Stephanie Perkins – O presente do meu grande amor

resenha do livro O presente do meu grande amor

O presente do meu grande amor
Vários autores, organizado por Stephanie Perkins
Editora Intrínseca, 2014
352 páginas

Saraiva Submarino Americanas

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve – presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite – vai se apaixonar por O presente do meu grande amor. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro – afinal, o Natal é época de esperança.

O presente do meu grande amor é uma coletânea de contos, publicados pela Intrínseca nesse mês, para celebrar o dia de Natal! As histórias são organizadas por Stephanie Perkins (autora de Anna e o beijo francês e Lola e o garoto da casa ao lado) e, ao todo, são 12 contos de autores populares da atualidade, incluindo o dela. As histórias envolvem romance, fantasia, família e vários assuntos entorno do clima natalino, que todos nós adoramos!

Fiz um breve resumo e uma mini resenha de cada um dos doze contos pra vocês entenderem um pouquinho como eles são. E, pra isso, utilizei uma das coisas mais legais do livro: a capa! Nela, estão ilustrados todos os casais de todas as histórias, e é muito legal quando a gente lê e depois vai ver o casal característico. Por isso, coloquei ao lado de cada conto o casal que representa. Já aviso: isso não é um spoiler, ok?

resenha do livro O presente do meu grande amor

resenha do livro O presente do meu grande amor

Meias Noites
RAINBOW ROWELL

Conheci Rainbow através do livro Eleanor & Park, e logo me apaixonei pela forma como ela usa as palavras e transforma sentimentos em coisas tão puras, singelas e simples. Meias Noites é o primeiro conto do livro e, nele, conhecemos Mags e Noel que, por sua vez, se conheceram na noite de ano novo, e todos os anos comemoram aniversário nessa mesma data, no mesmo local. O amor e a necessidade de ficarem juntos é tão bonito, e dá pra sentir isso em menos de 30 páginas de história.


resenha do livro O presente do meu grande amor

A Dama e a raposa
KELLY LINK

Li apenas um livro de Kelly Link, O estranho mundo de Zofia, e achei a autora bem diferente do comum. Explico: assim como nesse livro que citei, o conto dessa coletânea de Natal tem uma história que mistura magia, romance, coisas sobrenaturais e, no meu ponto de vista, não muito bem explicadas. Não gosto muito desse tipo de história, porque me perco e não entendo muito da coisa toda, mas gostei do desenrolar da trama e do final.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Anjos na neve
MATT DE LA PEÑA

Não conhecia o autor até ler esse livro, e gostei da forma simples como ele contou essa história. Nela conhecemos Shy, um garoto mexicano que está morando em Nova Iorque, sem dinheiro, e vai passar o Natal sozinho. Ou será que não? Ele recebeu um convite de seu chefe para passar o feriado em seu apartamento, cuidando de sua gata enquanto ele viaja. Lá, ele conhece Haley, a garota do apartamento de cima. Eles são os únicos no prédio, mas são de classes sociais totalmente diferentes. Com uma série de mentiras, eles começam a se conhecer, e eu adorei o desenrolar da história!


resenha do livro O presente do meu grande amor

Encontre-me na Estrela do Norte
JENNY HAN

Depois de três contos “humanos“, eis que Jenny Han aborda a história pelo lado da magia! Natalie foi adotada por ninguém menos do que Noel, e vive no Polo Norte em meio a duendes, que dão duro para conseguir terminar as encomendas até a véspera do Natal. Gostei muito da forma como a autora abordou toda a história de um mundo místico em pouquíssimas páginas e conseguiu inserir o leitor no mundo gelado do Polo. Só gostaria que o final não tivesse ficado tão “em aberto”.


resenha do livro O presente do meu grande amor

É um milagre de Yule, Charlie Brown
STEPHANIE PERKINS

Acho que já ficou claro aqui e aqui o quanto sou apaixonada pelas histórias da Stephanie Perkins. Nessa antologia de contos, a autora nos apresenta Marigold e North, uma dupla que vai se conhecer e reformar um apartamento, tudo no mesmo dia – ou noite, nesse caso. Enquanto o tempo ameaça nevar do lado de forma, nós acompanhamos os personagens se descobrindo e achando espaço para tanta tranqueira da garota e sua mãe. Parece chato? Não é mesmo! A autora faz qualquer enredo e qualquer personagem parecer incrível – mesmo em tão poucas páginas.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Papai Noel por um dia
DAVID LEVITHAN

