R. J. Palacio – 365 dias extraordinários

resenha do livro 365 dias extraordinários

365 dias extraordinários
R. J. Palacio
Editora Intrínseca, 2014
432 páginas

Submarino Americanas Cultura

No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano, regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração.

Se você leu o livro Extraordinário, publicado pela Editora Intrínseca em fevereiro de 2013 (leia a resenha aqui!), provavelmente ficou bastante curioso sobre os preceitos do Sr. Browne. Esse livro, também publicado pela Intrínseca no mês passado, contém nada mais nada menos do que 365 preceitos, um para cada dia do ano. Desde a Turnê Intrínseca, eu não via a hora de ter esse livro em mãos, e quando chegou, já devorei página após página. Vem comigo que eu te conto um pouco sobre ele.

resenha do livro 365 dias extraordinários

Extraordinário foi um dos livros mais maravilhosos que li no ano passado em toda a minha vida. Ele faz mais do que contar uma história fictícia: ele leva o leitor a perceber a realidade e muitas coisas que se passa ao seu redor, o que, na minha opinião, é a coisa mais fantástica que um livro pode fazer pela sociedade. Com uma premissa anti-bullying, o livro que precede 365 Dias Extraordinários leva o leitor a perceber que a bondade, a gentileza e vários atos simples do dia a dia são o alicerce da vida humana, e que todos somos iguais, mesmo sendo tão diferentes.

365 Dias Extraordinários é narrado pelo próprio personagem, o Sr. Browne, que no ano passado foi o inspirador e sábio professor de Auggie, protagonista de Extraordinário, que possui um defeito no rosto. Durante a aula, o professor começou a mostrar preceitos aos alunos, ou como ele mesmo explica, “palavras segundo as quais viver“. Para sua surpresa, os alunos se interessaram muito pelas frases, gerando discussões interessantíssimas entre as crianças do quinto ano.

resenha do livro 365 dias extraordinários

À medida que a leitura segue, temos a certeza de que estamos lendo o livro do próprio Sr. Browne, pois ele intercala os preceitos, uma página para cada dia do ano, e um texto pessoal a cada mudança de mês. Os textos são lições e ensinamentos para crianças (e para os adultos também!), sobre como seus alunos do último ano evoluíram e aprenderam a gentileza nas suas aulas, e até mesmo faz uma breve continuação sobre os personagens de Extraordinário, que perceberam que a bondade é algo a ser praticado diariamente, com todas as pessoas, independente da aparência que elas tiverem.

Os preceitos reunidos nesse livro foram enviados por diversas crianças diretamente à autora. Palacio recebeu mais de mil e duzentas mensagens do mundo todo, e as citações vão desde autores desconhecidos, pessoas comuns, celebridades, tumbas egípcias, até frases célebres, de autores como Exupéry, Dalai Lama e Confúcio. Os temas dos preceitos falam sobre gentileza, amor, bondade, sabedoria, delicadeza, autoconhecimento, sucesso e muitos outros. Não há como negar que essa é uma coleção extraordinária de frases que a gente precisa sempre manter no coração, praticando-as no nosso dia a dia.

resenha do livro 365 dias extraordinários

resenha do livro 365 dias extraordinários

resenha do livro 365 dias extraordinários

resenha do livro 365 dias extraordinários

resenha do livro 365 dias extraordinários

A edição é composta de capa dura, e o miolo é feito folhas de 90g (mais grossas do que livros comuns) com impressão em preto e azul, formando um conteúdo maravilhoso, daqueles livros pra deixar de exposição na estante – ou na cabeceira da cama, pra abrir ao acaso e encontrar uma frase inspiradora sobre a qual passar o dia.

Não tenho nem palavras pra descrever a emoção dessa leitura. Se você gostou de Extraordinário, tenho certeza que vai amar demais esse livro, que é praticamente uma edição de colecionador. Se você não leu Extraordinário (meu Deus, como pode?), recomendo que leia. Você não vai se arrepender de nenhuma das duas leituras, eu garanto.

Quero saber: vocês já leram Extraordinário? Nem preciso perguntar, mas gostaram? E o que acham desse lançamento?

