorei a sua resenha.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

  14. Responder

    Helena

    17/08/2011

    Hmmm, fiquei com vontade de ler xD Mas não sei se compraria… Talvez se
    alguém imprestasse xD

    Helena,
    http://historiasnaestante.wordpress.com/

  15. Responder

    :: Loma

    18/08/2011

    Hey ^^

    Declaração descarada em meu blog que para esta já é o melhor de 2011 – não sei o que foi exatamente, talvez por ter 25 anos e assim identificar junto aos personagens em seus defeitos, medos e frustações. Realmente me falta palavras para descrever.

    Xxx

    :: Loma

  16. Responder

    Gabi

    18/08/2011

    Livros que ‘mudam’ de feliz para triste são bem complexos, mas é ótimo quando encontramos alguem que consegue fazer isso, nos proporcionando uma ótima leitura, né?
    Menina, estou lendo tantas resenhas de livros que estou ficando pirada com todos! Quero ler tudo de uma vez, como faço? hahahahaha
    Beijocas Gabi
    ;*

  17. Responder

    Ana

    18/08/2011

    Eu quero um AGORA! Comofas???

  18. Responder

    Amanda Cristina

    18/08/2011

    Nessas horas eu me culpo por não ter pedido parceria com a Intrínseca… Mimimi [sad]
    Adorei tua resenha, o livro parece ser realmente muito bom e estou estou morrendo de vontade de lê-lo! [dead]
    Mas quem sabe não o encontro na biblioteca municipal daqui? Muahahaha!

    Bjs.
    http://www.primeiro-livro.com

  19. Responder

    Helena

    18/08/2011

    Indiquei vocês para um meme ^^:
    http://historiasnaestante.wordpress.com/

    Beijos!

  20. Responder

    Kivia Nascentes

    18/08/2011

    Olá (:
    estou lendo esse livro agora e estou adorando, eu pulei pra parte dos seus comentários quanto à ele porque quero evitar saber muita coisa sobre ele agora, acho que até domingo já terminei!

    beijos

  21. Responder

    Jaine Santos

    18/08/2011

    Adorei sua resenha, super bem explicada!
    Estou mesmo com muita vontade de ler esse livro, parece ser bom mesmo e pelo que você disse não me arrependerei de lê-lo. [smile]

    Beeijos
    Jaine – Little Things

  22. Responder

    Claudinha

    18/08/2011

    Olha que coincidência, Gabi, acabei de terminar esse livro também! E faço das suas as minhas palavras, eu não conseguia parar de lê-lo, quando a noite começava a me dar sono eu ficava lutando contra porque queria muito ler mais e mais! E nossa, não me decepcionei, a história deles dois é muito linda, eu me identifiquei em VÁRIOS momentos do livro e virei fã! Tô doida pra assistir ao filme agora…parece estar muito bom! *-*

    Beijos

  23. Responder

    Ana Ferreira

    18/08/2011

    Gabi!
    Estou muito, muito ansiosa para ler esse livro! Por acaso, a sua resenha foi a segunda que li dele hoje e tenho certeza, certeza de que vou adorá-la.
    Não sei se sou eu, mas sabe aquele tipo de história que, sem sequer conhecer, você já toma por sua, como uma favorita?
    Sinto isso em relação a “Um Dia”. E suas palavras apenas confirmaram… [love]

    Beijinhos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  24. Responder

    Jeh Asato

    18/08/2011

    É Gabi, esse é o livro que escolhi como melhor de 2011! Por enquanto não apareceu um livro pra desbancá-lo do topo! Eu me apaixonei desde o começo do livro por Emma, com sua ironia inteligente, seu jeito sem sal mas que me encantou pela sagacidade! Dexter eu odiei no começo e queria meter um soco na cara de bêbado dele! Ai que raiva! Mas com o tempo aprendi a amá-lo de forma quase sobrenatural… E é bem como você disse, um casal que a gente não esquece o nome, fica na memória e no coração literário!

    Parabéns pela resenha!
    xoxo

  25. Responder

    raissa

    18/08/2011

    sabe qd vc entra na livraria atras de um livro p ler e fica lendo varios de uma vez? Poiseh, eu li umas 3 folhas desse livro, mas acabei nao comprando, deixei ate reservado p voltar depois e pegar mas nunca voltei
    hauhauhauhauahuhaa
    porem ele entrou na minha lista de vou ler, e quem sabe nas minhas proximas ferias eu nao tenha a oportunidade de comprar e ler de verdade 😀

    bju
    letracomasa.blogspot.com

  26. Responder

    Beatriz Gosmin

    19/08/2011

    Ahh não, assim voce me deixa doida!

    Adorei sua resenha e quero ler este livro que é ‘um dos melhores do ano’ Aaaaaaah!

    beeijos!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

  27. Responder

    Bruna

    19/08/2011

    Aiii gabi assim vc me mata! Eu preciso desse livro, mas não entra em promoção! >___<
    Adorei a sua resenha, e eu estou doidinha por ele!!!
    Beeijoss

  28. Responder

    Bianca Sampaio

    19/08/2011

    Quero muito ler esse livro, tem bastante tempo, só falta arranjar tempo agora! Adorei a resenha, só me fez ficar ainda mais curiosa e doida para lê-lo!

    Beijos!

  29. Responder

    Jovens Leitoras

    19/08/2011

    Em relação ao livro eu me sinto como você, antes de ler : sem muito interesse pela capa e tal. Mas sei lá, são taaantas críticas boas não é?! Espero lê-lo um dia 😀

    Beijos.

