Hannah Howell – A Vidente, série Wherlocke #1

resenha do livro a vidente série wherlocke

Hoje começa a #semanaWherlocke, uma semana dedicada à série de livros “Irmãs Wherlocke“, de Hannah Howell e publicados pela editora LeYa, que é parceira desta ação. De 15 a 21 de junho, teremos resenhas de todos os livros aqui no blog e, no fim dessa semana, vai rolar um mega sorteio na fanpage. Vai perder?


resenha do livro a vidente série wherlocke

A Vidente
Série Irmãs Wherlocke, livro 1
Hannah Howell
Editora LeYa, 2011
222 páginas

Estamos no século XVIII, na Inglaterra. Como todas as gerações de sua família, Chloe Wherlocke possui habilidades especiais, e o seu dom é enxergar além da visão física. Em 1785 ela prevê a morte de uma mulher que acabara de dar à luz e toda uma trama para atender a motivos escusos. Ao encontrar uma criança abandonada ao lado do corpo da mãe, ela salva o bebê e o cria escondido do mundo. Com o passar dos anos, Chloe descobre que o encontro com a criança não havia sido uma simples coincidência e nota, pouco a pouco, um desenrolar de acontecimentos que envolviam todos os membros de sua família, num jogo de traições, mentiras e assassinatos. Ela precisa ser rápida para salvar a vida do pai do menino, o conde Julian Kenwood, e avisá-lo que o filho não morreu. Mas, ao se aproximar da família Kenwood, Chloe percebe seu sentimento de proteção por Julian se transformar enquanto tudo se torna mais perigoso.

A série “Irmãs Wherlocke”, composta por quatro livros e publicada no Brasil pela Editora Leya, me ganhou à primeira vista somente pela aparência: as capas são muito bem feitas e seguem um mesmo padrão visual, em todos os volumes. Além disso, todos os livros possuem um padrão de cor e, para fechar, há uma fita da mesma cor, resultando em um efeito diferenciado, bonito e especial. Mas vamos deixar de lado as lindezas que enchem os olhos e falar sobre a história.

Tudo se passa na Inglaterra do século XVIII, e envolve uma família comum e uma família nobre. Primeiramente, conhecemos Chloe que, assim como seus irmãos e primos, possui um dom muito especial – o dela é enxergar pequenos fragmentos de um futuro próximo. Da outra família, conhecemos Conde Julian, um homem que fez escolhas erradas em seu casamento e acabou enxergando a verdade quase tarde demais.

Quando Chloe salva, em segredo, um bebê recém nascido da morte, atendendo um chamado de suas visões, ela não imagina que aquele pequeno ato de solidariedade será um feito tão grande no futuro próximo. Mas, assim como as alegrias trazidas pelo pequeno, também ressurgirão muitos segredos do passado, mentiras e assassinatos. O dever dessas duas famílias é salvar vidas e uma Inglaterra inteira das mãos de quem não a merece – nem por direito, nem por merecimento.

resenha do livro a vidente série wherlocke

Devo admitir que o início da leitura foi um tanto lenta, e demorei para conseguir me situar na história. Porém, quando engrenei, foi uma delícia! O outro motivo de não ter sido um livro surpreendente para mim foi que os acontecimentos foram todos muito rápidos e deixaram um pouquinho a desejar. Na verdade, tudo foi muito corrido, e não consegui me aprofundar em muitas partes importantes da história, tendo a sensação de que li apenas de forma superficial.

Adoro romances de época – este tem uma pitada de erotismo em poucas cenas, mas nada que seja demais, apenas o suficiente – e gostei muito da história criada por Hannah Howell, apesar do que citei. Se usarmos a leitura para pensar fora da ficção, podemos dizer que ela nos faz pensar em como era a vida regrada por os costumes e culturas tão diferente do que vivemos hoje; é uma reflexão que vale a pena. Recomendo a todos os que apreciam o mesmo tipo de literatura, tendo um certo pingo de paciência e não esperando algo tão aprofundado, pois é um livro feito para sairmos da nossa realidade e adentrarmos outro século – literalmente.