POSTS RELACIONADOS

21 comentários

  1. Responder

    Beatriz Cavalcante

    03/11/2014

    Eu li extraordinário só porque sua resenha foi a mais legal e empolgante que eu li. E isso foi logo quando eu resolvi criar o blog então a primeira resenha do blog, se eu não me engano, é de extraordinário. Livro que eu também amei. <3

    Sempre que eu vou pra faculdade eu passo na livraria porque eu sou igual o Q. de Cidades de Papel (acho que você leu). Chego tipo uma hora mais cedo todo dia. HAHAHA E ai eu fui olhar esse livro de pertinho e ele é realmente lindo por dentro. <33333

    Eu tô doida para comprar porque eu adorei os preceitos em extraordinário e porque eu amo frases. E também porque é um livro lindo para deixar bem a mostra e se sentir orgulhosa por ter ele. HAHAHA

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      04/11/2014

      Bia, sabe que sempre me bate um medinho quando a pessoa diz que leu o livro por minha causa. Fico: “ai, será que ela gostou? Se não gostou, vai ficar p* da vida comigo!” Hahaha! Mas até hoje ninguém veio me dizer que não gostou – ainda bem!
      Sim, eu li Cidades de Papel, e faria a mesma coisa que o Q. e você. Quando eu e meu namorado passamos em frente a uma livraria, ele já começa a me puxar, se não eu paro! 😀
      Beijão.

  2. Responder

    Luany Marcely

    03/11/2014

    Oi Gabi, tudo bem? :3
    Extraordinário é realmente sensacional. <3
    Eu estou desejando muito muito muito esse livro, acho que irei comprá-lo assim que o ver nas livrarias, hahahah. (Ai, socorro.)

    Beijinhos.

  3. Responder

    Amanda Soares

    03/11/2014

    Eu ainda não li Extraordinário ): Quase comprei uns meses desses aí… Mas desisti. Sei lá. Tenho MUITA vontade de ler, por que ainda acho que é para ser o meu livro diferente dos outros, assim como O projeto Rosie foi com os romances, sabe? Deste livro “365” quase comprei também, mesmo sem ter lido o outro. Gosto dessa coisa de inspirar pessoas, momentos, e pelas suas fotos senti que logo iria começar a desenhar as frases na parede do meu quarto. (‘: Inspiração é tudo! “Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos á nossa volta” LINDO! Meus olhos marejaram. Seríssimo.

    Obrigada por compartilhar as fotos do livro principalmente, ainda não tinha achado ninguém que mostrasse ele, e sempre bate um medinho de comprar, sem conhecer né?

    Beijo! [heart]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      04/11/2014

      Oi, Amanda!
      Leia Extraordinário, sim! É tão bonito, traz uma história edificante.
      E fiquei feliz que você gostou do post e das fotos <3 Se puder, compre esse livro. Vale a pena mesmo! Mesmo, mesmo! ahah!
      Beijo.

  4. Responder

    Divana

    03/11/2014

    Oi Gabi!
    Eu li Extraordinário pelo Kindle, chorei horrores no final porque realmente não acreditei, sério, e chorei horrores. Aí tive que comprar o livro pra ter pra mim! E se alguém me pergunta sobre um livro pra ler, digo Extraordinário (é sério).
    Esse livro charmoso que você tem está na minha lista de desejos.
    Extraordinário é [love] .
    Abraços!!!

  5. Responder

    Aline T.K.M.

    03/11/2014

    Ainda não li Extraordinário, mas ele está lá me esperando na estante! =) Tenho certeza que quando tiver lido ficarei louca para ter 365 Dias Extraordinários. Amei suas fotos, esse livro é lindinho demais; a capa dura com certeza o deixa mais especial, exatamente como você disse, daqueles livros para exibir na estante ou deixar na cabeceira.