Essa é a primeira vez que tenho contato com uma história de David Levithan, e achei sua escrita incrivelmente boa. Connor tem duas irmãs, uma das quais ainda acredita em Papai Noel. Por isso, ele precisa de uma pessoa que se vista de bom velhinho para fazê-la feliz, e a única pessoa de quem ele pode pedir ajuda é seu namorado, narrador da história. As melhores partes ficam por conta das piadas sarcásticas e, mesmo que eu tenha gostado menos desse conto, ainda adorei essas partes engraçadas.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Krampuslauf
HOLLY BLACK

Sabe a história do do Natal em que todos são felizes? Pois é, esqueça. Holly Black reinventa a história, adicionando fantasias e criaturas horrendas. Penny, Wreck e Hannah são três amigas dispostas a dar uma festa na virada do ano. O motivo? Convencer uma das amigas de que o namorado dela não presta. É um enredo que mescla realidade e fantasia e que, apesar de bem escrito, não me convenceu muito. Sou apegada demais à ideia do Natal convencional para imaginar algo tão diferente disso.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Que diabo você fez, Sophie Roth?
GAYLE FORMAN

Gayle é a autora de Se eu Ficar e Para onde ela foi. Neste conto, conhecemos Sophie e seus vários momentos “Que diabo você fez, Sophie Roth?”. Ela foi estudar na Universidade de Findomundo, e esse foi um daqueles momentos, pois não esperava que o lugar fosse tão campestre e que ela ficasse conhecida como a “menina da cidade grande“. Mas talvez tenha uma pessoa em meio a todos que consiga entende-la… Com um enredo fofo e gostoso de ler, mais uma vez Gayle me prendeu em sua narrativa.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Baldes de cerveja e menino Jesus
MYRA MCENTIRE

Sabe quando dizem que o Natal muda as pessoas? Myra levou essa ideia ao pé da letra ao nos apresentar uma dupla que, a princípio, não teria nada em comum: um garoto encrenqueiro e a filha do pastor da Igreja. Quando ele coloca fogo no celeiro onde estão os figurinos do Natal, é obrigado a ajudar a refazer tudo e, desta forma, fica mais próximo da linda menina. A narrativa é deliciosa de ler e me senti envolvida pela história, que mostra, afinal, que o clima natalino pode mudar as pessoas.


resenha do livro O presente do meu grande amor

Bem vindo a Christmas, Califórnia
KIERSTEN WHITE

Eu favoritei dois contos antes desse, mas tenho que admitir que foi a história de Natal de Kiersten que me tocou o coração e chegou muito perto de me fazer derramar lágrimas. A história é sobre Maria, uma menina que mora em Christmas, na Califórnia, e não vê a hora de sair daquela cidade horrenda. Mas acontece que chega uma pessoa nova na região e, além de começar a reaver a alegria escondida das pessoas – inclusive de Maria. E não é só um romance: Kiersten também envolve, em poucas páginas, uma história familiar e pequenas lições do dia a dia. Lindo! O melhor conto de todos!


resenha do livro O presente do meu grande amor

Estrela de Belém
ALLY CARTER

Uma passagem de avião trocada e, de repente, você está em um lugar qualquer. Onde? Qualquer lugar é perfeito, afinal, você só quer fugir. Essa é uma parte da história da moça que, ao encontrar uma mulher desesperada no aeroporto, troca as passagens com ela para que ela chegue ao destino. Então, a nossa personagem se envolverá com as pessoas que a outra mulher estava indo encontrar, e vai perceber que, talvez, nem tudo seja tão ruim como parece. Um conto lindo, que deixa quase em segundo plano o romance, dando espaço para a superação dos problemas e das tristezas, para reinar a alegria.


resenha do livro O presente do meu grande amor

A garota que despertou o sonhador
LAINI TAYLOR

Acho que não vou nem conseguir resenhar esse conto, de tão esquisito que foi, mas vou tentar. A história se passa em uma ilha, onde crianças são feitas escravas e, depois da “Idade”, as meninas podem “ser livres”, e isso quer dizer se casar com o homem que deixar presentes na sua varanda pelos 24 dias antes do Natal. O conto não faz muita referência à data natalina e eu achei o estilo da escrita muito perdido. Talvez eu não estava no clima para algo tão fantasioso.

resenha do livro O presente do meu grande amor

resenha do livro O presente do meu grande amor

Deu pra perceber como tem diversos assuntos misturados, né? Cada autor escreveu de acordo com o seu estilo, e a junção de tudo ficou incrível, algo para ninguém colocar defeito! Visite também o hotsite que a Intrínseca fez para o livro, pois está muito bonito! Quem aí se interessou pelo livro?

E, já que não tinha desejado antes, essa resenha serve pra isso: FELIZ NATAL!