Apesar de ser uma série, os livros não têm continuação: cada um deles centra a história em torno de um integrante diferente da família Wherlocke e seu dom. Os próximos volumes são “A sensitiva”, “A intuitiva” e “O escolhido”, respectivamente.

POSTS RELACIONADOS

21 comentários

  1. Responder

    Cristine

    junho 15, 2014

    Sou suspeita para falar dessa série, pq adoro romances de época… [love]
    Olha, você falou sobre o fato de não ter continuação, mas como é uma família, alguns personagens aparecem outras vezes durante a série. Então você acaba sabendo um pouquinho mais sobre o que aconteceu com a vida do personagem.
    Adoro seu blog, acho que é a primeira vez q comento aqui, pq leio por email pela falta de tempo..

    bjinho e boa semana [wink]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      junho 15, 2014

      Oi, Cristine!
      Também adoro romances de época.
      Sobre ser uma continuação, concordo contigo depois de ler os outros livros. Eu achei que não precisava ler em ordem, mas nas próximas leituras, eu mudei de ideia. Pelos personagens reaparecerem, tem que ler em ordem sim 🙂
      Fico feliz em saber que você gosta do blog e que acompanha as postagens – mesmo sendo por e-mail, vale também! 😀
      Beijos, boa semana pra você também.

  2. Responder

    Ronevia Novaes

    junho 15, 2014

    Sempre fui muito fã da Hannah, seus romances de banca sempre fizeram parte da minha vida literária.
    Quando conheci essa série, a empolgação foi inevitável. As capas realmente são linda, infelizmente, por se tratar de edição econômica, os meus livros não têm as fitinhas fofas.
    Mesmo gostando da história, achei o enredo fraco e como você disse, a história foi um pouco corrida. Talvez por estar tão acostumada com as histórias de tirar o folego, que sempre encontrei nos livros de banca da Hannah, fui com muita sede ao pote.
    Mas, pra mim, toda leitura é válida, e os próximos livros da série deram o seu melhor.

    Bjos!
    Ronevia Novaes

  3. Responder

    Roberta Ferreira

    junho 15, 2014

    Oi Gabi!

    Esse eu já li e confesso que não fui muito feliz na leitura. Foi bem arrastada para mim e nem o romance me agradou. Acho que peguei uma birra por esse livro, mas pretendo ler os outros que tenho. Só não tenho “O Escolhido”, rs. Quero muito ler as outras resenhas para ver se volto a gostar da série.

    Beijos, Rob

  4. Responder

    Joana Masen

    junho 15, 2014

    Gostei das capas, achei todas lindas, e acho que a estória pode ser interessante, mas não sei se leria. Não sou uma grande fã de romances de época e, pelo seu comentário de que o enredo demora um pouco para deslanchar, não fiquei tão curiosa.
    Bjos!

  5. Responder

    Rafaela

    junho 15, 2014

    Eu não sabia que tinha o livro O Escolhido. Me senti a ultimas das ultimas, agora. #tenso

  6. Responder

    alice aguiar

    junho 16, 2014

    minha próxima leitura será a intuitiva.
    confesso que não gostei muito da pegada da autora, sei lá tem algo que me incomoda.
    mas lerei todos os livros dela que tenho aqui em casa.
    acho que o fato de se passar em uma certa época me incomoda um pouco.

  7. Responder

    Camila Cristina

    junho 16, 2014

    Oi Gabi!!

    Também acho essas edições lindas, comprei o primeiro quase por acaso e gostei da leitura, por isso já li a série toda dos irmãos Wherlocke, são engraçadas as histórias e tem uma pitada sobrentural que também é legal.

