Sobre o vergonhoso resultado da minha Maratona Literária II: #EuSouDoideira

Como co-organizadora do projeto Maratona Literária II: #EuSouDoideira, eu deveria cumprir minha meta de leitura no tempo, correto? Pois bem, acho que isso seria o correto, aceitável e justo, mas não foi bem isso nada disso que aconteceu. Demorei a dar as caras sobre a maratona por aqui, pois queria terminar a leitura dos livros, os quais prometi a mim mesma que terminaria. E agora, alguns dias depois de (finalmente!) terminar, vou me explicar pra vocês. Vou por etapas, pra facilitar a vergonha.


1. Eu trabalho o dia todo, de segunda a sexta-feira.

O fato de eu trabalhar em tempo integral em uma empresa, onde não há tempo livre pra fazer o que quiser, já conta bastante na falta de tempo para a leitura. (Tem lugares que dá pra ler livros durante o trabalho, como é o caso de loja em shopping, onde já trabalhei antes). Então, só tenho um período após o trabalho para ler, e os finais de semana. Sendo que: tenho família e namorado que também precisam de atenção. Não posso simplesmente me trancar no quarto e ler durante 15 dias direto, sem contato com o mundo. Portanto, o meu tempo de leitura é realmente curto, se comparamos com pessoas que não trabalham ou que podem ler em seus serviços.


2. Estou indo viajar, o que demanda tempo de planejamento.

Vou viajar para os EUA em agosto. Agosto está logo aí e estamos na reta final dos preparativos da viagem que, por mais que pareça fácil, é bastante complicado de planejar. Carro, hotéis, entradas de espetáculos, cálculos de dinheiro para trocar. Foram inúmeras reuniões com o pessoal pra conseguir deixar tudo em dia, e eu não poderia simplesmente abrir mão de planejar a viagem ou deixar tudo para os últimos dias. Precisei abrir mão da leitura em prol de algo maior, neste caso.


3. Escolhi duas séries do mesmo estilo literário.

Eu escolhi os cinco livros da foto acima para a maratona, e li mais três dos quatro e-books da série Starters. Só que todos são do mesmo estilo literário, detalhe que só reparei depois de começar a leitura. Porém, como eu queria muito ler todos eles, não desisti e fui em frente. Resultado: no segundo livro de Jogos Vorazes, eu já estava de saco cheio de tanta distopia, ficção científica, guerras, e não aguentava mais ler sobre isso. É claro que essa falta de paciência acarretou em uma leitura muito mais lenta e pior.


4. Em decorrência da má escolha do item anterior, tive uma ressaca literária.

Portanto, e continuando o item anterior, tive uma ressaca literária mais ou menos da metade para o final da maratona, que fez com que eu parasse de ler os livros e me detivesse em outras coisas, como o blog ou mesmo a minha timeline do Facebook. Qualquer coisa que me desligasse daquela história que me parecia interminável era a melhor coisa do mundo! Então, tive que dar um tempinho, ler mais devagar pra não perder totalmente a paciência. Dessa forma, terminei o último livro da maratona no dia 25 de julho.


Não quero dar desculpas, nem dizer que os motivos foram culpados do meu não cumprimento da meta. É claro que sou grata pelo meu trabalho, mesmo que isso me impossibilite de ler em grande parte do dia, e estou feliz de estar indo viajar, mesmo que isso atrase momentaneamente a leitura. O meu único erro, neste caso, foi a má escolha dos livros. Mas não vou reclamar: estou feliz de ter conseguido participar e terminar, mesmo que 10 dias depois, e mesmo que perdendo a paciência com as leituras.

Afinal, tenho uma vida por trás do blog e tenho compromissos que tomam muito do meu tempo. É claro que preferia ter cumprido a meta, mas não vou deixar de viver para cumpri-la. Aos poucos, vou conseguindo colocar todos os livros pendentes em dia. Aos pouquinhos, com calma.

POSTS RELACIONADOS

16 comentários

  1. Responder

    Divana

    28/07/2014

    Oi Gabi!
    Então… Hehehe, eu não participei da Maratona porque o meu caso é bem parecido com o seu (trabalho o dia inteiro e tenho coisas pra cuidar fora dele também) e fiquei bem curiosa com as suas escolhas logo de início porque pensei: Ela escolheu só distopia!
    Mas, não fique mal não, pelo menos você conseguiu terminar de ler os livros e isso foi muito, muito bom!
    Abraços e boa viagem se eu não comentar por aqui mais tarde. [heart]

  2. Responder

    alice aguiar

    28/07/2014

    eu fiz apenas 4 livros. nem resolvi tentar o final pq faltava poucas horas e eu estava morta de cansada do trabalho, mas foi legal participar.

