Sarra Manning – Os Adoráveis

livro os adoráveis sarra maning novo conceito

Os Adoráveis
Sarra Manning
Editora Novo Conceito, 2013
384 páginas

Submarino Saraiva

Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo The Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Os adoráveis já estava esperando sua vez na fila de leitura há um bom tempo. Lembro bem que, quando lançou, eu estava doida pra conhecer a história da blogueira Jeane, mas depois essa leitura acabou sendo passada para trás diversas vezes. E agora já fazem uns dois dias que terminei a leitura, e ainda não consegui escrever uma resenha pra ele. Não que seja um livro profundo ou emocionante. Nada disso. Os adoráveis é tão divertido que é impossível largar – e por isso, um livro ótimo! 😀

Jeane definitivamente não se encaixa no estereótipo de jovens comuns de 17 anos. Ela só usa roupas compradas em brechós, adora colorir (ou descolorir de formas bem trágicas) o seu cabelo, adora combinar (ou não, não mesmo) as suas roupas, e não se encaixa. Simplesmente assim: não se encaixa. Jeane é dork. Dork é um tipo de pessoa que abomina as cadeias de roupas, que não acompanha a moda e que entra em debates acalorados sobre feminismo. Pelo menos a Jeane desse livro é assim – além de morar sozinha em um apartamento que é uma bagunça. Ah, e quase ia me esquecendo da parte mais bacana: Jeane tem um blog, chamado Adorkable, que está se tornando um estilo de vida, com meio milhão de seguidores no Twitter, e é considerada uma rainha dos jovens atuais.

Então, ela nunca olharia para Michael Lee, o típico garoto da escola que namora as garotas mais bonitas, compra suas roupas em lojas de marcas e, ao contrário de Jeane, é totalmente dependente dos pais. Ah, e ele também é ótimo em tudo o que faz: desde Matemática até futebol, e se dá bem com todo mundo. Bem, menos com Jeane.

A única coisa que os dois têm em comum são seus ex-namorados, que acabam meio que trocando de pares, por assim dizer. Eles não têm mais nada em comum. Sendo assim, o primeiro beijo é totalmente sem querer. O segundo é só pra provar que o primeiro foi sem querer. E, bem, o terceiro não teve motivos pra acontecer. Ok, vamos combinar que a coisa saiu do controle, totalmente. xD

livro os adoráveis sarra maning novo conceito

Essa leitura é muito, mas muito divertida! O humor de Jeane é péssimo, na maioria das vezes, e é isso que dá a graça na história. Ela não tem papas na língua e fala o que precisa falar – mas sem largar o Twitter, é claro! Na verdade, ela não consegue viver sem Internet – porque, afinal, seus seguidores sentem a sua falta! Claro.

A história desses dois personagens é, no mínimo, fofa. Eles não têm nada a ver, mas ao mesmo tempo parecem ter um fio ou um ímã que os puxa em direção um ao outro. Eles não combinam em nada, e ao mesmo tempo combinam em tudo – isso ao menos faz sentido? ;P

E, como se não bastasse, é muito interessante ler sobre uma personagem diferente, pra variar. Jeane não tem nada do que outras personagens de livros já tiveram, e isso é muito legal pra quem procura algo diferente. Ela defende o feminismo, faz vendas de usados, não está de acordo com o padrão de “corpo perfeito”, usa roupas extravagantes e discute com os professores em sala de aula sobre os mais diversos temas. Jeane é durona, tem respostas ásperas e ninguém gosta dela. Concordam que ela vai ter que aprender algumas coisinhas nessa história, certo?

Confesso que, quando a autora insinuou um final para a história, eu fiquei realmente com medo, pois não era o que deveria acontecer. E, se fosse daquela forma, então o livro não teria valido a pena pra mim. Felizmente, o final foi lindo – mas não tão lindo, só padrão Jeane, ok? |D Afinal, nada no universo Jeane é tão lindo e fofo.

Se você procura uma história realmente divertida, diferente, e que vai te levar para longe do lugar-comum, Os adoráveis certamente é uma ótima escolha. Garanto! 😉

POSTS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Responder

    Página da Leitura

    04/11/2016

    Ultimamente estou a procura de livros mais divertidos mesmo, vou adicioná-lo a lista de próximas leituras!

  2. Responder

    Jade Amorim

    05/11/2016

    Então este é o livro sobre uma adolescente diferentona-igual-a-todas-as-diferentonas? Tipo, é o que pareceu pela descrição, mas até me identifico. Deve ter sido uma leitura bem leve e divertida, né? Aquele livro que tu senta pra ler e ele vai fluido que nem tomar água.
    Mas também me pareceu aquele tipo de livro que a gente até esquece como foi o final depois de alguns meses.
    Acho que eu to ficando muito chata para leituras ultimamente, porque não sei se leria essa história. hahahaha

    Beijos.

    • Responder

      Gabi Orlandin

      06/11/2016

      É exatamente esse tipo de livro, Jade. Quase impossível parar de ler. E sobre finais, eu sempre esqueço de quase todos. Hahahha! Não sei o que tenho com finais de livros. Mas uma coisa é boa nisso: eu nunca vou dar um spoiler! xD

  3. Responder

    AMANDA ALMEIDA

    07/11/2016

    Oi Gabi, tudo bem?
    Lembro que quando li esse livro eu tive muitos sentimentos durante a leitura. Os personagens me cativaram e foi interessante perceber como eles cresceram no decorrer da história. Os dois tinham pontos altos e baixos e foi interessante perceber o amadurecimento deles e as mudanças que um causou no outro. Deu até um pouco de saudade do livro rsrs mas esse eu já passei pra frente.
    bjus
    Amanda

  4. Responder

    Clayci

    07/11/2016

    Mentira que eu ainda não li hahahahMe
    Me identifiquei e muito com a Jeane e fiquei com vontade de conhecer esse “hunor” dela..

  5. Responder

    Fran Oliveira

    09/11/2016

    Só de ler a sinopse, já fiquei interessada no livro! *-* Gostei muito dos personagens principais, só pela resenha, já dá para ver que são muito legais… Ainda mais que são opostos um do outro! HAHAHA <3 Estou com saudades de ler livros mais divertidos, acho que deixar até os dias mais leves. Com certeza, já até anotei o nome na minha listinha literária, quero muito ler!! Amei a Jeane.
    Beijos,

  6. Responder

    Bela

    16/11/2016

    Lembro de ter visto esse livro quando lançou e entrou pra minha lista de desejados do skoob justamente pelo fato da personagem principal ser uma blogueira.
    Adorei sua resenha! *-*

  7. Responder

    neyara

    20/11/2016

    Ainda não conhecia esse livro, a história parece ser bem divertida e fora do comum. Fiquei com vontade de dar boas gargalhadas com a Jeane, haha.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

ESCREVA UM COMENTÁRIO