    Beijos,
    Camila

  8. Responder

    Bruna Medeiros

    junho 17, 2014

    Oii, que legal esse livro parece ser muito legal eu gostei ♥
    beijos
    Bruna Vogue ♥

  9. Responder

    Luiza Grilli

    junho 20, 2014

    Olá! Enfim voltei a comentar no blog, senti saudades daqui. Então, eu nunca li livros de época mas é tão bem falado que quero logo começar a experimentar esse ”gênero”. Eu amo de paixão a Inglaterra, já viajei pra lá e meu amor pelo lugar só aumentou, muito mais ainda a história. Quero MUITO ler essa coleção e só por não ser uma literatura que se aprofunda muito, seria bom ler em ano de vestibular, não? Depois de conseguir concluir de ler todos os livros obrigatório, né? :/

    Beijinhos.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      junho 20, 2014

      Oi, Luiza! É muito bom te ver comentando aqui no blog! ♥
      Um dos meus sonhos futuros é conhecer a Inglaterra, deve ser mesmo encantador, com todos seus costumes e culturas diferentes dos nossos. Em ano de vestibular (ou época que temos que nos focar), acho que é legal ler livros que aliviam a mente um pouco, e pra isso muitos tipos de livros servem, a pessoa só tem que gostar do que lê (a gente já lê livros obrigatórios, os outros têm que ser lidos por vontade, né?! haha!)
      Eu espero que você goste dos livros da Hannah!
      Beijão!

  10. Responder

    Milena Soares

    junho 21, 2014

    Amo romance de época!

  11. Responder

    Kathia Emidio Viana

    junho 23, 2014

    [heart] Adoro romances ! e em sua resenha pude ver que é uma série muito legal! todos os livros possuem uma capa linda com fitinha coloridas fofas com historias que possuem mistérios,um pouco de sobrentural,o que sempre atraente!!

  12. Responder

    Débora

    junho 24, 2014

    Oi Gabi! Primeiramente, fazia um tempinho que não via o seu blog, e o layout está incrível!!! Essa série Hum… <3 Eu amo as irmãs Wherlocke! Tenho os dois primeiros livros, li com uma vontade imensa, e amei a leitura. Me lembrou muito livros de banca históricos, eu amei, ainda mais com essa capa linda que vieram com as fitinhas. É uma leitura Sexy [wink]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      junho 24, 2014

      Oi, Débora! É bom te ver aqui de novo. Fico feliz que tenha gostado das mudanças aqui no blog! <3
      Eu não costumo ler livros de banca, esses que muitas blogueiras amam (admito que muito da culpa são as capas, que eu acho feias), mas acho que depois de ler essa série, vou tentar! o/
      Obrigada pelos seus comentários nas resenhas. Li e adorei todos *-*
      Beijos.

  13. Responder

    Anna Paula

    junho 24, 2014

    ÓOTIMO! [wink]

  14. Responder

    Kamilla Daiane

    junho 24, 2014

    Eu adoro romances de todos os tipos! E sem dúvidas essa série reuni aquilo que mais gosto: Amor, mistério, um pouco de suspense e fantasia já que os personagens da família Wherlocke tem poderes diferenciados. São ótimas combinações! E o fato de que cada livro conta uma história com personagens diferentes isso o torna mais interessante, é como se cada livro fosse o primeiro. [wink]

  15. Responder

    Ana Paula

    junho 24, 2014

    Adorei o livro! sou louca por livros, e com este não foi diferente! Só de ver a resenha fico com vontade de ler e mergulhar na história *_*

  16. Responder

    RAQUEL LEMOS

    junho 25, 2014

    Livro de belíssima capa, já é um convite a leitura, apesar da resenha desestimular um pouco.Mas gosto de livros assim, que não te prende a riquezas de detalhes, que para mim, o torna cansativo.

  17. Responder

    Ana Lucia

    junho 27, 2014

    Já li em pdf….e amei essa série…..

  18. Responder

    Bela

    dezembro 17, 2014

    Amei a capa e a história parece muito interessante. O detalhe da fitinha é meigo! Obrigada por compartilhar essa leitura! [happy]

ESCREVA UM COMENTÁRIO