  30. Responder

    Ângela Graziela

    19/08/2011

    Muitas pessoas falam desse livro
    Então da muita vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade [question]
    E para falar a verdade, não gostei muito dessa capa [secret]
    Beijos

  31. Responder

    Juliana Cruz

    20/08/2011

    Poxa, eu também não tinha me interessado e tudo o mais. Até deixei de compra-lo.
    Aí, quando o inglês voltou, minha colega estava lendo, e falando super bem, e também li resenhas ótimas… Agora só consigo pensar nele… Na primeira oportunidade eu compro [love] .

  32. Responder

    vanessa

    20/08/2011

    Nossa, depois dessa resenha sinto mais do que necessidade de ler esse livro. É obrigação! UAHSUAHSAUS Que linda sua resenha Gabi, adorei, adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  33. Responder

    Poly

    20/08/2011

    esse é o livro que eu mais quero ler esse ano
    FATO!!!
    Estava na minha wish list de aniversário, mas não ganhei 🙁
    vou ter que comprar….
    Boa semana!
    Bjuxxxxx

  34. Responder

    Sanzinha

    21/08/2011

    Gabiiii!
    Sim, estou com esse livro aqui e o lerei em breve!
    Mas não é da resenha que quero falar. Vi seu vídeo aqui em baixo e tenho que dizer: QUE LINDA! [smile]

    Aaaahhh… tão meiguinha! Bem Fluffy mesmo, o blog é a sua cara!
    Linda, linda, fiquei encantada com o vídeo.. .rsrs.
    Parabéns! E coloca mais vídeos aqui pra gente ver! [wink]

    Desculpa pelo sumiço, viu?
    Mas já tirei o gesso e agora estou livre! o/

    Beijo grande e cheio de saudade, menina linda!

  35. Responder

    Bruna Campos

    21/08/2011

    Já estava animada para ler o livro e depois dessa resenha não tem como não querer ele AGORA hahaha adoro quando os personagens são reais, adoro ficar lembrando do livro em casa coisa que eu faço e acho que esse é assim. Vou correndo comprar ele rs

  36. Responder

    Girlane

    22/08/2011

    Pooxa, preciso parar de ler resenhas…
    Cada vez me aparece um livro bom,
    e aumenta minha listinha de desejados!!
    ~onde vai parar o meu bolso..~ [confused]

    Boa resenha!
    da pra sentir o seu gostinho pelo livro.

  37. Responder

    Gisele

    26/08/2011

    O livro parece ser muito bom mesmo!!!!!
    Queria ver o filme tb..não tive a oportunidade para ve-lo, mas me disseram que eh muito bom!!!!!

    bjus

  38. Responder

    thaísa farias

    27/09/2011

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! Esse livro parece ser demais *-*
    Só eu achei a capa parecida com a de Pequena Abelha?

  39. Responder

    Amanda Vieira

    02/10/2011

    Já ouvi falar muito deste livro e estou roendo as unhas para lê-lo
    logo, espero poder fazer isso em breve.
    Abraços:)

  40. Responder

    Isabela Minati

    11/01/2012

    Nossa, eu não sabia que o livro era TÃO bom assim! Você realmente sabe como me convencer a ler um livro, sabia, Gabi? haha. Eu tenho esse livro aqui na minha estante (com a capa liiiiiinda do filme), mas ainda não li. Não sei porque, mas eu simplesmente não tinha tanta vontade de ler, sabe? Agora tenho, depois dessa resenha que transborda elogios! haha.
    Beijo!

  41. Responder

    Rafa Ribeiro

    08/02/2012

    O livro é lindo, lindo, lindo !!!
    Não faz muito tempo que li e gente, a história é de arrepiar *.*
    Tem um post sobre este livro no meu blog: http://rafaribeiiro.blogspot.com/2012/01/o-livro-de-janeiro.html
    Beijos

  42. Responder

    Jennifer

    04/03/2012

    Nossa, preciso ler esse livro agora, pelo que você está falando!!!!

  43. Responder

    Júlia

    07/04/2012

    Já me encantei pelo livro só pela sua resenha, acredita? [love] Você sabe escrever realmente muito bem. Agora estou louca pra ler, hahah. E, quem sabe, encontrar o casal por aí, como você mesma disse. Muito obrigada, adorei! Beijos. [heart] [smile]

  44. Responder

    Ana Paula Ramos

    14/06/2012

    Ameiiii, ameiiiii, ameiiiii
    choreiiiii, choreiiiii, choreiiiiiii , rsrs

    Muito boa sua resenha! Para quem ainda não leu, vai dar aquela vontade de ler!!!

  45. Responder

    Ellen Alves

    23/10/2012

    Eu li ele em uma tarde! simplismente não consegui parar de ler!!
    excepcional!!amei
    gabi! se puder passa lá no meu cantinho!

  46. Responder

    Ellen Alves

    01/02/2013

    Esse livro é apaixonante ♥ Peguei ele emprestado com uma colega minha e li em uma tarde acho que em 3 horas! Chore, muito! Mais são livros assim…que ficam pra sempre na minha vida. Dex e Em são um típico casal complicado que se ama muito.Quando eu achei que tudo ia dar certo me enganei…mais ficou melhor ainda!

  47. Responder

    Mayanne

    08/05/2014

    LI ESSE LIVRO E AMEI…
    MUITO BOM MESMO, SO NAO GOSTO DO FINAL. MUITO TRISTE…

    AMEI SEU BLOG!!!

ESCREVA UM COMENTÁRIO