  3. Responder

    Jessica M

    28/07/2014

    Ah eu já nem entro nesse tipo de maratona, porque sei que o resultado será desastroso. Mesma coisa com projetos fotográficos.
    Gosto de ler e fotografar, mas acho que tudo tem que ser com prazer, nada por obrigação e pressa. Isso também prejudica um pouco levar adiante projetos assim, eu acho.
    Ta perdoada, Gabi, te entendo [wink] rsrs
    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      28/07/2014

      Agora concordo totalmente contigo, Jessica. Vou com calma, no meu ritmo, que um dia consigo dar jeito em tudo 😀
      Obrigada pelo comentário <3
      Beijos.

  4. Responder

    Camila Lacerda

    28/07/2014

    Não cumpriu no prazo mas leu 🙂
    Isso que é importante!!
    Realmente o blog deve ser deixado em segundo lugar ne?

    http://www.chadecalmila.com

    • Responder

      Gabi Orlandin

      28/07/2014

      O blog é super importante pra mim, mas não posso negar que minha família vem sempre em primeiro lugar, né? 😉
      Beijos.

  5. Responder

    Larissa Portela

    28/07/2014

    Ainda não li essa série de Stanters mas já li Jogos Vorazes e foi uma bela ressaca literária!
    Eu tb estou sem tempo de ler, com escola, trabalho, blog e várias séries para assistir é dificil.
    Bjusss
    Visite – Tão Bom Quanto Pizza

    • Responder

      Gabi Orlandin

      28/07/2014

      Engraçado que muita gente que adorou Jogos Vorazes também teve ressaca com as histórias, principalmente no segundo livro. Acho que não é só com a gente então, Larissa 😀
      Beijinhos.

  6. Responder

    Carla Vieira

    28/07/2014

    Gabi e eu que nem consegui terminar a maratona [dead]

  7. Responder

    Juh Claro

    28/07/2014

    Livros do mesmo estilo para serem lidos um atrás do outro não dá muito certo comigo também, sempre gosto de intercalar os gêneros pra dar uma motivada (ou não, às vezes não funciona também!). Mas sinta-se feliz por ter conseguido ler tudo, eu não leio nada desde Abril e não consigo listar nenhum motivo (fora o trabalho) :/ Estou tentando me organizar pra voltar, mas está beeem complicado.

    Beijo <3

  8. Responder

    Aninha

    29/07/2014

    Eu não gosto de participar de maratonas justamente por causa do quesito de tempo. Gosto de ler na calmaria, no meu tempo. Eu não consigo criar metas literárias pois sempre vai tudo por água abaixo hahaha. Prefiro ir com calma e no meu tempo. xD

  9. Responder

    Camila Loricchio

    29/07/2014

    Estou na mesma situação que você, só que com o mestrado :/
    Está complicado de lidar com maratonas, e quem diga com as leituras mensais, por isso não consegui participar também 🙂
    Mas antes tarde do que nunca! 😀 Acho que nessa questão o importante é cumprir a meta, se não no prazo, em sua plenitude, e livros na mesma linha um seguidinho do outro atrapalha bastante mesmo hahaha

    Boa sorte com seus planos todos aí!

    Beijos

  10. Responder

    Fernanda N

    29/07/2014

    oie gabi…
    nem me fala, menina. estou com tantos livros atrasados que já perdi a conta… uahauhuahuuhahua! mas andei precisando parar e desligar do mundo um pouco (tanto que parei de blogar por 8 meses) e os livros acabaram indo para junto do saco. agora que estou retomando e voltando ao normal… e ah, também vou para os estados unidos agora em agosto… pra onde você vai? nossa, eu estou superanimada, fazendo os roteiros e tudo mais. vou fazer a duplinha boston + nyc… não vejo a hora! contagem regressiva mode on! e quando eu voltar, daí penso nos livros… uahahuuhauhuha!
    beijooooo

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/07/2014

      Também atrasei com os livros, mas isso vem de longa data. Passei seis meses em casa fazendo freela, achei que conseguiria adiantar a leitura, mas não sei como, me atrasei ainda mais. Deixei tudo acumular. Acho que não sei me organizar por conta própria D=
      Eu vou pra San Francisco, Los Angeles, Las Vegas e cidades próximas. Ah, eu quero um dia conhecer NY! <3 Estou indo semana que vem, então já larguei a contagem regressiva e estou só na ansiedade! O_O
      Beijos.

  11. Responder

    Julia

    04/09/2014

    Oi Gabi. Eu ando super desorganizada, quase não tiro tempo pra ler e quando dá tempo tô bem cansada. Agora comecei um novo livro e tô gostando tanto que enfim acho que vou engrenar sem abandonar.
    Beijo.

    Julia | Frescurinha.com.br

ESCREVA UM COMENTÁRIO