    Beijão, Livro Lab

  6. Responder

    Rafa Ribeiro

    04/11/2014

    Gente do céu, como não conhecia esse livro ainda???? Fiquei impressionada quando vi a foto do livro no insta e vim correndo ler a resenha *-*

    Mais uma vez obrigada pelo post e por recomendar tantos livros bons pra gente!! Super beijo ♥

  7. Responder

    Amanda

    04/11/2014

    Eu estou querendo muito esse livro. Eu adorei o Sr. Browne <3

    Beijos

  8. Responder

    Michelle

    04/11/2014

    Que legal! Eu tinha visto essa capa, mas não sabia exatamente sobre o que era o livro.
    E parece muito bonito por dentro!
    Vou olhar de perto quando for a uma livraria 🙂
    bjo

  9. Responder

    Amiga da Leitora - Thais

    04/11/2014

    Oi Gabi!
    Eu ainda não li Extraordinário, mas quero muito lê-lo! Você acha que se eu comprar essa edição antes de lê-lo vai atrapalhar alguma coisa na hora da minha leitura, do tipo spoiler, sabe?

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    • Responder

      Gabi Orlandin

      04/11/2014

      Oi, Thais!
      Eu acho que não teria muito problema, mas a minha dúvida está nas trocas de meses, quando o professor e narrador do livro escreve algumas lições sobre educação e várias outras coisas para crianças. Em algumas dessas passagens ele cita um aluno, colega de Auggie, que acaba tomando uma decisão bem bonita. Acho que fica claro em Extraordinário que isso vai acontecer, mas eu não garanto que isso não seja um mini-spoiler, hehe!
      Beijo.

  10. Responder

    Miriam

    04/11/2014

    Oi, Gabi,

    Eu também amei Extraordinário e os preceitos do Sr. Browne. Levei para a minha vida a frase “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” e tenha ela colada no meu espaço de trabalho.

    O livro 365 Extraordinários é lindo! Como ainda não tenho o livro, amei as fotos, pois deu para decidir agora que eu preciso dele na minha cabeceira!

    Um grande beijo!!

  11. Responder

    Mariana Oliveira

    04/11/2014

    Aah, respondendo sua pergunta final. Não, eu não li ainda. Tô com uma pilha grande de livros para ler e pretendo colocá-lo na lista agora. Se tem uma coisa que eu adoro é caçar frases na internet para me inspirar. Sempre anoto trechos de livros no celular, no caderno, onde for. Pode ser simples, mas um pensamento adequado para o seu momento pode mudar o dia. O livro é uma gracinha e as páginas são lindas. Fiquei com muita vontade de ter um desses comigo <3
    Um beijo.

  12. Responder

    Bruna Lombardi

    05/11/2014

    Adorei a resenha [love] [love]
    Que fotos lindas!
    Eu queria este livro desde o lançamento, e agora depois de sua resenha necessito juntar dinheiro para comprar!
    Ainda mais que e em capa dura [heart]

  13. Responder

    Luiza Grilli

    07/11/2014

    Se eu li Extraordinário? Como eu diria que não!? Li ano passado e ó, todo mundo falava dele, não tinha como negar em não comprar. Lembro-me minuciosamente de quanto eu o comprei na feira do livre feliz por tê-lo em mãos. E foi este amor literário que vim logo ver essa resenha! PRECISO desse livro. Nem é questão de ser livro de colecionador, mas porque eu gosto demais desses livros de citações pra ler logo quando acordar. Agora se você, Gabi, diz que irei amar, eu realmente acredito. E ó, promessa, irei ler esse livro, sim!

    Adorei a resenha!

    Beijos, Lu [smile]

    • Responder

      Gabi Orlandin

      09/11/2014

      E eu espero que você ame tanto quando eu, Lu! Depois que ler, vem me contar! 😉
      Beijão!

  14. Responder

    Ellem

    08/11/2014

    Que lindo!!! Eu tô louca por esse livro e vendo essas fotos, só fiquei mais ansiosa para lê-lo/tê-lo.
    Li Extraordinário e sem dúvida, foi um dos melhores livros que li na vida <3
    Adorei saber que a edição é em capa dura e com essas ilustrações lindinhas 😀
    Beijos

  15. Responder

    Caio

    15/12/2014

    Eu vi esse livro em uma livraria no final de semana passado, fiquei curioso, mas achei ele meio “livro de menina” hehehe

  16. Responder

    cal_lima

    27/05/2015

    [love] [love] [love] [love] [love] [happy] amei de paixão

ESCREVA UM COMENTÁRIO