POSTS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Responder

    Amanda Siqueira

    25/12/2014

    Gabi !!! Esse livro é muito amor ! Com toda a certeza vou compra- lo em breve !!

    Feliz Natal !!
    Beijinhos,
    Amanda

    • Responder

      Gabi Orlandin

      25/12/2014

      Depois me conta o que achou! [wink]
      Feliz Natal pra você também.
      Beijos.

  2. Responder

    Stephanie

    25/12/2014

    Ainda estou lendo esse livro e estou apaixonada por ele [love]
    Acho ele um livro bom de se ler no Natal e no dia dos Namorados, tudo tão romântico e lindo.
    Meus favoritos até agora são o da Rainbow Rowell e Stephanie Perkins (nada de surpresa ahhaha)
    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      25/12/2014

      Também não fiquei nada surpresa por ter gostado do conto da Stephanie, haha! Não conhecia as autoras dos outros contos que favoritei, e com certeza vou anotar mentalmente pra ler um livro delas no futuro.
      Beijo!

  3. Responder

    Andreia Borges

    25/12/2014

    Olá! Adorei sua resenha e concordo com você sobre o melhor conto. Também fiz resenha no meu blog. Passa lá: http://www.mardevariedade.com bjs

  4. Responder

    Nana

    25/12/2014

    Oi Gabi,
    Nossa achei incrível essa história da capa representar os contos O.o
    E melhor que consegui ter uma noção dos preços nos seus links, porque to doida pra comprar!
    Vou confessar que o conto que mais quero ler é o da Rainbow, mas conheço uns outros autores e acabei fiquei interessada também, amo histórias/contos natalinos ♥

    beijos e um feliz Natal
    Nana – Obsession Valley

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      Também adorei essa coisa da capa, Nana! *-*
      O conto da Rainbow era o que mais me instigava, mas acabei gostando mais das histórias de outros autores.
      Beijos! Um ótimo 2015 pra você.

  5. Responder

    Beatriz Cavalcante

    26/12/2014

    O livro mais amorzinho de natal que eu conheço. <3

    Além de ser de natal, ainda é escrito por vários autores tops. Como não amar? Eu gostei muito dos livros mas tiveram dois contos que eu meio que abandonei. O da holly black e kelly link, não gostei muito deles. Mas o resto foi tudo um amorzinho para mim. O da rainbow então… super amei!

    Eu vi que tem um livro no mesmo estilo desse só que contos sobre o dia dos namorados. Espero que a intrínseca também traga para cá. hihihi 🙂

    Beijos!

    • Responder

      Gabi Orlandin

      05/01/2015

      Oi Bia! Também acho, ele é muito fofo *-*
      O que eu menos gostei e tive vontade de largar foi da Laini Taylor. Eu tenho “Feita de fumaça e osso” na estante, que é da mesma autora, e estou com receio de não curtir a leitura. Mas acho que não gostei pelo fato de ser natalina, sabe? Esperava uma coisa mais fofinha e feliz. O conto dela meio que me assustou hahaha!
      Beijos!

      • Responder

        Beatriz Cavalcante

        05/01/2015

        Poxa, nem tinha reparado que era dela, haha. Também não gostei muito do dela mas li feita de fumaça e osso e achei demais! (leia leia leia) Agora que eu vi que vai sair o último livro da trilogia quero comprar o segundo para ler. 😀

        Beijos!

        • Responder

          Gabi Orlandin

          06/01/2015

          OBA! Me animei de novo! o/ Temos gostos meio parecidos pra livros, então acho que vou gostar também.

  6. Responder

    Bruna Lombardi

    26/12/2014

    Xonada nesse livro [heart]!
    Estou muito,mas muito curiosa mesmo para ler ele,mas vou ter que espera para poder ler (crise econômica rs).
    Amei a resenha e as fotos!
    Beijos Gabi 🙂

  7. Responder

    Laisa Helena

    29/12/2014

    Gaabi, que livro encantador esse né? Daqueles de nos próximos natais, voltar e ler pelo menos um conto. Achei incrível como as nossas opiniões foram tão parecidas *-* Um Feliz Natal atrasado, mas de coração.
    Beijos <3

    • Responder

      Gabi Orlandin

      30/12/2014

      É mesmo, Laisa! Eu nem me importaria de ler alguns contos novamente, só pra sentir essa magia natalina de novo. Fui ler seu post e percebi como nossas notas coincidiram bastante mesmo *-*
      Beijos!

  8. Responder

    Thuany

    23/03/2017

    Adorei o livro e tive mais ou menos a mesma impressão que você em alguns contos hehe. Também fiz resenha :), se alguém quiser dar uma olhadinha https://vieeclairee.wordpress.com/

ESCREVA UM COMENTÁRIO