Trudi Canavan – O Lorde Supremo: A trilogia do Mago Negro, livro 3

resenha do livro lorde supremo o clã dos magos

O Lorde Supremo
A trilogia do Mago Negro, livro 3
Trudi Canavan
Editora Novo Conceito, 2013
624 páginas

Submarino Americanas

Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo, ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?

Bem, vai ser extremamente difícil escrever uma resenha para este último volume da trilogia O Mago Negro, pois tantas reviravoltas e tantas coisas acontecem, envolvendo todos os personagens, que tenho a sensação de que qualquer coisa que eu escreva poderia ser considerado um spoiler. AQUILO. TUDO AQUILO. Ai, meu Deus, ainda estou abalada. Mas vamos lá.

Você se lembra do básico da história, certo? Vou resumir aqui, mas se preferir, você pode ler as resenhas do primeiro livro aqui e do segundo aqui. Sonea é uma favelada, como eles chamam os moradores das favelas; por viver nesse meio, tem costumes e hábitos do pessoal de lá, e um deles é odiar os magos e o Clã. Anualmente acontece o que chamam de Purificação, uma ação para expulsar da cidade as pessoas que não são dignas – deveriam ser os Ladrões e crimonosos, mas o que acontece não é bem isso. Quando Sonea, juntamente com outros favelados, atira uma pedra contra o grupo de magos presentes, acontece algo inédito: a partir de sua vontade, a pedra invade o escudo de proteção e atinge um mago na cabeça. Nunca antes um escudo havia sido rompido, indicando que a garota possui poderes mágicos recém descobertos.

O primeiro livro baseia-se na busca dos magos por Sonea, que não quer se juntar ao Clã por medo de que eles possam mata-la. Também introduz a história, e leva o leitor a um mundo totalmente novo. O segundo livro fala sobre o aprendizado de Sonea e todos os obstáculos e problemas que ela enfrenta, sendo a única escolhida pelo Clã que não veio de Casas e não possui um sobrenome para honrar. O terceiro livro e último livro é o ponto alto, quando todos os segredos que Sonea descobriu vêm à tona, colocando em risco os magos de Imardin, a cidade inteira e sua própria vida. Nesse livro, há uma reviravolta tão grande eu gostaria muito de falar a vocês, mas não posso. Prefiro que aconteça o que aconteceu comigo: surpresa!

Este livro, assim como os anteriores, possui uma narrativa que flui naturalmente, porém as descrições continuaram um tanto confusas para mim; alguns episódios ficaram confusos no começo, se arrastando por uma boa parte do livro, mas tudo foi necessário para o que aconteceria no final. Falando sobre o final, eu chorei, berrei, esperneei. Achei que meu exemplar tinha páginas a menos, mas não. A história acabou. Sabe aquela sensação de que falta algo? Pois é, vou sentir falta dessa história.

Apesar de eu ter avaliado todos os livros com quatro estrelas, e de ter apontado alguns problemas com o andamento da leitura devido aos muitos detalhes aqui, ou descrições confusas ali, indico muito a trilogia para os amantes de histórias que envolvam aventura, mistério e ação. Trudi Canavan criou, para estes leitores, uma história fantástica, e que vai deixar saudades. Ah, sei vai!

POSTS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Responder

    Bruna Lombardi

    12/10/2014

    Puxa, estou desejando muito essa trilogia, mas por enquanto preciso me preocupar primeiro em juntar economias para comprá-la… ahah
    Estava desanimando por ver resenhas da trilogia que diziam que não valia tanto a pena, mas depois de ler a sua, fiquei animada de novo!

    Beijocas

  2. Responder

    Fernanda Rocha

    14/11/2014

    Eu ameiii esse livro mas o final… snifff… Uma trilogia maravilhosa que eu devorei, hehehe.

ESCREVA UM COMENTÁRIO